1- D
2- B
3- C
4- R. Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.
5- R. Um aumento da incidência de raios ultravioleta nas regiões do planeta que pode provocar nos seres humanos, aumento no número casos de câncer e de doenças dos olhos, entre outros problemas.
6- B
7- A camada de ozônio absorve parte dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Essa absorção é muito importante para a vida na Terra, poque os raios ultravioleta podem provocar danos aos seres.
PARA RESPONDER : CONSULTAR LIVRO DIDÁTICO PÁGINAS: 41 À 46
1- Em que camada da atmosfera há maior concentração de ozônio? E por que a camada de ozônio é importante para a vida na Terra?
2- É comum ler em jornais e revistas impressos ou na internet textos que defendem que temos de combater o efeito estufa.
a) Faça um desenho para explicar o efeito estufa.
b) Explique por que não devemos combater o efeito estufa, mas sim evitar que ele aumente.
c) Que ações humanas contribuem para o aumento do efeito estufa?
3- Explique a afirmativa: “ O efeito da atmosfera sobre a temperatura da Terra pode ser comparado ao que acontece em uma estufa de plantas.”
4- A figura abaixo mostra um esquema simplificado do ciclo do carbono
a) Identifique as etapas indicadas pelos números.
b) Qual dos processos indicados está contribuindo para o aumento do efeito estufa?
5)Veja a seguir a composição dos principais gases da atmosfera de dois planetas do sistema solar
A) Os seres humanos conseguiriam respirar nesses planetas sem equipamento apropriado? Por quê?
B) O efeito estufa nos dois planetas deve ser maior ou menor que na Terra? Por quê?
6- A partir da Revolução Industrial, começamos a usar intensivamente o carbono estocado durante milhões de anos em forma de carvão mineral, petróleo e gás natural, para gerar energia, para as indústrias e para os veículos. Que efeito isso causou e continua causando na temperatura do planeta?
Atmosfera e sua composição
A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de vida da Terra.
Ela é composta predominantemente por nitrogênio, responsável por 78% de seu volume, somado a 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como o argônio, o hélio, o neônio e o dióxido de carbono. Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.
Camadas da atmosfera
Assim como o próprio Planeta Terra, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Observe a ilustração a seguir.
Esquema da divisão das camadas atmosféricas
A Troposfera é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.
Acima da Troposfera, encontra-se a Estratosfera, que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.
A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até 80 km de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores temperaturas atmosféricas.
Depois da Mesosfera vem a Termosfera, que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases ionizados que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.
Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a Exosfera, camada onde os satélites artificiais costumam se posicionar.
A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.
A degradação da camada de ozônio é um dos grandes problemas da atualidade. Esse fenômeno é conhecido como "buraco na camada de ozônio", no entanto, não ocorre a formação de buracos e sim a rarefação dessa camada, que fica mais fina, permitindo que uma maior quantidade de raios ultravioleta atinja a Terra.
Em determinadas épocas do ano ocorrem reações químicas na atmosfera, tornando a camada de ozônio mais fina, mas logo ela volta a sua forma original. Contudo, as atividades humanas têm agravado esse processo, principalmente através das emissões de substâncias químicas halogenadas artificiais, com destaque para os clorofluorcarbonos (CFCs).
Essas substâncias reagem com as moléculas de ozônio estratosférico e contribuem para o seu esgotamento. Em 1987, visando evitar esse desastre, 47 países assinaram um documento chamado Protocolo de Montreal, que passou a vigorar em 1989. Esse Protocolo tem por objetivo reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio.
O resultado tem surtido alguns efeitos positivos, visto que vários países pararam de fabricar o gás clorofluorcarbono (CFC), havendo uma queda de aproximadamente 80% no consumo mundial de CFC. No entanto, essa medida não é suficiente para proteger a camada de ozônio.
Atividade de Ciências
1- Sem a atmosfera não existiria vida no planeta. Ela:
a) fornece gás carbônico para a respiração dos seres vivos.
b) não torna possível o voo de certos animais e aviões.
c) intensifica os efeitos dos raios solares sobre a Terra.
d) contribui para manter a temperatura terrestre em níveis que permitem a vida.
2- Todo o planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. Essa camada gasosa que envolve a Terra é chamada:
a) Hidrosfera
b) Atmosfera
c) Biosfera
d) Litosfera
3- É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorre as tempestades, os raios e trovões. A camada atmosférica referida pelo texto;
a) Estratosfera
b) Ionosfera
c) Troposfera
d) Mesosfera
4- Cite o nome das cinco divisões da atmosfera.
5- O que pode ocorrer na Terra, com a diminuição da camada de ozônio?
6- Qual o gás encontrado em maior quantidade no ar?
a) ( ) Oxigênio b) ( ) Nitrogênio c) ( ) Hidrogênio d) ( ) Gás carbônico
7- Qual a importância da camada de ozônio para os seres vivos?
VIVENCIANDO O FOLCLORE, VALORIZANDO NOSSA CULTURA
CONTEÚDO: PLANTAS MEDICINAIS
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento de doenças ou que ajudam a melhorar a saúde ou qualidade de vida da pessoa. Popularmente, as plantas medicinais são utilizadas sob a forma de chás ou infusões, mas também existem vários extratos de plantas que podem ser consumidos sob a forma de pó, cápsulas ou comprimidos e que, normalmente, apresentem melhor efeito, já que contêm uma concentração maior do ativo da planta. Embora as plantas medicinais possam ser uma boa forma de manter a saúde, prevenir a doença e até completar o tratamento de vários problemas crônicos, não devem ser utilizadas para substituir qualquer orientação dada pelo médico e o seu uso deve, também, ser informado para o médico, já que várias plantas podem ter interação com os medicamentos que estão sendo receitados.
1- Escolha uma planta medicinal e preencha a ficha.
Nome da Planta:
________________________________________
Nome Científico:
________________________________________
Parte usada do vegetal:
________________________________________
Sintomas e doenças tratadas:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Modo de usar:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Pesquise sobre as vantagens e desvantagens do uso de plantas medicinais.
3- O que são plantas medicinais?
4- Como são popularmente utilizadas as plantas medicinais?
Unidade Temática: vida e evolução
Conteúdo: Relações Ecológicas
1) A) Predatismo
B) Competição
c) Sim. O problema não está somente no aumento do número de herbívoros, está no desequilíbrio ambiental que a falta de onças pintadas pode causar. A longo prazo poderá também ter uma grande queda no número de herbívoros pela falta de comida para uma população sem predador.
2) A) Parasitismo
B) Predatismo
C) Competição
D) Controle biológico. Colocando o peixe na água ele se alimenta das larvas deixadas pelo mosquito e interrompe o ciclo de reprodução do inseto.
3) a) ( f ) O gafanhoto é um parasita de plantas.
b) ( v ) O parasita retira alimento do hospedeiro.
c) ( v ) A relação entre abelhas e flores é protocooperação.
d) ( v ) Mutualismo é o tipo de relação entre o boi e as bactérias que vivem no seu estômago.
e) ( v ) No predatismo, o predador caça e mata a presa, para se alimentar.
4) ( f ) caranguejo paguro e anêmona-do-mar
( e ) algas e fungos
( a ) pássaro e gafanhoto
( b ) lombriga e ser humano
( d ) orquídeas e árvores
( c ) rêmora e tubarão
LEIA O TEXTO DA AULA ANTERIOR (12-08-21) PARA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO.
1- Relação entre espécies diferentes, em que apenas uma espécie é beneficiada, obtendo alimento, e a outra não é prejudicada:
A) Comensalismo
B) Mutualismo
C) Inquilinismo
D) Predatismo
2- Os líquens são um dos exemplos mais marcantes de:
A) Competição
B) Parasitismo
C) Mutualismo
D) Comensalismo
3- Que tipo de relação existe entre machos em luta para cruzar com uma mesma fêmea?
A) Predatismo
B) Competição
C) Parasitismo
D) Mutualismo
4- Considere a frase abaixo. “O fungo Penicillium notatum produz penicilina, que impede a multiplicação de certas bactérias.” Ela exemplifica um caso de:
A) Predatismo
B) Competição
C) Mutualismo
D) Amensalismo
5- O tipo de relação ecológica que se estabelece entre as flores e as abelhas que nelas coletam pólen e néctar é:
A) Comensalismo
B) Competição
C) Herbivorismo
D) Mutualismo
6- Identifique as relações estabelecidas entre:
A) Coruja e besouro. ______________________
B) Carrapato e boi. ________________________
C) Pulga e gato. __________________________
D) Tubarão e rêmora. ______________________
E) Abelhas e plantas. ______________________
F) Piolho e homem.________________________
Unidade Temática: vida e evolução
Conteúdo: Relações Ecológicas
1) (X) I e III estão corretas
2) (X) Produtores
3) (X) Gafanhoto
4) (X) Um local onde seres vivos e não vivos interagem entre si
5) (X) cadeia alimentar
6) LETRA A - fatores abióticos
Relações ecológicas
As relações ecológicas são interações entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente. Essas interações podem trazer benefícios ou não para os envolvidos. Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
a) Relações intraespecíficas: São as que se estabelecem entre indivíduos de uma mesma espécie.
b) Relações interespecíficas: São as que se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes.
c) Relações harmônicas: Pelo menos uma das espécies se beneficia e não há prejuízo para nenhuma das partes associadas.
d) Relações desarmônicas: Uma ou ambas as espécies são prejudicadas.
Relações Intraespecíficas Harmônicas
→ Sociedade: indivíduos da mesma espécie que se mantêm anatomicamente separados e que cooperam entre si por meio de divisão de trabalho. Geralmente, a morfologia corporal está relacionada com a atividade que exercem. Ex.: abelhas, cupins, formigas, etc.
→ Colônia: indivíduos associados anatomicamente. Eles podem apresentar-se semelhantes ou com diferenciação corporal de acordo com a atividade que desempenham. Ex.: determinadas algas e caravela-portuguesa.
Nas caravelas, os indivíduos estão associados intimamente de modo que parecem ser um só corpo.
Relações Intraespecíficas Desarmônicas
→ Canibalismo: ato no qual um indivíduo alimenta-se de outro(s) da mesma espécie. É manifestação comum entre alguns tipos de aranhas e escorpiões que após o ato sexual matam o macho.
→ Competição intraespecífica: disputa por territórios, parceiros sexuais, comida etc.
Relações Interespecíficas Harmônicas
Os líquens são formados por interações entre fungos e cianobactérias ou entre fungos e algas.
→ Mutualismo: indivíduos de espécies diferentes que se encontram intimamente associados, criando vínculo de dependência. Ambos se beneficiam. Ex.: líquens (fungo + cianobactéria), cupim e protozoário, que digere a celulose em seu organismo; micorrizas (fungos + raízes de plantas) etc.
→ Protocooperação: indivíduos que cooperam entre si, mas não são dependentes um do outro para sobreviver. Ex.: peixe-palhaço e anêmona (o primeiro ganha proteção, e o segundo, restos de alimentos); pássaros que se alimentam de carrapato bovino etc.
→ Comensalismo: relação na qual apenas uma espécie beneficia-se, mas sem causar prejuízos à outra. Exemplo: o peixe-piloto prende-se ao tubarão para se alimentar dos restos de comida dele e também se locomover com maior agilidade.
→ Inquilinismo: é a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Trata-se de uma associação semelhante ao comensalismo, não envolvendo alimento.
→ Epifitismo - Epífias (epi, em cima) são plantas que crescem sobre os troncos maiores sem parasitá-las. São epífitas as orquídeas e as bromélias que, vivendo sobre árvores, obtêm maior suprimento de luz solar.
Relações Interespecíficas Desarmônicas
→ Amensalismo: uma espécie inibe o desenvolvimento de outra. Ex.: liberação de antibióticos por determinados fungos, causando a morte de certas bactérias.
→ Predatismo: um indivíduo mata outro para alimentar-se. Ex.: serpente e rato.
Os guepardos, ao se alimentarem de suas presas, estão realizando predatismo
→ Parasitismo: o parasita retira do corpo do hospedeiro nutrientes para garantir a sua sobrevivência, debilitando-o. Ex.: lombriga e ser humano, lagarta e folhagens, carrapato e cachorro etc.
→ Competição Interespecífica: disputa por recursos (território, presas, etc).
→ Esclavagismo: é um tipo de relação ecológica entre seres vivos na qual um ser vivo se aproveita das atividades, do trabalho ou de produtos produzidos por outros seres vivos.
• Exemplos: humanos e abelhas (apicultura), formigas e pulgões (para obtenção do açúcar excretado).
1) Leia o texto abaixo e depois responda às questões.
Pesquisadores advertem que as onças-pintadas podem ser extintas em cinco anos, se a ação de caçadores e fazendeiros da região não for impedida. Esse predador se alimenta de capivaras, pacas e tatus, herbívoros frequentes na região.
Um sinal de que as onças-pintadas estão desaparecendo é o fato de onças-pardas já serem encontradas com maior frequência, pois as espécies lutam pelo mesmo território. (Jornal O Globo, 26/3/2001. Texto adaptado.)
a) Como se chama a relação entre onças e capivaras?
b) Como se chama a relação entre as onças-pintadas e as onças pardas?
c) A extinção das onças pintadas pode causar um aumento no número de herbívoros? Justifique sua resposta.
2) Leia o texto abaixo e depois responda às questões.
A dengue é uma doença provocada por um vírus e transmitida ao homem por mosquitos. A larva do mosquito desenvolve-se na água, e algumas espécies de peixes alimentam-se dessas larvas.
a) Qual a relação entre o vírus da dengue e o homem?
b) Qual a relação entre os peixes que comem as larvas e o mosquito transmissor da dengue?
c) Em um lago, há duas espécies de peixes que se alimentam de larvas do mosquito da dengue. Qual a relação entre essas duas espécies de peixes?
d) Os peixes podem ser usados para ajudar a combater a dengue. Como se chama esse tipo de procedimento?
3) Assinale V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa:
a) ( ) O gafanhoto é um parasita de plantas.
b) ( ) O parasita retira alimento do hospedeiro.
c) ( ) A relação entre abelhas e flores é protocooperação.
d) ( ) Mutualismo é o tipo de relação entre o boi e as bactérias que vivem no seu estômago.
e) ( ) No predatismo, o predador caça e mata a presa, para se alimentar.
4) Relacione as duas colunas:
(a) predatismo
(b) parasitismo
(c) comensalismo
(d) inquilinismo
(e) mutualismo
(f) protocooperação
( ) caranguejo paguro e anêmona-do-mar
( ) algas e fungos
( ) pássaro e gafanhoto
( ) lombriga e ser humano
( ) orquídeas e árvores
( ) rêmora e tubarão
Unidade Temática: vida e evolução
Conteúdo: Seres : Bióticos e Abióticos
1) LETRA C
2) LETRA A
3) LETRA A
4) LETRA C
5) LETRA B
6) LETRA C
7) LETRA A
1- Sobre a decomposição, é correto afirmar que:
I. É feita apenas por bactérias.
II. É feita por fungos e bactérias.
III. Serve para devolver a matéria orgânica dos seres vivos ao ambiente após sua morte.
( ) Apenas I está correta.
( ) Apenas II está correta.
( ) Apenas III está correta.
( ) I e III estão corretas.
2- Qual o papel desempenhado pelas plantas numa cadeia alimentar?
( ) Produtores.
( ) Consumidores.
( ) Decompositores.
( ) Carnívoros.
3- Na cadeia alimentar abaixo, quem é o consumidor primário?
Grama → Gafanhoto → Pássaro → Cobra → Gavião
( ) Grama.
( ) Gafanhoto.
( ) Pássaro.
( ) Cobra.
4- Um ecossistema é definido como:
( ) um local onde seres vivos e não vivos interagem entre si.
( ) um local onde os seres vivos habitam.
( ) um local contendo animais.
( ) um local contendo vegetais.
5- “Na natureza, os seres vivos relacionam-se das mais diferentes formas, inclusive por meio da alimentação…”. A relação apresentada pelos seres vivos por meio da alimentação pode ser esquematizada em uma única sequência linear de seres. Essa sequência, na ecologia, recebe o nome de:
( ) biótipo.
( ) cadeia energética.
( ) rede energética.
( ) cadeia alimentar.
6- A ecologia é uma parte da biologia que estuda a relação dos organismos com o meio que os cerca. Os organismos interagem entre si e com todas as partes não vivas do ambiente, tais como solo, água, temperatura e umidade. Essas partes não vivas são chamadas de:
( ) fatores abióticos.
( ) fatores bióticos.
( ) biosfera.
( ) nicho ecológico.
Unidade Temática: vida e evolução
Conteúdo: Seres : Bióticos e Abióticos
FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS DE UM ECOSSISTEMA
O conjunto formado pelos fatores bióticos e abióticos forma um ambiente estável que chamamos de ecossistema.
A biosfera, região da Terra onde há seres vivos, é composta por milhões de espécies de seres vivos que se relacionam entre si. Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos.
Os fatores bióticos e abióticos representam as relações existentes que permitem o equilíbrio do ecossistema.
Um ecossistema pode ser tanto uma floresta como um pequeno aquário.
Os elementos físicos e químicos do ambiente (fatores abióticos) é que determinam, em larga escala, a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas (fatores bióticos).
Os fatores abióticos são os elementos não vivos do ambiente, porém que afetam os organismos vivos da biota. Esses elementos podem ser físicos ou químicos.
Os fatores físicos
Variação da maré como exemplo de um fator físico
Os fatores físicos são aqueles que constituem o clima do ecossistema, determinado principalmente pela radiação solar que chega à Terra.
As radiações, além de proporcionarem a luz, fundamental para que ocorra fotossíntese (produção de alimento pelos organismos autótrofos), também influenciam na temperatura, que é uma condição ecológica decisiva para a vida na superfície terrestre.
A temperatura influencia outros fatores climáticos tais como ventos, umidade relativa do ar e pluviosidade.
No caso do manguezal, a variação das marés é um fator que afeta bastante a vida dos organismos que existem ali. Na alta da maré, os terrenos ficam alagados e com a maré mais baixa ficam expostos.
As plantas que vivem no manguezal têm as raízes adaptadas para se fixar bem ao terreno lamacento, são as raízes escoras que ficam expostas na maré baixa.
Os fatores químicos são representados pelos nutrientes existentes.
Destacam-se os sais minerais, nutrientes importantes e essenciais para garantir a sobrevivência dos organismos. Outro exemplo são os fosfatos, que desempenham um importante papel para a formação dos ácidos nucleicos, além do magnésio que participa da clorofila.
Os ciclos biogeoquímicos, do nitrogênio, do oxigênio e do carbono contribuem com a ciclagem dos nutrientes e o fluxo de energia para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
O manguezal é um ecossistema formado em locais onde há mistura de água doce com água salgada. Nele, existe uma concentração maior dos sais, que varia bastante nesses ambientes. Sendo assim, temos outro fator abiótico que influencia a vida da comunidade biótica.
Exemplo de cadeia alimentar
As cadeias alimentares são as relações entre os organismos autótrofos (que produzem o próprio alimento) e os heterótrofos (que precisam ingerir outros organismos para se alimentar).
São classificadas em diferentes níveis tróficos:
· Produtores: são os seres autótrofos, ou seja, aqueles que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese.
· Consumidores: são os seres heterótrofos, ou seja, aqueles não produzem o seu próprio alimento e por isso necessitam buscar em outros seres a energia para sobreviver.
· Decompositores: são aqueles que se alimentam da matéria orgânica em decomposição para obter nutrientes e energia, contribuindo assim com a reciclagem de matérias orgânicas.
Como exemplo de cadeia alimentar existente no ecossistema marinho temos o manguezal. Nele, podemos considerar:
· Produtor: o mangue vermelho;
· Consumidor primário: o caranguejo que se alimenta de suas folhas;
· Consumidores secundários: a ave guará e o guaxinim que comem os caranguejos.
III Unidade - Atividade de Ciências - Fatores bióticos e abióticos
1- Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.
a) 6 e 7
b) 4 e 8
c) 5 e 7
d) 6 e 6
e) 4 e 8
2- Todos os seres vivos e a parte não viva de um ambiente (água, minerais do solo, luz, etc.), somados às relações que existem, formam o que chamamos de: A) ecossistema
B) sociedade
C) comunidade
D) população
3- Nas cadeias alimentares, encontram-se os animais que só se alimentam de plantas. Eles são chamados de:
A) herbívoros
B) carnívoros
C) produtores
D) onívoros
4- Os restos de organismos mortos são decompostos continuamente por bactérias e fungos, Fungos e bactérias nas cadeias alimentares são chamados de:
A) consumidores primários
B) produtores
C) decompositores
D) parasitas
5- Analisando uma cadeia alimentar, é possível observar que os organismos autotróficos estão sempre localizados no mesmo nível trófico. Marque a alternativa que indica corretamente o nível trófico ocupado por esses organismos:
a) Decompositores
b) Produtores
c) Consumidores primários
d) Consumidores secundários
e) Consumidores terciários
6- Analise o seguinte esquema referente a certo ambiente natural e sua relação na sequência alimentar entre seres vivos.
O esquema representa:
A) cadeia alimentar.
B) presença de vegetais e animais produtores.
C) teia alimentar.
D) relação entre decompositores e consumidores.
7- Em todos os ambientes naturais, há produtores, consumidores e decompositores que estão em interação permanente.
Analise o esquema e marque a alternativa correta:
A) 1 - Decompositores, 2 - Produtores e 3 - Consumidores.
B) 1- Produtores, 2 - Consumidores e 3 - Consumidores.
C) 1 - Consumidores, 2 - Decompositores e 3 - Produtores.
D) 1- Decompositores, 2 - Consumidores e 3 - Produtores.
Unidade temática: Vida e Evolução
Conteúdo: O clima e o biomas
Capítulo 3: Ecossistemas terrestres (pág. 72 até 89)
Os biomas brasileiros apresentam fauna e flora características. Algumas espécies aparecem em mais de um bioma, outras são endêmicas, isto é, vivem apenas em determinado local. O infográfico a seguir permite reconhecer algumas dessas espécies mais comuns e outras endêmicas em cada bioma brasileiro.
ATIVIDADE
Capítulo 3: Ecossistemas terrestres (pág. 72 até 89)
1°) Na coluna I, estão as principais características dos biomas brasileiros e, na coluna II, seus nomes. No caderno, faça a correspondência correta entre as duas colunas.
2°) Observe o mapa da página 73 (Biomas do Brasil) e cite pelo menos três estados brasileiros que abrigam os biomas abaixo mencionados:
a) Floresta Amazônica: ___________________ , ____________________ , __________________
b) Mata Atlântica: __________________ , _____________________ , ______________________
c) Caatinga: __________________ , ________________________ , _______________________
d) Cerrado: ____________________ , _____________________ , _________________________
e) Pantanal: __________________ , ______________________ , _________________________
f) Pampa: ______________________ , ________________________ , _____________________
3°) Os biomas brasileiros e mundiais vêm sofrendo agressões contínuas, como queimadas, desmatamentos e explorações do solo e dentre outros recursos naturais. A Mata Atlântica está entre os biomas mais ameaçados do planeta. Usando seus conhecimentos, apresente dois argumentos a favor da preservação do que resta da Mata Atlântica. (Ler na página 81).
Unidade temática: Vida e Evolução
Conteúdo: O clima e o biomas
O bioma Pampa, conhecido também como Campos Sulinos, abrangendo o território do estado do Rio Grande do Sul. O nome “pampa” tem origem indígena e designa uma região plana. A paisagem desse bioma é composta, em sua maioria, por campos nativos. O Pampa apresenta grande biodiversidade.
Hidrografia
O Pampa compreende uma área constituída por duas bacias hidrográficas, a bacia hidrográfica Costeira do Sul e a bacia hidrográfica do Rio da Prata. Os principais rios são: Rio Uruguai, Rio Santa Maria, Rio da Prata, Rio Jacuí, Rio Ibicuí e Rio Vacacaí.
Clima, vegetação e solo
O clima característico do bioma Pampa é o temperado do tipo subtropical frio.Esse bioma apresenta uma particularidade: as quatro estações são bem definidas.
A vegetação do Pampa ou dos Campos Sulinos é constituída, basicamente, por vegetação campestre normalmente uniforme, como as gramíneas.
Os solos do Pampa são, geralmente, pouco férteis e propícios à erosão, isso acontece em virtude da prática agrícola (monocultura) realizada nessa área e da pecuária, uma grande parte desse bioma foi devastada, intensificando os processos erosivos, tornando os solos arenosos.
Bioma Cerrado
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero
Hidrografia
O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, como a Bacia do Tocantins e a Bacia do Araguaia.
Clima, vegetação e Solo
A existência de uma estação seca e outra úmida no clima Tropical Continental é a responsável pelas características da vegetação do Cerrado, que é composta por arbustos e árvores de pequeno porte com troncos retorcidos, cascas grossas e que perdem as suas folhas na estação seca.
Os solos do Cerrado são antigos (Período Terciário) e caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo).
1- O clima que caracteriza o Cerrado é:
a) Clima Equatorial.
b) Clima Tropical de Altitude.
c) Tropical Continental.
d) Tropical Úmido.
c) Subtropical.
2- A vegetação do Pampa é composta, principalmente, por:
a) Árvores de grande porte.
b) Árvores de pequeno porte.
c) Plantas xerófilas.
d) Gramíneas.
e) Plantas higrófilas.
3- Sabemos que o Cerrado apresenta um elevado potencial aquífero e abriga a nascente das três maiores bacias da América do Sul. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não apresenta uma bacia com nascente no Cerrado.
a) Bacia do São Francisco.
b) Bacia do Prata
c) Bacia Amazônica/Tocantis.
d) Bacia do Tocantins/Araguaia.
4- Segundo o IBGE, o Brasil possui seis grandes biomas, que abrigam uma das maiores biodiversidades do planeta. Entre esses biomas, inclui-se o bioma influenciado pelo clima subtropical e pela formação do relevo, de clima frio e seco, cuja vegetação é constituída principalmente por gramíneas. Tal bioma denomina-se
a) Mata Atlântica.
b) Pantanal.
c) Amazônia.
d) Caatinga.
e) Pampas.
5- O Pampa compreende uma área constituída por duas bacias hidrográficas, marque a alternativa que corresponde a essas bacias
a) Bacia hidrográfica Costeira do Sul e a bacia hidrográfica do Rio da Prata
b) Bacia hidrográfica do Prata e a bacia hidrográfica de São Francisco
c) Bacia hidrográfica da Amazônica e a bacia hidrográfica do Rio da Prata
d) Bacia do Tocantins e a bacia hidrográfica do Araguaia
6- Por que geralmente o solo do pampa são pouco férteis e propícios à erosão?
7- O Bioma Pantanal sofre influência de quais outros Biomas?
8- Quais são os principais rios que alimentam a rede hidrográfica da região do Pantanal?
ASSISTIR O VÍDEO.
NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO
18 de Maio protegendo crianças e adolescentes
18 de Maio - dia Nacional de
Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
POR QUE 18 DE MAIO?
Esta data foi escolhida é em lembrança a Araceli Cabrera Sanches (8 anos), que sequestrada em 18 de maio de 1973, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
Leia o Cordel a seguir:
Um tema bem delicado:
Abuso sexual
À criança e adolescente,
Violência sem igual;
Situação de tormento.
Que, pra quem vive, é lamento
Um pesadelo real.
O sofrimento é calado
Pois geralmente o agressor
É família da criança:
Pai, irmão, tio, avô.
Mas quando a boca se cala
Com certeza o corpo fala
Demonstrando a sua dor.
