ESCOLA MUNICIPALANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE- EMAPA
Condado, 25 de março de 2021.
Educando (a) _______________________________________
Educador: HUGO LOPES Série: 8º ano A/C
Unidade temática: Matéria e Energia
CONTEÚDO: Consumo consciente e Sustentável de energia
Consumo de Energia Elétrica
A expansão acentuada do consumo de energia, embora possa refletir o aquecimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, tem aspectos negativos. Um deles é a possibilidade do esgotamento dos recursos utilizados para a produção de energia. Outro é o impacto ao meio ambiente produzido por essa atividade. Finalmente, um terceiro, são os elevados investimentos exigidos na pesquisa de novas fontes e construção de novas usinas.
Uma das maneiras mais modernas e utilizadas no mundo para conter a expansão do consumo sem comprometer qualidade de vida e desenvolvimento econômico tem sido o estímulo ao uso eficiente. No Brasil, no que concerne à energia elétrica, esse estímulo tem sido aplicado de maneira sistemática desde 1985, com apoio do Ministério de Minas e Energia (MME).
Além disso, a legislação também determina que as distribuidoras de eletricidade destinem 0,25% de sua receita operacional líquida a programas e ações que se caracterizem pela eficiência energética. As práticas para estimular o uso eficiente da eletricidade se dividem em dois grupos principais: ações educativas da população e investimentos em equipamentos e instalações.
As primeiras, também desenvolvidas individualmente pelas distribuidoras, marcaram o início da atuação de programas de incentivo, caracterizada pela publicação e distribuição de manuais destinados a orientar os consumidores de diversos segmentos, como residências, comércio, indústria e setor público. Existe também um programa pedagógico junto às escolas do ensino fundamental que promove projetos e cursos técnicos, com o objetivo de formar profissionais com competência específica em eficiência energética.
O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial,
comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).
A adoção de medidas dessa natureza, além de trazer benefícios diretos para o usuário (redução de custos, melhoria da competitividade, aumento de produtividade), garante benefícios indiretos tais como melhoria da qualidade de produtos e serviços, redução de custos em manutenção, aumento da vida útil dos sistemas substituídos.
É igualmente benéfica para a sociedade, pois contribui para o desenvolvimento sustentável (utilização de menos recursos naturais e redução de gases de efeito estufa).
Ações Individuais e Coletivas
Como podemos desenvolver ações no nosso cotidiano para diminuir o consumo de energia?
*Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED;
*Manter apagadas as luzes de ambientes desocupados;
*Em dias quentes, utilizar o chuveiro na posição verão;
*Diminuir o tempo de banho;
*Não deixar as portas de geladeiras ou freezers abertas por muito tempo;
*Não utilizar o aparelho de ar-condicionado em temperaturas muito baixas, entre outros.
ATIVIDADES
01– Comente sobre os aspectos negativos da expansão do consumo de energia elétrica.
02– Assinale a alternativa que indica o conceito de Eficiência Energética.
(A) É a facilidade de acesso aos recursos primários energéticos.
(B) Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia.
(C) É o impacto que esses ciclos de expansão econômica têm sobre o consumo local de energia.
(D) É a base de dados histórica do consumo mensal e anual de energia elétrica.
03 – O que é “Consumo consciente de energia Elétrica”?
04 – A respeito do consumo energético, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:
A( ) A adoção de medidas para o consumo consciente traz benefícios diretos para o usuário, como a redução de custos, melhoria da competitividade, aumento de produtividade.
B( ) Substituição de energia solar em caso de aquecimento de água por energia elétrica.
C( ) Esse consumo é benéfico para a sociedade, pois contribui para o desenvolvimento sustentável.
D( ) O consumo de energia não pode ser considerado um dos indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida.
05 – Quais hábitos devem ser alterados em sua família visando um consumo de energia mais consciente contribuindo com a preservação do meio ambiente?
06 – Elabore um cartaz (no caderno) sensibilizando a população sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica.
ESCOLA MUNICIPALANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE- EMAPA
Condado, 16 de março de 2021.
Educando (a) _______________________________________
Educador: HUGO LOPES Série: 8º ano A /C
Unidade temática: Matéria e Energia
Conteúdo: Fontes de energia e recursos renováveis e não renováveis.
Atividade
4) Cite alguns motivos para trocar fontes de energia não renováveis por fontes renováveis.
5) No gráfico abaixo estão indicadas, em valores aproximados, as proporções das diversas fontes de energia no Brasil em 2016. A fonte de energia solar representa 0,01% da oferta energética e não foi apresentada no gráfico abaixo.
a) Qual a porcentagem de uso de combustíveis fósseis no Brasil?
b) Qual a porcentagem de uso de energia renovável no Brasil?
c) Quais as três fontes de energia que mais contribuem para o aquecimento global?
d) Que fonte de energia não depende diretamente ou indiretamente do Sol?