12.2 - 12. Hugo Andrade

Photoshop

Conhecer o espaço de trabalho

(Clique nas imagens para as ver maior)

Iniciar

Abrir o Photoshop e escolher uma imagem. File > Open > escolher imagem

Pode descarregar a imagem no final do tutorial

Ferramentas de recorte, selecção e medição. Descobrir os painéis de ferramentas

Passo 1:

Conhecer melhor a "barra de ferramentas" presente no lado esquerdo do ecrã.

Ferramentas de recorte, selecção e medição.

Ferramentas de pintura

Ferramentas de escrita e desenho

Ferramentas de navegação

Ferramentas de primeiro plano/fundo e quik mask

Aceder a ferramentas e suas opções

Passo 2:

Sempre que escolher uma das ferramentas da barra existente à esquerda, poderá edita-la através de uma segunda barra de ferramentas existente em cima da imagem. Clicar em "Brush tool" > observar a barra

Passo 3:

Opções de ferramentas

A- Brush Preset Picker (Tipo de Pincel)

B- Painting Mode (Estilo)

C- Opacity (Opacidade)

D- Flow (Fluxo)

Passo 4:

Clicar em "Color" > Clicar sobre a cor seleccionada, como na imagem de forma a abrir a tabela de cores onde pode escolher a cor

Clicar na opção "Brush Preset Picker". Na opção "size" se andar com o cursor para a esquerda o raio do pincel diminui, para a direita aumenta. Na opção "Hardness", o pincel varia de dureza, sendo o 100% muito duro e 0% muito macio. Por fim escolha o tipo de pincel.

A- Painel de cores

B- Controle deslizante de cor

Existem variadíssimos tons de cor que pode escolher

Passo 5:

Não há nada melhor do que ir experimentando os pincéis e o seu tamanho e tipo de dureza. Sempre que quiser voltar apenas uma vez atrás e anular o que fez clique "Ctrl" + "z". Se optar por apagar os passos anteriores pode anular quantos quiser, clicar "Ctrl" + "Alt" + "z"

Passo 6:

Seleccionar o modo cor. Abrir caixa de "mode" > seleccionar "Color"

Passo 7:

Após escolher as opções do "Brush Tool" e a cor ideal, pinte a imagem no sitio onde pretender

Após pintar, clicar "Ctrl" + "s" para guardar a modificação na imagem

Veja as diferenças no tom de cor do céu:

Utilizar painéis

Os painéis no photoshop são muito importantes e tem variadíssimas funcionalidades.

Passo 1:

Clicar "Window" > "Workspace" > "Resent Essentials"

Acabou de redefinir o seu espaço de trabalho para essencial. Teste diferentes espaços de trabalho, como "painting", "photography", "3D", "motion" ou "design". Uma vez que ja viu que os painéis podem ser recolhidos, voltar a "Window" >

"Workspace" > "Essentials"

Passo 2:

Agora clique sobre a opção "Brush tool" e seccione "Swatches" no canto superior direito junto das opções de cor

Seleccione a opção de cor "Pure Red Orange"

Ou

Clique na opção existente no canto superior direito e seleccione "Small List"

Por fim escolha "Pure Red Orange"

Passo 4:

Com o tom cor de laranja e as características do pincel que escolher (ver mais detalhes das características do pincel em cima) comece a pintar. Note que se escolher alterar uma parte mais pequena da imagem terá um resultado mais satisfatório.

Para ajudar pode aproximar o local da imagem que pretende alterar. (Explicado mais abaixo em "Usar a ferramenta "zoom"")

Pode observar o local assinalado que foi pintado. É também possível ver as características do pincel utilizado. Não é necessário utilizar sempre os mesmo pincel, pode ir alterando características conforme achar melhor.

Aqui também é possível confirmar a diferença de tons no lado direito da imagem

Escolher outros painéis

Passo 5:

Agora utilize outro painel, o painel histórico. Este painel permite fazer e desfazer etapas bem como salvar versões da imagem enquanto está a trabalhar. Clique no símbolo assinalado na imagem em baixo. Caso não consiga clique Window > History

À medida que clica sobre uma "Brush tool" os passos que alterou na imagem vão ficando anulados, de seguida, se voltar a activar todas, a imagem mantém-se como antes.

Se carregar sobre a imagem inicial, esta irá aparecer virgem, ou seja sem qualquer tipo de manipulação, para voltar a colocar as edições que fez, volte a activar o "Brush tool"

Expandir e recolher o seu painel

Passo 6:

Se o painel "History" estiver aberto e se quiser fechar de modo a voltar a ser um ícone, clique sobre as imagem das setas que está no cabeçalho desse painel

Passo 7:

Para uma melhor área de trabalho pode recolher e expandir os painéis que pretende. Faça um duplo clique sobre a barra preta onde indica a seta e o seu painel ira recolher. Quando estiver recolhido e quiser expandi-lo o processo é o mesmo, fazer um duplo clique sobre essa mesma barra.

Se estiver baralhado ou não gostar da organização dos painéis pode sempre voltar à organização original "Window" > "Workspace" > " Reset Essentials" como foi dito anteriormente.

Personalizar os seus painéis

Passo 8:

Um grupo de painéis é feita de dois ou mais painéis que estão empilhados uns em cima dos outros. Pode retirar um deles para fora do grupo e de seguida voltar a coloca-los juntos num grupo.