Situações de abuso
Ocorrem no dia-a-dia
E se a gente se depara
Se constata ou desconfia
Apoio devemos dar
Para o disk 100 ligar
E exercer cidadania.
O conselho tutelar
É o órgão competente
Que se receber denúncia
Atua anonimamente
Faz todo o encaminhamento
À criança fica atento
Faz trabalho eficiente.
Não se omitir neste casos
É responsabilidade
Da família, do Estado
De toda a sociedade
E agir como cidadão
Fazendo a transformação
Da triste realidade.
Anne Karolynne S. Negreiros
Enfermeira especialista em saúde mental
Cordelista
Mãe
ATIVIDADE CRIATIVA – 18 DE MAIO
Use sua criatividade para ajudar nesta campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
QUERIDOS ALUNOS, ESCOLHA UMA DAS PROPOSTAS ABAIXO, PARA REALIZAR E DESENVOLVA UM LINDO TRABALHO.
· Produza um vídeo ou Tic Toc em alerta ao combate do Abuso Sexual.
· Produza um Cartaz (por exemplo: pinturas de mãozinhas em forma de “PARE!”)
· Desenho Artístico (com o slogan: Faça bonito) – Pode usar a técnica do Mosaico
· Crie uma paródia trabalhando o tema e faça um vídeo cantando.
Exemplos:
▪ Unidade temática : Vida e Evolução
CONTEÚDO: DIVERSIDADE DOS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS: Caatinga
1) Letra B
2) Falsa
3) V, F, V
4) Letra C
5) V, V , V, V
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, ocupando, aproximadamente, uma área de 734.478 km2, que corresponde a cerca de 70% da Região Nordeste e 11% do território nacional. O nome “Caatinga” possui origem tupi-guarani e significa “floresta branca”. Essa denominação representa as características da vegetação desse ecossistema, cujas folhas caem no período da seca.
Características da Caatinga
A Caatinga apresenta diversas particularidades, principalmente em relação à adaptação climática das plantas e animais. Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido. Por essa razão, a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água. A fauna é bastante diversificada e também é marcada pelas adaptações ao clima, como as recorrentes migrações nos períodos de estiagem.
→ Localização
A Caatinga localiza-se na Região Nordeste do Brasil e compreende os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Também ocorre em algumas faixas da Região Sudeste que ficam ao norte do estado de Minas Gerais.
→ Clima
O clima que compreende a região da Caatinga é o tropical semiárido. Esse clima é marcado por longos períodos de estiagem, isto é, sem chuvas. O índice pluviométrico é abaixo dos 800 mm/ano. As temperaturas são geralmente elevadas, com uma média de 27 ºC, podendo alcançar números maiores, superiores a 32 ºC. Durante o período de chuva, os índices pluviométricos podem atingir os 1000 mm/ano. Já nos períodos mais secos, há uma baixa, chegando a 200 mm/ano.
→ Vegetação
As principais características da vegetação são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro). O cair das folhas é um mecanismo para evitar a perda excessiva de água e também diminuir a ocorrência de processos fotossintéticos para que as plantas entrem em estágio de economia de energia. Outra característica marcante é que as raízes das plantas cobrem o solo para que seja possível armazenar água durante o período de chuva.
Algumas espécies de cactáceas, como o mandacaru, apresentam uma característica peculiar: suas folhas são modificadas em espinhos para evitar que a planta perca água pelo processo de transpiração. Os espinhos são também um mecanismo de defesa dessas plantas a fim de evitar que animais alimentem-se delas.
Vale dizer também que os cactos, que compõem a formação vegetal desse bioma, apresentam grande capacidade de armazenamento de água. Há também plantas que apresentam em suas folhas uma espécie de cera para evitar também a perda de água.
Outra característica marcante das espécies vegetais encontradas na Caatinga é a capacidade de algumas plantas de realizar fotossíntese e produzir nutrientes mesmo que não apresentam folhas. Isso se deve ao fato de que essas espécies possuem caule verde com células constituídas por clorofila, que é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos consigam produzir seu alimento por meio da fotossíntese.
A flora da Caatinga é bastante diversificada. O período de floração varia conforme a região, o regime de chuvas e a qualidade dos solos. Segundo a Embrapa, a Caatinga apresenta cerca de 1.981 espécies de plantas. Destacam-se os cactos, como o mandacaru e xique-xique; as bromélias, como a macambira; e as leguminosas, como a catingueira.
A fauna da Caatinga é bastante diversificada, mas não tão conhecida, havendo diversas espécies de animais endêmicos. Os animais que se encontram na região abrangida por esse bioma apresentam características de adaptação ao clima, assim como as plantas, como o desenvolvimento de hábitos noturnos, comportamentos migratórios e “hibernações" (capacidade de algumas espécies de lidar com condições climáticas hostis).
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Caatinga apresenta:
· 178 espécies de mamíferos;
· 591 espécies de aves;
· 117 espécies de répteis;
· 79 espécies de anfíbios;
· 241 espécies de peixes;
· 221 espécies de abelhas.
O solo da Caatinga é definido, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos, como raso a profundo. É rico em minérios, mas pobre em matéria orgânica, em razão das características do clima, da hidrografia e da vegetação da região. As texturas são arenosas e argilosas.
O mais comum nesse bioma é o solo raso e pedregoso, o que dificulta o armazenamento de água. As colorações variam entre tons avermelhados e cinzentos. Mesmo com essas características, ainda assim esse solo é utilizado para a criação de animais. Como principais produtos agrícolas cultivados na Caatinga, podemos citar o licuri, umbu, caju e maracujá.
A hidrografia da região compreendida pelo bioma Caatinga apresenta rios que são, em sua maioria, intermitentes ou temporários, isto é, rios que correm apenas no período das chuvas e que secam durante a estação da seca. O rio perene (que apresenta água corrente o ano todo) mais conhecido desse bioma é o rio São Francisco. Os rios da Caatinga nascem geralmente nas encostas das serras.
São exemplos de rios da Caatinga:
· Rio Poti
· Rio Jaguaribe
· Rio Parnaíba
A Caatinga é considerada uma das 37 regiões do planeta que devem ser conservadas, pois contribui para a manutenção das características climáticas locais e globais, além de apresentar grande biodiversidade. Sua preservação é fundamental, principalmente porque esse bioma é o berço de diversas nascentes que abastecem o sertão nordestino.
A região semiárida abrangida por esse bioma é a mais povoada do mundo, sendo habitat para cerca de 28 milhões de pessoas, que tiram do bioma os recursos necessários para a sua sobrevivência. Além dessa intensa exploração dos recursos naturais, há o aumento da expansão da fronteira agrícola para viabilizar a produção agrícola e pecuária, acarretando então o aumento do desmatamento. Segundo o Ibama, até 2008, o desmatamento na Caatinga chegava a 45%. Dados do MapBiomas (Sistema de Monitoramento dos Biomas do Brasil) apontam que a Caatinga perdeu aproximadamente 11 milhões de hectares entre 2000 e 2016.
SOUSA, Rafaela. "Caatinga"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/caatinga.htm. Acesso em 03 de novembro de 2020.
