O CONHECIMENTO ESTÁ NOS ESPERANDO, QUERIDOS ALUNOS.
SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO CANTINHO DE ARTES.
BONS ESTUDOS!!!!!
III Bimestre
III Bimestre
LEIA O TEXTO, NÃO É NECESSÁRIO COPIAR.
ENVIAR A FOTO DA ATIVIDADE REALIZADA
A independência do Brasil é um dos acontecimentos mais importantes para a história do país. Esse episódio corresponde a quebra de domínio Português sobre a nação, principalmente nas relações econômica e política. Foi declarada por D. Pedro I quando ele estava em viagem de Santos para São Paulo. A famosa frase: “Independência ou Morte!” foi dita por ele, no dia 7 de setembro de 1822, quando estava próximo ao riacho do Ipiranga.
A primeira bandeira brasileira, que ainda não se parecia com a atual, foi criada em 19 de setembro de 1822 por decreto de Dom Pedro I (1798-1834). Só em 1889, com a proclamação da República, as armas do império foram substituídas pelo círculo azul, o emblema republicano. Já o losango amarelo, considerado único entre as bandeiras nacionais, foi concebido pelo pinto francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848), fundado da nossa Academia de Belas-Artes.
O Hino Nacional Brasileiro teve sua composição realizada no ano de 1822. A letra é do crítico literário, poeta, professor e ensaísta Joaquim Osório Duque-Estrada (1870-1927) e a música foi produzida pelo compositor, maestro e professor Francisco Manuel da Silva (1795-1865). O hino passou a ser oficial por meio da Lei n° 5700, em 01 de setembro de 1971. O Hino Nacional Brasileiro faz parte dos quatro símbolos da República do Brasil, são eles: a Bandeira do Brasil, o Brasão Nacional e o Selo Nacional.
O hino exalta e representa a magnitude do território brasileiro, retrata as belezas naturais, a riqueza de biodiversidade, das matas verdes e densas, de toda a paisagem natural que forma o estado brasileiro. Além disso, o hino nacional brasileiro tem palavras de difícil compreensão, pois ele foi composto em uma época do Parnasianismo no Brasil. A linguagem que o hino possui não é usada atualmente.
ATIVIDADE DE ARTES
No texto acima você leu que no dia 7 de setembro é dia de comemorar a independência do Brasil. Esse é o dia em que a educação se veste de verde e amarelo para celebrar a libertação do Brasil do domínio de Portugal. A bandeira do Brasil é o símbolo máximo de representação da nação brasileira.
Levando em consideração o que foi dito a respeito da bandeira do Brasil, confeccione de forma criativa e expressiva uma réplica da bandeira do Brasil, com as formas, cores e símbolos, explicando cada um deles. Abaixo, um exemplo da bandeira do nosso país para ajudar você na elaboração da réplica da sua bandeira.
III Bimestre
No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.
· Oficialização da data
Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira. A sugestão de Gand Ley foi acatada e, desde então, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data.
· Existe um Dia do Estudante fora do Brasil?
Sim, existe. Fora do Brasil existe uma data comemorativa chamada Dia Internacional dos Estudantes, e ela é realizada anualmente em 17 de novembro. Essa data foi escolhida em homenagem a estudantes que lutaram contra a invasão dos nazistas na Checoslováquia durante a Segunda Guerra Mundial.
ATIVIDADE
1°) Qual a data que se comemora o dia do estudante?
______________________________________________________________________________
2°) O dia do estudante é comemorado fora do Brasil? Qual a data?
______________________________________________________________________________________________
3°) Você já pensou qual carreira quer seguir? Através de um desenho bem criativo, coloque seus sonhos em prática. Faça um desenho ou cole imagens de um profissional que você pretende se tornar no futuro.
III Bimestre
Danças e Ritmos do Brasil
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção, e criação em dança nos âmbitos artístico e estético.
A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar. Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
O ensino da arte na escola tem a função de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança no ambiente escolar, tendo experiências com sentido e ligadas ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social. Como dito no texto, podemos encontrar a dança em diversos locais e a mesma se manifesta de diferentes formas de acordo com o contexto social ou época do ano por exemplo. Vamos conhecer um pouco mais sobre as danças folclóricas.
Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração. Os fatores do movimento abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em quatro fatores, sendo eles: espaço, tempo, peso e fluência.
A herança da cultura africana é um traço muito forte nas danças consideradas típicas em terras paulistas. Muitas dessas manifestações populares são acompanhadas por músicas e cantorias ritmadas pelo batuque, termo genérico que designa as danças e coreografias apoiadas por instrumental de percussão. Além das danças propriamente ditas, existem os folguedos, que são manifestações coletivas que ocorrem em ruas, praças públicas, terreiros ou estádios. Os folguedos são caracterizados pelas encenações com personagens, acompanhados por danças coreografadas e música. Geralmente, são executadas em festas de homenagens a santos ou comemorações religiosas.
Copiar apenas as questões sobre o texto no caderno e respondê-las.
ATIVIDADE
1. O que é cultura popular?
2. Qual é o domínio dos movimentos corporais?
3. O podemos aprender sobre o movimento abordado pelo espaço e tempo na dança?
4 . O que vocês entendem por dança folclórica paulista e brasileira?
5. Quais são os fatores de movimento?
6. Vocês gostam de dançar? Quais estilos mais gostam?
7. Cite alguns tipos de danças ou ritmos que você conhece.
III Bimestre
Agora com muita atenção assista a vídeo aula proposta.
O Teatro grego teve um papel bem relevante no desenvolvimento da cultura da Grécia, influenciando muitas outras sociedades históricas, como, por exemplo, a sociedade romana.
O início do teatro se deu em Atenas, aproximadamente em 550 A.C., tendo primeiramente surgido durante as celebrações aos deuses gregos.
EVOLUÇÃO DAS FESTAS GREGAS PARA O TEATRO GREGO
Antigamente eram festas em comemoração aos deuses e já se caracterizavam por sua longa duração, muitas das vezes durando até semanas.
Com o passar do tempo, elas foram se aprimorando cada vez mais e passaram a um nível de organização tal que contava com público espectador, atores encenadores, enredos, enfim, havia se tornado um verdadeiro teatro grego.
ELEMENTOS QUE COMPÕE O TEATRO GREGO
Máscaras – Acessório fundamental do figurino dos atores, valendo salientar que não existiam atrizes, visto que as mulheres não participavam destas encenações por não serem consideradas cidadãs, logo as máscaras estavam direcionadas para ambos os sexos.
Arquitetura teatral – Os teatros gregos eram abertos ao ar livre, o que na época era denominado de arena, teatro de arena, com grande espaço para que uma platéia numerosa pudesse ser acomodada neste local.
Os gêneros do teatro grego da época se dividiam em:
Tragédia – A tragédia é um gênero bem arcaico e antigo, o qual tem como base as histórias trágicas, com cunho que faz o público transitar entre a piedade e o terror, com um final dito trágico, não bem-sucedido.
As tragédias são geralmente desenroladas em cinco atos com as personagens sendo em sua maioria deuses, reis e heróis.
Comédia – A palavra comédia vem do grego komoidia, que quer dizer espetáculo engraçado, baseado em sátiras, ironias, comicidade.
A comédia pode ser vista como um gênero teatral de representação dos fatos cotidianos, representado por cidadãos menores em relação aos da tragédia, considerados superiores.
Peças gregas mais famosas. (“Édipo Rei”, de Sófocles; As Troianas”, de Eurípides; e“As Vespas”, de Aristófanes).
Autores mais importantes do teatro Grego. (Ésquilo,Sófocles, Eurípides,Aristófanes considerado o maior autor de comédia antiga.
ATIVIDADES:
1 – Entre os tipos de peças ou gêneros teatrais na Grécia estão:
A-( )A tragédia e a mancha;
B-( ) A comédia e a pantomima;
C-( ) A sátira e a comédia;
D-( )Tragédia e comédia.
2- O teatro nasceu em qual país?
A-( ) Roma
B-( ) Grécia
C- ( ) Egito
D-( ) Japão
3- A imagem abaixo, se refere à qual edificação Grega
A- ( ) Tribo
B- ( ) Coliseu
C- ( ) Teatro
D- ( ) Templo
4- As encenações teatrais na Grécia envolviam mecanismos cenográficos bastante complexos, utilizando inclusive maquinários que faziam os deuses aparecerem em cena como se estivessem no ar. Apenas os homens podiam participar das encenações.
O que os o homens usavam para participar das encenações?
A- ( ) Pinturas
B- ( ) Calças
C- ( ) Usavam máscaras que ampliavam a proporção do rosto e para representar papéis femininos
D- ( ) Burla
5- Em qual cidade se deu o inicio do teatro na Grécia?
