______________________________________________________________
Acontecendo...
10/12/2013 -
Alunos do Projeto Guri lançam Lendas Amazônicas
Idealizada pelo Projeto Guri – Amigos do Guri, apresentação tem entrada gratuita
Mergulhando no mundo mágico de antigas lendas originadas na região norte do País, uma narração conta a história de um amor proibido entre um caboclo e a filha do fazendeiro. Emoldurando este quadro, um “sentimental” arranjo que remete ao tema da música Uirapuru de Waldemar Henrique e à Cantinela da Bachiana nº5 de Villa-Lobos, dá início ao espetáculo Lendas Amazônicas, que o Projeto Guri – Amigos do Guri estreia em 15 de dezembro, no Teatro SESI, em Campinas. Maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri promove a apresentação para possibilitar que os alunos de seus cursos de formação musical gratuita executem o aprendizado adquirido.
Sob a regência de André Sanches e acompanhamento do pianista Aimar de Noronha Santinho (responsável pela concepção, direção artística e musical do espetáculo), 95 alunos da iniciativa social, que comemora 18 anos de atuação, executam repertório do renomado compositor Waldemar Henrique sobre as lendas amazônicas. Com arranjos inéditos de coro, cordas dedilhadas e orquestra, que transitam entre o erudito e o popular, elaborados pelo arranjador Fernando Correa, o espetáculo conta ainda com três composições de Heitor Villa-Lobos alinhadas ao tema, entre elas: Melodia Sentimental e A Lenda do Cabloco.
A partir do roteiro inicial, idealizado por Santinho, o dramaturgo e diretor cênico Paulo Rogério Lopes constrói a história e os textos narrativos sobre personagens do folclore brasileiro, como Curupira, Cobra Grande e Matinta Pereira, que surgem no palco entre interpretações de canções que resgatam a cultura popular brasileira.
Participam da apresentação os alunos dos Grupos de Referência do Projeto, que reúnem estudantes com maior nível técnico de aprendizado, das regiões de Jundiaí, Franca e Lorena, nas formações musicais de orquestra, camerata de cordas dedilhadas (violão, viola caipira e cavaco) e coro, respectivamente.
"O objetivo do Projeto Guri é unir educação e lazer por meio da música em uma missão sociocultural que desenvolva comportamentos positivos nos participantes. Mais do que formação musical, o intuito do programa é fomentar a cultura no Estado de São Paulo e em todo o País por meio dos jovens atendidos. Por isso criamos o espetáculo Calungá – O Mar que Separa é o Mar que Une, em 2012, e agora o Lendas Amazônicas, para levar conhecimento da cultura popular brasileira tanto para crianças, quanto para adultos", explica Alessandra Costa, diretora executiva da Amigos do Guri, organização social que administra o programa no interior e litoral do Estado.
Lendas Amazônicas tem previsão de novos espetáculos em março de 2014, ainda com data a definir.
A apresentação de 15 de dezembro é gratuita e os ingressos podem ser retirados no dia do espetáculo com uma hora de antecedência. Para outras informações visite o site www.projetoguri.org.br
Lendas Amazônicas
Data: 15/12, domingo
Horário: 16h
Local: Teatro do SESI Campinas Amoreiras - parceiro da apresentação que cedeu o espaço
Endereço: Avenida das Amoreiras nº 450, Parque Itália - Campinas
Capacidade: 374lugares
Grátis – retirar ingressos no dia do espetáculo, com uma hora de antecedência
FICHA TÉCNICA - LENDAS AMAZÔNICAS
Elenco: 95 alunos dos Grupos de Referência do Projeto Guri de Franca, Jundiaí e Lorena
Formação musical: 4 cavacos, 4 violas caipiras, 12 violões, 45 instrumentos de orquestra e 30 coristas
Concepção, direção artística e musical: Aimar de Noronha Santinho
Direção cênica e dramaturgia: Paulo Rogério Lopes
Coordenação artística: Chico Santana
Regência: André Sanches
Arranjos: Fernando Correa
Piano: Aimar de Noronha Santinho
Figurino: Adriana Vaz
Coordenação executiva: Mariana Furquim
Assistente de coordenação executiva: Leandro Francisco
Produção executiva: Ana Gama
Equipe de produção: Eduardo Cruz, Luiz Filipe Freitas e Ronaldo Esparrell
Equipe educacional (sede): Alexandre Picholari e Luiz Fidalgo
Regentes dos Grupos de Referência: Andre Sanches (Jundiaí), Marco Papa (Franca) e Nair Cavaterra
(Lorena)