Para trocar a ordem "Color - Swatches" basta pressionar a rato sobre "Swatches" e arrastar para o lado esquerdo, onde diz "color".

Pode também colocar o painel, neste caso vamos utilizar a "Color", fora do conjunto onde estão agrupadas os painéis. Basta carregar continuamente na opção "Color" e arrastar para o sitio que deseja. Nesse sitio deixe de pressionar o cursor e o painel será colocado.

Para voltar a colocar o painel junto dos outros bastar fazer o processo inverso. Clicar continuamente em "Color" e arrastar para junto de outros, normalmente, para encaixar o painel juntos de outros grupos aparece uma linha azul de forma a ter noção do sitio onde o vai colocar.

Passo 9:

Imagine agora, que o seu espaço de trabalho de organiza desta forma:

Guarde o seu espaço de trabalho exactamente com o da imagem acima. Para guardar clique "Window" > "Workspace" > "New Wokspace"

Crie o seu espaço de trabalho, dando-lhe o nome de " New Workspace " e clique em "save" para guardar

Agora sempre que criar um " Workspace " pode recuperar tudo o que tinha. " Windows" > " Workspace" > seleciona o que pretende trabalhar. Se pretender limpar e obter um novo espaço de trabalho virgem então clique " window" > workspace" > "reset workspace".

Esta opção não apaga os "workpace" criados e guardados anteriormente.

Passo 10:

Algumas ferramentas da barra lateral a direita têm uma seta pequenina. Essa seta indica que há ferramentas adicionais sobre essa ferramenta.

Basta clicar sobre a ferramenta que pretende usar. Neste caso vou utilizar a "Brush tool". Carregue sobre ela com o cursor direito do rato de forma a exibir as outras funcionalidades

Quando escolher a nova ferramenta a barra de opções (em cima) também vai ser alterada.

O Mixer Brush Tool simula técnicas de pintura realista.

Passo 11:

Agora que já expliquei como utilizar outro tipo de pincel, vamos voltar ao pincel normal "Brush Tool" e mexer um pouco com as opções

Clique no painel de cores para seccionar uma cor (como já foi explicado anteriormente). Utilize a cor preto, neste caso o RGB

(R-0, G-0, B-0)

Passo 12:

Edite agora a barra de opções que se encontram em cima da imagem. Clique na opção assinalada em baixo para definir o tamanho (80px) e a dureza (5%) do pincel

Pode configurar o resto das opçoes da barra de ferramentas associadas a "Brush Tool" mas neste exemplo vai usar uma pré-definição alterando apenas o "Normal" para "Color Dodge"

Passo 13:

Agora pinte a estrada, de forma a ficar algo parecido com a imagem apresentada como exemplo:

Investigar a área da imagem

Fazer zoom (aumentar a imagem) é muito importante para trabalhar com mais precisão num determinado ponto da imagem que pretendemos alterar. A função do zoom tem a capacidade de aumentar a imagem ate 3200% o que lhe dá alguma flexibilidade na visualização das suas imagens. Existem variadíssimas formas de fazer zoom numa imagem do photoshop.

Usar a ferramenta "zoom":

Passo 1:

Clicar sobre a imagem da lupa presente na barra de ferramentas do lado esquerdo do ecrã, assinalado a vermelho na imagem

A- Clicar " + ", Cada clique que der na imagem ela aumenta (clicar sobre o local que quer aproximar)

B- Clicar " -", Clique sobre a imagem para diminuir o "zoom"

Pode utilizar as teclas de atalho para aumentar e diminuir a imagem de modo a poupar tempo:

Aumentar (Zoom in) : Ctrl+

Diminiur (Zoom out) : Ctrl-

Tirar o zoom (fit on screen) : Ctrl + 0

Passo 2:

1- Clicar na ferramenta da lupa 2- Desactivar a "Scrubby Zoom"

Passo 3:

Com a ferramenta "Zoom" seleccionada segure o rato num ponto da imagem cobrindo a parte que pretende aumentar, a parte que escolheu vai ocupar a tela:

Sempre que quiser voltar a um zoom standart clique "Ctrl" + "0" ou faça View > Fit on Screen

Usar a ferramenta da mão:

Esta ferramenta permite mover-se ou deslocar-se no documento.

Passo 4:

Quando você fizer o passo anterior de seleccionar apenas uma área da imagem e aumenta-la, a ferramenta "hand" apenas serve para mover a imagem para a direcção que pretende. Selecione a área que pretende e mova a imagem

Aumentar a produtividade com modo de tela:

Agora que já sabe fazer zoom na imagem, bem como reposiciona-la no seu espaço de trabalho vamos agora tirar proveito dos modos de tela. Existem dois modos que pode trabalhar

Passo 5:

Clique sobre a imagem do photoshop. De seguida clique sobre a tecla "tab" e a imagem vai aumentar consideravelmente excluindo a barra de ferramentas e todos os painéis. Para voltar ao modo standart do espaço de trabalho basta clicar novamente na tecla "tab"

Tecla tab:

Passo 6:

Para abrir um modo de trabalho onde apenas seja visível a imagem e a barra da ferramentas existente a esquerda, basta clicar "Shift" + "tab". Se quiser voltar ao modo standart volte a clicar "Shift"+"tab"

Teclas:

+

Alterar os modos como está estruturado o espaço de trabalho vai ajudar-lhe a manter um espaço mais limpo e organizado.

Imagem utilizada: