O FUTEBOL COMO MOTIVADOR DE UMA APRENDIZAGEM MELHOR...

Ainda não era eu um adolescente quando tive a oportunidade de jogar futebol e esse momento mudou por completo a minha forma de olhar e encarar o mundo. Ajudou-me a mim e a outros jovem a compreender que numa equipa de futebol existe algo mais do que o próprio futebol.

Agora com a inscrição na AF Viseu de duas equipas de futebol juvenil e ainda por cima dos mais pequeninos o Nespereira Futebol Clube não só recuperou o “Departamento Juvenil”, como procura ser um suporte na vida dos mais pequeninos e um “alavancador” do seu crescimento e desenvolvimento.

Com pessoas que para além da vontade, têm competências próprias quer a nível desportivo, quer a nível pedagógico e que pretendem complementar a aprendizagem destas crianças a diversos níveis este projecto tem muitos motivos para sorrir. Desde a parte desportiva (jogos, competição) até à vertente educativa pretende-se apostar no seu desenvolvimento como homens e também mulheres pertencentes a uma sociedade e que nem sempre vai ser justa e equilibrada, onde as derrotas vão ser uma realidade.O Futebol permite trabalhar diversas vertentes nos miúdos, onde destaco:

  1. Trabalho Equipa (espírito de entreajuda e o papel de cada um no grupo);
  2. Trabalho Individual (sempre necessário para que possa assumir o seu papel no seio do grupo);
  3. Trabalho desportivo (ajuda no crescimento físico, desenvolvimento motor, controlo peso);
  4. Trabalho mental (crescimento mental, educativo e desenvolvimento de diversas capacidades);
  5. Trabalho combinado (o futebol serve para motivar resultados na escola e em casa);

Outras áreas, poderia destacar, mas estas parecem-me as mais importantes e reveladoras de um trabalho que se pretende levar a cabo, na maioria das equipas de futebol e que em Nespereira se pretende cimentar.

As equipas jovens do NFC iniciaram o campeonato com duas derrotas desportivas cada uma, mas com muitas vitórias em outros campos que não meramente o desportivo e competitivo.

Este projecto foi desenvolvido com um único objectivo: Permitir o desenvolvimento físico, mental e humano das nossas crianças, sendo só depois relevante o resultado desportivo.

Com todo este trabalho e planeamento os resultados aparecerão em todos os campos e as nossas crianças serão uns verdadeiros campeões da vida… da mesma forma que eu e muitos outros, o conseguiram, porque alguém sonhou… vamos sonhar também…

Só aí, quando estas crianças tiverem todas as forças para enfrentar a vida, poderemos dizer: Ganhamos!!!