Escola Municipal Antônio Pereira de Andrade
Aluno(a): ____________________________________________________ Série: 8º Ano A/D/E Data 16/04/2021
Unidade Temática: Crenças Religiosas e filosofias de vida
Conteúdo: As doutrinas religiosas
O que é doutrina religiosa e para que ela funciona?
Uma doutrina é o agrupamento de ensinamentos sobre uma crença ou qualquer outro tipo de ensinamento a serem propagados entre os demais seguidores, logo a doutrina religiosa é a reunião de princípios de uma determinada religião. Nessa perspectiva, é valido ressaltar que toda religião possui uma doutrina, pois todas possuem fundamentos e instruções a serem repassados e seguidos a todos os membros.
A doutrina pode ser modificada ou alterada pelos seus membros, o que não se aplica aos dogmas que são tidos como verdades imutáveis, porém ambos são pertencentes a religião que formam um conjunto de crenças vinculado a uma divindade e atuam no comportamento do sujeito de forma individual, social e espiritual.
As doutrinas religiosas têm um grande papel na sociedade, pois devido ao surgimento no século XIX do espiritismo- doutrina que difunde a filosofia de que todo homem é um canal de comunicação entre os vivos e espíritos- muitas pessoas puderam desassociar as vozes ouvidas a bruxaria, conforme era acreditado anteriormente e assim auxiliar entes queridos por meio da compreensão da morte.
Várias religiões têm como base a doutrina de amar a Deus e seus irmãos, que parte dos princípios cristãos e dos ensinamentos disseminados por Jesus na terra, propagando assim uma cultura de fé e tolerância o que resultou na evolução comportamental da humanidade.
Entretanto, há religiões que trazem correntes mais flexíveis em relação aos conhecimentos e pensamentos, como é o caso do budismo que não foca em uma doutrina para ser pautada ou memorizada, mas na busca pela verdade por si mesmo, na prática e não precisamente na crença para que assim alcancem a iluminação.
É importante ressaltar também, que a reunião de conhecimentos e seguidores para formar uma doutrina nem sempre possui uma finalidade positiva e interesses próprios, essa adaptabilidade em determinados princípios resultam em interpretações mal intencionados com ações brutais e irreparáveis. Um exemplo está na formação da Santa Aquisição, criada no século XIII dirigida pela Igreja Católica Romana que funcionava como um tribunal que condenavam e torturavam todos aqueles que se opuseram as doutrinas da Igreja Católica (os considerados hereges), mostrando então a ideia de supremacia de uma doutrina face a outra.
Dessa forma, independentemente das convicções é perceptível o grande papel que a doutrina traz se dá na aquisição de novos seguidores e disseminação de conhecimentos, pois com ela há a união de pessoas que possuem pensamentos similares, que seguem e propagam esses conceitos, podendo ser difundidos de modo mais democrático como livros, panfletos ou qualquer outra plataforma de comunicação, garantindo que a transmissão será repassada sem ruídos, pois todo tipo de ensinamento necessita de uma base de conhecimento, de conceitos básicos para serem compreendidos e apreendidos.
EXERCÍCIO
1- Para você qual é o principal papel da doutrina religiosa na sociedade?
2- A base de toda religião é composta por uma doutrina, mas nem toda doutrina é uma religião, o que você entende sobre essa afirmativa?
3- Apesar de possuir uma filosofia não fundamentada em ensinamentos escriturados, conforme o texto é possível dizer que o budismo possui uma doutrina? Justifique seu posicionamento.
4- De acordo com o texto, cite as principais modificações históricas e sociais trazidas por algumas doutrinas?
EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO (A):____________________________________________ SÉRIE: 8º ANO A/D/E
PROFESSOR: HUGO LOPES DATA: 26/03/2021
·
ATITUDES PARA UMA BOA VIDA
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
Ensino de 1º Grau-Inscrição M. 154001
Autorização Portaria 1792 Diário Oficial 16/10/75
Praça Valdeci Tavares S/N-Condado - PE
Aluno(a):_________________________________________________________________Série/Ano: 8° A/D/E 19/03/2020Professor:HUGOLOPES Disciplina: Ensino Religioso
Unidade Temática: Crenças religiosas e filosofias de vida.
Conteúdo: As religiões e a esfera pública.
Protegendo a Terra: um compromisso conjunto da ciência e da religião
Líderes religiosos, cientistas e legisladores de todo o mundo reuniram-se no Fórum Global dos Líderes Espirituais e Parlamentares, em Oxford (1988) e em Moscou (1990), para discutir a crise ambiental. O texto a seguir (trechos) foi enviado pelos cientistas do Fórum a líderes religiosos em janeiro de 1990.
“ A Terra é o berço natal de nossa espécie e, ao que se saiba, o nosso único lar. Quando nossos números eram pequenos e a nossa tecnologia fraca, não tínhamos poderes para influenciar o meio ambiente do mundo. Hoje, de repente, quase sem ninguém perceber, os nossos números se tornaram imensos e a nossa tecnologia adquiriu poderes enormes, até terríveis. Intencional ou inadvertidamente, somos agora capazes de provocar mudanças devastadoras no meio ambiente global – um ambiente a que nós e todos os outros seres com os quais compartilhamos a Terra estamos meticulosa e refinadamente adaptados.
Somos agora ameaçados por alterações ambientais autoinfligidas em rápido processo de aceleração, cujas consequências biológicas e ecológicas de longo prazo ainda ignoramos – a diminuição da camada protetora de ozônio, um aquecimento global sem precedentes nos últimos 150 milênios, a destruição de um acre de floresta a cada segundo, a rápida extinção de espécies e a perspectiva de uma guerra nuclear global que poria em risco a maioria da população da terra. É possível que haja outros desses perigos que, em nossa ignorância, ainda não percebemos. Individual ou cumulativamente, eles representam uma armadilha para a espécie humana, uma cilada que armamos para nós mesmos [...] Estamos perto de cometer – muitos diriam que já estamos cometendo – o que em linguagem religiosa é às vezes chamado de Crimes contra a Criação. [...]
Em problemas dessa magnitude, e em soluções que exigem uma perspectiva tão ampla, devesse reconhecer desde o início uma dimensão não só científica, como religiosa. Cientes de nossa responsabilidade comum; nós, cientistas – muitos empenhados em combater a crise ambiental, pedimos insistentemente que a comunidade religiosa do mundo se comprometa, com palavras e ações, e com toda a audácia requerida, a preservar o meio ambiente da terra.”
ATIVIDADES
1- O que você entende por Crimes contra a Criação?
2- Por que é necessário preservar o meio ambiente da Terra?
EMAPA – ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA DE ANDRADE
ALUNO (A):____________________________________________ SÉRIE: 8º ANO A /E/D
PROFESSOR: ___________________________________________ DATA: 12/03/2021
· UNIDADE TEMÁTICA: Crenças, filosofias de vida e esfera pública.
· CONTEÚDO: As doutrinas religiosas
A DIFERENÇA ENTRE DOUTRINA E RELIGIÃO
- Doutrina: está relacionada a um conjunto de princípios de ou dogmas de uma religião.
- Religião: se define como conjunto de crenças ou dogmas relacionados com a divindade e da relação do homem com essa divindade em sentimento de veneração e obediência perante Ela. Abrange também normas morais para o comportamento do sujeito de forma individual e social.
EXERCÍCIO
1) Defina a palavra RELIGIÃO:
2) Defina a palavra DOUTRINA:
3) Você tem alguma religião? Qual é?
4) Sua religião tem quais doutrinas? Caso você não tenha religião, você conhece alguma doutrina religiosa?
5) Utilize o código: (1) para Religião e (2) para Doutrina.
1. ( ) Cristianismo
2. ( ) Islamismo
3. ( ) Batismo nas águas
4. ( ) Santa Ceia
5. ( ) Judaísmo
6. ( ) Realizar ofertas e sacrifícios
7. ( ) Candomblé
8. ( ) Budismo
9. ( ) Guardar o sábado
10. ( ) Dízimos e ofertas
11. ( ) Eucaristia
12. ( ) Vodu
13. ( ) Espiritismo
14. ( ) Reencarnação
15. ( ) Arrependimento dos pecados
Boa atividade!