O CONHECIMENTO ESTÁ NOS ESPERANDO, QUERIDOS ALUNOS.
SEJAM BEM-VINDOS AO NOSSO CANTINHO DE ARTES.
BONS ESTUDOS!!!!!
LEIA O TEXTO A SEGUIR.
COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO.
ENVIE FOTOS DA ATIVIDADE REALIZADA
GÊNEROS TEATRAIS: TEATRO DE SOMBRAS
TEATRO DE SOMBRAS, UMA ARTE MUITA ANTIGA QUE ENCANTA JOVENS, ADULTOS E PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS.
O teatro de sombras é uma arte muita antiga. Sua origem vem desde o período da Pré-História onde os homens já se encantavam com suas sombras movendo-se nas paredes das cavernas, e algumas mães na época teriam desenvolvido o teatro de dedos, projetando sombras diversas com as mãos, para distrair seus filhos. É originário da China surgindo por volta de 5.000 antes de Cristo. Esta arte consiste em uma projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos. O espetáculo costuma atrair multidões graças ao seu encanto artístico que se espalhou pelos países da Europa até chegar ao Brasil fazendo também muito sucesso.
QUAL A ORIGEM DO TEATRO DE SOMBRAS?
Existe uma lenda chinesa a respeito do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121 depois de Cristo, o imperador Wu Ti, da dinastia dos Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do "reino das Sombras", caso contrário seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina.
Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz. Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que: "fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade". Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
ATIVIDADE
MARQUE COM UM X A RESPOSTA CORRETA:
1- O TEATRO DE SOMBRAS É UMA:
( ) Arte muito antiga
( ) Arte muito nova
( ) Arte da dança
2- A ORIGEM DO TEATRO DE SOMBRAS VEM DESDE QUE PERÍODO?
( )Período moderno
( ) Período antigo
( ) Período da Pré-História
3- QUE PAÍS SURGIU O TEATRO DE SOMBRAS?
( ) Japão
( ) China
( ) Índia
4- QUAIS AS FIGURAS QUE SÃO PROJETADAS SOBRE PAREDES OU TELAS DE LINHO NO TEATRO DE SOMBRAS?
( ) Figuras humanas, animais ou objetos
( ) Figuras de papel
( ) Figuras de barro
5-RELACIONE CORRETAMENTE:
( 1 ) Retrata o surgimento do teatro de sombras
( 2 ) Imperador Chinês
( 3 ) Produziu a silhueta de uma bailarina
( 4) Instrumento tocado que fez surgir a sombra de uma bailarina.
( )Flauta
( ) Mago da corte
( ) Lenda chinesa
( ) Wu Ti
Ø Vocês irão praticar a proposta de aula que está disponível na página 15 no material do mês 02 da Criative Lar.
Ø A atividade proposta fala sobre a reutilização e transformação de objetos e traz como exemplo alguns desses objetos feitos a partir de material reciclável e é isso que vocês irão fazer hoje produzir um objeto utilizando apenas material reciclável. Caprichem.
Observações
Ø A atividade irá ser pontuada.
Ø Só receberá a nota, o aluno que enviar a foto da atividade realizada.
A sua participação é muito importante!
UNIDADE TEMÁTICA: Patrimônio Cultural
CONTEÚDO: Folclore Brasileiro
LEIA O TEXTO A SEGUIR.
COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO.
ENVIE FOTOS DA ATIVIDADE REALIZADA
O folclore brasileiro é resultado das lendas, costumes, personagens folclóricos, festas e ditados que fazem parte da cultura nacional. É formado pelas histórias e mitos que ajudaram a construir o imaginário popular.
Foram os portugueses, indígenas e africanos que contribuíram para criar essa grande variedade cultural no Brasil. Atualmente o país é reconhecido por ter um rico folclore, com manifestações variadas e presentes em todas as regiões.
Institucionalização do folclore brasileiro
Entre as décadas de 1960 e 1970, os autores reconhecidos internacionalmente começaram a realizar estudos e pesquisas relacionados à cultura popular. Em 1965, por exemplo, o Congresso Nacional Brasileiro oficializou a data de 22 de agosto como o dia do folclore nacional. A partir da resolução, a cultura nacional ganhou importância, possibilitando a sua preservação.
Esses fatos contribuíram para que o folclore brasileiro ganhasse força e fosse institucionalizado.
Lendas e mitos do folclore brasileiro
•Curupira
•Saci Pererê
•Iara
•Boto cor-de-rosa
•Mula sem cabeça
•Boitatá
Dizeres populares
Os dizeres populares são frases passadas de geração a geração e presentes no cotidiano das pessoas e que expressam algum conhecimento.
Confira abaixo 15 dos ditados mais conhecidos pela população brasileira.
• “Para bom entendedor, meia palavra basta”;
• “De grão em grão, a galinha enche o papo”;
• “Filho de peixe, peixinho é”;
• “Onde há fumaça, há fogo”;
• “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”;
• “Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha”;
• “Um dia da caça, outro do caçador”;
• “Em terra de cego, quem tem um olho é rei”;
• “Uma andorinha sozinha não faz verão”;
• “Cada panela tem sua tampa”;
• “A pressa é inimiga da perfeição”;
• “Cavalo dado não se olha os dentes”;
• “Quem canta seus males espanta”;
• “À noite todos os gatos são pardos”;
• “Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”.
Festas típicas do folclore brasileiro
As festas populares são parte significativa para o folclore brasileiro. Elas ajudam a construir laços e perpetuar a cultura nacional. Entre as festas mais populares no Brasil estão:
•Bumba Meu Boi
•Festas juninas
•Folia de Reis
•Carnaval
Atividade
1) Qual a definição de folclore?
2) Quais as principais lendas do folclore brasileiro?
3) Cite 5 dizeres populares mais conhecido por você:
4) Quais as principais festas típicas do folclore brasileiro?
5) Em relação à questão anterior, qual a festa que você mais se identifica e por quê?
6) Escolha uma lenda do folclore nacional e faça um desenho que a represente usando sua criatividade.
ATIVIDADE
Depois de ler sobre a cultura do folclore brasileiro, faça uma colagem sobre algum personagem folclórico, como mostra o exemplo ao lado de um boto cor de rosa, você vai precisar de papel repicado colorido e cola, mãos à obra:
No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.
· Oficialização da data
Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira. A sugestão de Gand Ley foi acatada e, desde então, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data.
· Existe um Dia do Estudante fora do Brasil?
Sim, existe. Fora do Brasil existe uma data comemorativa chamada Dia Internacional dos Estudantes, e ela é realizada anualmente em 17 de novembro. Essa data foi escolhida em homenagem a estudantes que lutaram contra a invasão dos nazistas na Checoslováquia durante a Segunda Guerra Mundial.
ATIVIDADE
1°) Qual a data que se comemora o dia do estudante?
2°) Quem sugeriu que o dia 11 de Agosto,ficasse conhecido como o dia do Estudante?
3°)Fora do Brasil,também há uma data em que se comemora o dia do Estudante? Se sim,em que data é comemorado?
4°) Retrate seu sentimento em ser estudante nesse momento pandêmico,qual a sua esperança e o que te motiva a continuar os estudos,apesar da dificuldade,através de um desenho,não esqueça de o colorir:
Influência chinesa na arte japonesa
Bodhidharma, um indiano fundador do zen-budismo, foi um importante monge que viajou até a China para passar adiante seus ensinamentos. O zen é uma filosofia que prega a prática da meditação e a autoconfiança. Então, eis que, no século XIII, monges japoneses viajaram para a China com o intuito de estudar doutrinas mais recentes. Atributos como a disciplina e a simplicidade, defendidos pelo zen, acabaram por atrair samurais (ou seja, guerreiros) à filosofia
Pinturas japonesas
Quanto às pinturas, um artista e estudioso das obras chinesas viria a se destacar mais tarde. Sesshu Toyo (1420 a 1506) foi um monge que iniciou seus estudos artísticos com um grande mestre chinês que produzia pintura de paisagens com nanquim. Na pintura temos dois período:
Período Momoyama-Assim como os painéis dobráveis de Toyo, diversas outras obras foram constituídas dessa forma. O motivo é que essas estruturas eram agregadas à arquitetura a fim de dividir ambientes. Também foi no período Momoyama que as pessoas da nobreza procuravam por obras grandes, com imagens coloridas e fundo dourado. O artista mais renomado da época foi Tohaku.
Imagem 3: Parte da pintura “Bordo” de Tohaku. Observe o fundo dourado feito com finas películas de ouro.
Período Edo- Os anos que sucederam foram marcados como um período de paz e florescimento cultural. O Período Edo, compreendido entre 1603 a 1867, trouxe consigo a arte do ukiyoy-e (em tradução livre, mundo flutuante). Muito pautado no budismo, o ukiyoy-e busca expressar a busca pelo prazer efêmero.
Imagem 4: Obra “A grande onda” de Kanagawa.
Uma temática largamente explorada pelos artistas na produção de suas obras durante o período Edo foram as gueixas. O desenvolvimento da técnica da xilogravura (técnica de gravura com matriz de madeira) permitiu que uma mesma obra fosse repetida e reproduzida em larga escala. Os exemplos mais antigos de xilogravura apresentavam impressões em preto e branco, por vezes coloridas à mão.
Exercícios
1- Inicialmente, a cultura e produção artística do Japão foi influenciada especialmente por:
A) Pela perspectiva egípcia e a lei da frontalidade
B) Pelo fundador do zen budismo, Daruma, e sua filosofia
C) Pela rica simetria dos gregos
D) Pelo uso da perspectiva, de acordo com os povos mesopotâmicos
2- Dentre as técnicas e materiais mais utilizados pelos artistas no Japão, no período Edo, encontra-se:
a) A tinta acrílica
b) Pedras coloridas transformadas em pigmentos
c) Esculturas em pedra
d) Xilogravura
Como estamos na época das Olimpíadas em Tóquio. Leia o texto abaixo e respondam as atividades a seguir.
As Olimpíadas Tóquio 2020 têm um emblema inspirado no “ichimatsu moyo”, formas quadriculadas características do período Edo (1603-1867), trazendo a predominância do azul índigo para representar o que a organização das Olimpíadas chama de “expressão da elegância e sofisticação do Japão”.
O emblema de Tóquio 2020 é constituído de três formas retangulares, que representam diferentes países e culturas. A mensagem escolhida para a 32ª edição das Olimpíadas é “unidade na diversidade”, atribuindo ao esporte a função de celebrar as diferenças.
Emblemas das Olimpíadas e Paralimpíadas representam os diferentes países da competição. (Créditos: Reprodução Comitê de Organização das Olimpíadas Tóquio 2020)
A mascote das Olimpíadas de Tóquio também segue a cartela de cores e formas do emblema e foi nomeada de Miraitowa, nome formado pelas palavras japonesas Mirai (futuro) e Towa (eternidade), que representa o desejo de um futuro cheio de esperança nos corações de todas as pessoas do mundo.
Miraitowa é o mascote das Olimpíadas, e Someity é o símbolo das Paralimpíadas.
(Créditos: Reprodução Comitê de Organização das Olimpíadas Tóquio 2020)
Já a mascote das Paralimpíadas de Tóquio é Someity, criatura inspirada nas tradicionais flores de cerejeira do Japão e que tem um incrível poder mental e força física, simbolizando a superação de obstáculos dos paratletas. Seu nome é baseado na junção de Someiyoshino (espécie de flor de cerejeira) com o termo “so might” (é possível, em adaptação ao português).
3- De acordo com o emblema escolhido pelos japoneses para os jogos Olímpicos, que representam diferentes países e culturas. A mensagem escolhida para a 32ª edição das Olimpíadas é:
4- As Olimpíadas Tóquio 2020 têm um emblema inspirado no “ichimatsu moyo”, formas quadriculadas características de qual período?
5- A mascote das Paralimpíadas de Tóquio é Someity, foi criada tomando por inspiração o quê? E o que significa?
Conteúdo: FESTAS JUNINAS
Queridos estudantes,
Realizem uma pesquisa sobre OS SANTOS JUNINOS e copiem um pouco da história de cada um deles.
1- Santo Antônio
2- São João Batista
3 - São Pedro
Use sua criatividade e confeccione um enfeite junino usando os materiais que você tem em casa. (MANDE FOTOS) VALERÁ NOTA
Exemplos:
Conteúdo: FESTAS JUNINAS
LEIA O TEXTO A SEGUIR. NÃO É NECESSÁRIO COPIAR.
COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO.
As comemorações das festas juninas sempre acontecem durante o mês de junho. Três santos populares são celebrados: São Pedro, Santo Antônio e São João. A origem dessas comemorações é pagã, pois no princípio, essas festas homenageavam os deuses da fertilidade e da natureza, as pessoas costumavam pedir fartura nas safras. Como a igreja, na época, não conseguiu impedir a popularidade desses festejos, acabou aderindo às celebrações e atribuiu-lhes um tom religioso. Tradicionalmente, as festas juninas iniciam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e concluem no dia 29 de junho, data de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é comemorado o dia de São João.
Diversas tradições que fazem parte dessa comemoração apresentam símbolos das festas juninas que compreendem: a fogueira, as comidas, as danças típicas, os balões, as brincadeiras e até as roupas. Na aula de hoje, vamos conhecer as características de alguns eventos juninos.
Apesar que no Brasil a soltura de balões representa perigo e é proibido, eles continuam fazendo parte da cultura junina. Os balões representam o início das comemorações. A realização de fogueira também faz parte desse movimento, principalmente no Nordeste do Brasil. As fogueiras simbolizam proteção contra os maus espíritos. A tradição foi conservada pelos católicos que cultivaram uma forma de fogueira diferente para cada santo: a triangular é de São Pedro, a quadrada é do Santo Antônio e a redonda é de São João.
O milho é um alimento extremamente importante nessas comemorações e, desse modo, diversas comidas típicas de festa junina levam esse ingrediente. Os pratos mais preparados para comemorar o mês junino são: pé de moleque, pamonha, pipoca, bolo de milho, pinhão, tapioca, canjica, dentre outros. Tais alimentos são muito apreciados pelos brasileiros, pois são feitos com muito capricho e representam parte da nossa cultura.
Durante as comemorações juninas, muito se fala sobre o forró. Ele é de origem nordestina e bastante popular e comum em todo o país. A quadrilha junina, entretanto, é a dança mais característica desse período. A quadrilha consiste numa balada de casais trajados com vestimentas tipicamente caipiras. Existe uma coreografia chamada de casamento caipira que é feita para homenagear Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.
Existem diversas brincadeiras populares que são realizadas durante as comemorações juninas, como: a pescaria, saltar a fogueira, o pau de sebo, a argola, correio-elegante, entre outros. O mais importante durante essas brincadeiras, são a simpatia e o bom-humor das pessoas que participam, sempre mostrando durantes as brincadeiras um tom de divertimento.
As roupas juninas são tipicamente caipiras, as vestes são bastante coloridas com estampas de xadrez. A indumentária para os homens é a do matuto, camisa quadriculada, calça remendada, chapéu de palha e tecidos coloridos. As mulheres, tradicionalmente, usam vestidos coloridos, ornamentados com fitas e lindos chapéus de palha.
O Brasil é um país que tradicionalmente comemora as festas juninas. No estado da Paraíba, em Campina Grande, ocorre a maior festa junina do mundo. Entretanto, muitos países como Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos também celebram esses festejos. Em sua essência, as festas juninas são multiculturais, pois representam uma mistura de diversas culturas de todo o mundo.
Texto: Tudo Sala de Aula, Junho de 2021
1. Sobre as festas juninas, é correta a alternativa:
a) Elas são festas comemoradas apenas no Nordeste do Brasil.
b) As festas juninas é uma representação de diversas culturas.
c) Os festejos juninos apresentam somente as culturas nordestinas.
d) Todos os santos da igreja católica são relembrados nos festejos.
2. As festas juninas têm sua origem na cultura pagã. No princípio, quem as pessoas costumavam homenagear nesses festejos?
3. Quais são as comidas típicas da festa junina?
a) Bolo de chocolate, pamonha e paçoca.
b) Tapioca, canjica e salgadinhos de queijo.
c) Pipoca, brigadeiro e bolo de milho.
d) Bolo de milho, pamonha e pipoca.
4. Quais santos são celebrados nas festas juninas?
5. Escreva o dia do mês de junho que marca períodos importantes das festas juninas.
a) Início dos festejos juninos:
b) Dia de Santo Antônio:
c) Dia de São João:
d) Dia que termina a festa junina:
6. Que símbolo marca o início dos festejos juninos no Brasil?
7 . Quais são brincadeiras típicas da festa junina?
8. Cada formato da fogueira nas festas juninas representa um santo diferente. Escreva o nome do santo para cada formato das fogueiras abaixo:
a) A redonda:
b) A triangular:
c) A quadrada:
9. Assinale a opção FALSA:
a) As festas Juninas possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês.
b) Atualmente, as festas juninas são comemoradas para pedir fartura aos deuses.
c) Os rituais juninos implicam o acendimento de fogueiras e a soltura de balões.
d) A cultura junina representa a mistura das festividades pagãs com a doutrina cristã.
10. Escreva como são os trajes femininos para comemorar as festas juninas.
Conteúdo: A biografia de Alfredo Volpi e sua paixão por bandeirinhas
CONTEÚDO: EMAPA: 48 ANOS EDUCANDO GERAÇÕES
EMAPA: 48 ANOS EDUCANDO GERAÇÕES
A escola municipal Antônio Pereira de Andrade fundada no ano 1973 completa nesta terça feira 12 de junho 45 anos de história. A mesma foi fundada na gestão do prefeito Honorato Cabral de Souza Campos, e está situada na Praça Valdeci Tavares s/n no centro de Condado zona da mata norte do estado de Pernambuco.
A EMAPA assim como é conhecida, recebeu este nome em homenagem ao sogro do prefeito acima citado, tendo em vista que o patrono da escola era uma pessoa muita querida, com extrema preferência pela leitura e grande interesse pela educação. Funcionou por muitos anos no prédio da escola Júlio Correia, cedida pelo estado, passando a ter prédio próprio em 1985, também na gestão do prefeito Honorato Cabral. Ao longo dos anos, através de seus gestores, a escola foi construindo sua historia.
Em 1983, na gestão da professora Ernestina Bezerra de Sena do Nascimento, foram criados o escudo e a bandeira da escola, tendo a simbologia de um castelo com duas chaves com os arcos para cima e a legenda “sedes sapiência”, expressão que em latim significa sabedoria.
No ano de 2004, na gestão da professora Genelva Nunes de Santana, foi oficializado o seu hino, sendo a letra das professoras Marilene Barbosa e Genelva Nunes, com arranjo e melodia de João André da Silva.
Equipe gestora:
Rita de Cássia
Elói Filho
Supervisores Escolares
Djanira Bezerra
Luciene Gonçalo
Lucilene Maria
Maria Auxiliadora
Secretárias Escolares
Deise Santos
Kátia Maria
HINO OFICIAL DA EMAPA
LETRA: Marilene Barbosa Nascimento e Genelva Nunes Santana do Nascimento
ARRANJO E MELODIA: João Batista André
I
Exaltemos setenta e três
Marco Histórico, grandeza imortal
Imponente! Fulguras no solo
Condadense teu sonho é real
II
Era um doze de junho festivo
Surge EMAPA tão bela e guerreira
Com amor e fiel compromisso
Elevamos a tua bandeira
III
Teus heróis com labor e bravura
Teu pendão esperança e paz
És trabalho, amor e cultura
Conquistando os teus e cultura
Conquistando os teus ideais
IV
És estrela que firme fulgura
Pulsa forte nossa emoção
Honraremos o teu estatuto
Como herança de nosso torrão
V
EMAPA brilhante, esplendor e vida
Espaço de glorias e luta vencida
Teu nome saúda, teu filho ilustre
Condado é teu berço
Vitória e guarida
ATIVIDADE
· Em comemoração ao aniversário da nossa amada EMAPA, faça uma bela homenagem em forma de mensagem (texto, poema, desenho, música) aos 48 anos da escola com foto ou vídeo.
CONTEÚDO: LEITURA DE OBRA-ARTES VISUAIS
TENTE COLORIR OU REPRODUZIR COM BASE NA OBRA ORIGINAL :
UNIDADE TEMÁTICA: Teatro
CONTEÚDO: O TEATRO POPULAR BRASILEIRO
LEIA O TEXTO A SEGUIR.
COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO.
A primeira manifestação do teatro no Brasil ocorreu no século XVI com o objetivo de catequização. O teatro era usado pelos jesuítas para ensinar a religião católica aos índios ou colonos. Durante esse tempo, o padre Anchieta foi um dos principais jesuítas que mais utilizou esse tipo de representação artística que era chamado de teatro de catequese. Na época, o teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram realizadas em praças, ruas ou escolas.
O TEATRO POPULAR
Um marco importante do teatro popular brasileiro foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838. O drama foi encenado por uma associação verdadeiramente brasileira, com atores e intenções nacionalistas liderado pelo ator João Caetano. Posteriormente, o teatro popular no Brasil conseguiu ganhar notoriedade na década de 1950 com o crescimento de um público interessado em ver nos palcos as grandes questões nacionais. O teatro popular é definido como uma atração cultural destinada às camadas da sociedade menos favorecida, pois é um teatro feito em circos, praças e em espaços públicos, por artistas amadores, e sobretudo voltado para o gosto simples do povo brasileiro. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70, o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.
O TEATRO DE ARIANO SUASSUNA
O teatro de Ariano Suassuna impressiona pela habilidade que o autor apresenta em misturar o culto e o popular, com a finalidade de criar uma arte erudita a partir de características da cultura popular do Nordeste. Uma de suas obras teatrais mais famosa é o Auto da Compadecida. Trata-se de um drama sucedido no nordeste brasileiro, com elementos da tradição da literatura de cordel e do gênero comédia. A obra mistura cultura popular e tradição religiosa.
O teatro popular é uma expressão artística realizada por um ator ou um grupo de atores em um palco, em que é interpretada uma história fictícia ou não, com a colaboração de técnicos e auxiliares, sob a orientação de um diretor que monta a obra escrita por um dramaturgo. Desse modo, o teatro é a arte da representação.
Texto: Tudo Sala de Aula, 2021
ATIVIDADES SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU
1. A primeira manifestação teatral surgida no Brasil tinha a finalidade de:
a) ensinar a cultura dos portugueses aos índios.
b) transmitir as doutrinas religiosas do catolicismo.
c) representar as características do povo brasileiro.
d) incentivar a cultura popular nos ambientes escolares.
2. Como foi chamado o primeiro teatro em território brasileiro?
3. O que motivou o crescimento do teatro popular no Brasil?
a) O interesse das pessoas por assuntos religiosos.
b) O interesse do povo em assuntos nacionalistas.
c) O aumento das classes menos favorecidas.
d) O apoio do governo aos artistas brasileiros.
4. Como podemos definir teatro popular?
5. Com o regime militar em 1964, inúmeras peças teatrais foram proibidas no Brasil. Isso significa que houve:
a) emancipação.
b) Independência.
c) censura.
d) calúnia.
6. Por que a tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição foi um marco importante para o teatro popular brasileiro?
7. Sobre as obras de Ariano Suassuna, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica da sua arte teatral.
a) Produção letrada.
b) Linguagem popular.
c) Regionalismo e religiosidade.
d) Cultura sulista.
8. Como é chamada a pessoa responsável em elaborar um texto com o objetivo de transportá-lo para os palcos?
a) Dramaturgo.
b) Diretor teatral.
c) Ator ou atriz.
d) Assistente técnico.
9. Para você, por que o teatro popular é considerado uma arte?
BONS ESTUDOS!
UNIDADE TEMÁTICA: Teatro
CONTEÚDO: Origem do Teatro
LEIA O TEXTO A SEGUIR.
COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO.
Até agora aprendemos qual o conceito de arte, suas diferentes funções e vimos a origem das manifestações artísticas, a arte pré-histórica. Diferente das artes visuais, nas artes cênicas o espetáculo só existe no momento da apresentação, ou seja, na relação entre o artista e o espectador.
Quando pensamos nisso logo vem à mente o teatro, não é mesmo? Mas a linguagem cênica também inclui a dança, muitas vezes relacionada com o teatro.
Teatro na escola
O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. Proporciona ao estudante o contato com a qualidade poética, linguística e musical. Permite que se desenvolva um senso estético mais apurado, que lhes ensine a diferenciar, valorizar e apreciar o belo, na arte e na vida. Há peças sobre feitos históricos, tantos brasileiros, quanto da história universal, abordando mitologia, epopeias medievais, temas bíblicos, etc. O teatro como tema transversal potencializa o aprendizado de diversas.
Elementos da linguagem teatral
Para o teatro existir são necessários apenas 3 elementos básicos:
Personagem (ator)
Espaço (lugar)
Público (plateia)
Depois disso, basta a Ação acontecer e temos teatro!
Mas é claro que existem muitos outros elementos importantes que compõem o que chamamos de Sintaxe Teatral.
São elementos que deixam o espetáculo, seja o teatro seja a dança, ainda mais interessante. Exemplos: a iluminação, o figurino, a maquiagem, o cenário, etc.
Surgimento do teatro
O teatro enquanto manifestação humana sempre esteve presente na história da humanidade, pois por meio dele o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.
Por isso, ninguém sabe ao certo como e quando o teatro surgiu.
Provavelmente, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, o homem acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo, e depois, deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi.
Está certo que não era lá um grande espetáculo, mas já era teatro, chamado de Teatro Primitivo.
Mas o teatro como conhecemos hoje, chamado de Teatro Ocidental, começou mesmo com os gregos!
Os profissionais das artes cênicas
Existe um responsável por cada um desses elementos.
O que eles fazem?
DRAMATURGO: é quem escreve a peça, o autor.
DIRETOR: responsável por conduzir a encenação, os ensaios, dar diretrizes sobre a interpretação dos atores e a concepção geral do espetáculo.
COREÓGRAFO: em um espetáculo de dança é quem elabora, dirige e organiza a coreografia do espetáculo.
ATORES: encenam, interpretam os personagens.
BAILARINOS ou INTÉRPRETES: interpretam as coreografias
ILUMINADOR: elabora a composição das luzes do espetáculo.
MÚSICOS: responsáveis pela música.
SONOPLASTA: responsável pelos sons.
CENÓGRAFO: cria o cenário e os objetos da cena.
FIGURINISTA: cria as roupas que serão utilizadas pelos atores para compor a imagem do personagem
MAQUIADOR: cria a maquiagem dos personagens.
ATIVIDADE
1. Qual a diferença entre a linguagem das artes cênicas e as demais?
2. Aonde começou o teatro?
3. O que é um ditirambo?
4. Como era o teatro antes do ditirambo?
5. Quem foi o primeiro ator?
6. Como foi o desenvolvimento do teatro ocidental?
7. Qual a origem da palavra drama?
8. O que é gênero dramático?
9. Qual o objetivo da tragédia?
10. Qual a diferença entre comédia e tragédia?
Bons estudos! Deus abençoe!
OBSERVAÇÃO
UNIDADE TEMÁTICA: Teatro
CONTEÚDO: Criação e Interpretação
TEATRO
O teatro foi formalizado pelos gregos no século 4 a.C., mesmo havendo registros mais antigos de representações na China, no Egito e no Oriente Próximo, o teatro significa o lugar onde se vê. Ele evoluiu dos rituais primitivos ligados à religião para um espaço cênico organizado.
No século 17, o inglês William Shakespeare (15641616) ressuscitou essa arte, criando as tragédias e comédias mais famosas de todos os tempos. O americano Harold Bloom, crítico literário, defende a tese de que seríamos diferentes se o criador de Romeu e Julieta e da célebre citação "Ser ou não ser, eis a questão" não tivesse existido.
Trazida para o Brasil como instrumento pedagógico pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os índios, a encenação foi adquirindo cores nacionais no fim do século 19. Durante esses anos, a linguagem evoluiu, mudou de roupagem e teve filhotes. Um dos mais importantes apareceu há pouco mais de 50 anos: a teledramaturgia, base de um dos ícones da indústria cultural brasileira, a novela.
ATIVIDADE
1) Quando surgiu o Teatro no Brasil.
2) Você já ouviu falar de WILLIAM SHAKESPEARE, cite sua principal obra, conhecida até hoje no mundo inteiro.
OBSERVAÇÃO
UNIDADE TEMÁTICA: ARTES VISUAIS
CONTEÚDO: Qual é a diferença entre emojis, emoticons e smiley?
Qual é a diferença entre emojis, emoticons e smiley?
O QUE É UM EMOTICON?
As palavras em inglês “emotion” (emoção) e “icon” (ícone) formam o termo emoticon. Sequências curtas compostas por símbolos, letras ou números, tentam representar expressões faciais e posturas. Os emoticons podem dar vida o texto, assim como expressar humores ou estados emocionais
O que é um smiley?
O termo vem do inglês "to smile", que significa sorrir. O smiley é a representação gráfica de uma expressão facial. Na comunicação escrita, o autor expressa satisfação, ele está se divertindo ou brincando.
O que é um emoji?
Os emojis são imagens ou pictogramas. Expressões faciais e gestos são mostrados em forma de rostos e pessoas. Objetos, comida, atividades, animais, plantas, lugares e outras associações também são representados. Isso permite uma comunicação mais expressiva. Atualmente, os emoticons são convertidos automaticamente em emojis através de programas de processamento de texto ou serviços online. Para exibir emojis, o Unicode é convertido em gráfico. Os emojis estão disponíveis em nossos telefones celulares desde 2010.
ATIVIDADE
1- Escreva uma pequena frase e substitua algumas palavras pelos emojis, veja o exemplo abaixo e crie a sua.
1- O tema da atividade: COVID-19/ PANDEMIA.
Façam um emojis em seu caderno e pinte com o tema da PANDEMIA / COVID-19. Escreva uma frase para o seu desenho chamando a atenção para os cuidados que devemos ter. Pode ser mais de um desenho. Seja criativo.
OBSERVAÇÃO
Unidade Temática: Dança
Conteúdo: História da dança
LEIA O TEXTO, COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO
A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.
A dança é elemento integrante da cultura. (Foto: Pixabay)
História da dança
Antes de desenvolver a linguagem oral, o homem utilizava a linguagem gestual para se comunicar, festejar e principalmente cultuar seus deuses por meio da dança. Em algumas cavernas do período Paleolítico é possível encontrar desenhos de pessoas dançando, possivelmente em referência a culto místicos.
Na História Antiga, povos do Egito, Mesopotâmia, Roma e Grécia foram os primeiros a adotar a dança como expressão artística. No Egito dançava-se em homenagem aos deuses, enquanto na Grécia a dança era uma forma de expressar seus mitos.
Com o passar do tempo a dança foi ganhando outros sentidos. Na Grécia Clássica, a dança estava relacionada aos jogos olímpicos e no Império Romano, qualquer dança que não estivesse vinculada à Igreja foi proibida. Somente no Renascimento, a dança ressurgiu de forma pomposa e apreciada pela nobreza.
No século XV surgiu o balé nas cortes italianas, originários dos grandes bailes de rua ficou conhecido como balletto. No século XVII, o balé saiu dos grandes salões e passou a ocupar os palcos, surgindo assim os primeiros espetáculos de dança.
Balé. (Foto: Wikipédia)
O século XIX é marcado pelo surgimento da dança moderna como uma forma de contrapor ao balé. Com movimentos mais livres e valorização a conceitos estéticos, esse estilo apropria-se de torções, contrações, quedas e improvisações.
Consequentemente surge a dança contemporânea, que mescla criatividade e experimentações coreográficas. Esse estilo teve grande influência do street dance, breakdancing e hip hop.
Dança no Brasil
Assim como a cultura, as danças brasileiras é fruto da influência de várias nações, principalmente europeias e africanas. Os primeiros habitantes do território, os índios, dançavam em rituais religiosos e em eventos cotidianos (morte, doenças, nascimentos, etc.).
De forma geral, os tipos de danças no Brasil variam de acordo com a região. O Norte possui danças tradicionais como a marujada e o carimbo. A Região Nordeste é tipicamente conhecida pelo frevo, o maracatu e o forró. Já Região Sudeste predomina o samba, o lundu e o pagode.
A Região Centro Oeste, o cururu, a polca de carão e o sertanejo são as danças mais tradicionais. Já a Região Sul teve grande influência europeia, por esse motivo na região predomina o fandango, a milonga e o chamamé.
Elementos da dança
A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.
Movimento corporal
No dança, refere-se aos movimentos básicos do corpo (translações e rotações) e as combinações entre eles, que podem ser divididos em três tipos:
• Movimento potencial: correspondem as pausas do movimento, ou seja, quando as partes do corpo não fazem nenhuma trajetória no espaço;
• Movimento liberado: são movimentos realizados com o corpo no espaço;
• Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações.
Espaço
Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim. No espaço existe a cinesfera ou Kinesfera (espaço individual do corpo que se movimenta), cujo limite de abrangência é dada pela extensão ou flexão dos membros superiores e inferiores.
Dentro do espaço são estudadas as direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), as dimensões (pequeno, médio e grande), os níveis (baixo, médio e alto) e as extensões (perto, médio e longe).
Tempo
Corresponde aos referenciais temporais que constituem a ligação entre a dança e a música. Os elementos de tempo formam o compasso musical, que pode ser lento, moderado ou rápido.
Elementos formais
Formação inicial: toda dança tem uma posição que os dançarinos devem assumir antes de começar a dançar.
Níveis altos, médios e baixos: de modo geral são movimentos possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.
Salto e queda: o salto ou o pulo é usado em muitas danças.
Direção: o movimento pode ser feito para diversas direções no espaço: frente, trás diagonal, esquerda, direita.
Rotação: é o giro, pode ser feito pelo corpo todo, por uma parte do corpo, em duplas, etc.
Deslocamento: pode ser feito saltando, andando, correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras.
ATIVIDADE
1) Na História Antiga, quais povos foram os primeiros a adotar a dança como expressão artística?
2) Qual o significado da dança no Egito e na Grécia?
3) O século XIX é marcado pelo surgimento da dança moderna como uma forma de contrapor ao balé. Quais as suas características?
4) A maioria das danças brasileiras tem origem em quais culturas?
5) Quais são os elementos da dança?
6) Quais os elementos formais da dança?
OBSERVAÇÃO
UNIDADE TEMÁTICA: Artes visuais
Conteúdo: Tipos de linha: a linha imaginária e a representada
A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual.
A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nossos cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.
A linha é obtida através de infinitos pontos.
Também é obtida através do “rastro” de um ponto.
Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma uma linha.
As principais propriedade das linhas são:
● Contém grande expressividade gráfica e muita energia.
● Quase sempre expressa dinamismo, movimento e direção.
● Cria tensão no espaço gráfico em que se encontra.
● A repetição de linhas próximas gera planos e texturas.
⮚ Podemos classificar as linhas da seguinte maneira:
1 - Quanto à forma a linha pode ser:
2 – Quanto à posição a linha pode ser:
3 - Quanto ao traçado a linha pode ser:
4 - Quanto à direção as linhas podem ser:
ATIVIDADES
DESENHO COM LINHAS RETAS COLORIDAS.
DESENHO COM LINHAS CURVAS COLORIDAS.
⮚ Nesta atividade você irá criar um ou mais desenhos e deverá pintar o seu interior com linhas retas coloridas ou com linhas curvas ou onduladas coloridas. Observe os exemplos abaixo. Solte a imaginação e capriche!
Nesta atividade vamos exercitar a criatividade. A partir das linhas sugeridas nos quadros abaixo crie desenhos. Solte a imaginação e capriche pintando os desenhos e também o fundo da imagem.
OBSERVAÇÃO
UNIDADE TEMÁTICA: Artes visuais
ARTES VISUAIS
As Artes Visuais são as formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica, arquitetura.
É uma área que abrange qualquer forma de representação visual de cor e forma. As representações visuais dramáticas, como cinema, teatro e música, também se encaixam nessa área.
Veja abaixo alguns exemplos de Arte Visual:
José Costa Leite
Caetano de Campos
Agora é sua vez, vocês irão escolher um desses dois exemplos de arte visual acima e reproduzir no seu caderno:
OBSERVAÇÃO
UNIDADE TEMÁTICA: Artes visuais
CONTEÚDO: Colagem
A colagem
A colagem, como outras técnicas artísticas fazem parte da História da Arte e já era usada pelos povos antigos como o mosaico, que consistia em colar peças de pedras coloridas em um suporte ou parede ou folhas de ouro sobre as estátuas
Porém, com a invenção do papel é que a colagem passou a ser usada em manuscritos chineses.
A colagem é uma técnica que consiste em juntar numa mesma superfície ou suporte, duas ou mais imagens de origens diferentes, para compor uma obra dando-lhe texturas ou não.
O papel é amplamente empregado nessa técnica , recortando e colando-os lado a lado ou sobrepostos para compor a imagem ficando entre os limites da pintura e escultura.
Hora de colocar a mão na massa, você vai precisar de: revistas, livros ou jornais ( que possam ser cortados), tesoura, cola e criatividade. Crie um desenho a partir de colagens e compartilhe no grupo.
OBSERVAÇÃO
Preencher o formulário abaixo, pois será a ata de frequência da aula.
Clicar em enviar.