Aula de Ciências - 09-09-2021
Páginas para consulta 74 a 86 (Métodos contraceptivos).
Atividade de Revisão
1- Os métodos contraceptivos garantem a proteção contra uma gravidez indesejada. Apesar de prevenir a gravidez, eles, normalmente, não garantem proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Marque a alternativa que indica corretamente o nome de um método que garante proteção contra IST.
a) DIU
b) Pílula do dia seguinte
c) Diafragma
d) Camisinha
e) Coito interrompido
2- As pílulas anticoncepcionais combinadas apresentam dois hormônios sintéticos que impedem a ovulação e promovem o espessamento do muco cervical. Os hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas são:
a) Progesterona e estrogênio
b) Testosterona e progesterona
c) Testosterona e adrenalina
d) Adrenalina e noradrenalina
e) Estrogênio e adrenalina
3- Os métodos contraceptivos podem ser classificados em: métodos de barreira, dispositivo intrauterino, métodos hormonais, métodos cirúrgicos e métodos naturais ou de abstinência periódica. Qual dos métodos a seguir é considerado um método de barreira?
a) Vasectomia
b) Laqueadura
c) Tabelinha
d) Diafragma
e) Anticoncepcional injetável
4- (Cefet-SP) Contracepção significa impedir a formação da célula ovo ou zigoto. Um dos métodos utilizados é a vasectomia ou esterilização cirúrgica masculina, no qual corta e amarra os canais deferentes. É um método regulamentado pela Constituição Federal por meio da Lei 9.263, de 1996, artigo 226. A esterilização cirúrgica masculina é um método que:
a) Favorece a participação masculina no planejamento familiar.
b) Constitui uma proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis.
c) Interfere na capacidade sexual masculina.
d) O homem deixa de ser fértil devido à paralisação da produção de espermatozoides pelos testículos.
e) Inibe a produção do hormônio testosterona pelos testículos.
5- Sobre os métodos contraceptivos, marque com V ou F as afirmativas abaixo:
A- ( ) A camisinha, além de prevenir uma gravidez não planejada, protege o casal de todas as doenças sexualmente transmissíveis.
B - ( ) Qualquer mulher pode utilizar o método da tabelinha para evitar a concepção, sendo bastante eficaz quanto a este objetivo.
C - ( ) A laqueadura, em alguns casos, pode ser revertida.
D- ( ) pílulas anticoncepcionais, além de prevenir a gravidez, são também utilizadas no tratamento de acnes, endometriose, cólica e síndrome dos ovários policísticos.
6- Nomeie cada uma das imagens:
Aula de Ciências - 02-09-2021
Para responderem a atividade consultem o livro didático no capítulo 3.
Atividade
01) RETIRA-SE O PÊNIS DA VAGINA ANTES DA EJACULAÇÃO.
02) MÉTODO QUE DISPENSA A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E OBJETOS NO INTERIOR DO CORPO; SÓ EVITAR RELAÇÕES NO PERÍODO FÉRTIL E PODE SER DENOMINADO MÉTODO NATURAL.
03) APRESENTA-SE EM FORMA DE GEL, GELEIAS, ESPUMAS OU CREMES, E SEU USO GERALMENTE ESTÁ ASSOCIADO AO DIAFRAGMA.
04) MÉTODO DE ESTERILIZAÇÃO PARO O HOMEM PRATICAMENTE IRREVERSÍVEL.
05) HÁ OBSERVAÇÃO DA TEMPERATURA DO CORPO TODOS OS DIAS COM TERMÔMETROS NA BOCA.
06) É O MAIS SEGURO MÉTODO ANTICONCEPCIONAL REVERSÍVEL PARA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ.
07) É CONFECCIONADO DE PLÁSTICO FLEXÍVEL COM FIO DE COBRE E SÓ PODE SER COLOCADO PELO MÉDICO.
08) CONSISTE NA OBSERVAÇÃO DO MUCO VAGINAL.
09) DISCO CONFECCIONADO DE BORRACHA FLEXÍVEL E GERALMENTE USADO ASSOCIADO A ESPERMICIDAS.
10) É O ÚNICO MÉTODO QUE PREVINE A GRAVIDEZ, AS DSTs E A AIDS.
11) APRESENTA HORMÔNIOS FEMININOS NA SUA CONSTITUIÇÃO.
Aula de Ciências - 26-08-2021
Assistam ao vídeo, em seguida leiam o texto de apoio e depois respondam a atividade no caderno.
Observação: Não precisam copiar o texto.
Plantas Medicinais
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento de doenças ou que ajudam a melhorar a saúde ou qualidade de vida da pessoa. Popularmente, as plantas medicinais são utilizadas sob a forma de chás ou infusões, mas também existem vários extratos de plantas que podem ser consumidos sob a forma de pó, cápsulas ou comprimidos e que, normalmente, apresentem melhor efeito, já que contêm uma concentração maior do ativo da planta. Embora as plantas medicinais possam ser uma boa forma de manter a saúde, prevenir a doença e até completar o tratamento de vários problemas crônicos, não devem ser utilizadas para substituir qualquer orientação dada pelo médico e o seu uso deve, também, ser informado para o médico, já que várias plantas podem ter interação com os medicamentos que estão sendo receitados.
Atividade
1- O que são plantas medicinais?
2- Como são popularmente utilizadas as plantas medicinais?
3- Pesquise sobre as vantagens e desvantagens do uso de plantas medicinais.
4-
5- Cite exemplos de plantas medicinais que você tem na sua casa.
6- Pesquise sobre os riscos do uso de plantas medicinais.
Aula de Ciências - 19-08-2021
Assistam ao vídeo e em seguida façam uma leitura no livro didático ( capítulo 3) e depois respondam a atividade.
Observação: Não precisam copiar o texto.
Aula de Ciências - 12-08-2021
Respondam a atividade do livro didático página 110 - Questões: 1,2,3,4,5,6 e 7.
Não precisam copiar as questões.
Aula de Ciências - 05-08-2021
Assistam ao vídeo e em seguida leiam o texto de apoio abaixo e depois respondam a atividade.
Observação: Não precisam copiar o texto.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)
São causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
DSTs mais comuns e seus sintomas
Sífilis: DST causada pela bactéria Treponema pallidum, muito disseminada entre pessoas jovens. A doença pode se manifestar de diversas formas, dependendo do seu estágio.
AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida): A Aids é o estágio final da infecção pelo vírus HIV, que ataca e destrói as células do sistema imunológico, deixando o organismo da pessoa sem condições de se defender contra outras doenças.
Hepatites B: A hepatite B é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite B, ou HBV, que provoca alterações no fígado e pode levar ao aparecimento de sinais e sintomas agudos, como febre, enjoos, vômitos e olhos e pele amarelados.
Herpes genital: No início, surgem bolhas muito pequenas agrupadas, localizadas sobretudo na vulva, no pênis ou ao redor do ânus. As bolhas podem se romper quando a pessoa se coça, causando pequenas feridas e dor tipo queimação.
Gonorreia: Causada pelas bactérias Neisseria gonorrhoeae ,causando infecção em órgãos genitais, podem causar dor ao urinar ou dor no baixo ventre (pé da barriga), corrimento amarelado, dor ou sangramento sangramento fora do período menstrual, dor e ardência para urinar, dor pélvica e dores abdominais.
Atividade
1) Quais as causas das doenças sexualmente transmissíveis?
2) O que é a sífilis?
3) Como a gonorreia age no organismo?
4) Como se caracteriza o herpes genital?
5) No caso da aids, o que acontece ao ser infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)?
6) O que o vírus da hepatite B causa?
Aula de Ciências - 29-07-2021
Com o auxílio do livro didático (capítulo 2) respondam a atividade no caderno.
Observação: Copiar perguntas e respostas.
Atividade
1) Responda:
A) Qual o nome que recebe o conjunto formado por líquidos seminal e espermatozoides?
B) Qual o nome do processo de expulsão dos espermatozoides do corpo para o meio externo?
C) Qual o nome que recebe a pele que cobre a glande?
D) Qual o nome que recebe a eliminação dos restos da parede uterina, misturados com sangue proveniente do rompimento dos vasos sanguíneos?
E) Qual o nome recebe a liberação do óvulo por um dos ovários?
F) Qual o nome do período em que a mulher tem maiores chances de engravidar?
G) Qual o nome recebe a união do óvulo com o espermatozoide, levando à formação do zigoto?
2) A descamação do endométrio que o ocorre mensalmente é chamada de:
A) Ovulação.
B) Fecundação.
C) Menstruação.
D) NDA.
3) Os órgãos responsáveis pela produção de células sexuais masculinas e femininas são:
A) testículos e tuba uterina.
B) pênis e útero.
C) testículos e ovários.
D) pênis e vagina.
4) Na urina de uma mulher foi verificada a presença de gonadotrofina coriônica. Essa substância indica que a mulher:
A) está menstruada.
B) está grávida.
C) tem diabetes.
D) tem falta de cálcio.
5) Observe a legenda;
1. tuba uterina.
2. testículo.
3. ducto ejaculatório.
4. vagina.
5. ducto deferente.
6. epidídimo.
7. uretra.
8. útero.
Para que a fecundação ocorra, o espermatozoide deverá percorrer:
A) 2 - 6 - 5 - 3 - 7 - 4 - 8 - 1
B) 6 - 5 - 4 - 3 - 7- 8 - 1 - 2
C) 4 - 7 - 6 - 5 - 1 - 2 - 3 - 8
D) 3 - 2 - 5 - 7 - 6 - 4 - 8 - 1
Aula de Ciências - 10-06-2021
Com o auxílio do livro didático (capítulo 2) respondam a atividade no caderno.
Observação: Perguntas e respostas.
Atividade
1) No caderno, indique as afirmativas verdadeiras.
a) A ovulação ocorre nos primeiros dias do ciclo menstrual.
b) O atraso da menstruação pode indicar gravidez.
c) O embrião formado nos primeiros dias após a fecundação é chamado de feto.
d) A menstruação é a eliminação de parte da camada interna do útero.
e) O cordão umbilical possui vasos sanguíneos que ligam o feto à placenta.
f) O ciclo menstrual é controlado por hormônios da hipófise e dos ovários.
g) A placenta produz um hormônio que atua na gravidez.
h) Na cesariana, o bebê nasce pela vagina.
i) Após a menopausa, a mulher pode engravidar naturalmente.
j) A menstruação ocorre quando o ovócito secundário não é fecundado.
2) A menstruação é um evento comum que se inicia na vida da mulher por volta dos 12 anos de idade. A primeira menstruação, que representa o início da capacidade de geração de uma nova vida, é denominada de:
a) menopausa. b) andropausa. c) menarca. d) ovulação.
3) Nos primeiros dois meses de gestação, o ser humano em desenvolvimento é chamado embrião. Após esse período até o nascimento, como é chamado o ser humano em desenvolvimento?
a) Embrião b) Feto c) Útero d) Espermatozoide e) Sêmen
4) Em que parte do sistema reprodutor feminino geralmente ocorre a fecundação do óvulo?
a) Tubas uterinas b) Tubas vaginais c) Canal deferente d) Ovários e) Tubas da fecundação
Aula de Ciências - 27-05-2021
Com o auxílio do livro didático (páginas- 42, 43, 44, 45) respondam a atividade no caderno.
Observação: Perguntas e respostas.
1) Observe a figura 2.38 e responda às questões. Ao mencionar uma estrutura que se encontra na figura, localize-a pelo número.
a) Onde os espermatozoides são produzidos? E onde amadurecem e adquirem mobilidade? Por que essa mobilidade é importante?
b) Em que tubo ocorre a passagem de urina? E de esperma?
c) Onde os ovócitos são produzidos?
d) Onde são produzidos os hormônios masculinos? E os femininos?
e) Onde ocorre a fecundação? E a nidação?
f) Por onde sai o bebê na hora do parto normal?
2) No caderno indique o trajeto do espermatozoide, desde o local de sua produção até onde acontece a fecundação, identificando as estruturas numeradas da figura 2.38.
3) O que é a infertilidade?
4) Existe tratamento para infertilidade masculina ? Comente sobre o assunto.
5) Existe tratamento para infertilidade feminina ? Comente sobre o assunto.
Aula de Ciências - 20-05-2021
Assistam ao vídeo e em seguida leiam o texto de apoio abaixo e depois respondam a atividade.
Observação: Não precisam copiar o texto.
18 de Maio - dia Nacional de
Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Leia o Cordel a seguir:
Um tema bem delicado:
Abuso sexual
À criança e adolescente,
Violência sem igual;
Situação de tormento.
Que, pra quem vive, é lamento
Um pesadelo real.
O sofrimento é calado
Pois geralmente o agressor
É família da criança:
Pai, irmão, tio, avô.
Mas quando a boca se cala
Com certeza o corpo fala
Demonstrando a sua dor.
Situações de abuso
Ocorrem no dia-a-dia
E se a gente se depara
Se constata ou desconfia
Apoio devemos dar
Para o disk 100 ligar
E exercer cidadania.
O conselho tutelar
É o órgão competente
Que se receber denúncia
Atua anonimamente
Faz todo o encaminhamento
À criança fica atento
Faz trabalho eficiente.
Não se omitir neste casos
É responsabilidade
Da família, do Estado
De toda a sociedade
E agir como cidadão
Fazendo a transformação
Da triste realidade.
Anne Karolynne S. Negreiros
Enfermeira especialista em saúde mental
Cordelista
Mãe
Cordel escrito durante o II Simpósio do Agreste Combate ao Abuso e Violência sexual contra crianças e adolescentes, na cidade Santa Cruz do Capibaribe.
REDE DE PROTEÇÃO
Em um segundo momento do Simpósio, os palestrantes Romero Silva e Michele Cristina explanaram sobre a Rede de Proteção em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, onde participaram membros do conselho tutelar de várias cidades do agreste pernambucano, profissionais de CRAS, CREAS, secretária de Cidadania e Inclusão Social, secretária de Educação, vereadora e profissionais que atuam na saúde do município e pelo Ministério da Saúde.
Na ocasião, mais uma vez foram escritos alguns versos:
É preciso implicância
Para do outro cuidar
Ter uma escuta sensível
Proteger e humanizar
Para um trabalho bem feito
Garantia do direito
Deve-se priorizar.
Para trabalhar em rede
É preciso coesão
Equipe compromissada
Com boa articulação
Juntos num objetivo
E cada membro ativo
Na Rede de Proteção.
Anne Karolynne
POR QUE 18 DE MAIO?
Esta data foi escolhida é em lembrança a Araceli Cabrera Sanches (8 anos), que sequestrada em 18 de maio de 1973, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
ATIVIDADE
Use sua criatividade para ajudar nesta campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Sugestões de Atividade
Faça um poema / redação sobre o tema; (gravar vídeo lendo o texto produzido);
Cartaz (por exemplo: pinturas de mãozinhas em forma de “PARE!”);
Desenho Artístico (com o slogan Faça bonito) – Mosaico;
Música;
Aula de Ciências - 13-05-2021
Com o auxílio do texto de apoio da aula do dia 06/05/2021 respondam a atividade no caderno.
Atividade
1) Após o ato sexual, as células sexuais feminina e masculina podem encontrar-se na tuba uterina, ocorrendo a formação da célula-ovo ou zigoto. O nome que recebe esse encontro é:
A) nidação. B) ovulação. C) ejaculação. D) fecundação.
2) Relacione as colunas:
ÓRGÂO
a) Ovários
b) Tubas uterinas
c) Vagina
d) Útero
REFERÊNCIA
( ) Canal que recebe o pênis durante o ato sexual.
( ) Órgão que aumenta de tamanho durante a gravidez.
( ) Glândula onde ocorre a produção de gametas.
( ) Por onde o óvulo desloca após a ovulação rumo ao útero.
A relação correta é:
A) a, d, b, c B) d, a, c, b C) c, d, a, b D) b, d, a, c
3) Com relação ao processo de reprodução humana normal é certo afirmar:
A) a fecundação do óvulo ocorre na vagina.
B) a fecundação do óvulo ocorre no colo do útero, logo após a saída da trompa uterina.
C) o óvulo após a fecundado se implanta na trompa uterina.
D) o óvulo fecundado, que passa a ser ovo, sofre várias divisões celulares e implanta se no útero.
4) Assinale a alternativa que mostra a(s) estrutura(s) compartilhada(s) pelos sistemas excretor e reprodutor de mamíferos machos.
A) Os testículos. B) A uretra. C) Os ureteres. D) Os vasos deferentes.
Aula de Ciências - 06-05-2021
Assistam a videoaula, em seguida façam uma leitura do texto de apoio e depois copiem e respondam a atividade no caderno.
Observação: Não precisam copiar o texto de apoio.
O Sistema Reprodutor
É responsável por proporcionar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção do gameta masculino (espermatozoide) e depositá-lo no interior do corpo da mulher. O sistema reprodutor feminino, por sua vez, atua produzindo o gameta feminino (ovócito secundário) e também servindo de local para a fecundação e desenvolvimento do bebê.
O sistema reprodutor masculino garante a produção dos espermatozoides e a transferência desses gametas para o corpo da fêmea. Ele é formado por órgãos externos e internos. O pênis e o saco escrotal são os chamados órgãos reprodutivos externos do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são órgãos reprodutivos internos.
- Testículos: são as gônadas masculinas e estão localizados dentro do saco escrotal, também conhecido como escroto. Eles são formados por vários tubos enrolados chamados de túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides serão produzidos. Além de produzir os gametas, é nos testículos que ocorre a produção da testosterona, hormônio relacionado, entre outras funções, com a diferenciação sexual e a espermatogênese.
- Epidídimo: após saírem dos túbulos seminíferos, os espermatozoides seguem para o epidídimo, formado por tubos espiralados. Nesse local os espermatozoides adquirem maturidade e tornam-se móveis.
- Ducto deferente: no momento da ejaculação, os espermatozoides seguem do epidídimo para o ducto deferente. Esse ducto encontra o ducto da vesícula seminal e passa a ser chamado de ducto ejaculatório, o qual se abre na uretra.
