BOA TARDE, SEJAM BEM VINDOS. PROF° MARIA
EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO(A):____________________________________________SÉRIE:7º ANO ___
PROFESSOR: ________________ DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
DATA: 07 / 06 /2021
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
EMAPA: 48 ANOS EDUCANDO GERAÇÕES
A escola municipal Antônio Pereira de Andrade fundada no ano 1973 completa nesta terça feira 12 de junho 48 anos de história. A mesma foi fundada na gestão do prefeito Honorato Cabral de Souza Campos, e está situada na Praça Valdeci Tavares s/n no centro de Condado zona da mata norte do estado de Pernambuco.
A EMAPA assim como é conhecida, recebeu este nome em homenagem ao sogro do prefeito acima citado, tendo em vista que o patrono da escola era uma pessoa muita querida, com extrema preferência pela leitura e grande interesse pela educação. Funcionou por muitos anos no prédio da escola Júlio Correia, cedida pelo estado, passando a ter prédio próprio em 1985, também na gestão do prefeito Honorato Cabral. Ao longo dos anos, através de seus gestores, a escola foi construindo sua história.
Em 1983, na gestão da professora Ernestina Bezerra de Sena do Nascimento, foram criados o escudo e a bandeira da escola, tendo a simbologia de um castelo com duas chaves com os arcos para cima e a legenda “sedes sapiência”, expressão que em latim significa sabedoria.
No ano de 2004, na gestão da professora Genelva Nunes de Santana, foi oficializado o seu hino, sendo a letra das professoras Marilene Barbosa e Genelva Nunes, com arranjo e melodia de João André da Silva.
ATIVIDADE
1-O que você gosta ou admira na escola?
2- O que poderia melhorar em nossa escola?
3-Quantos anos nossa escola está fazendo?
____________________________________________________________
4- Quem foi o fundador da escola EMAPA?
____________________________________________________________
5- Para homenagear a nossa amada EMAPA, produza cartazes com desenho, paródias e poemas sobre os 48 anos da escola com foto ou gravação.
EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO (A):_________________________________
SÉRIE: 7º ano
PROFESSOR: __________________________________
DATA: 26/05/2021
Língua Portuguesa (Produção Textual)
Leia um trecho de uma memória e resolva a questão:
“Depois do almoço, continuávamos o nosso turismo carioca. Papai e mamãe, mais o primo - feliz proprietário de uma "baratinha" - nos levavam, todos empilhados, a passear pela cidade do Rio de Janeiro.”
1. Nas memórias, frequentemente são utilizadas expressões da época em que se passa a história, a fim de aproximá-la do leitor. Na frase, pode-se afirmar que a palavra destacada significa
a) um inseto pequeno.
b) um tipo de carro.
c) uma bicicleta.
d) um bicho de estimação
Leia o trecho do livro “Por parte de pai”, de Bartolomeu Campos de Queirós e resolva a questão:
Dona Marieta, professora aposentada, vivia com o marido e dois filhos – Marília e Dirceu – em uma casa com alpendre e três andorinhas de louça. Falava alto sem errar uma palavra, sem deixar para trás erres ou esses. Fazia saudação para o prefeito em dia de posse, falava para o vigário no aniversário, cumprimentava o bispo na chegada para as crismas. Todo mundo tinha grande respeito não somente pela sua língua certa como também pelo rompante exaltado de sua voz. Sabia da vida de todos da cidade, com os segredos e mais suas maldosas deduções.
2. No trecho: "Sabia da vida de todos da cidade, com os segredos e mais suas maldosas deduções.", comprova que uma das características de Dona Marieta era
a) falar muito alto.
b) ser fofoqueira.
c) manter-se informada.
d) guardar segredos.
Leia o trecho do texto de Gabriel Garcia Marquez, “Viver para contar” para resolver a questão:
Até a adolescência, a memória tem mais interesse no futuro que no passado, e por isso minhas lembranças da cidadezinha ainda não estavam idealizadas pela nostalgia. Eu me lembrava de como ela era: um bom lugar para se viver, onde todo mundo conhecia todo mundo, na beira de um rio de águas diáfanas que se precipitavam num leito de pedras polidas, brancas e enormes como ovos pré-históricos.
3. No trecho “Eu me lembrava de como ela era...” O termo destacado refere-se à
a) cidadezinha.
b) memória.
c) beira de um rio.
d) adolescência.