III 

Jornada da GERER

No ano em que se comemoram os vinte anos da Lei 10.639/03 e os quinze anos da Lei 11.645/08, a Gerência de Relações Étnico-Raciais, estabelecida na Coordenadoria de Diversidade Cultura e Extensão Curricular - CDCEC da Subsecretaria de Ensino - SUBE, propõe um espaço/tempo para reflexões sobre o impacto das legislações mencionadas na educação brasileira.

 Como setor responsável por instigar a efetivação da pauta da educação para as relações étnico-raciais no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/RJ, a Gerer expressa a continuidade das ações alinhadas aos seus eixos de atuação (currículo, formação, planejamento estratégico e projetos intersetoriais) garantindo a terceira edição da Jornada, visando auxiliar os profissionais da educação na construção de práticas pedagógicas em prol da valorização étnico-racial.


MESAS

Na mesa de abertura conversaremos sobre o histórico para a implementação das leis 10639/03 e 11645/08, os avanços e os desafios para a aplicabilidade plena desses marcos legais que norteiam a política pública da educação das relações étnico- raciais. 

Nessa mesa conversaremos sobre ações de integrantes das equipes gestoras de Unidades Escolares da nossa rede. A partir de um diálogo propositivo, esta mesa objetiva visibilizar ações realizadas pelos gestores escolares da nossa Rede que trazem em suas práticas cotidianas a educação para as relações étnico- raciais.


Na mesa conversaremos com representantes de diferentes contextos educadores, em diálogo com as demandas da Educação e (Re)educação das Relações Étnico-Raciais, essa mesa objetiva a ampliação dos conhecimentos sobre a diversidade do ser/aprender/ensinar negro e indígena, oferecendo subsídios para a construção de identidades étnico-raciais positivas.



SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS

O Seminário de Práticas Educativas em ERER da SME/RJ será presencial, na Escola de Formação Paulo Freire - EPF, nos períodos da manhã e da tarde do dia 19/10. Neste dia, teremos apresentações de boas práticas em ERER, destacadas pela originalidade e relevância ao debate sobre as relações étnico-raciais alinhadas ao Currículo Carioca.