- Uretra: é o ducto que se abre para o meio externo. Ela percorre todo o pênis e serve de local de passagem para o sêmen e para a urina, sendo, portanto, um canal comum ao sistema urinário e reprodutor.
- Vesículas seminais: no corpo masculino observa-se a presença de duas vesículas seminais, as quais formam secreções que compõem cerca de 60% do volume do sêmen. Essa secreção apresenta várias substâncias, incluindo frutose, que serve de fonte de energia para o espermatozoide.
- Próstata: secreta um fluido que também compõe o sêmen. Essa secreção contém enzimas anticoaguladoras e nutrientes para o espermatozoide.
- Glândulas bulbouretrais: no corpo masculino observa-se a presença de duas glândulas bulbouretrais. Elas são responsáveis por secretar um muco claro que neutraliza a uretra, retirando resíduos de urina que possam ali estar presentes.
- Pênis: é o órgão responsável pela cópula. Ele é formado por tecido erétil que se enche de sangue no momento da excitação sexual. Além do tecido erétil, no pênis é possível observar a passagem da uretra, pela qual o sêmen passará durante a ejaculação.
Sistema Reprodutor Feminino
O sistema reprodutor feminino servirá de local para a fecundação e também para o desenvolvimento do bebê, além de ser responsável pela produção dos gametas femininos e hormônios. Assim como no masculino, o sistema reprodutor feminino apresenta órgãos externos e internos. Os órgãos externos recebem a denominação geral de vulva e incluem os lábios maiores, lábios menores, clitóris e as aberturas da uretra e vagina. Já os órgãos internos incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina.
- Ovários: no corpo feminino observa-se a presença de dois ovários, os quais são responsáveis por produzir os gametas femininos. Nesses órgãos são produzidos também os hormônios estrogênio e progesterona, relacionados com a manutenção do ciclo menstrual, sendo o estrogênio relacionado também com o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários.
- Tubas uterinas: no corpo da mulher, observa-se a presença de duas tubas uterinas, as quais apresentam uma extremidade que atravessa a parede do útero e outra que se abre próximo do ovário e tem prolongamentos denominados de fímbrias. A fecundação ocorre, geralmente, na região das tubas uterinas.
- Vagina: é um canal elástico no qual o pênis é inserido durante a relação sexual e o espermatozoide é depositado. Esse canal é também por onde o bebê passa durante o parto normal.
- Vulva: é a genitália externa feminina. Fazem parte da vulva os lábios maiores, os lábios menores, a abertura vaginal, a abertura da uretra e o clitóris. Esse último é formado por um tecido erétil e apresenta muitas terminações nervosas, sendo um local de grande sensibilidade.
- Útero: é um órgão muscular, em forma de pera, no qual se desenvolve o bebê durante a gravidez. A parede do órgão é espessa e possui três camadas. A camada mais espessa é chamada de miométrio e é formada por grande quantidade de fibras musculares lisas. A mais interna, chamada de endométrio, destaca-se por ser perdida durante a menstruação. O colo do útero, também chamado de cervice, abre-se na vagina.
Atividade
1) O sistema reprodutor masculino é formado por:
A) Testículos, pênis, próstata, vulva e canais deferentes.
B) Epidídimo, canal deferente, uretra, pênis, escroto e tubas uterinas.
C) Testículos, pênis, próstata, uretra, Epidídimo, escroto e vesículas seminais.
D) Canais deferentes, útero, uretra, próstata, pênis, escroto e vesículas seminais.
2) O sistema reprodutor feminino é formado por:
A) Por dois ovários, duas tubas uterinas, útero, vulva e uretra.
B) Epidídimo, vagina, dois ovários, trompas de falópio, escroto e vulva.
C) Vagina, vulva, dois ovários, uretra, útero, escroto e vesículas seminais.
D) Por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva.
3) Na espécie humana, a fecundação ocorre:
A) em qualquer uma das tubas uterinas.
B) no fundo do útero.
C) geralmente no ovário esquerdo.
D) na porção mais interna da vagina.
4) O esquema a seguir representa, de modo simplificado, uma seção vertical de algumas estruturas do abdome de uma mulher.
No esquema, os órgãos do sistema reprodutor feminino estão representados por:
A) 1, 2 e 6
B) 1, 2, 3 e 4
C) 1, 2, 6 e 7
D) 3, 4, 5 e 6
5) Parte do sistema reprodutor masculino que apresenta dupla função, excreção e eliminação de urina.
A) epidídimo.
B) próstata.
