A primeira etapa do novo espetáculo da Boa Companhia, o experimento Banho & Tosa, será apresentada nos próximos dias 10 e 11 de abril, quinta e sexta-feira, às 21h, no Teatro Castro Mendes, em Campinas.
Com coordenação do diretor Francisco Medeiros e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes, Banho e Tosa coloca em pauta aspectos do modo de vida contemporâneo, marcado pelo consumismo, onde tudo, inclusive o próprio homem, se torna descartável.
O espetáculo se passa em um elegante petshop de uma cidade qualquer, ao qual cidadãos respeitáveis levam seus melhores amigos para se adequarem ao bem-viver social. Banho & Tosa é ao mesmo tempo um título e uma provocação: tudo deve ser domado, domesticado, embalado, perfumado e pronto para encaixar-se de modo asséptico e inofensivo nos moldes do “sistema”?
Essa é a pergunta feita pelo espetáculo teatral que também terá apresentações no Teatro Sia Santa (Parque Santa Bárbara), Barracão de Artes Cênicas da Unicamp (Barão Geraldo) e Teatro Maria Monteiro (Vila Padre Anchieta). Os ingressos poderão ser retirados nos locais, uma hora antes do início dos espetáculos.
O espetáculo foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC). (Carta Campinas com informações de divulgação)
Banho & Tosa
Data: 10 e 11 de abril
Horário: 21h
Entrada franca (mediante convite)
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes
Endereço: Praça Correa de Lemos, s/nº – Vila Industrial
______________________________________________________________
Em abril a Boa Companhia estreia a primeira etapa do seu novo espetáculo, em Campinas, com uma série de apresentações em diversos espaços da cidade. O Experimento “Banho & Tosa” foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC/2013 e conta com a coordenação do diretor Francisco Medeiros e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes.
A estreia desse experimento será no Teatro Municipal Castro Mendes, na quinta-feira, dia 10/04, às 21h. Depois disso o grupo segue em uma circulação municipal passando pelo Teatro Sia Santa (Parque Santa Bárbara), Barracão de Artes Cênicas - UNICAMP (Barão Geraldo) e Teatro Maria Monteiro (Vila Pe Anchieta). A entrada será gratuita e os ingressos poderão ser retirados no local, 1h antes do início do espetáculo.
Sobre o projeto:
Banho & Tosa coloca em pauta alguns aspectos do modo de vida contemporâneo, marcado pelo consumismo, no qual tudo – coisas, bichos, pessoas, religiões são compráveis, vendáveis, descartáveis. O mundo irreal vendido pela mídia publicitária, a indústria de celebridades, a negação da velhice, o alto consumo de antidepressivos, a violência banalizada que se espalha do trânsito aos programas de tv. E nós com isso? Afinal, o que tem valor?
O projeto, cuja realização vem sendo desejada pela Boa Companhia já há algum tempo, toma sua primeira forma nesta estreia em Campinas, uma vez que foi contemplado pelo edital municipal do FICC - Fundo de Incentivo à Cultura de Campinas.
Em tempos de barbárie, solidão e desamor, a irrevogável fidelidade de um cão é nossa maior utopia.
Num elegante petshop de uma cidade qualquer, cidadãos respeitáveis trazem seus melhores amigos para se adequarem ao bem-viver social. Poodles, pugs, pit-bulls, e outras raças da moda transitam pela petshop e a semelhança com os donos não é mera coincidência.
Banho & Tosa é ao mesmo tempo um título e uma provocação: tudo deve ser domado, domesticado, embalado, perfumado e pronto para encaixar-se de modo asséptico e inofensivo nos moldes do “sistema”?
Coordenação Geral: Francisco Medeiros
Concepção e argumento: Boa Companhia
Dramaturgia: Paulo Rogerio Lopes
Atuação: Alexandre Caetano, Eduardo Osorio, Luciana Mitkiewicz, Moacir Ferraz e Veronica Fabrini
Trilha Sonora: Silas Oliveira
Imagens: Esteban Alvares
Iluminação: Marcelo Pinta
Figurinos: Anna Kuhl
Cenário: Veronica Fabrini & Erico Daminelli
Produção: Cassiane Tomilhero & Isabela Razera
Design gráfico: Luana Aline / Crioula Design