Pelos vistos, anda na voz do Povo, entre outras coisas, o nome das ruas de Nespereira.
Ainda bem que anda!
Pegando no cartoon do nosso blogue ou página Web, conforme lhe quiserem chamar, e tendo sido um dos responsáveis pela escolha de muitos dos nomes, quero antes de mais deixar bem claro que não concordei com alguns dos nomes aprovados e que serão brevemente colocados nas respectivas ruas.
Também quero deixar desde já esclarecido, que o processo decorreu de uma forma clara e democrática, tendo a Junta de Freguesia desempenhado uma posição exemplar.
Dito isto, como devem saber, já existia, ainda de que uma forma não oficial, uma lista de ruas para grande parte da nossa freguesia. Digo de forma não oficial porque não foram colocados os nomes nas respectivas ruas e não tinham sido dados todos os passos para a situação ficar “preto no branco” como se usa dizer.
Como havia essa lacuna na nossa “Vila” de Nespereira, a Junta de Freguesia decidiu, e na minha opinião muito bem, contratar uma empresa especializada no assunto para levar essa tarefa a bom porto.
Após a análise técnica e compilação dos nomes das ruas nos respectivos lugares, resultou uma listagem que foi apresentada à Assembleia de Freguesia para esta se pronunciar. A Assembleia de Freguesia decidiu que seria formada uma comissão repartida entre a Assembleia de Freguesia e a própria Junta de Freguesia e como princípio ficou decidido, desde inicio, procurar manter os nomes que tinham sido aprovados nos executivos anteriores. Tiveram-se várias reuniões, colocaram-se editais para recolher sugestões, aceitaram-se e recusaram-se nomes.
Por fim decidiu-se. Como em todas as democracias, a unanimidade não apareceu, mas a democracia é isso mesmo, é aceitar o que a maioria decide. Pode não convencer, mas decide.
Além disso, os nomes das ruas não são eternos, se houver relevante interesse por parte da População esses nomes poderão ser alterados.
E se me permitem, nestas coisas que se arrastam anos e anos, que se fala, que se volta a falar, temos todos que mudar de atitude. Em vez de falarmos nessas coisas, vamos DECIDIR. Nespereira tem muitos projectos, vamos colocá-los no terreno de uma vez por todas!
Deixo aqui um apelo àqueles que têm o poder de decidir. Juntem esforços, juntemos todos nós esforços, para que o que falta fazer, e falta muito, seja feito de uma forma rápida e bem-feita.
Neste caso específico dos nomes das ruas, o processo foi longo, mas espero que na globalidade fique do agrado dos Nespereirenses.
Muito mais haveria para dizer, mas como o tema não se esgota num só artigo, deixo aqui a “janela” aberta para os próximos textos.