Como criar um "Cenário de aprendizagem"?

Cenário de aprendizagem (CA) é uma situação hipotética de ensino-aprendizagem (puramente imaginada ou com substrato real) composta por um conjunto de elementos.

Cada cenário deve descrever:


1.ª Etapa - Planificação

Inclui um processo de reflexão por parte do professor ou da equipa educativa. A elaboração de um CA para um grupo de alunos específico envolve a identificação clara da ideia, do tema a abordar ou do problema a resolver. Pode ser de domínio disciplinar único ou pluridisciplinar. Tem de ter definidos de forma clara e inequívoca, os objetivos para a atividade que vai ser desenvolvida.


2.ª Etapa - Produção

Nesta etapa, a produção ou desenho do Cenário de Aprendizagem, o professor organiza com recurso a um modelo as ideias delineadas na fase de planificação. Será definida a narrativa, os objetivos de aprendizagem, as metodologias e estratégias a implementar, as propostas de trabalho, os recursos, os atores e papéis e as formas de regulação e autoregulação.

Após a construção do Cenário de Aprendizagem o professor poderá proceder ao seu licenciamento, recorrendo às normas Creative Commons, definindo as condições para a sua utilização por terceiros noutros contextos educativos.


3.ª Etapa - Implementação

Nesta etapa o professor, em grupo-turma, dinamiza um conjunto de atividades de aprendizagem, recorrendo a estratégias, metodologias e recursos educativos. Este processo pode ser desenvolvido a partir, por exemplo, de metodologias de aprendizagem/estratégias ativas que são mobilizadas para dinamizar as diferentes competências, tais como:

a) Aprendizagem Baseada em Projetos

b) Aprendizagem Baseada em Problemas

c) Inquiry Based Learning

d) Flipped Classroom

e) Gammification

f) Pair Programming


4.ª Etapa - Avaliação

Na etapa de Avaliação faz-se uma análise cuidada das aprendizagens conseguidas face às aprendizagens planeadas. Permite uma avaliação formativa, através de uma descrição que informa professores e alunos sobre os objetivos atingidos e aqueles onde se detetaram dificuldades, e aos quais se irão aplicar medidas de recuperação. Os mecanismos de avaliação devem ser aplicados ao longo de todo o processo, contribuindo para a reflexão crítica e autorregulação das aprendizagens.

Exemplos de Cenários de Aprendizagem para o 2.º e 3.ºCEB e para o Ensino Secundário: