18/09/2014 16h51 - Atualizado em 18/09/2014 18h25
Estreia em novembro no Espaço Cia da Revista, em São Paulo, o espetáculo “Reconstrução”, terceiro produto cênico de uma pesquisa da Companhia sobre as relações sociais dentro de um país fictício. Com texto de Paulo Rogério Lopes e direção de Kleber Montanheiro, a peça é uma revista musical sobre o povo brasileiro e sobre fatos atuais que aconteceram no país e será a responsável por inaugurar a nova sede da Cia da Revista.
Saiba dias e horários do espetáculo
Em “Carnavalha”, livremente inspirado em “Ascenção e Queda da Cidade de Mahagonny”, de Bertolt Brecht, o país fictício é fundado. Em “Cabeça de Papelão” acompanhamos a trajetória de Antenor, um indivíduo que vê sua cabeça ser modificada diante das pressões sociais, optando em “ser não ele e aos outros agradar”. O caráter cordial das relações apresentadas em “Cabeça de Papelão” estimulou a continuação da investigação sobre o conceito de cordialismo proposto por Sérgio Buarque de Hollanda.
Daí surgiu a ideia para o novo espetáculo, “Reconstrução”, que investiga o cordialismo dentro do contexto do conto “O Seminário dos Ratos”, de Lygia Fagundes Telles. Na fábula, os ratos roem tudo. Vingam-se do governo autocrático. Humanizam-se, enquanto os humanos se animalizam diante da crise. E para popular o fictício País do Sol foram escolhidos personagens das canções de Chico Buarque, que também são utilizadas como dramaturgia musical na produção. O elenco é formado por atores da Cia da Revista.
Membros da Cia. da Revista em frente à nova sede no bairro Santa Cecília (Foto: Divulgação)