A - ( ) Roma
B - ( ) Atenas
C - ( ) Itália
D - ( ) França
NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO,
COPIAR A ATIVIDADE NO CADERNO.
Existem duas explicações para o termo festa juninas. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
EXERCÍCIOS
1) Como foi a origem das festas juninas?
_____________________________________
2) A finalidade do texto é:
(A) descrever e informar sobre a tradição junina.
(B) relatar fatos marcantes na festa junina.
(C) relatar experiências vividas por nordestinos.
(D) informar sobre os padroeiros nordestinos.
3) De onde veio a tradição de soltar fogos em época de festas juninas?
_____________________________________
4) O que significa a expressão apresentada pelo texto “comemoradas nos quatro cantos do Brasil”?
_____________________________________
5) Segundo a tradição católica, o que no mês de junho é o momento de se realizar?
_____________________________________
6) As festas juninas além de alegrar um povo, elas também representam uma importante fonte econômica. De que forma as festas juninas contribuem para o favorecimento econômico de uma região?
____________________________________
7) Que turistas internacionais costumam aparecer ao Brasil para acompanhar os festejos juninos?
____________________________________
8) Quais são as comidas típicas das festividades juninas?
___________________________________
9) Dê exemplos de objetos e tradições que fazem parte da cultura junina.
___________________________________
10) Como são as comemoração juninas realizadas na região nordestina?
___________________________________
CONTEÚDO: RETRATO NA ARTE
AULA DE ARTES
Olá meus amores ...
📌 Na aula de hoje, utilizaremos a apostila do CRIATIVE LAR, que vocês receberam na EMAPA.
Quem ainda não pegou, está disponível na escola, pode ir buscar!
Páginas : 23, 24 e 25.
📌Leia com bastante atenção para conseguir realizar a atividade, Releia se preciso!!
📌Responda a atividade na apostila mesmo e postem foto no grupo!
EMAPA: 48 ANOS EDUCANDO GERAÇÕES
EMAPA: 48 ANOS EDUCANDO GERAÇÕES
A escola Municipal Antônio Pereira de Andrade fundada no ano 1973 completa neste sábado, 12 de junho 48 anos de história. A mesma foi fundada na gestão do prefeito Honorato Cabral de Souza Campos, e está situada na Praça Valdeci Tavares s/n no centro de Condado zona da mata norte do estado de Pernambuco.
A EMAPA assim como é conhecida, recebeu este nome em homenagem ao sogro do prefeito acima citado, tendo em vista que o patrono da escola era uma pessoa muita querida, com extrema preferência pela leitura e grande interesse pela educação. Funcionou por muitos anos no prédio da escola Júlio Correia, cedida pelo estado, passando a ter prédio próprio em 1985, também na gestão do prefeito Honorato Cabral. Ao longo dos anos, através de seus gestores, a escola foi construindo sua história.
Em 1983, na gestão da professora Ernestina Bezerra de Sena do Nascimento, foram criados o escudo e a bandeira da escola, tendo a simbologia de um castelo com duas chaves com os arcos para cima e a legenda “sedes sapiência”, expressão que em latim significa sabedoria.
Brasão da EMAPA
No ano de 2004, na gestão da professora Genelva Nunes de Santana, foi oficializado o seu hino, sendo a letra das professoras Marilene Barbosa e Genelva Nunes, com arranjo e melodia de João André da Silva.
ATIVIDADE: CONHECENDO A HISTÓTIA DA MINHA ESCOLA.
RESPONDA AS ATIVIDADES ABAIXO:
1°) Escreva o nome completo da sua escola?
2°) Qual o nome do fundador da EMAPA?
3°) Qual o dia e mês que a escola completa aniversário? E quantos anos ela irá completar?
4°) Faça uma linda homenagem para nossa escola!
Unidade Temática: Artes Visuais
Conteúdo: Romero Britto
Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil. Romero nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava materiais como: sucatas, papelões e jornais para exercitar a sua criatividade dando origem as suas obras. Nos seus quadros são usados cores fortes e marcantes. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho. Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje.
ATIVIDADE
1) Responda:
a- Onde Romero Brito nasceu, em que dia, mês e ano?
____________________________________________________________.
b- Quais os materiais usado por Romero na sua infância para fazer artes?
____________________________________________________________.
c- Qual o curso que Romero Brito cursou na Universidade Católica de Pernambuco?
____________________________________________________________.
2- Tente reproduzir esta obra no caderno e pinte a obra de Romero Brito.
Unidade Temática: Artes Visuais
Conteúdo: Tarsila do Amaral
*Semana passada conhecemos um pouco sobre a vida de Tarsila do Amaral, uma grande artista brasileira e hoje daremos continuidade aos estudos sobre ela.
*Leia a história e depois faça um desenho usando as formas geométricas a seguir, inspirando nas obras de Tarsilinha.
OBSERVAÇÃO: A história estará no grupo para leitura.
Unidade temática: ARTES VISUAIS
Observe como os artistas brasileiros Lasar Segall e Maria Leontina utilizaram formas geométricas para criar suas pinturas.
AGORA RESPONDA:
1 - VOCÊ ENCONTROU NAS IMAGENS ALGUM QUADRADO OU RETÂNGULO?
2 - HÁ NELAS CÍRCULOS E TRIÂNGULOS?
3 - EXISTE ALGO PARECIDO NOS DOIS TRABALHOS?
4 - USANDO SUA CRIATIVIDADE, FAÇA UM BELO DESENHO UTILIZANDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS.
Bons Estudos!!!!!
CAPRICHE NA ATIVIDADE!!!!
Unidade temática: ARTES VISUAIS
Conteúdo: Biografia de Tarsila do Amaral
ATIVIDADE
Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil, sendo que sua obra mais famosa, o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 em Capivari, interior de São Paulo. Passou a infância nas fazendas do pai, herdadas do avô que era milionário. A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.
Sua ligação com a arte veio ainda na adolescência, em Barcelona, quando estudava num colégio interno e produziu a obra Sagrado Coração de Jesus.
Ela estudou arte em Paris, na Academia Julian e na Émile Renard. Também conheceu Pablo Picasso, aproximando-se do artista Fernand Légere, com quem aprendeu várias técnicas de pintura.
Em 1922, Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista brasileiro: além dela própria, o grupo era formado por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Foi em 1924, durante uma viagem a Minas Gerais, que Tarsila descobriu as cores vivas, as paisagens brasileiras e, assim, iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil.
Em outubro de 1926 ela se casou com Oswald de Andrade, e em 1928 ela pintou o icônico Abaporu, que significa “o homem que come”, dado de presente ao seu marido.
Tarsila teve a sua primeira exposição individual no Brasil em 1929, no Rio de Janeiro. Foi declarada a pintora mais representativa da primeira fase do Modernismo no Brasil [...]
Por sentir muitas dores na coluna, em 1965, ela passou por uma cirurgia que, por um erro médico, a deixou paraplégica. No ano seguinte, Tarsila perdeu sua única filha e se aproximou do espiritismo, ficando amiga de Chico Xavier.
Tarsila faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973. Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será lembrado.
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
Questão 1 – O texto lido é:
( ) uma biografia.
( ) uma entrevista.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Na passagem “Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil [...]”, o autor do texto:
( ) avalia Tarsila do Amaral.
( ) define Tarsila do Amaral.
( ) caracteriza Tarsila do Amaral.
Questão 3 – O que significa dizer que “o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional”?
________________________________________________________________
Questão 4 – Em “[...] com quem aprendeu várias técnicas de pintura.”, o termo “quem” refere-se:
( ) ao Pablo Picasso.
( ) ao artista Fernand Légere.
( ) ao Oswald de Andrade.
Questão 5 – Tarsila do Amaral “iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil”:
( ) em 1922.
( ) em 1924.
( ) em 1926.
Questão 6 – A identificação de Tarsila do Amaral com a arte aconteceu:
( ) na infância.
( ) na adolescência.
( ) na vida adulta.
Questão 7 – Aponte o fato que evidencia a importância da arte de Tarsila do Amaral:
( ) “A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.”
( ) “Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista [...]”
( ) “Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será [...]”
