...ESSE SERÁ O AMBIENTE EM QUE COMPARTILHAREMOS NOSSAS AULAS.
UM GRANDE BEIJO,
PROFESSORA INGRYD FERNANDA.
LEIA O TEXTO A SEGUIR;
ASSISTA AO VÍDEO;
FAÇA A PESQUISA E COPIE NO CADERNO;
TIRE FOTO DA ATIVIDADE RESPONDIDA E POSTE NO GRUPO.
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD
LEIA O TEXTO A SEGUIR E REFLITA:
“Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda...!”
Erasmo Carlos, no início dos anos 80, cantava em versos e prosas a música “Mulher (Sexo Frágil)”, que compôs juntamente com Narinha, sua ex-mulher.
Vamos concordar com Erasmo Carlos, de frágil não temos nada. Lembro que na minha geração a luta já começava nos primeiros anos de vida. Era a nós mulheres que cabia a tarefa de executar os afazeres domésticos e cuidar de nossos irmãos mais novos. Quando reclamava, ouvia que essa tarefa era da mulher. Cumpra e não discuta.
Nessa época a falta de acesso a informações e a pouca idade não contribuíam para uma percepção mais clara que nos desse embasamento para discutir essas questões de forma igualitária. A palavra da mãe era lei. Para ela a palavra da mãe dela foi lei também, aquela coisa de passar de mãe para filha. Sabemos que o que aprendemos na infância tende a enraizar-se em nossa memória.
Hoje observo amigas com filhos e as tarefas são divididas igualitariamente entre eles. Não existe mais o serviço que é só feminino. Já é um grande avanço.
Da música de Erasmo Carlos até hoje já se passaram 36 anos. Muitas leis foram instituídas para proteger e defender os direitos das mulheres. Que absurdo ter que instituir lei para proteger e garantir os nossos direitos quando isso deveria ser um processo natural.
O site G1, em 7 de março de 2015, traz uma matéria com dados que nos faz refletir sobre nossas conquistas ao longo desses anos. A pesquisa apresenta que no Brasil “a presença de mulheres em cargos de liderança vem caindo ao longo dos anos. Em 2012, 26% das empresas não tinham funcionárias em funções de comando. Em 2013, a proporção aumentou para 33% e, em 2014, para 47%”.
Nessa mesma matéria a sócia da Grant Thornton Brasil, Madeleine Blankenstein, fala sobre alguns fatores que contribuem para isso, como, por exemplo, a dificuldade para equilibrar a vida familiar com a profissional: “Poucas empresas têm creches, oferecem a oportunidade de trabalho flexível e outros benefícios que permitiriam que a mulher não precisasse sempre escolher entre a família e o trabalho. Além disso, os grandes centros urbanos dificultam a mobilidade e a possibilidade de flexibilidade para as mulheres que buscam este equilíbrio".
Quando pensamos que já avançamos muito em relação a nossos direitos e nossas conquistas, que esse processo dificilmente irá retroceder, vejo na quarta-feira, último 2 de março, o deputado Janusz Korwin-Mikke defender no parlamento Europeu, num debate sobre as assimetrias salariais em função do gênero que, "As mulheres devem ganhar menos do que os homens porque são mais frágeis, pequenas e menos inteligentes".
O que pensar sobre isso! Vamos voltar à música de Erasmo Carlos: “Mas que mentira absurda!”
Enfim, continuamos trabalhando mais e ganhando menos. Vamos continuar lutando por melhores condições, melhores salários e por melhores cargos. Não queremos ser diferentes. Queremos apenas ser iguais em deveres e direitos. Queremos e merecemos mais respeito.
Tânia Matos
Tânia é arquiteta e urbanista, administradora, pós-graduada em Gerência de Cidades, mestranda em Ensino e presidente da Agência Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
PESQUISE 3 leis brasileiras que foram instituídas para proteger e defender os direitos das mulheres e fale sobre cada uma delas.
TEXTOS NORMATIVOS
LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO O TEXTO;
COPIE O TEXTO E A ATIVIDADE NO CADERNO;
RESPONDA A ATIVIDADE, TIRE FOTO E POSTE NO GRUPO
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD.
TEXTO NORMATIVO
Texto normativo é aquele que integra um conjunto de regras, normas e preceitos. Destina-se a reger o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade. Normativo = que estabelece regras ou normas.
Viver em sociedade significa seguir regras, não é verdade? Regras de como conviver com outras pessoas. Regras para se ter segurança no trânsito. Regras de como conseguir uma boa nota ou uma promoção no trabalho. Formais ou informais, elas decidem como nos comportamos e são construídas por todos nós, como sociedade.
. Exemplos de textos normativos e legais:
● As constituições estaduais;
● contratos: trabalho, aluguel, prestação de serviços (serviços de telefonia, internet etc.);
● regimento de condomínio;
● regimento Escolar.
● Em placas.
Os textos normativos e legais estão em praticamente, todas as esferas da vida humana, nós precisamos de textos normativos e legais. Ou seja, onde houver uma relação entre duas ou mais pessoas, textos assim serão necessários para regulamentar as relações sociais: trabalho, escola...
A linguagem dos textos normativos e legais deve ser clara, de modo a não causar problemas de compreensão para o público a quem ele se destina. Deve ser objetivo, ou seja, deve concentrar-se na regulamentação do que está em questão, ou seja, um texto normativo voltado ao aluguel de um espaço não pode legislar sobre as regras de convivência em uma escola.
1) Por que as leis são criadas? Ou seja, qual é a finalidade dos textos normativos e legais?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________
2) Quem cria as normas que organizam nossa sociedade, produzindo assim os textos normativos e legais?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________
3) Como seria nossa sociedade se as regras não existissem e, consequentemente, não tivéssemos textos normativos e legais?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________
4) Existe um código de normas e leis regulamentam o funcionamento da escola?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________
5) É possível afirmar que as regras e normas de Regimento Escolar garantem, quando são respeitadas, que os estudantes aprendam melhor?
________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO NORMATIVO SEGUINTE, EM SEGUIDA, FAÇA O QUE SE PEDE.
TIRE FOTO DA ATIVIDADE RESPONDIDA E POSTE NO GRUPO.
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD FERNANDA.
Modelo de Regulamento Interno de Condomínio
Este regulamento integra para todos os fins os contratos de locação das unidades do Edifício (nome), fazendo regra para todos os moradores.
Art. 1º - Os apartamentos do Edifício (nome) possuem destinação exclusivamente residencial e familiar, sendo expressamente vedada sua utilização com fins comerciais e para realização de eventos de qualquer natureza que venham perturbar a tranquilidade dos demais moradores.
Art. 2º - É proibido o depósito ou a guarda de materiais explosivos, inflamáveis ou quais outros que representem risco aos moradores, em qualquer dependência do Edifício.
Art. 3º - Os moradores deverão zelar pelo silêncio a partir das 22 horas até às 7 horas, sendo proibido falar em tom elevado, cantar, assobiar e utilizar instrumentos ou maquinários ruidosos de modo a perturbar o sossego dos moradores.
Art. 4º - É proibido:
a) bater tapetes, estender roupas, regar plantas, fazer despejos de lixo ou qualquer detrito em janela, parapeito ou lugares visíveis do logradouro público ou sobre as áreas do Edifício e nos passeios;
b) ter no apartamento animais domésticos, aves ou outros do gênero;
c) o estacionamento de pessoas estranhas ou empregados domésticos nos vestíbulos, corredores, escadas, portas e passeios do Edifício, devendo os empregados e fornecedores utilizarem unicamente a entrada de serviço e o elevador correspondente;
d) colocar cartazes, anúncios, letreiros, ou tabuletas em janelas, portas, paredes ou na fachada do Edifício ou em qualquer lugar visível do exterior do apartamento.
Art. 5º - O Edifício terá os portões abertos às 7 horas e fechados às 22 horas. (localidade), (dia) de (mês) de (ano). (assinatura) (nome do responsável) (cargo)
PARE E PENSE
· Para que serve esse texto?
· Para quem esse texto é dirigido?
· O texto foi produzido por quem?
· Como o texto está organizado?
· Você concorda com as normas expostas no texto?
· Você as cumpriria?
· Existe alguma norma que você mudaria?
· Você acha que essas normas serão importantes para a convivência social dos que moram nesse condomínio?
Agora é a sua vez, escolha uma proposta e crie seu regulamento:
1º Imaginem que vocês criaram um Clube de Leitura na sala de aula. Elaborem o regulamento para o bom funcionamento desse clube.
2º Imaginem que vocês criaram um time de futebol na escola. Elaborem o regulamento para esse time.
3º Imaginem que vocês criaram um Clube de amigos da escola. Elaborem o regulamento para o bom funcionamento desse conselho.
ASSISTA AO VÍDEO;
LEIA O CORDEL;
FAÇA A PESQUISA QUE SE PEDE;
COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO;
TIRE FOTO DA ATIVIDADE RESPONDIDA E POSTE NO GRUPO.
BEIJOS,
INGRYD FERNANDA.
Leia o cordel: “Recomece” de Bráulio Bessa e, em seguida, responda às questões.
Quando a vida bater forte e sua alma sangrar, quando esse mundo pesado
lhe ferir, lhe esmagar...
É hora do recomeço.
Recomece a LUTAR.
Quando tudo for escuro
e nada iluminar,
quando tudo for incerto
e você só duvidar...
É hora do recomeço.
Recomece a ACREDITAR.
Quando a estrada for longa e seu corpo fraquejar,
quando não houver caminho
nem um lugar pra chegar...
É hora do recomeço.
Recomece a CAMINHAR.
Quando o mal for evidente
e o amor se ocultar,
quando o peito for vazio,
quando o abraço faltar...
É hora do recomeço.
Recomece a AMAR.
Quando você cair e ninguém lhe aparar,
quando a força do que é ruim
conseguir lhe derrubar... É hora do recomeço.
Recomece a LEVANTAR.
Quando a falta de esperança
decidir lhe açoitar, se tudo que for real for difícil suportar...
É hora do recomeço.
Recomece a SONHAR.
Enfim,
É preciso de um final pra poder recomeçar,
como é preciso cair pra poder se levantar.
Nem sempre engatar a ré
significa voltar.
Remarque aquele encontro,
reconquiste um amor,
reúna quem lhe quer bem,
reconforte um sofredor,
reanime quem tá triste
e reaprenda na dor.
Recomece, se refaça,
relembre o que foi bom,
reconstrua cada sonho,
redescubra algum dom,
reaprenda quando errar,
rebole quando dançar,
e se um dia, lá na frente, a vida der uma ré,
recupere sua fé e RECOMECE novamente.
-Bráulio Bessa
Agora, copie as perguntas a seguir e responda no caderno.
1. O cordel de Bráulio Bessa traz uma mensagem otimista ou pessimista diante da vida? Explique como você chegou a essa conclusão.
2. O que você acha que o poeta quis dizer com o seguinte verso: “Quando a vida bater forte e sua alma sangrar”?
3. Os verbos “lutar”, “acreditar “e “levantar” indicam que devemos esperar as coisas acontecerem ou que devemos “fazer acontecer”? Passividade ou ação? Explique como você acha que devemos fazer.
4. O texto insiste na repetição de um verbo a fim de incentivar o leitor a não desistir diante da vida. Que verbo é esse?
5. