EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO (A):___________________________________________ SÉRIE: IV Fase C
PROFESSORA: Lays DATA: _____/03/2021
Artes visuais
• CONTEÚDO: Diferenciar os gêneros visuais
A colagem
A colagem, como outras técnicas artísticas fazem parte da História da Arte e já era usada pelos povos antigos como o mosaico, que consistia em colar peças de pedras coloridas em um suporte ou parede ou folhas de ouro sobre as estátuas
Porém, com a invenção do papel é que a colagem passou a ser usada em manuscritos chineses.
A colagem é uma técnica que consiste em juntar numa mesma superfície ou suporte, duas ou mais imagens de origens diferentes, para compor uma obra dando-lhe texturas ou não.
O papel é amplamente empregado nessa técnica , recortando e colando-os lado a lado ou sobrepostos para compor a imagem ficando entre os limites da pintura e escultura.
Hora de colocar a mão na massa, você vai precisar de: revistas, livros ou jornais ( que possam ser cortados), tesoura, cola e criatividade. Crie um desenho a partir de colagens e compartilhe no grupo.
EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO (A):____________________________________________ SÉRIE: _________
PROFESSOR: ___________________________________________ DATA: 22/03/2021
DISCIPLINA: ARTES
ARTES VISUAIS
As Artes Visuais são as formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica, arquitetura.
É uma área que abrange qualquer forma de representação visual de cor e forma. As representações visuais dramáticas, como cinema, teatro e música, também se encaixam nessa área.
Veja abaixo alguns exemplos de Arte Visual:
1° IMAGEM- OBRA DE JOSÉ COSTA LEITE
2° IMAGEM- OBRA DE CAETANO CAMPOS
Agora é sua vez, vocês irão escolher um desses dois exemplos de arte visual acima e reproduzir no seu caderno:
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE- EMAPA
Condado, 29/03/2021.
Educando (a) _______________________________________
Série: IV FASE C
Unidade Temática: Artes Visuais
Conteúdo: Tipos de linha: a linha imaginária e a representada
A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual.
A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.
A linha é obtida através de infinitos pontos.
Também é obtida através do “rastro” de um ponto.
Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha.
As principais propriedade das linhas são:
● Contém grande expressividade gráfica e muita energia.
● Quase sempre expressa dinamismo, movimento e direção.
● Cria tensão no espaço gráfico em que se encontra.
● A repetição de linhas próximas gera planos e texturas.
⮚ Podemos classificar as linhas da seguinte maneira:
1 - Quanto à forma a linha pode ser: reta,quebrada,mista,curva,ondulada,fechada.
2 – Quanto à posição a linha pode ser: vertical,inclinada,horizontal.
3 - Quanto ao traçado a linha pode ser: cheia,fina,tracejada,traço e ponto,pontilhada.
ATIVIDADES
DESENHO COM LINHAS RETAS COLORIDAS.
DESENHO COM LINHAS CURVAS COLORIDAS.
⮚ Nesta atividade você irá criar um ou mais desenhos utilizando os exemplos citados acima e em seguida colorir. Solte a imaginação e capriche!
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE- EMAPA
Condado, 12 de Abril de 2021.
Aluno (a) _______________________________________
Série: IV Fase
Professor: __________________________
Unidade Temática: Dança
Conteúdo: História da dança
Dança
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.
A dança é elemento integrante da cultura. (Foto: Pixabay)
História da dança
Antes de desenvolver a linguagem oral, o homem utilizava a linguagem gestual para se comunicar, festejar e principalmente cultuar seus deuses por meio da dança. Em algumas cavernas do período Paleolítico é possível encontrar desenhos de pessoas dançando, possivelmente em referência a culto místicos.
Na História Antiga, povos do Egito, Mesopotâmia, Roma e Grécia foram os primeiros a adotar a dança como expressão artística. No Egito dançava-se em homenagem aos deuses, enquanto na Grécia a dança era uma forma de expressar seus mitos.
Com o passar do tempo a dança foi ganhando outros sentidos. Na Grécia Clássica, a dança estava relacionada aos jogos olímpicos e no Império Romano, qualquer dança que não estivesse vinculada à Igreja foi proibida. Somente no Renascimento, a dança ressurgiu de forma pomposa e apreciada pela nobreza.
No século XV surgiu o balé nas cortes italianas, originários dos grandes bailes de rua ficou conhecido como balletto. No século XVII, o balé saiu dos grandes salões e passou a ocupar os palcos, surgindo assim os primeiros espetáculos de dança.
O século XIX é marcado pelo surgimento da dança moderna como uma forma de contrapor ao balé. Com movimentos mais livres e valorização a conceitos estéticos, esse estilo apropria-se de torções, contrações, quedas e improvisações.
Consequentemente surge a dança contemporânea, que mescla criatividade e experimentações coreográficas. Esse estilo teve grande influência do street dance, breakdancing e hip hop.
Dança no Brasil
Assim como a cultura, as danças brasileiras é fruto da influência de várias nações, principalmente europeias e africanas. Os primeiros habitantes do território, os índios, dançavam em rituais religiosos e em eventos cotidianos (morte, doenças, nascimentos, etc.).