Unidade temática: ARTES VISUAIS
Conteúdo: Fotografia
FOTOGRAFIA
A palavra fotografia vem do grego e significa "desenhos de luz". Foram assim chamadas porque para se conseguir as imagens utiliza-se luz e alguns materiais específicos como um rolo de filme para fotos e papel fotográfico, que se torna mais escuro com a luz. As fotografias não servem apenas para fazer retratos pessoais, também encontramos em jornais e revistas para informar, em livros como ilustração, e muitas são artes. Embora as fotografias pareçam semelhantes à realidade, nunca são iguais a ela. Por isso, permitem que a pessoa que faz fotografia possa se expressar de várias maneiras, utilizando diferentes recursos. O primeiro recurso de que se dispõe é a escolha do que vai ser fotografado, ou seja, o enquadramento. Mediante o enquadramento, a pessoa que tira a fotografia presta atenção a uma parte do que está vendo, e essa imagem é o que sua câmera registrará. Também é possível intervir no tamanho das coisas fotografadas. Para isso, pode-se usar a escala de planos, que consiste em fazer com que o objeto ou as pessoas que vamos fotografar ocupe toda a imagem ou só parte dela.
EXERCÍCIO
1) Qual a origem e o que significa a palavra fotografia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Cite 3 utilidades da fotografia.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Sabemos que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede
A- A fotografia abaixo foi tirada durante o socorro às vítimas da cidade de Brumadinho, quando a barragem se rompeu e inundou inúmeras casa e vilarejo. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VOCÊ SABE QUEM FOI TARSILA DO AMARAL?
TARSILA DE AGUIAR DO AMARAL FOI UMA PINTORA, DESENHISTA E TRADUTORA BRASILEIRA E UMA DAS FIGURAS CENTRAIS DA PINTURA E DA PRIMEIRA FASE DO MOVIMENTO MODERNISTA NO BRASIL, AO LADO DE ANITA MALFATTI. SEU QUADRO ABAPORU, DE 1928, INAUGUROU O MOVIMENTO ANTROPOFÁGICO NAS ARTES PLÁSTICAS.
OBSERVE ESTA REPRODUÇÃO DE UMA OBRA DE ARTE DE TARSILA E DEPOIS RESPONDA O QUE SE PEDE.
1) EM TEMPOS DE PANDEMIA, ESTA É UMA IMAGEM QUE JÁ ESTAMOS COM SAUDADES E QUE DESEJAMOS EM BREVE VIVENCIAR. SENDO ASSIM, OBSERVE COM ATENÇÃO A OBRA DE TARSILA E DIGA O QUE PARECE ACONTECER NESTA CENA.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) EM SUA OPINIÃO, ESTA DEVE SER UMA IMAGEM QUE DEVEMOS VIVENCIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA? POR QUE?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) FAÇA UMA LISTA COM 06 COISAS QUE VOCÊ NESTA IMAGEM.
___________________ ______________________ ________________________
___________________ ______________________ _________________________
Leia o texto com muita atenção e após realize a atividade.
No principio dos tempos minúsculos grãos de todos os seres rodopiavam no espaço entre o céu e as estrelas à procurar de um lugar para germinar. Chegaram ao Sol, mas o Sol, muito ardente, não era um bom lugar. Rodopiaram até a Lua; e ela, sempre inconstante, ora minguante, ora crescente, ora cheia, também não era um bom lugar para germinar. Então avistaram a mãe Terra e lá desceram. Mas a mãe Terra estava coberta de água. Soprados pelo ar os grãos voaram em busca de terra seca. Nas lufadas do vento, rodopiaram de norte a sul, de leste a oeste, e nada acharam. De repente... catapum pum pum... apareceu uma grande pedra queimando no meio da água. Era tanta a sua queimação que no fogo as águas ferviam e subiam ao ar em nuvens. Foi então que a terra seca e boa apareceu e no ventre da mãe Terra finalmente germinaram os minúsculos grãos de todos os seres.
Cada qual escolheu um lugar. Os mares dançaram rolando em ondas imensas, os rios desenharam seus cursos de água e as montanhas esculpiram seus contornos erguendo-se em picos. Na terra fresca e fofa as plantas cresceram, coloridas flores brotaram e doces e suculentos frutos amadureceram. O canto das aves ecoou no eco das matas e os cardumes de peixes bailaram no vaivém da correnteza das águas. Bichos grandes e pequenos, cada um a seu jeito, a mãe Terra habitou. O mundo estava pronto. Mundo que girava no Universo com seus enigmas, movido pelas determinações naturais daquelas muitas formas de ser que ali habitavam. O mundo era morada da natureza.
Entretanto, faltava ainda alguém. Um ser capaz de perguntar sobre o seu lugar na natureza e no cosmo. Alguém capaz de refletir sobre os muitos mistérios daquele mundo. Mas alguém que também fosse capaz de chorar e sorrir, de temer e ousar, de odiar e amar, de perdoar e esquecer, de lembrar e desejar, de criar… Alguém capaz de expressar-se sobre si mesmo e seus semelhantes, sobre o mundo e as coisas do mundo. Ai, então, o mundo estaria completo! Seria ele habitado com alma.
No mundo faltava o homem.
Foi no decorrer de muitos, muitos mil anos, osso por osso, músculo por músculo, nervo por nervo, artéria por artéria e mutação do cérebro nas longas horas do trabalho paciencioso, seja pelas mãos divinas, seja pela mudança das linhagens, que o homem se formou. Não conhecia seu lugar naquele mundo, tinha de encontrá-lo.
Ao contrario dos outros seres, o homem teve de aprender muito. Às vezes era arrogante e tinha de aprender a humildade, às vezes era covarde e era preciso aprender a ser valente. Algumas vezes sofria porque não entendia os enigmas na mãe Terra. Outras vezes sofria porque na entendia a alma dos seus semelhantes. Mas para suportar tudo isso e tornar-se melhor pela sua própria sabedoria, o homem inventou uma ferramenta, a linguagem. Linguagens que se tornaram inseparáveis do homem para ele penetrar na floresta sombria das coisas do mundo e desvelar para si bosques de realidade, desvelo da consciência de viver e existir. Linguagens inventoras de mundos do brincante homem criador de signos.
Dentre elas uma linguagem se fez especial, a linguagem da ARTE. Feita para o homem mergulhar dentro de si mesmo, trazendo para fora e para dentro dos outros homens as emoções do próprio homem. Sabe o homem que as emoções é que são o sal da vida. Por isso é que quando um homem quer falar ao coração dos outros homens ele o faz pela linguagem da arte. Quando isso acontece, naquele homem sente e age o artista.
(texto extraído do livro: Didática do Ensino de Arte, A língua do mundo, Poetizar, fruir e conhecer arte – MARTINS, Miriam Celeste, PICOSQUE, Gisa e GUERRA, M. Terezinha Telles)
Leia o texto atentamente e responda:
1 - Como foi criado o mundo?
2 - O que faltava no mundo depois que ele foi criado?
3 - Como o homem surgiu?
4 - O que faltava depois do surgimento do homem?
5 - Como surgiu a linguagem da Arte?
6 - Por que podemos dizer que, a linguagem da Arte, é uma das mais importantes?
7 - Cite os "tipos" de ARTE que fazem parte do seu dia-a-dia.
8 - Ilustre o texto.
* Responda as perguntas abaixo sobre a importância da água em seu caderno de acordo com a leitura do texto.
1º)Qual a porcentagem de água no corpo humano?
2º)Por que a água é importante?
3º)Por que a água é um recurso limitado?
4º)Em uma folha de ofício ou de caderno faça um cartaz mostrando como podemos evitar o desperdício de água e com isso ajudando a preservar a vida na terra.
Imagens e narrativas Como as imagens podem contar histórias? Há limitações no que uma única imagem é capaz de narrar sozinha, como nas manifestações das artes visuais que são estáticas: uma pintura, uma escultura ou uma fotografia, por exemplo. Afinal, uma narrativa ocorre com um tempo, tem começo meio e fim, o que elas não têm.
História em quadrinhos
Quando uma narrativa é feita em forma de texto, sem imagens, o leitor precisa imaginar os personagens, seus gestos e suas expressões em cada momento. As histórias em quadrinhos são uma forma de arte que busca combinar esses dois elementos: imagens e texto. Nas histórias em quadrinhos, as imagens são representadas em sequências de quadrinhos, combinados com as falas e os pensamentos escritos dentro de balões desenhados, além de outros recursos para representar sons e gestos.
Modelo Charge do Snoopy, Tema: Amor
Desde que surgiram, há pouco mais de cem anos, as histórias em quadrinhos se tornaram uma forma muito popular de contar histórias para crianças, jovens e adultos. Colocar em sequência mais de uma imagem para contar uma história não é um recurso usado só pelos quadrinhos. Em outras épocas, esse recurso foi utilizado muitas vezes, em diferentes culturas.
Precursores das histórias em quadrinhos:
Atividade
1: Responda às questões.
1- O que acontece nessa sequência de quadrinhos?
2- Como os sons são representados?
3- E os gestos, como são indicados?
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar enviar.