EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO (A):____________________________________________ SÉRIE: 6º ANO D
PROFESSOR: HUGO LOPES DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO DATA: 21/04/2021
Apreciação dos espaços sagrados, sinais do transcendente.
Há muitas possibilidades de compreensão e de classificação dos lugares sagrados. De maneira sintética, pode-se dizer que se dividem em: lugares construídos pelo ser humano e lugares da natureza. Todas as casas de reza da população indígena, igrejas dos cristãos, mesquitas islâmicas, sinagogas dos judeus, terreiros de candomblé e umbanda e templos hinduístas, entre outros, são exemplos de lugares sagrados construídos pela mão humana.
Muitas vezes o traçado, a configuração física religiosa, transmite mensagens sobre o entendimento que determinada cultura religiosa faz do culto ao transcendente e ao sagrado. Percebe-se que este traçado de arquitetura religiosa transmite, através de suas formas, o que está para além delas, configurando uma passagem para que se estabeleça, religue o contato entre o mundo humano e o divino. Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades.
Sabe-se, entre outros casos, que todo islâmico deve fazer o possível para, pelo menos uma vez em sua vida, visitar a cidade sagrada de Meca. Jerusalém também se configura nos moldes de uma cidade sagrada, como também a cidade inca, construída com pedras, denominada Machu Picchu (Peru), entre outras.
Além das cidades, apresentam-se como lugares sagrados construções como capelinhas, certas casas, alguns túmulos, etc. Existem verdadeiras peregrinações a certos túmulos, considerados como lugares privilegiados de contato entre os vivos e uma determinada pessoa que já faleceu e que, crê-se, é capaz de agir sobre a vida dos vivos, ajudando-os em suas dificuldades; ou, mesmo, por se tratar de um túmulo de um ser humano que é tido como um exemplo em vida a ser seguido e, por isso, a ser venerado, logo se tornando sagrado o monumento, a construção, que tenta eternizar a memória dessa pessoa.
ATIVIDADE
1- Responda de acordo com o texto e seus conhecimentos:
a) Segundo o texto, como são classificados os lugares sagrados?
b) Também são tidas como lugares sagrados algumas cidades. Cite apenas três.
c) Segundo o texto o que conduz uma pessoa a fazer peregrinações a certos lugares como determinados túmulos?
d) Você conhece algum lugar natural ou construído pelo homem em sua cidade que é considerado sagrado? Qual ou quais?
e) Como deve agir um fiel dentro de um templo sagrado?
EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO (A):____________________________________________ SÉRIE: 6º D
PROFESSOR: HUGO LOPES DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO DATA: 16/04/2021
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
· CONTEÚDO: A escrita e os livros sagrados.
ESPAÇOS SAGRADOS DA COMUNIDADE
Os espaços sagrados são locais destinados às práticas religiosas, às reuniões de culto e de ensino, onde as pessoas podem vivenciar de forma individual e coletiva a sua fé e relação com o sagrado.
São alguns exemplos de espaços sagrados: a casa de reza em algumas tradições indígenas, o terreiro de Candomblé, a sinagoga do Judaísmo, a mesquita do Islamismo, o templo da Fé Baháí, a catedral da Igreja Católica, os templos das igrejas Evangélicas, entre outros.
ATIVIDADES
1- Para que servem os espaços sagrados? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Escreva exemplos de espaços sagrados que há no seu município. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Cole uma foto ou desenhe um espaço sagrado que há na sua comunidade onde você mora.
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
Ensino de 1º Grau-Inscrição M. 154001
Autorização Portaria 1792 Diário Oficial 16/10/75
Praça Valdeci Tavares S/N Condado PE
Aluno (a):_____________________________________
Série/Ano: 6° D Data: 26/03/2021 Professor: HUGO LOPES
Unidade Temática: Crenças religiosas e filosofias de vida.
Conteúdo:As Funções do Texto Religioso
Religiosidade e Religião
Religiosidade é própria ao ser humano, isto significa que ele nasce com esta dimensão.
A religiosidade pode ser desenvolvida de uma forma positiva a partir da educação ou formação do senso ético. Essa educação pode acontecer principalmente na família e na comunidade religiosa. Se refere a uma das forças mais profundas de movimentação humana e intensa busca pelo sentido de tudo que nos cerca.Trata-se de uma percepção e uma conexão com a Vida que procura captar, fruir e proteger tudo aquilo que ultrapassa a materialidade e imediaticidade do Mundo.
Religião significa religação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente. É a maneira concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas ou espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrados e normas éticas de conduta.
Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.
A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração.
Adaptado de Borres Guilouski http://edmaatividadesbiblicas.blogspot.com/2011/03/religiosidade-e-religiao.html
CORTELLA, Mario Sergio. Educação, Ensino Religioso e formação docente. In. SENA, Luzia (org.) Ensino Religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.
ATIVIDADES
1) O que é religião? E religiosidade?
2) Como as religiões podem contribuir para a humanização das sociedades humanas?
3) Você conhece ou frequenta alguma religião ou igreja? Cite um ensinamento importante desta religião ou igreja que ajuda as pessoas serem mais éticas:
4) Reflita: o desamor, a intolerância e outros males estão relacionados à falta de religiosidade?
EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO (A):____________________________________________ SÉRIE: 6º ANO D
PROFESSOR:HUGO LOPES DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO DATA: 19/03/2021
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
· CONTEÚDO: A escrita e os livros sagrados.
· HABILIDADE: (EF06ER01PE) Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos, incluindo os tipos de textos e livros sagrados que fundamentam as diversas religiões.
OS ENSINAMENTOS DE JESUS
Jesus, quando esteve no mundo, deixou orientação para a nossa caminhada espiritual. Disse-nos que no momento oportuno nos enviaria o Espírito da verdade, o consolador prometido. Falou-nos das bem-aventuranças e das recompensas de sofrer em seu nome todo o tipo de agravo. Em sua vida, deu-nos o exemplo da humildade, da solidariedade e da simplicidade. Morreu na cruz para nos ensinar o caminho da salvação. Contudo, depois da sua passagem por este mundo, o quadro de nosso planeta modificou-se por completo. Foram criados asilos para abrigar os velhos; as mulheres, tratadas antes como escravas, foram lentamente conquistando sua independência. Ele não se dispôs a ensinar verbalmente; não mandou substituo. Tomou sobre si o trabalho humano em obediência ao Pai celestial.
SCHNEIDERS, Amélia & Correa, A. Avelino. De mãos dadas: educação religiosa. São Paulo, Scipione, 1997.
ATIVIDADE
1- Utilizando as palavras mais adequadas, escreva uma frase para expressar como vive uma pessoa que segue os passos de Jesus.
EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO (A):____________________________________________ SÉRIE: 6º ANO D
PROFESSOR:HUGO LOPES DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO DATA: 12/03/2021
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças religiosas e filosofias de vida.
· CONTEÚDO: A escrita e os livros sagrados.
· HABILIDADE: (EF06ER01PE)
Atividades sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021
Tema: FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR
Lema: “CRISTO É A NOSSA PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO, FEZ UMA UNIDADE”. (Ef 2,14a)