Sobre a GERER

UBUNTU: eu sou porque nós somos

O que é a Gerer?

A Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER) é um órgão de natureza consultiva, mediadora e de planejamento estratégico que, no âmbito da Subsecretaria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SUBE), no escopo da Coordenadoria de Diversidade Cultura e Extensão Curricular (CDCEC) atua de forma transversal e intersetorial, movendo-se através dos eixos Currículo, Formação e Projetos Intersetoriais e de Articulação Estratégica. 

Nesse sentido, as ações da Gerência de Relações Étnico-Raciais (GERER) visam fomentar discussões e reflexões para inovação, implementação e avaliação de diretrizes específicas para a Educação das Relações Étnico-Raciais no contexto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, em consonância com o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, conforme as determinações das Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08.


Em destaque, o Secretário de Educação - Renan Ferreirinha e a Gerente de Relações Étnico-Raciais - professora Joana Oscar confirmando a criação da Gerência.

Secretário de Educação anuncia a criação da Gerência de Relações Étnico-Raciais.

Foi no dia 30 de dezembro de 2020, enquanto os tambores eram aquecidos para anunciar a chegada do ano novo, que recebemos a notícia da criação da Gerência de Relações Étnico-Raciais, a GERER. 

O novo Secretário de Educação - Renan Ferreirinha - tornou pública a notícia, após ter confirmado o nome da professora Joana Oscar para assumir os desafios da pasta, cujos objetivos são articular e fomentar políticas públicas educacionais de fortalecimento da identidade racial e antirracismo na SME. 

A GERER nasce da potência desse debate e do reconhecimento do trabalho e das diversas jornadas de professores e professoras da nossa Rede, que há muitos anos vêm desenvolvendo trabalhos sensíveis e plurais, na perspectiva da valorização e da visibilização dos diferente pertencimentos étnico-raciais que estruturam social, cultural, política e historicamente nossa sociedade.

Equipe gerer

A gerer em conexão

Previsão do futuro ou

cumprimento da legislação com consciência das 

pautas necessárias para avançarmos como sociedade? 

O tema de redação da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foi: "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil". 

A GERER, desde o ano passado, criou a exposição MULHERES & CIÊNCIA.  A exposição física já circulou por diversos espaços como Escolas Municipais, Coordenadorias Regionais de Ensino, Casas da Mulher, Planetário  e muito mais. Já a exposição virtual tem  quase mil visitações!

Clique abaixo e visite à exposição você também! 

GERER  NA  MÍDIA!

Para este curso, o NEABI/CPII, reafirmou a sua parceria com a direção da GERER/SME (Gerência de relações étnico-raciais da secretaria municipal de Educação) representada pelas professoras Joana Oscar e Luciana Guimarães (foto). Na mesa de abertura, a atual coordenadora do NEABI/CPII, a professora Sílvia Barros, falou sobre a importância do NEABI/CPII no enfrentamento ao racismo na escola e a sua tarefa de visibilizar as heranças africanas que formaram a nossa sociedade. A professora Joana Oscar (á esquerda) celebrou a parceria com o NEABI/CPII que já capacitou mais de 200 docentes da rede municipal do Rio de Janeiro. 

Encontro da GERER com algumas professoras que atuam na Coordenadoria da Primeira Infância e na Gerência de Leitura, para pensar a elaboração dos materiais pedagógicos considerando as questões étnico-raciais.

Caminhando com a GERER...

Encontros realizados com a Coordenadoria da Primeira Infância e com a Gerência de Leitura prometem ampliar o olhar para as questões étnico-raciais de maneira sensível e criativa.


Um dos maiores desafios da Gerência de Relações Étnico-Raciais é se fazer presente e manter-se em diálogo constante com as equipes que atuam nos diferentes setores da Secretaria de Educação. A Coordenadoria da Primeira Infância e a Gerência de Leitura já se apresentaram como grandes parceiras nessa caminhada.

Conforme previsto pelo plano de ação, o Currículo é um dos principais eixos orientadores do trabalho de alinhamento pedagógico da GERER, numa perspectiva de ampliação das discussões relevantes pautadas por essa Gerência. 

Nesse sentido, durante todo o mês de janeiro, nossa equipe procurou conhecer o trabalho realizado por diferentes Coordenadorias e Gerências que atuam junto a Subsecretaria de Ensino. Cadernos pedagógicos e outros materiais de apoio foram avaliados e repensados a partir de múltiplas referências. A ideia é trazer diferentes repertórios literários, para possibilitar o acesso a novos autores e autoras, imagens e histórias inspiradoras. 

O resultado desses diálogos tem mostrado que, de maneira sensível e criativa, as discussões em torno da Educação das Relações Étnico-Raciais podem ajudar a estruturar a produção de materiais pedagógicos, oferecendo aos alunos e alunas da nossa Rede mais cores, formas, brincadeiras e personagens para os processos educativos.