Atividades
1) A caatinga é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro, sua área corresponde a 11% do território nacional, sendo o bioma predominante da região Nordeste. Quais os estados em que a caatinga está presente?
2) Qual o significado de caatinga?
a) Mata branca
b) Mata cinza
c) Mau cheiro
d) Mata seca
e) Deserto
3) As principais características da caatinga são:
a) Seca o ano todo
b) Falta de rios
c) Forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas
d) Forte presença de árvores de grande porte com galhos retorcidos e com raízes profundas
e) Forte presença de árvores de grande porte com galhos secos e com raízes profundas
4) Como é o clima da região caatinga?
5) As principais características da vegetação na região da caatinga são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca (com exceção de algumas espécies, como o juazeiro). Podemos afirmar que o cair das folhas nesse caso traz alguma vantagem as plantas dessa região?
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.
▪ Unidade temática : Vida e Evolução
CONTEÚDO: DIVERSIDADE DOS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS: Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais
ATIVIDADE
DIVERSIDADE DOS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS: Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais
Livro didático - Páginas 76 até 80 - 88 e 89
1) Qual a ocupação territorial da Mata Atlântica no território brasileiro?
a) 20% b) 15% c) 10% d) 50%
2) A afirmação abaixo é verdadeira ou falsa?
( ) O clima predominante na Mata Atlântica é quente e húmido, além disso seu solo é rico e profundo.
3) Assinale as alternativas corretas em relação a Mata Atlântica.
( ) A sua mata varia em várzea, que é uma região florestal que em alguns períodos do ano ela fica inundada e em outros ela fica seca.
( ) Tem uma área de mata igapó que fica sempre seca em todas as estações do ano.
( ) Tem uma área de terra firme onde concentra-se as árvores de grande porte.
4) Em relação a pluviosidade da Floresta Amazônica é:
a) baixa, com poucas chuvas.
b) média, pois chove apenas no inverno.
c) alta, com muita chuva por isso também tem umidade alta.
d) instável.
5) Assinale verdadeiro ou falso para as afirmações sobre a Mata dos Cocais?
( ) A Mata dos Cocais é uma área de transição, pois ela fica entre o Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica. Então, ela tem animais que estão presentes nesses três ecossistemas.
( ) O tipo de vegetação da Mata dos Cocais é formado por uma grande variedade de Palmeiras, Babaçu, Buriti, Carnaúba entre outros.
( ) A Mata dos Cocais possue diferentes climas, devido a sua localização, que são eles: Equatorial úmido, semi úmido e semi árido.
( ) Seu solo é rico em minérios e é úmido.
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.
ATIVIDADE SOMATÓRIA DE CIÊNCIAS
Obs.: Para responder as questões da atividade de Ciências, você irá utilizar do seu livro didático. O conteúdo - máquinas simples - nas páginas 174 até 184.
1°) Abaixo, explique os conceitos de força e trabalho. (leia a na página 175)
2°) Na sua opinião, qual foi o objetivo do homem ao criar as primeiras máquinas simples?
3°) Embora Arquimedes tenha descrevido o funcionamento das alavancas, é possível que essa tecnologia já estivesse em uso há muito tempo. Quem utilizava as alavancas? Em quais tarefas diárias as alavancas eram utilizadas? (leia a página 184)
4°) O que é uma alavanca? (Leia a página 176)
5°) Quantos e quais são os tipos de alavancas que existem? (Leia as páginas 176 até 178)
6°) O que são roldanas? (Leia na página 179)
7°) O que é um plano inclinado? Cite um exemplo de plano inclinado. (Leia na página 182)
8°) Relacione as máquinas simples com os exemplos de atividades presentes em nosso dia a dia.
a) Roda
b) Alavancas
c) Roldanas
( ) Um pedreiro puxando um saco de cimento para o segundo andar da obra.
( ) Um estudante utilizando uma tesoura para realizar as tarefas na aula de artes.
( ) Um senhor a caminho do seu serviço em seu carro.
9°) São exemplos de máquinas simples EXCETO:
a) Alavanca
b) Polia
c) Motor
d) Cunha
e) Plano inclinado
10°) Em qual tipo de máquina simples a cunha está enquadrada? Como funciona uma cunha? (Leia a página 183)
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.
▪ Unidade temática – Matéria e energia
▪ Conteúdo – Calor e suas aplicações
1) a) Condução térmica
b) Irradiação
c) Conveccão térmica
2) A. B. D. E
3) B, C, D
Unidade temática – Matéria e energia
▪ Conteúdo – Calor e suas aplicações (pág. 192 até 213)
NÃO É NECESSÁRIO COPIAR O RESUMO,
RESUMO
CALOR E TEMPERATURA
Temperatura e calor são dois conceitos diferentes e que muitas pessoas acreditam ser a mesma coisa. No entanto, o entendimento desses dois conceitos se faz necessário para o estudo da termologia. Também chamada de termo física, a termologia é um ramo da Física que estuda as relações de troca de calor e as manifestações de qualquer tipo de energia que é capaz de produzir aquecimento, resfriamento ou mudanças de estado físico dos corpos, quando esses ganham ou cedem calor.
Temperatura
Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos. No cotidiano é muito comum as pessoas medirem o grau de agitação dessas partículas através da sensação de quente ou frio que se sente ao tocar outro corpo. No entanto não podemos confiar na sensação térmica. Para isso existem os termômetros, que são graduados para medir a temperatura dos corpos.
Calor
É muito comum ver pessoas falando que estão com calor, no entanto, fisicamente falando, essa fala está errada. Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.
O conceito de calor é utilizado pela população, em senso comum, de forma nem sempre muito científica, geralmente apegado à ideia do calórico. Assim, costuma-se ouvir casos como: “que calor”, “que frio e outros. Assim, em pleno verão ou outono, as pessoas costumam reclamar da temperatura - “que calor insuportável!”, “que frio!” Para ter conforto físico, vestem roupas leves quando a temperatura sobe, a fim de diminuir o calor e se agasalham quando a temperatura ambiente cai a fim de “conservarem o calor” de seus corpos de forma que o organismo não fique exposto às alterações térmicas que prejudicariam sua estabilidade.
ATIVIDADE
1) Assinale a alternativa que define de forma correta o que é temperatura:
(a) É a energia que se transmite de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura.
(b) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõe um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, menor será sua temperatura.
(c) Energia térmica em trânsito.
(d) É uma forma de calor.
(e) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõe um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, maior será sua temperatura.
2) (AFA-SP) Assinale a alternativa que define corretamente calor.
(a) Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema.
(b) É uma forma de energia contida nos sistemas.
(c) É uma energia de trânsito, que está sendo transferida espontaneamente de um corpo para outro, devido à diferença de temperatura entre eles.
(d) É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes.
(e) É uma forma de energia em trânsito, do corpo mais frio para o mais quente.
3) (UNISA-SP) Uma panela com água está sendo aquecida num fogão. O calor das chamas se transmite através da parede do fundo da panela para a água que está em contato com essa parede e daí para o restante da água. Na ordem desta descrição, o calor se transmitiu predominantemente por:
a) radiação e convecção
b) radiação e condução
c) convecção e radiação
d) condução e convecção
e) condução e radiação
4) (UFRR) Em uma geladeira com congelador interno é recomendado que as frutas e verduras sejam colocadas na gaveta na parte inferior da geladeira. O resfriamento desta região da geladeira, mesmo estando distante do congelador, é possível devido a um processo de transmissão de calor chamado de:
a) Condução.
b) Convecção.
c) Radiação.
d) Irradiação.
e) Dilatação.
5)) A medida de temperatura só é feita quando se alcança o equilíbrio térmico. É por isso que devemos esperar em torno de cinco minutos para aferirmos corretamente a temperatura do corpo humano, por exemplo. O instrumento utilizado para medir a temperatura é
a) barômetro
b) densímetro
c) termômetro
d) anemômetro.
6) (UFSC) Identifique a(s) proposição(ões) verdadeira(s):
a) Um balde de isopor mantém a cerveja gelada porque impede a saída do frio
b) A temperatura de uma escova de dentes é maior que a temperatura da água da pia; mergulhou-se a escova na água, ocorrerá uma transferência de calor da escova para a água.
c) Se tivermos a sensação de frio ao tocar um objeto com a mão, isso significa que esse objeto está a uma temperatura inferior à nossa.
d) Um copo de refrigerante gelado, pousado sobre uma mesa, num típico dia de verão, recebe calor do meio ambiente até ser atingido o equilíbrio térmico.
e) O agasalho, que usamos em dias frios para nos mantermos aquecidos, é um bom condutor de calor.
f) Os esquimós, para se proteger do frio intenso, constroem abrigos de gelo porque o gelo é um isolante térmico.
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.
▪ Unidade temática – Matéria e energia
▪ Conteúdo – Calor e suas aplicações
1) Resposta pessoal
2) V, F, V, F
3) Na primeira ilustração, um homem dos tempos antigos está tentando levantar uma pedra grande. Na segunda, alguém está fazendo o uso de uma ferramenta. Na terceira, um trabalhador está usando um equipamento para levantar uma caixa.
O que tem em comum é que todas as imagens apresentam o uso da força.
Unidade temática – Matéria e energia
▪ Conteúdo – Calor e suas aplicações (pág. 192 até 213)
NÃO É NECESSÁRIO COPIAR O RESUMO,
RESUMO
1º) Observe as palavras dentro das caixinhas abaixo e relacione de acordo com o processo de propagação de calor envolvido em cada um dos seguintes casos:
2º) No caderno, indique as afirmativas verdadeiras e falsas:
a) [ ] Quanto maior a energia cinética das partículas, menor a temperatura do corpo.
b) [ ] Para que haja transferência de temperatura entre os corpos, eles devem estar a temperaturas diferentes.
c) [ ] Calor e temperatura são a mesma coisa.
d) [ ] A temperatura é proporcional à energia cinética média das partículas constituintes de um corpo
e) [ ] No Sistema Internacional de Unidades, a quantidade de calor transferida de um corpo para o outro é medida em joules.
f) [ ] Todos os corpos quando recebem a mesma quantidade de calor sofrem a mesma variação de temperatura.
3º) No caderno, indique as afirmativas verdadeiras e falsas.
a) [ ] Metais em geral são bons isolantes térmicos.
b) [ ] Na condução, a vibração das partículas é transmitida ao longo do objeto.
c) [ ] Na convecção, a transferência de calor se dá por meio do movimento das partículas que formam um liquidou um gás.
d) [ ] Na irradiação, não é necessário um meio material para a transmissão de calor.
e) [ ] Metais em geral são bons isolantes térmicos.
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.
Unidade temática: Matéria e energia
Conteúdo: Máquinas simples
1) a) a força motriz a força resistente
b) tarefas
c) alavanca,plano inclinado e roda.
2) gangorra - alavanca / guindaste - roldana / rampa - plano inclinado / Madeira - cunha / rolo - roda / parafuso - parafuso
3) verdadeiras: A, C, E e H / falsas: B, D, F, G
4) C, B, A
5) E
6) a) alicates, tesouras e gangorras
b) quebra-nozes, abridor de garrafas, carrinho de mão.
c) pinça, cortador de unhas.
ATIVIDADE 25-03-2021
A definição de trabalho e energia na física são muito importantes para compreender diversas situações. Existe trabalho quando uma força é aplicada em um corpo provocando o deslocamento do mesmo. Utilizamos energia para fazer a maior parte das atividades do dia-a-dia, desde o levantar da cama até ao enviar satélites para o espaço. A necessidade de deslocar grandes cargas maiores do que a capacidade corporal do ser humano, gerou o desenvolvimento de máquinas simples. Como exemplos de máquinas simples podemos citar as alavancas (tesoura, alicate, carrinho de mão, pinça), roldanas e plano inclinado.
QUESTÃO 01. Sobre Trabalho, responda aos questionamentos abaixo.
O que você pensa a respeito do que é trabalho? Cite exemplos da vida cotidiana em que se realiza trabalho.
QUESTÃO 02. Sobre as máquinas simples, marque os itens verdadeiros.
I. ( ) As máquinas simples facilitam a realização de um trabalho.
II. ( ) Máquinas simples não existem, pois todo equipamento é complexo.
III. ( ) Alavancas e polias são exemplos de máquinas simples.
IV. ( ) O alicate e carrinho de mão utilizado na construção civil são exemplos de alavanca.
V. ( ) Pinça é um exemplo de polia (roldana)
QUESTÃO 03. Observe as ilustrações a seguir e descreva o que está acontecendo em cada uma delas. O que existe em comum nessas ilustrações?
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.
Unidade temática: Matéria e energia
Conteúdo: Máquinas simples
LIVRO DIDÁTICO : Capítulo 7- Páginas: 174 até 191
Máquinas simples
Ao longo de sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe permitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força muscular. Esses primeiros meios foram a alavanca, a roldana e o plano inclinado, que por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples.
1.2 – Alavanca
Uma alavanca é um sólido alongado que pode se mover sobre um ponto de apoio. As alavancas são muito úteis para mover objetos pesado. Chamamos de força potente a força capaz de produzir movimento e força resistente a força capaz de se opor ao movimento. As alavancas podem ser classificadas em três tipos:
(1) Alavanca interfixa – o ponto de apoio fica entre a força potente e a força resistente;
(2) Alavancas inter-resistentes – a força resistente está entre o ponto de apoio e a força resistente;
(3) Interpotente – a força potente fica entre o ponto de apoio e a força resistente.
1.3 – Roldanas
As roldanas, ou polias, são rodas com um sulco ou canal na borda. As roldanas podem ser classificadas em dois tipos:
(1) Roldana fixa – quando a força para levantar uma carga tem o mesmo valor da carga.
(2) Roldana móvel – quando reduz pela metade a força para levantar uma carga.
1.4 – Roda com eixo
Dar-se o nome roda com eixo ao conjunto formado por rodas presas a eixos, funcionando como uma espécie de alavanca redonda e permitindo a realização de tarefas cotidianas. Um exemplo, é o sarilho, usado para retirar água do poço. Nesse, a força aplicada sobre a manivela é menor que o peso do balde.
