Texto: Salmo 23.4
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."
Vivemos na geração mais protegida da história.
Temos alarmes, câmeras, seguros, senhas, medicamentos, tecnologia, armas de fogo.
Mas talvez sejamos a geração mais ansiosa da história.
Quanto mais meios de proteção aparecem, mais o medo cresce.
Isso acontece porque o homem moderno confundiu duas coisas:
sentir-se seguro e estar seguro.
Mas são coisas diferentes.
Uma criança pode sentir-se segura brincando próximo de uma serpente venenosa.
Mas não está segura.
Um passageiro pode sentir-se tranquilo em um avião com problemas graves nos motores.
Mas não está seguro.
Da mesma forma, muitas pessoas vivem tranquilas sem Cristo.
Dormem em paz, sorriem, fazem planos, mas estão no maior perigo.
Porque segurança verdadeira é a presença do Pastor; e não, a ausência de medo.
É exatamente isso que Davi nos ensina.
Se o verdadeiro Jesus escolheu ser o seu Bom Pastor, você está seguro.
A esse respeito, veremos cinco lições: I. O maior perigo não é o vale; II. O MEDO NASCE QUANDO CONFIAMOS MAIS NO QUE SENTIMOS DO QUE NO QUE DEUS DISSE; III. É POSSÍVEL CONHECER A VERDADE E NÃO CRER NELA; IV. A CORAGEM CRISTÃ NASCE DA PRESENÇA DO BOM PASTOR; V. A EXPERIÊNCIA DA FÉ VERDADEIRA É PESSOAL
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte..."
Naturalmente pensamos:
"O problema é o vale."
Mas Davi não pensa assim.
Ele não concentra sua atenção no vale.
Ele concentra sua atenção no Pastor.
O vale é real.
A doença é real.
A perda é real.
A perseguição é real.
A morte é real.
Mas o maior perigo não está no vale.
O maior perigo seria atravessar o vale sozinho.
O texto não diz:
"Não temerei porque o vale não existe."
O texto não diz:
"Não temerei porque sou forte."
O texto não diz:
"Não temerei porque tudo dará certo."
O vale continua ali.
A sombra continua ali.
Mas algo maior também está ali.
O Pastor.
Lição:
O problema principal da humanidade não é sofrer.
É sofrer sem Cristo.
Não é morrer.
É morrer sem Cristo.
Não é atravessar vales.
É atravessar vales sem o Pastor.
"Não temerei mal nenhum..."
Observe.
Davi não diz:
"Não sentirei medo."
Ele diz:
"Não temerei."
São coisas diferentes.
O medo pode bater à porta.
Mas não precisa governar a casa.
Muitas vezes confundimos fé com sensação.
Pensamos:
"Se eu me sentir forte, então tenho fé."
Mas a fé bíblica não depende do sentimento.
A fé depende da verdade.
O sentimento muda.
A verdade não muda.
Hoje você se sente forte.
Amanhã se sente fraco.
Hoje você sente paz.
Amanhã sente angústia.
Mas Cristo continua sendo o mesmo.
O crente não vive guiado pelo termômetro dos sentimentos.
Vive guiado pela Palavra do Pastor.
Ilustração:
Um marinheiro atravessando uma tempestade não confia nas ondas.
Não confia no vento.
Não confia no que vê.
Confia na bússola.
As emoções são como as ondas.
A Palavra é a bússola.
Lição:
Quem vive baseado apenas no que sente viverá escravo do medo.
Quem vive baseado na Palavra aprenderá a caminhar pela fé.
"Porque tu estás comigo."
Existe algo impressionante aqui.
Davi não diz:
"Porque eu sei que tu existes."
Muitos sabem isso.
Davi não diz:
"Porque eu conheço a doutrina."
Muitos conhecem.
Davi não diz:
"Porque aprendi sobre ti."
Muitos aprenderam.
Ele diz:
"Tu estás comigo."
Aqui está a diferença entre informação e fé.
É possível conhecer a vontade de Deus e não crer.
É possível conhecer versículos e não confiar.
É possível conhecer teologia e não descansar.
Mas não é possível crer sem conhecer.
A fé verdadeira possui conteúdo.
Ela sabe em quem crê.
Ela conhece o Pastor.
Mas vai além disso.
Ela descansa no Pastor.
Muitos conhecem João 10.
Poucos vivem João 10.
Muitos sabem que Cristo é o Bom Pastor.
Poucos repousam como ovelhas.
Lição:
A fé salvadora não é apenas saber fatos sobre Cristo.
É entregar-se ao Cristo dos fatos.
"Porque tu estás comigo."
Aqui está o coração do texto. Aqui está a fonte da coragem.
Não é autoconfiança. Não é pensamento positivo. Não é força mental. Não é autoestima. É presença.
O mundo diz: "Acredite em você."
O evangelho diz: "Creia em Cristo."
O mundo diz: "Você consegue."
O evangelho diz: "Cristo é suficiente."
O pensamento positivo tenta produzir coragem olhando para dentro.
A fé produz coragem olhando para Cristo.
O pensamento positivo diz: "Tudo vai dar certo."
A fé diz: "Mesmo que tudo dê errado, Cristo continua comigo."
O pensamento positivo depende das circunstâncias, e conduz à pior experiencia: a de morrer enganado por si mesmo.
A certeza da graça depende das promessas. Por isso a coragem do cristão é diferente.
Não é arrogância, não é presunção, não é independência.
É uma santa confiança. É a confiança de quem sabe que pertence ao Pastor.
É a confiança de quem foi comprado pelo sangue do Cordeiro.
É a confiança de quem sabe que nenhuma ovelha será perdida.
O Bom Pastor entrou primeiro no vale.
Entrou sozinho. Entrou na cruz. Entrou na morte. Entrou no juízo. E saiu vencedor.
Por isso, nenhuma ovelha precisará atravessar o vale sozinha.
"Tu estás comigo."
A fé salvadora possui um elemento pessoal.
Não é apenas uma doutrina correta.
É uma relação viva. Observe a importância desse ensino.
Não basta saber que existe alimento. É preciso comer.
Não basta saber que existe água. É preciso beber.
Não basta saber que existe um Pastor. É preciso pertencer ao Pastor.
Quando a fé se apropria de Cristo, surge a coragem santa, porque descobriu quem a sustenta.
O vale continua existindo.
A sombra continua existindo.
O sofrimento continua existindo.
Mas Davi nos ensina algo extraordinário.
O segredo da coragem é a presença de Jesus.
Muitos hoje sentem-se seguros, mas não estão, porque vivem sem Cristo.
Outros sentem-se fracos, pequenos, incapazes, mas estão seguros, porque Cristo está com eles.
No final, o que mais importa não é se "Você está sem medo", mas se "O Pastor está com você." Jesus está contigo? Ele aprova a sua vida?
Porque se Cristo não estiver com você, o lugar mais confortável do mundo será perigoso. E a condição mais segura da vida será ilusão.
Mas se Cristo estiver com você, até o vale da sombra da morte se transforma em caminho para a casa do Pai.
Amém!