O CONHECIMENTO ESTÁ NOS ESPERANDO, QUERIDOS ALUNOS.
SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO CANTINHO DE ENSINO RELIGIOSO.
BONS ESTUDOS!!!!!
Unidade Temática: Meio ambiente e religião.
Conteúdo: As forças da natureza e a religião
Religião pode ser grande aliada da conservação ambiental
Por que, então, não transformar os organismos de fé em poderosas aliadas do meio ambiente? Este é o trabalho que o WWF (World Wide Fund for Nature - "Fundo Mundial para a Natureza") – enquanto parceiro da Aliança de Religiões e Conservação (ARC) – está fazendo ao redor do mundo por meio do programa Terra Sagrada. “Acreditamos que não vamos conseguir um mundo melhor, mais justo e sustentável, se ficarmos exclusivamente falando para nós mesmos. Precisamos conversar com milhões, bilhões, movimentar a sociedade toda. Se existem entidades que conseguem essa mobilização e carecem do conhecimento em conservação ambiental que temos, por que não unir forças?”, defende Cláudio Maretti, líder da Iniciativa Amazônia Viva, do WWF.
A instituição atua com diferentes lideranças religiosas, em diversas partes do planeta, de acordo com as necessidades de cada local. No Himalaia, por exemplo, onde o trabalho do WWF já está mais desenvolvido, vários monastérios budistas estão implantando programas de reflorestamento e incentivo às energias alternativas. Na África oriental, a rede dialoga com líderes de religiões tradicionais e, também, da Igreja Católica, para criar ações de combate à matança e ao tráfico ilegal de animais. Já nos EUA, a conversa é com representantes do protestantismo e catolicismo, sobretudo para discutir mudanças climáticas, assunto em que a “nação do Tio Sam” é peça-chave no cenário mundial.
“Cada religião tem uma maneira diferente de se relacionar com a natureza, mas há um ponto em comum: todas as crenças moralmente defensáveis, ou seja, aquelas que não são cultos satânicos ou coisas do tipo, têm uma visão positiva do meio ambiente”, diz Maretti. “Os católicos, por exemplo, defendem que ao homem foi dado o dom e a tarefa de viver na Terra e cuidar da criação divina. Para sobreviver, precisamos da natureza, mas o Papa Francisco diz que a tarefa não pode se sobrepor ao dom. Ou seja, que a extração dos recursos naturais não deve se sobrepor à capacidade de amá-la e respeitá-la”, explica o especialista em conservação ambiental.
“... Aqueles que têm menos condições serão os que sofrerão primeiro e com mais intensidade os efeitos de toda essa bagunça climática que estamos vivendo”, explica Maretti.
ATIVIDADE
1. Porque você acha que as religiões do mundo devem se mobilizarem para cuidar do planeta em que vivemos?
2 . O que você entende por “a tarefa não pode se sobrepor ao dom”?
3. (Assinale a alternativa correta) Onde e como os trabalhos do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) estão mais desenvolvidos?
(a) No Himalaia, com os monastérios budistas, com o foco no reflorestamento e no incentivo às fontes de energias tradicionais;
(b) Na América Latina, com as religiões locais, com foco no combate ao desmatamento da Floresta Amazônica;
(c) No Himalaia, com os Monastérios Budistas, com o implante de programas de reflorestamento e incentivo às energias alternativas;
(d) Na América Latina, com o Protestantismo, com foco no combate aos incêndios da Região Centro-Oeste do Brasil;
(e) No Himalaia, com a Igreja Católica, com o implante de programas de reflorestamento e incentivo às energias alternativas.
Políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. São medidas e programas criados pelos governos dedicados a garantir o bem estar da população.(...)
O planejamento, a criação e a execução dessas políticas é feito em um trabalho em conjunto dos três Poderes que formam o Estado: Legislativo, Executivo e Judiciário. O Poder Legislativo ou o Executivo podem propor políticas públicas. O Legislativo cria as leis referentes a uma determinada política pública e o Executivo é o responsável pelo planejamento de ação e pela aplicação da medida. Já o Judiciário faz o controle da lei criada e confirma se ela é adequada para cumprir o objetivo.
As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. (...) Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade. O bem-estar da sociedade está relacionado a ações bem desenvolvidas e à sua execução em áreas como saúde, educação, meio ambiente, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança, ou seja, deve-se contemplar a qualidade de vida como um todo.
(...) As políticas públicas existem e são executadas em todas as esferas de governo do país, ou seja, há ações em nível federal, estadual e municipal.(...)
Por, Stephanie Macêdo – Rede Alese
Fonte: https://al.se.leg.br/politicas-publicas-o-que-sao-e-para-que-existem/
Atividade
1- Com suas palavras, defina políticas públicas.
2- Para que servem as políticas públicas?
3- Quais assuntos devem ser temas das políticas públicas?
4- Analisando a imagem a seguir, como você compreende o processo de construção de uma política pública?
▪ UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
▪ OBJETIVO DO CONHECIMENTO: Crenças, filosofias de vida e esfera pública
▪ CONTEÚDO: Mito e Religião
VIVÊNCIA DA SEMANA DO FOLCLORE
Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmite através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A Carta do Folclore Brasileiro, em sintonia com as definições da UNESCO, declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.
O QUE É MITO?
Mito é uma história, de determinada cultura, que busca explicar a origem do mundo e dos seres, os acontecimentos e fenômenos da natureza e da vida humana. Nesse tipo de narrativa, que não procura comprovações em relação aos fatos narrados, há seres transcendentes (o que está além do mundo visível e das capacidades humanas), como divindades e seres sobrenaturais.
MITOS DA CRIAÇÃO DO MUNDO
Os mitos se referem ao mistério, às coisas que não encontram palavras para serem ditas. Por isso são histórias simbólicas que procuram explicar realidades que vão além dos fatos racionais. Essas histórias narram o que aconteceu antes do surgimento do ser humano, como surgiu o mundo, etc. O mito se utiliza de uma linguagem simbólica que permite diferentes interpretações. O mito se expressa na forma poética, pois pretende se comunicar diretamente com os sentimentos humanos. A linguagem mítica está também presente nos textos sagrados de muitas tradições religiosas, tanto nos textos orais como nos escritos. Entre diversos povos, como os indígenas, africanos e na Antiga Grécia, encontramos histórias míticas para explicar diferentes aspectos da vida.
Índios Dessâna – Amazônia: No princípio o mundo não existia. As trevas cobriam tudo. Enquanto não havia nada, apareceu a mulher por si mesma. Isso aconteceu no meio das trevas. Ela apareceu sustentando-se sobre o seu banco de quartzo branco. Enquanto aparecia ela o cobriu com enfeites e o fez como um quarto. Ela se chamava Yebá Burô, a Avó do Mundo ou Avó da Terra. Havia coisas misteriosas para ela criar por si mesma. Foi ela que pensou o futuro do mundo, sobre os futuros seres. Depois de ter aparecido, ela começou a pensar sobre como deveria ser o mundo.
Fonte: https://ipfer.com.br/blog/saladeaula/mitos-religiosos/
ATIVIDADE
1) DEFINA o que é mito. ______________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________
2) MARQUE a alternativa correta.
I - Transcendente é o/a
A) movimento de criação do planeta Terra.
B) que definimos de bondade e maldade do ser humano.
C) oportunidade de estudarmos sobre a felicidade e o respeito.
D) que está além do mundo visível e das capacidades humanas.
II - O mito contado é da tribo indígena
A) Dessâna.
B) Maxacali.
C) Tupiniquim.
D) Tupi
3) O mito da criação do mundo dos índios Dessâna é igual ao que sabemos sobre a criação do mundo cristã?
5) O mito utiliza que tipo de linguagem? Por quê?
4) Vivenciando a semana do folclore. Relate uma festividade religiosa que também seja considerada folclórica, mencionando a localidade e como acontece.
▪ UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
▪ OBJETIVO DO CONHECIMENTO: Crenças, filosofias de vida e esfera pública
▪ CONTEÚDO: As religiões e a esfera pública
COPIAR E RESPONDER A ATIVIDADE NO CADERNO.
ENVIAR A FOTO DA ATIVIDADE PARA O GRUPO DE WHATSAPP OU PRIVADO DO PROFESSOR
O Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de agosto como forma de homenagem aos pais, figuras que dedicam suas vidas a cuidar de seus filhos.