De forma geral, os tipos de danças no Brasil variam de acordo com a região. O Norte possui danças tradicionais como a marujada e o carimbo. A Região Nordeste é tipicamente conhecida pelo frevo, o maracatu e o forró. Já Região Sudeste predomina o samba, o lundu e o pagode.
A Região Centro Oeste, o cururu, a polca de carão e o sertanejo são as danças mais tradicionais. Já a Região Sul teve grande influência europeia, por esse motivo na região predomina o fandango, a milonga e o chamamé.
Elementos da dança
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
Movimento corporal
No dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos:
• Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço;
• Movimento liberado: são movimentos realizados com o corpo no espaço;
• Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.
Espaço
Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
Dentro do espaço são estudadas as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).
Tempo
Corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser lento, moderado ou rápido.
Elementos formais
Formação inicial: toda dança tem uma posição que os dançarinos devem assumir antes de começar a dançar.
Níveis altos, médios e baixos: de modo geral são movimentos possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.
Salto e queda: o salto ou o pulo é usado em muitas danças.
Direção: o movimento pode ser feito para diversas direções no espaço: frente, trás diagonal, esquerda, direita.
Rotação: é o giro, pode ser feito pelo corpo todo, por uma parte do corpo, em duplas, etc.
Deslocamento: pode ser feito saltando, andando, correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras.
ATIVIDADE
1) Na História Antiga, quais povos foram os primeiros a adotar a dança como expressão artística?
2) Qual o significado da dança no Egito e na Grécia?
3) O século XIX é marcado pelo surgimento da dança moderna como uma forma de contrapor ao balé. Quais as suas características?
4) A maioria das danças brasileiras tem origem em quais culturas?
5) Quais são os elementos da dança?
6) Quais os elementos formais da dança?
EXEMPLO DE DANÇA MODERNA
EXEMPLO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE- EMAPA
Condado, ______ de Abril de 2021.
Aluno (a) _______________________________________
Série: IV Fase
Professor: _______________________
ATIVIDADE DE ARTES: Qual é a diferença entre emojis, emoticons e smiley?
O QUE É UM EMOTICON?
As palavras em inglês “emotion” (emoção) e “icon” (ícone) formam o termo emoticon. Sequências curtas compostas por símbolos, letras ou números, tentam representar expressões faciais e posturas. Os emoticons podem dar vida o texto, assim como expressar humores ou estados emocionais
O que é um smiley?
O termo vem do inglês "to smile", que significa sorrir. O smiley é a representação gráfica de uma expressão facial. Na comunicação escrita, o autor expressa satisfação, ele está se divertindo ou brincando.
O que é um emoji?
Os emojis são imagens ou pictogramas. Expressões faciais e gestos são mostrados em forma de rostos e pessoas. Objetos, comida, atividades, animais, plantas, lugares e outras associações também são representados. Isso permite uma comunicação mais expressiva. Atualmente, os emoticons são convertidos automaticamente em emojis através de programas de processamento de texto ou serviços online. Para exibir emojis, o Unicode é convertido em gráfico. Os emojis estão disponíveis em nossos telefones celulares desde 2010
ATIVIDADE
1- Escreva uma pequena frase e substitua algumas palavras pelos emojis, veja o exemplo abaixo e crie a sua.
EXEMPLO: Vou à⛪ , pois a missa começa agora e estou atrasada.
Te vejo em🏠 .
Um💋
RESPOSTA:
2- O tema da atividade: COVID-19/ PANDEMIA.
Façam um emojis em seu caderno e pinte com o tema da PANDEMIA / COVID-19. Escreva uma frase para o seu desenho chamando a atenção para os cuidados que devemos ter. Pode ser mais de um desenho. Seja criativo.
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE- EMAPA Condado, 09/04/2021.
Aluno (a) _____________________________ Professor (a): _________________________
Série: IV Fase C UNIDADE TEMÁTICA: Teatro 03;05,2021
CONTEÚDO: Criação e Interpretação
ATIVIDADE DE ARTES
O teatro foi formalizado pelos gregos no século 4 a.C., mesmo havendo registros mais antigos de representações na China, no Egito e no Oriente Próximo, o teatro significa o lugar onde se vê. Ele evoluiu dos rituais primitivos ligados à religião para um espaço cênico organizado.
No século 17, o inglês William Shakespeare (15641616) ressuscitou essa arte, criando as tragédias e comédias mais famosas de todos os tempos. O americano Harold Bloom, crítico literário, defende a tese de que seríamos diferentes se o criador de Romeu e Julieta e da célebre citação "Ser ou não ser, eis a questão" não tivesse existido.
Trazida para o Brasil como instrumento pedagógico pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os índios, a encenação foi adquirindo cores nacionais no fim do século 19. Durante esses anos, a linguagem evoluiu, mudou de roupagem e teve filhotes. Um dos mais importantes apareceu há pouco mais de 50 anos: a teledramaturgia, base de um dos ícones da indústria cultural brasileira, a novela.
ATIVIDADE
1) Quando surgiu o Teatro no Brasil.
2) Você já ouviu falar de WILLIAM SHAKESPEARE, cite sua principal obra, conhecida até hoje no mundo inteiro.
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE- EMAPA
Condado, ______ de MAIO de 2021.
Aluno (a) _______________________________________
TENTE COLORIR OU REPRODUZIR COM BASE NA OBRA ORIGINAL: