Aula de Ciências - 02-09-2021
Assistam à videoaula, em seguida leiam o texto de apoio e depois respondam a atividade no caderno
Observação: Não precisam copiar o texto.
Atmosfera e sua Composição
A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de vida da Terra.
Ela é composta predominantemente por nitrogênio, responsável por 78% de seu volume, somado a 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como o argônio, o hélio, o neônio e o dióxido de carbono. Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.
Camadas da atmosfera
Assim como o próprio Planeta Terra, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Observe a ilustração a seguir.
Esquema da divisão das camadas atmosféricas
A Troposfera é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.
Acima da Troposfera, encontra-se a Estratosfera, que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.
A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até 80 km de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores temperaturas atmosféricas.
Depois da Mesosfera vem a Termosfera, que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases ionizados que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.
Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a Exosfera, camada onde os satélites artificiais costumam se posicionar.
Camada de Ozônio
A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.
A degradação da camada de ozônio é um dos grandes problemas da atualidade. Esse fenômeno é conhecido como "buraco na camada de ozônio", no entanto, não ocorre a formação de buracos e sim a rarefação dessa camada, que fica mais fina, permitindo que uma maior quantidade de raios ultravioleta atinja a Terra.
Em determinadas épocas do ano ocorrem reações químicas na atmosfera, tornando a camada de ozônio mais fina, mas logo ela volta a sua forma original. Contudo, as atividades humanas têm agravado esse processo, principalmente através das emissões de substâncias químicas halogenadas artificiais, com destaque para os clorofluorcarbonos (CFCs).
Essas substâncias reagem com as moléculas de ozônio estratosférico e contribuem para o seu esgotamento. Em 1987, visando evitar esse desastre, 47 países assinaram um documento chamado Protocolo de Montreal, que passou a vigorar em 1989. Esse Protocolo tem por objetivo reduzir a emissão de substâncias nocivas à camada de ozônio.
O resultado tem surtido alguns efeitos positivos, visto que vários países pararam de fabricar o gás clorofluorcarbono (CFC), havendo uma queda de aproximadamente 80% no consumo mundial de CFC. No entanto, essa medida não é suficiente para proteger a camada de ozônio.
Atividade de Ciências
1- Sem a atmosfera não existiria vida no planeta. Ela:
a) fornece gás carbônico para a respiração dos seres vivos.
b) não torna possível o voo de certos animais e aviões.
c) intensifica os efeitos dos raios solares sobre a Terra.
d) contribui para manter a temperatura terrestre em níveis que permitem a vida.
2- Todo o planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. Essa camada gasosa que envolve a Terra é chamada:
a) Hidrosfera b) Atmosfera c) Biosfera d) Litosfera
3- É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorre as tempestades, os raios e trovões. A camada atmosférica referida pelo texto;
a) Estratosfera b) Ionosfera c) Troposfera d) Mesosfera
4- Cite o nome das cinco divisões da atmosfera.
5- O que pode ocorrer na Terra, com a diminuição da camada de ozônio?
6- Qual o gás encontrado em maior quantidade no ar?
a) ( ) Oxigênio b) ( ) Nitrogênio c) ( ) Hidrogênio d) ( ) Gás carbônico
7- Qual a importância da camada de ozônio para os seres vivos?
Aula de Ciências - 26-08-2021
Assistam ao vídeo, em seguida leiam o texto de apoio e depois respondam a atividade no caderno.
Observação: Não precisam copiar o texto.
Plantas Medicinais
As plantas medicinais são todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento de doenças ou que ajudam a melhorar a saúde ou qualidade de vida da pessoa. Popularmente, as plantas medicinais são utilizadas sob a forma de chás ou infusões, mas também existem vários extratos de plantas que podem ser consumidos sob a forma de pó, cápsulas ou comprimidos e que, normalmente, apresentem melhor efeito, já que contêm uma concentração maior do ativo da planta. Embora as plantas medicinais possam ser uma boa forma de manter a saúde, prevenir a doença e até completar o tratamento de vários problemas crônicos, não devem ser utilizadas para substituir qualquer orientação dada pelo médico e o seu uso deve, também, ser informado para o médico, já que várias plantas podem ter interação com os medicamentos que estão sendo receitados.
Atividade
1- Pesquise sobre as vantagens e desvantagens do uso de plantas medicinais.
2- O que são plantas medicinais?
3- Como são popularmente utilizadas as plantas medicinais?
4- Pesquise uma planta medicinal e preencha a ficha abaixo. Após, grave um pequeno vídeo apresentando sua pesquisa.
Nome da Planta:
________________________________________
Nome Científico:
________________________________________
Sintomas e doenças tratadas:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Modo de usar:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula de Ciências - 19-08-2021
Com o auxílio do texto de apoio da aula do dia 12-08-2021 respondam o exercício de revisão no caderno.
Aula de Ciências - 12-08-2021
Assistam a videoaula, em seguida leiam o texto de apoio e depois respondam a atividade no caderno
Observação: Não precisam copiar o texto.
Aula de Ciências - 05-08-2021
Com o auxílio do texto de apoio da aula do dia 29-07-2021, respondam a atividade no caderno.
Atividade de Ciências
1- Sobre a decomposição, é correto afirmar que:
I. É feita apenas por bactérias.
II. É feita por fungos e bactérias.
III. Serve para devolver a matéria orgânica dos seres vivos ao ambiente após sua morte.
( ) Apenas I está correta.
( ) Apenas II está correta.
( ) Apenas III está correta.
( ) II e III estão corretas.
2- Qual o papel desempenhado pelas plantas numa cadeia alimentar?
( ) Produtores.
( ) Consumidores.
( ) Decompositores.
( ) Carnívoros.
3- Na cadeia alimentar abaixo, quem é o consumidor primário?
Grama → Gafanhoto → Pássaro → Cobra → Gavião
( ) Grama.
( ) Gafanhoto.
( ) Pássaro.
( ) Cobra.
4- Um ecossistema é definido como:
( ) um local onde seres vivos e não vivos interagem entre si.
( ) um local onde os seres vivos habitam.
( ) um local contendo animais.
( ) um local contendo vegetais.
5- “Na natureza, os seres vivos relacionam-se das mais diferentes formas, inclusive por meio da alimentação…”. A relação apresentada pelos seres vivos por meio da alimentação pode ser esquematizada em uma única sequência linear de seres. Essa sequência, na ecologia, recebe o nome de:
( ) biótipo.
( ) cadeia energética.
( ) rede energética.
( ) cadeia alimentar.
6- A ecologia é uma parte da biologia que estuda a relação dos organismos com o meio que os cerca. Os organismos interagem entre si e com todas as partes não vivas do ambiente, tais como solo, água, temperatura e umidade. Essas partes não vivas são chamadas de:
( ) fatores abióticos.
( ) fatores bióticos.
( ) biosfera.
( ) nicho ecológico.
Aula de Ciências - 29-07-2021
Assistam ao vídeo, em seguida façam uma leitura do texto de apoio e depois respondam a atividade no caderno.
Observação: Não precisam copiar o texto.
FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS DE UM ECOSSISTEMA
O conjunto formado pelos fatores bióticos e abióticos forma um ambiente estável que chamamos de ecossistema.
A biosfera, região da Terra onde há seres vivos, é composta por milhões de espécies de seres vivos que se relacionam entre si. Os seres vivos de uma comunidade biológica, ou seja, os fatores bióticos podem ser considerados em dois grupos: os organismos autótrofos e os organismos heterótrofos.
Os fatores bióticos e abióticos representam as relações existentes que permitem o equilíbrio do ecossistema.
Um ecossistema pode ser tanto uma floresta como um pequeno aquário.
Os elementos físicos e químicos do ambiente (fatores abióticos) é que determinam, em larga escala, a estrutura e o funcionamento das comunidades vivas (fatores bióticos).
Os fatores abióticos são os elementos não vivos do ambiente, porém que afetam os organismos vivos da biota. Esses elementos podem ser físicos ou químicos.
Variação da maré como exemplo de um fator físico
Os fatores físicos são aqueles que constituem o clima do ecossistema, determinado principalmente pela radiação solar que chega à Terra.
As radiações, além de proporcionarem a luz, fundamental para que ocorra fotossíntese (produção de alimento pelos organismos autótrofos), também influenciam na temperatura, que é uma condição ecológica decisiva para a vida na superfície terrestre.
A temperatura influencia outros fatores climáticos tais como ventos, umidade relativa do ar e pluviosidade.
No caso do manguezal, a variação das marés é um fator que afeta bastante a vida dos organismos que existem ali. Na alta da maré, os terrenos ficam alagados e com a maré mais baixa ficam expostos.
As plantas que vivem no manguezal têm as raízes adaptadas para se fixar bem ao terreno lamacento, são as raízes escoras que ficam expostas na maré baixa.
Os fatores químicos
Os fatores químicos são representados pelos nutrientes existentes.
Destacam-se os sais minerais, nutrientes importantes e essenciais para garantir a sobrevivência dos organismos. Outro exemplo são os fosfatos, que desempenham um importante papel para a formação dos ácidos nucleicos, além do magnésio que participa da clorofila.
Os ciclos biogeoquímicos, do nitrogênio, do oxigênio e do carbono contribuem com a ciclagem dos nutrientes e o fluxo de energia para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
O manguezal é um ecossistema formado em locais onde há mistura de água doce com água salgada. Nele, existe uma concentração maior dos sais, que varia bastante nesses ambientes. Sendo assim, temos outro fator abiótico que influencia a vida da comunidade biótica.
Exemplo de cadeia alimentar
As cadeias alimentares são as relações entre os organismos autótrofos (que produzem o próprio alimento) e os heterótrofos (que precisam ingerir outros organismos para se alimentar).
São classificadas em diferentes níveis tróficos:
Produtores: são os seres autótrofos, ou seja, aqueles que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese.
Consumidores: são os seres heterótrofos, ou seja, aqueles não produzem o seu próprio alimento e por isso necessitam buscar em outros seres a energia para sobreviver.
Decompositores: são aqueles que se alimentam da matéria orgânica em decomposição para obter nutrientes e energia, contribuindo assim com a reciclagem de matérias orgânicas.
Como exemplo de cadeia alimentar existente no ecossistema marinho temos o manguezal. Nele, podemos considerar:
Produtor: o mangue vermelho;
Consumidor primário: o caranguejo que se alimenta de suas folhas;
Consumidores secundários: a ave guará e o guaxinim que comem os caranguejos.
III Unidade - Atividade de Ciências - Fatores bióticos e abióticos
1- Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.
a) 6 e 7 b) 4 e 8 c) 5 e 7 d) 6 e 6 e) 4 e 8
2- Todos os seres vivos e a parte não viva de um ambiente (água, minerais do solo, luz, etc.), somados às relações que existem, formam o que chamamos de:
A) ecossistema B) sociedade C) comunidade D) população
3- Nas cadeias alimentares, encontram-se os animais que só se alimentam de plantas. Eles são chamados de:
A) herbívoros B) carnívoros C) produtores D) onívoros
4- Os restos de organismos mortos são decompostos continuamente por bactérias e fungos, Fungos e bactérias nas cadeias alimentares são chamados de:
A) consumidores primários B) produtores C) decompositores D) parasitas
5- Analisando uma cadeia alimentar, é possível observar que os organismos autotróficos estão sempre localizados no mesmo nível trófico. Marque a alternativa que indica corretamente o nível trófico ocupado por esses organismos:
a) Decompositores b) Produtores c) Consumidores primários d) Consumidores secundários
e) Consumidores terciários