1.5 – Ponto inclinado
Denomina-se plano inclinado uma rampa ou qualquer plano que forme um ângulo com uma superfície horizontal. O uso do plano inclinado reduz a força necessária para transportar uma carga. Quanto menor for a inclinação, menor será a força. São exemplos de planos inclinados: a cunha e os parafusos.
1. Preencha os espaços.
a) As máquinas simples apresentam dois tipos de força, a força _____________________ e a força__________________________.
b) As máquinas simples facilitam nossas _________________.
c) As máquinas simples fundamentais são:____________________________________________.
2. Nomeie as máquinas simples abaixo:
3. Classifique com (V) as alternativas verdadeiras e com (F) as falsas.
A) ( ) Ao usar uma alavanca interfixa, uma pessoa faz uma força, chamada de força potente, para deslocar um peso, chamado de força resistente.
B) ( ) Na alavanca interfixa, a pessoa exerce uma força maior para levar um objeto para um local mais alto do que se o elevasse sem a alavanca.
C) ( ) O objeto a ser cortado pela tesoura oferece uma força resistente.
D) ( ) O carrinho de mão é um exemplo de alavanca interfixa.
E) ( ) Em uma alavanca, o trabalho da força potente é igual ao trabalho da força resistente.
F) ( ) Com uma roldana móvel, da para se equilibrar um peso maior do que a força exercida na corda.
G) ( )Nas alavancas interpotentes, a força resistente fica entre a força potente e o ponto de apoio.
H) ( )Tanto o parafuso como a cunha podem ser considerados variações de um plano inclinado.
4. Relacione as máquinas simples com os exemplos de atividades presentes em nosso dia a dia.
A) Roda
B) Alavancas
C) Roldanas
( ) Um pedreiro puxando um saco de cimento para o segundo andar da obra.
( ) Um estudante utilizando uma tesoura para realizar as tarefas na aula de artes.
( ) Um senhor a caminho do seu serviço em seu carro.
5. Em uma bicicleta, a coroa, que é movida pelos pedais, é ligada por uma corrente à catraca, que é acoplada à roda traseira. A catraca é menor do que a coroa. Então, a cada pedalada do ciclista, a catraca dá um número de voltas maior. Esse mesmo número de voltas é dado pela roda traseira, pois ela está acoplada à catraca. O sistema utilizado na bicicleta é um tipo de máquina simples. Que tipo é esse?
a) Alavanca
b) Rodas
c) Roldanas
d) Engrenagens
6- Cite um exemplo de:
A) Alavanca interfixa:___________________.
B) Alavanca inter-resistente:_________________________.
C) Alavanca interpotente:________________________.
Beijinhos!
#Fiqueemcasa
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.
Unidade temática: Matéria e energia
Conteúdo: Máquinas simples
ASSISTAM AO VÍDEO
LEIAM O TEXTO PARA MELHOR COMPREENSÃO DO CONTEÚDO
COPIAR E RESPONDER A ATIVIDADE NO CADERNO.
MÁQUINAS SIMPLES
Ao longo de sua história, o ser humano procurou melhorar suas condições de trabalho, principalmente no que se refere à redução de seu esforço físico. Para isso, o homem utilizou, inicialmente, meios auxiliares que lhe permitissem realizar trabalhos de modo mais fácil e com o menor gasto possível de sua força muscular. Esses primeiros meios foram a alavanca, a roda e o plano inclinado, que por sua simplicidade, ficaram conhecidos como máquinas simples. As máquinas simples são consideradas fundamentais porque seus princípios estão presentes em todas as máquinas existentes hoje.
ALAVANCA - MÁQUINA SIMPLES
Alavanca é um sólido alongado e rígido que pode girar ao redor de um ponto de apoio, também conhecido como fulcro ou fulcro eixo de rotação. A alavanca é constituída por três elementos:
PA – Ponto de apoio: o ponto ao redor do qual a alavanca pode girar;
FR – Força resistente: Peso do objeto que se pretende movimentar;
FP – Força potente: Exercida com o objetivo de mover o objeto.
As alavancas podem ser classificadas em três tipos:
PLANO INCLINADO - MÁQUINA SIMPLES
O plano inclinado nada mais é do que um plano que se encontra em um desnível, ou seja, o seu ponto de início se encontra em uma altura diferente em relação ao seu ponto final. Fisicamente ele é muito importante, pois para mover um corpo qualquer em sua superfície é necessária uma força de módulo bem menor do que se o corpo estivesse em um plano totalmente na vertical.
Dadas duas trajetórias abaixo, em qual delas é "mais fácil" carregar o bloco?
Obviamente, na trajetória inclinada, pois no primeiro caso, teremos que realizar uma força que seja maior que o peso do corpo. Já no segundo caso, devemos fazer uma força que seja maior que uma das componentes de seu peso, neste caso, a componente horizontal, que terá intensidade menor conforme o ângulo formado for menor. Por isso, no nosso cotidiano, usamos muito o plano inclinado para facilitar certas tarefas.
Uma rodovia entre montanhas apresenta planos inclinados. As rampas de acesso aos andares de um moderno edifício são planos inclinados que facilitam a locomoção de pessoas, veículos e cargas. A cunha e o parafuso são exemplos de aplicação do plano inclinado. A cunha funciona como dois planos inclinados. As cunhas ajudam a vencer grandes resistências, como rachar lenha, apertar cabos de enxadas, cabos de martelos etc. Prego, machado, faca, formão, talhadeira e navalha são exemplos de cunhas.
RODA - MÁQUINA SIMPLES
A roda constitui uma das descobertas mais importantes. Ninguém sabe, porém, como ela foi inventada. Provavelmente, a roda surgiu, ainda sob a forma de rolete, quando o homem primitivo teve de deslocar grandes cargas por longas distâncias e não podia contar apenas com sua força. É difícil imaginar o mundo sem rodas. Muitas coisas que conhecemos deixariam simplesmente de existir e não teríamos atingido o atual progresso tecnológico. Quando se fala em roda, imediatamente pensa-se em eixo, que é uma segunda roda presa ao centro da primeira. Na pré-história, os homens usavam troncos arredondados de árvores e discos de pedra para funcionar como rodas. Com o passar do tempo e com a descoberta dos metais e de outros materiais, as rodas foram evoluindo. Hoje temos rodas de plástico tão resistentes quanto as de aço!
Também as engrenagens derivam da roda e servem para transmitir força e movimento. Máquinas complexas, como torno, furadeira, automóvel, liquidificador etc., possuem diversos tipos de rodas que permitem os mais variados movimentos.
ATIVIDADE
1 - O que o homem queria ou buscava quando criou as primeiras máquinas simples?
2 - Quais meios ficaram conhecidos como máquinas simples?
3 - Explique o que é uma alavanca:
4 - Provavelmente como se deu o surgimento da roda?
5 - Dê exemplos de máquinas que utilizamos hoje que tiveram origem de:
Plano inclinado -
Rodas –
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.