ORIGEM DO DIA DOS PAIS
O Dia dos Pais é uma celebração moderna que, assim como o Dia das Mães, teve seu surgimento nos Estados Unidos. As primeiras celebrações dessa data remontam ao começo do século XX e estão relacionadas com Sonora Smart Dodd, artista e escritora que morava no estado de Washington. Os historiadores apontam que ela propôs a criação do Dia dos Pais como um feriado, pela primeira vez, em 1910. A sugestão de Sonora Dodd teria sido uma forma de homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana. Dodd conta que o seu pai criou seus filhos sozinho depois que sua mãe (e esposa de Smart), Ellen Smart, faleceu ao dar à luz seu sexto filho.
A COMEMORAÇÃO NO BRASIL
No Brasil, a celebração do Dia dos Pais foi proposta, pela primeira vez, em 1953, no jornal O Globo. A ideia partiu de Sylvio Bhering, publicitário que, na época, ocupava funções na Rede Globo. Com base em sua ideia, o jornal carioca elaborou um texto, no dia 15 de agosto de 1953, estipulando que o “Dia do Papai” seria uma forma de os filhos demonstrarem um “enternecido reconhecimento que devem a quem lhes consagra energia e desvelos, preocupações e esperanças”. A proposta de Sylvio era celebrar o primeiro Dia dos Pais no Brasil em 16 de agosto. Seu objetivo era utilizar a data para garantir mais anúncios publicitários ao jornal, pois a celebração poderia gerar aumento do consumo do comércio e visava atingir apenas a cidade do Rio de Janeiro, mas acabou se popularizando no Brasil. Como a celebração do Dia dos Pais em uma data fixa (16 de agosto) não se mostrou muito vantajosa, porque, às vezes, cairia em dias úteis, a data passou a ser celebrada no segundo domingo do mesmo mês, assim como o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo do mês de maio.
Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem aos papais toda a companhia, suporte e carinho recebido ao longo de suas vidas. Normalmente, neste dia, com presentes, mensagens, beijos e abraços, os filhos e filhas presenteiam seus pais, demonstrando todo o amor que sentem por eles.
Infelizmente nem todos têm os pais ainda vivos, todavia, vivos ou não, eles continuam trazendo o amor para o coração de todos. Os pais merecem todas as homenagens de seus filhos, pois eles lutam para conseguir um futuro melhor e tudo faz pela felicidade da família. Por isso, não deixe de homenagear seu PAI nesse Dia dos Pais!
Fonte do texto: www.preparaenem.com
(Adaptado por TSA)
1. Segundo o texto, qual o intuito em celebrar o dia dos pais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo o texto, por que os pais merecem as homenagens dos seus filhos?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Para você, é importante o calendário brasileiro estabelecer uma data para comemorar o dia dos pais? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.Observe as palavras abaixo e escreva um pequeno texto em homenagem ao seu pai utilizando-as na sua mensagem.
TRABALHO AMOR CARINHO
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sabe como o dicionário Houaiss define as palavras "superstição" e "crendice"? Como a "crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar confiança em coisas absurdas, sem nenhuma relação racional entre os fatos e as supostas causas a eles associados". Ou seja, é acreditar em fatos ou relações sobrenaturais, fantásticas ou extraordinárias e que também não encontram apoio nas religiões ou no pensamento religioso.
Por sua origem popular, as crendices e superstições também integram o folclore de um povo. São muitas as superstições e crendices do folclore brasileiro. (...) Ainda se podem mencionar as "simpatias", procedimentos ou práticas que podem surtir efeitos extraordinários.
Finalmente, na categoria das crendices e superstições também se enquadram os talismãs e amuletos, que protegem ou trazem boa sorte.
Lembre:
Religião é algo que permanece com o tempo e necessário é crer de forma intensa; enquanto que, a superstição é algo em que não se acredita 100%, mas se faz esta ou aquela simpatia, carrega-se um objeto da sorte.
Crenças e superstições mais comuns no Brasil
Colocar uma vassoura atrás da porta faz as visitas irem embora logo.
Para encontrar algo que desapareceu, dê três pulinhos para São Longuinho.
Se a palma da mão coçar, é sinal que você irá receber dinheiro.
Se sua orelha esquentar, alguém está falando mal de você. Nesse caso, vá dizendo o nome dos suspeitos até a orelha parar de arder ou morda da gola da camisa, para o fofoqueiro morder a língua.
Trevo de quatro folhas é um talismã. Acredita-se que ele atraia boa sorte e fortuna a quem o encontrar.
Quebrar um espelho atrai sete anos de azar.
Chinelo virado para baixo pode atrair o mau agouro, como a morte de sua mãe.
Sonhar que um dente é arrancado é sinal de que vai morrer alguém na família.
Passar por debaixo de uma escada não atrai a má sorte. Mas quem passa, está renunciando à subida e ao progresso na vida.
Usar roupas brancas, pular sete ondas e comer lentilhas no Réveillon ajuda a atrair a boa sorte no ano que se inicia.
Guarda-chuva nunca deve ficar aberto dentro de casa. Isso pode trazer infortúnios.
Bater três vezes na madeira ajuda a afastar o azar.
Sexta-feira 13 é um dia azarento e, por isso, exige cautela.
Atividade
1- Você acredita que as superstições determinam o futuro de alguém? Por quê?
2- A Bíblia diz : ”... que andamos por fé, e não por vista.” (2 Coríntios 5:7) Como você compreende esse versículo? Na sua opinião, a fé tem relação com a superstição?
3- Faça uma lista de outras superstições ou crendices que você conhece.
4- Faça uma pesquisa sobre a crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar.
Fontes:
https://segredosdomundo.r7.com/21-supersticoes-mais-comuns-no-brasil/
https://otrecocerto.com/2014/05/20/supersticoes-e-crendices-brasileiras-mais-populares/
Unidade Temática: Crenças religiosas e filosofias de vida.
Conteúdo: Os elementos constituintes das religiões: mitos, ritos e símbolos.
OS SANTOS JUNINOS
Queridos estudantes,
Realizem uma pesquisa sobre OS SANTOS JUNINOS e copiem um pouco da história de cada um deles. (VALERÁ NOTA)
1- Santo Antônio
2- São João Batista
3- São Pedro
Bom Trabalho!!!
OBSERVAÇÃO
▪ UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
Ensino Religioso
1- De acordo com o Texto I, como você compreende a forma de transmissão de preconceitos?
2- Por que a EDUCAÇÂO é o caminho para tratar o preconceito?
3- Você já foi vítima de algum tipo de preconceito? Como você se sentiu?
4- Segundo o Texto II o que é empatia?
5- O que você faria se presenciasse uma pessoa sendo vítima de algum tipo de preconceito?
6- Leia o versículo abaixo e responda às questões.
“Eis que Deus é mui grande, contudo a ninguém despreza; grande é em força e sabedoria.”
Na sua opinião, quais são as pessoas que merecem respeito? Por quê?
OBSERVAÇÃO
▪ UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
▪ OBJETOS DE CONHECIMENTO: Crenças, convicções e atitudes.
▪ CONTEÚDO: As crenças e as escolhas religiosas.
De onde vêm o bem e o mal?
Todos perguntam o que é o bem e o que é o mal. A resposta não é fácil, pois há muitas ideias diferentes a respeito. Mas podemos começar por dizer que o bem é uma ação humana positiva, um agir virtuoso, um comportamento adequado. A conduta humana pode ser tanto boa quanto má. É nesse sentido moral que vamos analisar a questão: “o bem e o mal estão relacionados ao comportamento das pessoas. O problema é que o que é bem ou mal para alguém pode não ser para outro, e assim as coisas se complicam.”
As religiões e as filosofias sempre deram suas respostas a essa questão.
A forma como Santo Agostinho, filósofo cristão, tentou responder é interessante. Seu argumento era de que o Universo é inteiramente bom, e que o mal é apenas a ausência ou a privação do que é bom. Onde o bem não existe, forçosamente existe o mal. Mas de onde vem o bem? O bem vem de Deus e é a marca do Criador dentro dos seres humanos. Agostinho afirmava que Deus era o supremo Bem; nada poderia ter mais bondade do que Ele. O mal é obra dos próprios seres humanos; resulta da sua liberdade, do seu livre-arbítrio.
Agostinho, porém, afirma a realidade do pecado original como uma herança que todos carregamos, uma vez que somos herdeiros de Adão. Essa semente do mal, provinda do pecado, da liberdade humana diante das leis divinas, só poderá ser curada pela graça de Deus.
Outro filósofo cristão, Santo Tomás de Aquino, afirmava o mesmo que Agostinho: de Deus vem a emanação de todo o bem, e ,...... O fim último da conduta humana é buscar Deus. Toda ação boa e virtuosa é a que busca Deus.
Sócrates dizia que o bem provém da natureza divina da alma; praticamos o bem quando respeitamos a lei divina. O mal é fruto da ignorância dos seres humanos em relação a essa lei. Portanto, a ideia do bem nos é inata. Agimos bem quando respeitamos essa lei e mal quando a desrespeitamos ou a ignoramos. Na visão socrática, o mal não é pecado, é ignorância do bem.
Outra visão importante da origem do mal considera que existe uma luta entre dois princípios. O modelo dessa concepção está na antiga religião persa. Zaratustra, seu fundador, acreditava que no Universo há duas forças oponentes em eterna disputa: a divindade, origem do bem, e uma antidivindade, origem do mal. Segundo ele - contrariando Agostinho e Sócrates -, o mal não é a ausência do bem, nem ignorância das leis divinas: ele tem uma existência e é tão real quanto o bem. As ideias de Zaratustra exerceram muita influência no mundo e em outras religiões. Depois dele, houve Mani (216-277), profeta também persa que fundou o maniqueísmo, justamente a ideia de que existem um bem e um mal absolutos.
Mais tarde, Jacbb Boehme (1575-1624), teólogo alemão influenciado pela tese de Zaratustra, defendeu que, na realidade das coisas e do Universo, havia mesmo dois princípios em luta: o bem e o mal. Mas esses princípios antagônicos estão no próprio Deus. Eles estão unidos a Deus de forma conflitante e isso pode ser observado na realidade. Assim, esse antagonismo aparece nas criaturas de Deus, na natureza e no ser humano.
Existe ainda outra visão, que podemos chamar de evolucionista. Segundo ela, o objetivo final de todos nós é ser bons. O mal é apenas um erro passageiro, enquanto não aprendemos a ser bons. Essa é, por exemplo, a visão espírita e de outras correntes espiritualistas.
SCHNEIDERS, Amélia & CORREA, A. Avelino. De mãos dadas: educação religiosa. São Paulo, Scipione, 1997.
ATIVIDADES
1. Como você entende o bem e o mal?
2. Comente: “O bem e o mal estão relacionados ao comportamento das pessoas. O problema é que o que é bem ou mal para alguém pode não ser para outro, e assim as coisas se complicam.”
3. Exemplifique atitudes que caracterizam o bem e o mal.
OBSERVAÇÃO
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças, filosofias de vida e esfera pública.
· CONTEÚDO: A sexualidade humana.
ADOLESCÊNCIA: A FASE DAS DESCOBERTAS
Mudanças no corpo, na mente e um período de transição entre a infância e a idade adulta. Isso é a adolescência, uma fase que, segundo a Organização Mundial da Saúde, vai dos 10 aos 19 anos.
Para o psicólogo da PUC e autor do livro “O adolescente em desenvolvimento”, Antonio Carlos Amador Pereira, a adolescência começa na puberdade, período de crescimento físico e mudanças hormonais. Isso acontece em períodos distintos entre meninos e meninas.
Segundo Antonio Carlos, mesmo como todas essas transformações, essa fase tem como tema central a descoberta de si mesmo. “O adolescente deve aprender a conhecer o corpo e entender os sentimentos e comportamentos desenvolvidos.”.
Enquanto adolescentes, eles tem pressa para chegarem à idade adulta. Porém, quando conquistam o que tanto queriam, acabam sentindo falta da fase que passou e, muitas vezes, tentam voltar a ela. “Quando o adolescente deseja ser adulto é para não ter cobranças e exigências dos pais. Enquanto que o adulto quando quer voltar a essa, é justamente por arcar com várias responsabilidades que naquela época não tinha”, afirma.
Veio-me à memória minha adolescência. Uma vida de sonhos e medos partilhada com os amigos, com os semelhantes. Não temos experiência, mas temos muita vontade. Construímos muita coisa com a amizade; com delicadeza e agressividade a gente abre o mundo. Meio sem jeito, com muita dúvida e culpa, vamos abrindo caminhos. Tudo é novo, tudo é passível de mudança, para tudo temos um jeito.
ATIVIDADES
1. Saúde, dinheiro, simpatia, convencimento, inteligência, família, Deus. O que vale mais na vida das pessoas? Por quê?
2. Escreva um pouco sobre você.
a) Eu sou assim:
b) Gosto de:
c) Detesto:
d) Admiro:
e) Não admiro:
f) Meus sonhos são:
g) O que me deixa mal é:
OBSERVAÇÃO
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças Religiosas e Filosofias de Vida
· CONTEÚDO: · As crenças e as escolhas religiosas.
Leia o poema abaixo:
A RELIGIÃO NO COTIDIANO, Borres Guilouski
Religião significa religar
Religar a pessoa
Consigo mesma
Com a vida
Com a natureza
Com o sagrado.
A religião está no coração de
Muita gente
Está na maneira de viver
De praticar o bem
De orar, rezar ou fazer a prece
De estender as mãos para ajudar alguém.
Existem muitas religiões
Religiões dos índios
Religiões dos afro-descendentes
Como candomblé e umbanda
Religiões diferentes e até semelhantes entre si
Hinduísmo e budismo
Judaísmo e cristianismo
Islamismo e a fé dos seguidores bahá’ís
Espiritismo e muitas outras mais.
Boa é toda religião
Que ensina as pessoas
A viver o respeito, a compaixão
O amor e a paz.
ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1.A partir do poema de Borris Guilouski, escreva os nomes de algumas religiões apresentadas.
__________________________________
2. Segundo o estudo de hoje, por que o Brasil possui uma rica diversidade religiosa?
__________________________________
3.O Brasil é um Estado Laico. O que isso significa?
__________________________________
4.O que assegura a Liberdade de Expressão e de Culto no Brasil? Você acha que em todos os países do mundo existe esta garantia?
__________________________________
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças Religiosas e Filosofias de Vida
· CONTEÚDO: · A Religião e a esfera pública
ATITUDES PARA UMA BOA VIDA - CAMPANHA ANTITABAGISMO
UMA IMAGEM DIZ TUDO
1. O que se vê nessa imagem?
2. Qual o tema que essa imagem aborda?
3. Você conhece alguém que pratica o que o homem da imagem está fazendo?
4. Essa atitude é boa ou ruim para a saúde? Explique o que essa atitude provoca no organismo humano:
5. Que mensagem você deixaria para esse homem da imagem?
Boa atividade!
OBSERVAÇÃO
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças Religiosas e Filosofias de Vida
· CONTEÚDO: · As doutrinas religiosas
Uma doutrina é o agrupamento de ensinamentos sobre uma crença ou qualquer outro tipo de ensinamento a serem propagados entre os demais seguidores, logo a doutrina religiosa é a reunião de princípios de uma determinada religião. Nessa perspectiva, é valido ressaltar que toda religião possui uma doutrina, pois todas possuem fundamentos e instruções a serem repassados e seguidos a todos os membros.
A doutrina pode ser modificada ou alterada pelos seus membros, o que não se aplica aos dogmas que são tidos como verdades imutáveis, porém ambos são pertencentes a religião que formam um conjunto de crenças vinculado a uma divindade e atuam no comportamento do sujeito de forma individual, social e espiritual.
As doutrinas religiosas têm um grande papel na sociedade, pois devido ao surgimento no século XIX do espiritismo- doutrina que difunde a filosofia de que todo homem é um canal de comunicação entre os vivos e espíritos- muitas pessoas puderam desassociar as vozes ouvidas a bruxaria, conforme era acreditado anteriormente e assim auxiliar entes queridos por meio da compreensão da morte.
Várias religiões têm como base a doutrina de amar a Deus e seus irmãos, que parte dos princípios cristãos e dos ensinamentos disseminados por Jesus na terra, propagando assim uma cultura de fé e tolerância o que resultou na evolução comportamental da humanidade.
Entretanto, há religiões que trazem correntes mais flexíveis em relação aos conhecimentos e pensamentos, como é o caso do budismo que não foca em uma doutrina para ser pautada ou memorizada, mas na busca pela verdade por si mesmo, na prática e não precisamente na crença para que assim alcancem a iluminação.
É importante ressaltar também, que a reunião de conhecimentos e seguidores para formar uma doutrina nem sempre possui uma finalidade positiva e interesses próprios, essa adaptabilidade em determinados princípios resultam em interpretações mal intencionados com ações brutais e irreparáveis. Um exemplo está na formação da Santa Aquisição, criada no século XIII dirigida pela Igreja Católica Romana que funcionava como um tribunal que condenavam e torturavam todos aqueles que se opuseram as doutrinas da Igreja Católica (os considerados hereges), mostrando então a ideia de supremacia de uma doutrina face a outra.
Dessa forma, independentemente das convicções é perceptível o grande papel que a doutrina traz se dá na aquisição de novos seguidores e disseminação de conhecimentos, pois com ela há a união de pessoas que possuem pensamentos similares, que seguem e propagam esses conceitos, podendo ser difundidos de modo mais democrático como livros, panfletos ou qualquer outra plataforma de comunicação, garantindo que a transmissão será repassada sem ruídos, pois todo tipo de ensinamento necessita de uma base de conhecimento, de conceitos básicos para serem compreendidos e apreendidos.
Disponível em:
http://blog.canoro.com.br/o-que-e-doutrina-religiosa-e-como-ela-funciona/
https://sobrebudismo.com.br/quais-sao-os-ensinamentos-basicos-do-budismo/
https://www.estudopratico.com.br/santa-inquisicao-da-igreja-catolica/
EXERCÍCIO
1- Para você qual é o principal papel da doutrina religiosa na sociedade?
2- A base de toda religião é composta por uma doutrina, mas nem toda doutrina é uma religião, o que você entende sobre essa afirmativa?
3- Apesar de possuir uma filosofia não fundamentada em ensinamentos escriturados, conforme o texto é possível dizer que o budismo possui uma doutrina? Justifique seu posicionamento.
4- De acordo com o texto, cite as principais modificações históricas e sociais trazidas por algumas doutrinas?
OBSERVAÇÃO
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças Religiosas e Filosofias de Vida
· CONTEÚDO: · As crenças e as escolhas religiosas.
A Cruz, símbolo e sinal do amor de Cristo por nós
Era professor de natação. Certa noite, não conseguia dormir. Eu morava perto do ginásio e como eu tinha a chave do ginásio para lá me dirigi. Fui até a piscina para nadar. Não acendi a luz porque conhecia bem o lugar. Lá do céu, numa noite até agradável a lua cheia brilhava através do teto de vidro iluminando o recinto.
Subi a escadinha do trampolim. Fiquei fazendo exercício de respiração. Fui até a ponta. Abri meus braços. Fechei os olhos. Assim fiquei por uns tempos. Quando abri os olhos, reparei que meu corpo fazia uma grande sombra na parede em frente. Com os braços abertos, a silhueta de meu corpo formava uma magnífica cruz.
Em vez de saltar, fiquei parado contemplando aquela imagem... Nesse momento pensei na cruz de Jesus e em seu significado.
Relembrei minha vida. Eu era cristão, e quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz para nos salvar. Mas tudo isso já havia passado. Agora se colocava só como uma lembrança antiga embora boa.
Não sei por quanto tempo fiquei parado sobre o trampolim com os braços estendidos em forma de cruz. Pensando. Pensando.
Eu não mergulhei na piscina, como fazia sempre. Afastei-me do trampolim, desci a escadinha. Ia embaixo mergulhar na água. Movi minha perna direita para tocar na superfície da água para quebrar um pouco o frio da água. Não consegui... Desci mais.
Também não. Só então percebi que haviam esvaziado a piscina naquela tarde. E eu nem havia percebido!
Tremi todo e senti um calafrio percorrer toda a minha espinha. Meu coração começou a disparar em meu peito.
Se tivesse saltado naquela noite, teria sido meu último salto.
Voltei para casa ainda impressionado. A imagem da cruz que minha figura compôs à luz do luar, havia salvado minha vida.
Fiquei muito agradecido a Deus, que por me amar permitiu que eu continuasse vivo.
Tomei consciência de que não somente a minha vida física, mas meu espírito também precisava ser salvo. Eu que há tanto tempo estava afastado de Deus.
Aquela noite foi o início de um retomo para a vida religiosa.
Monsenhor Paulo Daher
01) Reflita sobre o texto e faça um comentário sobre qual mensagem ele nos passa.
02) Faça um acróstico usando o título do texto e palavras que você considerou importante no texto:
3) Complete o texto com as palavras a seguir:
OBSERVAÇÃO
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças Religiosas e Filosofias de Vida
· CONTEÚDO: As correntes Filosóficas e as Crenças
LEIA O TEXTO ( NÃO PRECISA COPIAR) E COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO.
ATITUDES PARA UMA BOA VIDA
OBSERVAÇÃO
Unidade temática: CRENÇAS RELIGIOSAS E FILOSOFIAS DE VIDA
Conteúdo: Símbolos, ritos e mitos religiosos
SÍMBOLO SAGRADO: ÁGUA
Em praticamente todas as religiões a água é considerada um elemento sagrado. Em geral, a água representa a “vida”, a limpeza e a pureza. Em algumas culturas a água é uma divindade dotada de vida e espírito.
No sincretismo religioso Nossa Senhora dos Navegantes para os Católicos, Iemanjá no Candomblé e Umbanda, Iara para os Guarani. Símbolo do sagrado feminino e da força das águas.
A água está presente em muitos momentos da história do Cristianismo. Ex: Moisés abre o mar Vermelho, Batismo de Jesus, etc. Além disso, é utilizada em muitos rituais.
ÁGUA SÍMBOLO SAGRADO: CRISTIANISMO
A Água Benta, é aquela que foi tornada sagrada por um Sacerdote, seja para o Batismo, para bênçãos ou para repelir o mau.
ÁGUA SÍMBOLO SAGRADO: ESPIRITÍSMO
No Espiritismo, que é uma religião codificada por Allan Kardec na França, mas que é muito popular no Brasil, a água pode ser magnetizada por meio das preces e bons pensamentos, tornando-se fluidificada. Para os espíritas a água fluidificada possui propriedades curativas, pois os pensamentos alteram a organização das moléculas de água.
Exercicíos
1- Para os espíritas a água fluidificada possui propriedades:
a- Alcalinas;
b- Curativas;
c- Mágicas;
2- A água que foi tornada sagrada por um Sacerdote, seja para o Batismo, para bênçãos ou para repelir o mau no catolicismo é chamada de
a- Água da vida;
b- Amrita;
c- Água Benta;
3- Iemanjá no Candomblé e Umbanda, Iara para os Guarani. Símbolo do sagrado feminino e da força das águas. No sincretismo com o Catolicismo é a:
a- Nossa Senhora Aparecida;
b- Joana Darc;
c- Nossa Senhora do Navegantes;
OBSERVAÇÃO
Unidade temática: CRENÇAS RELIGIOSAS E FILOSOFIAS DE VIDA
Conteúdo: A mulher no mundo de hoje
ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO
Leia o texto e reflita sobre o seu conteúdo.
A mulher no mundo de hoje
Borres Guilouski
A mulher está conquistando seu espaço no mundo de hoje
Está redescobrindo a força do sagrado feminino da qual é portadora
Está compreendendo que a sua grande tarefa é cuidar da vida
E que para isso precisa estar antenada com todos os detalhes
Está rompendo com as antigas barreiras do machismo e dos preconceitos
E demonstrando que é tão capaz quanto o homem na área política,
científica, esportiva, artística, religiosa, educativa, entre outras
A mulher de hoje saiu para o mundo
Está mostrando ao homem que o mundo mudou
Que a grosseria do machismo é crime que deve ser punido
Que a emancipação das mulheres
Significa igualdade de direitos, sem perder o respeito e a ternura
A mulher de hoje além de mãe, esposa, amiga e companheira
pode ser:
Vaidosa e simpática
Independente e informada
Apaixonada e carinhosa
Inteligente e dona de casa
Professora e médica
Enfermeira e doutora
Reverenda e advogada
Bispa e pastora
Presidenta e taxista
Vereadora e costureira
Artesã e vendedora
Rabina e freira
Juíza e agricultora
Governadora e faxineira
Ialorixá e bailarina
Psicóloga e caminhoneira
Acrescente à lista
O que mais pode ser a mulher de hoje?
Atividade
1) Complete as frases abaixo de acordo com o texto. A mulher de hoje está:
a) Conquistando o ______________________________________________
b) Redescobrindo a______________________________________________
c) Está compreendendo que sua tarefa é_____________________________
d) Ela precisa estar ____________________ com os detalhes da vida.
e) Está rompendo com o ____________________ e os _________________
2) O que significa a emancipação das mulheres?
3) Destaque do texto as cinco palavras que indicam o que a mulher de hoje pode ser na área religiosa.
Depois faça uma pesquisa em dicionários ou, se possível, na internet, explicando o significado dessas cinco
palavras.
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.