C) vesícula seminal.
D) uretra.
Aula de Ciências - 29-04-2021
Para responderem a cruzadinha consultem o livro didático no capítulo 09.
Aula de Ciências - 15-04-2021
Leiam o texto abaixo e em seguida respondam a atividade de revisão.
Observação: Não precisam copiar as perguntas e o texto.
Dicas para você praticar o consumo consciente de energia e economizar na conta de luz. Algumas são simples e não requerem construções ou grandes investimentos. Confira:
1. Tarefa obrigatória para reduzir o consumo de energia é apagar as luzes ao sair do ambiente;
2. Desligue aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso, já que o stand-by (modo espera) aumenta o consumo em 20%;
3. Se for trocar modelos de eletrônicos, escolha aqueles que possuem selos de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel);
4. Os computadores também têm algumas técnicas para poupar energia, como o "modo de espera" e até o hábito de desligar o monitor;
5. Chuveiros elétricos são os maiores consumidores elétricos de residências - eles representam cerca de 33% do valor da conta. Diminua o tempo de banho e, em dias quentes, coloque a chave de eletricidade do aparelho na posição "verão";
6. A geladeira é o segundo maior vilão do consumo consciente de energia, correspondendo a cerca de 23% do valor da conta. Não encoste a geladeira na parede, jamais seque roupas atrás da geladeira, limpe-a com frequência e verifique as borrachas de vedação;
7. A troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes irá economizar bastante energia;
8. Acumule uma boa quantidade de roupas para lavar na máquina e para utilizar o ferro de passar
9. O maior consumo de energia está no horário de pico, ou de ponta, das 18h às 21h. Se há a possibilidade de mudanças de hábitos para utilizar a maior parte da energia fora do horário de pico, os consumidores poderão aderir a essa opção e ter mais controle dos gastos com energia;
10. Utilize, sempre que possível, a iluminação natural. Evite instalar cortinas;
Com essas dicas é possível aumentar a eficiência energética da sua casa ou do seu prédio e assim também aumentar o valor do imóvel, além de contribuir para um consumo consciente de energia. FONTE: Adaptado de: www.ecycle.com.br
Atividade de revisão
1) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A) Óleo diesel.
B) Gasolina.
C) Carvão mineral.
D) Gás natural.
E) Vento.
2) Pesquise quais são os grandes vilões no consumo de energia elétrica.
3) Inúmeras são as fontes de energia disponíveis no planeta. Elas podem ser renováveis e não renováveis. As renováveis podem ser repostas a curto ou médio prazo, espontaneamente ou por intervenção humana. As fontes de energia não renováveis têm recursos limitados, ou seja, podem acabar um dia. Observe as imagens a seguir e escreva R para as fontes de energia renováveis e N para as fontes de energia não renováveis.
4) A civilização moderna está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas indústrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como,
I. combustíveis fósseis.
II. energia hidrelétrica.
III. energia nuclear.
IV. etanol.
V. energia eólica (energia dos ventos).
Desses 5 tipos,
A) apenas um é renovável.
B) apenas dois são renováveis.
C) apenas três são renováveis.
D) apenas quatro são renováveis.
E) todos são renováveis.
5) Essa fonte de energia muito utilizada no Brasil e no mundo é um minério fóssil que, quando processado, dá origem a vários subprodutos, como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.
A que fonte de energia refere-se o fragmento acima?
a) Gás natural
b) Cana-de-açúcar
c) Carvão mineral
d) Petróleo
e) Vento
6) Dentre as recomendações dadas em uma residência, com o propósito de reduzir o consumo energético, destacam-se as seguintes:
- Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas;
- Evitar o uso do chuveiro elétrico no verão;
- Evitar o uso de tomadas múltiplas para ligar vários aparelhos simultaneamente.
A característica comum a todas essas recomendações é a proposta de economizar energia por meio da tentativa de reduzir, no dia a dia,
a) a perda de energia elétrica por meio de correntes de fuga.
b) o tempo de utilização dos aparelhos e dispositivos elétricos.
c) a potência dos aparelhos e dispositivos elétricos.
d) o consumo de energia elétrica.
7) Relacione os tipos de energia, com as suas formas de geração:
Aula de Ciências - 08-04-2021
Com o auxílio do texto de apoio da aula do dia 25/03/2021 respondam a atividade no caderno.
Atividade
1) Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.
CELULAR - DESPERDÍCIOS - BENEFÍCIOS - FUNDAMENTAL - HOSPITAIS
O Uso de energia elétrica é peça___________ para nossa sociedade moderna. Desde o simples carregamento de um____________ até o funcionamento dos equipamentos vitais nas UTI’s_____________ , a energia elétrica está presente. O uso consciente e sem _____________ de energia elétrica pode trazer ______________ tanto financeiros quanto ambientais.
2) O consumo de energia de equipamentos desligados é responsável por cerca de 15% do consumo de energia elétrica de uma residência. Alternativas para reduzir esse custo, além de desligar os equipamentos da tomada, pode ser?
a) ( ) Manter equipamentos ligados sempre, para precaução de necessidade de uso.
b) ( ) Ligar os equipamentos apenas quando forem usar, por exemplo geladeira e freezer.
c) ( ) Deixar todos os sinais de LED desligados quando há essa opção.
d) ( ) Substituir equipamentos elétricos com consumo de energia categoria A pôr de categoria C.
3) O chuveiro é um equipamento elétrico essencial no nosso cotidiano, mas seu uso descontrolado pode gerar um gasto com energia elétrica elevado. Dentre as alternativas apresentadas, qual pode ser tomada para reduzir o consumo de energia de um chuveiro elétrico?
a) ( ) Aumentar a potência do chuveiro. b) ( ) Tomar vários banhos ao dia.
c) ( ) Fechar o registro ao ensaboar. d) ( ) Fazer uma gambiarra.
4) Observe a imagem a seguir
O excesso de equipamentos sobrecarrega os fios que alimentam a tomada, causando choques e até a queima dos aparelhos, sem falar do desperdício de energia elétrica. Esse desperdício acontece devido?
a) ( ) A maior quantidade de equipamentos ligados.
b) ( ) A possibilidade de descargas elétricas, como choques.
c) ( ) A queda na corrente e consequente diminuição no consumo.
d) ( ) A estática criada ao redor da adaptação.
Assistam a videoaula, em seguida façam uma leitura do texto de apoio para uma maior compreensão do conteúdo e depois respondam a atividade no caderno.
Observação: Não precisam copiar o texto.
Consumo de Energia Elétrica
A expansão acentuada do consumo de energia, embora possa refletir o aquecimento econômico e a melhoria da qualidade de vida, tem aspectos negativos. Um deles é a possibilidade do esgotamento dos recursos utilizados para a produção de energia. Outro é o impacto ao meio ambiente produzido por essa atividade. Finalmente, um terceiro, são os elevados investimentos exigidos na pesquisa de novas fontes e construção de novas usinas.
Uma das maneiras mais modernas e utilizadas no mundo para conter a expansão do consumo sem comprometer qualidade de vida e desenvolvimento econômico tem sido o estímulo ao uso eficiente. No Brasil, no que concerne à energia elétrica, esse estímulo tem sido aplicado de maneira sistemática desde 1985, com apoio do Ministério de Minas e Energia (MME).
Além disso, a legislação também determina que as distribuidoras de eletricidade destinem 0,25% de sua receita operacional líquida a programas e ações que se caracterizem pela eficiência energética. As práticas para estimular o uso eficiente da eletricidade se dividem em dois grupos principais: ações educativas da população e investimentos em equipamentos e instalações.
As primeiras, também desenvolvidas individualmente pelas distribuidoras, marcaram o início da atuação de programas de incentivo, caracterizada pela publicação e distribuição de manuais destinados a orientar os consumidores de diversos segmentos, como residências, comércio, indústria e setor público. Existe também um programa pedagógico junto às escolas do ensino fundamental que promove projetos e cursos técnicos, com o objetivo de formar profissionais com competência específica em eficiência energética.
O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).
Otimizando o Consumo de Energia
Para reduzir o consumo de energia de determinado sistema energético, existem 3 caminhos:
A adoção de medidas dessa natureza, além de trazer benefícios diretos para o usuário (redução de custos, melhoria da competitividade, aumento de produtividade), garante benefícios indiretos tais como melhoria da qualidade de produtos e serviços, redução de custos em manutenção, aumento da vida útil dos sistemas substituídos. É igualmente benéfica para a sociedade, pois contribui para o desenvolvimento sustentável (utilização de menos recursos naturais e redução de gases de efeito estufa).
Ações Individuais e Coletivas
Como podemos desenvolver ações no nosso cotidiano para diminuir o consumo de energia?
*Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED;
*Manter apagadas as luzes de ambientes desocupados;
*Em dias quentes, utilizar o chuveiro na posição verão;
*Diminuir o tempo de banho;
*Não deixar as portas de geladeiras ou freezers abertas por muito tempo;
*Não utilizar o aparelho de ar-condicionado em temperaturas muito baixas, entre outros.
ATIVIDADE
1– Comente sobre os aspectos negativos da expansão do consumo de energia elétrica.
2– Assinale a alternativa que indica o conceito de Eficiência Energética.
(A) É a facilidade de acesso aos recursos primários energéticos.
(B) Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia.
(C) É o impacto que esses ciclos de expansão econômica têm sobre o consumo local de energia.
(D) É a base de dados histórica do consumo mensal e anual de energia elétrica.
3 – O que é “Consumo consciente de energia Elétrica”?
4 – A respeito do consumo energético, são feitas algumas afirmações, assinale V para as verdadeiras e F para as Falsas:
A) ( ) A adoção de medidas para o consumo consciente traz benefícios diretos para o usuário, como a redução de custos, melhoria da competitividade, aumento de produtividade.
B)( ) Substituição de energia solar em caso de aquecimento de água por energia elétrica.
C) ( ) Esse consumo é benéfico para a sociedade, pois contribui para o desenvolvimento sustentável.
D) ( ) O consumo de energia não pode ser considerado um dos indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida.
5 – Quais hábitos devem ser alterados em sua família visando um consumo de energia mais consciente contribuindo com a preservação do meio ambiente?
6 – Elabore um cartaz (no caderno) sensibilizando a população sobre a importância do consumo consciente de energia elétrica.
Aula de Ciências - 18-03-2021
Respondam o exercício do livro didático - página 239 - Questões 1,2,3,4 e 5.
Atividade
1) Você conheceu neste capítulo algumas fontes de energia solar, eólica, de biomassa, nuclear e geotérmica. Agora, no caderno, identifique entre elas as que possuem as características abaixo:
a) Obtida da energia dos ventos.
b) São exemplos dessa fonte de álcool e o biodiesel.
c) Originadas de substancias radioativas.
d) Captada por placas; está disponível apenas de dia.
e) Gerada por queda d´ água.
f) Gerada pelo calor da terra.
2) No caderno, classifique as fontes de energia a seguir como renováveis ou não renováveis: petróleo, energia hidroelétricas, energia solar, carvão mineral, gás natural, energia eólica, biomassa, energia nuclear.
3) A gasolina é extraída do petróleo, enquanto o etanol é produzido da cana de açúcar. Explique porque o petróleo é um recurso não renovável, enquanto o etanol é um recurso renovável?
4) Cite alguns motivos para trocar fontes de energia não renováveis por fontes renováveis.
5) No gráfico abaixo estão indicadas, em valores aproximados, as proporções das diversas fontes de energia no Brasil em 2016. A fonte de energia solar representa 0,01% da oferta energética e não foi apresentada no gráfico abaixo.
a) Qual a porcentagem de uso de combustíveis fósseis no Brasil?
b) Qual a porcentagem de uso de energia renovável no Brasil?
c) Quais as três fontes de energia que mais contribuem para o aquecimento global?
d) Que fonte de energia não depende diretamente ou indiretamente do Sol?
Aula de Ciências - 11-03-2021
Para responderem a atividade consultem o livro didático no capítulo 09.
Copiem e respondam a atividade no caderno.
Atividade
1) Na produção de energia eólica, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na produção de energia hidrelétrica, a queda d’água move turbinas que acionam geradores, e, na produção de energia solar, as células fotovoltaicas produzem tensão elétrica. Assinale a alternativa que aborda corretamente o que essas três fontes de energia têm em comum.
a) não provocam impacto ambiental.
b) independem de condições climáticas.
c) são consideradas fontes renováveis de energia.
d) dependem das reservas de combustíveis fósseis.
2) Apesar de um relativo declínio nas últimas décadas, esse recurso natural continua sendo a mais importante fonte de energia da atualidade. Trata-se de uma fonte não renovável e que atua na produção de eletricidade, combustíveis e na constituição de matérias-primas para inúmeros produtos, como a borracha sintética e o plástico.
A descrição acima refere-se:
a) ao gás natural b) à água c) ao petróleo d) ao carvão mineral
3) Enumere a segunda coluna a partir da primeira, classificando corretamente as diferentes fontes de energia existentes.
4) Sobre fontes de energia alternativas, correlacione as proposições aos respectivos termos e assinale a alternativa que contenha a ordem correta:
( ) A energia é obtida por meio da intensidade dos ventos.
( ) A obtenção de energia provém do calor gerado no interior do planeta.
( ) A energia é obtida por meio da queima de plantas, madeira, matérias vegetais e animais.
(1) Geotérmica
(2) Eólica
(3) Biomassa
Assinale a alternativa correta:
a) 1 – 2 – 3 b) 2 – 1 – 3 c) 2 – 3 – 1 d) 3 – 1 – 2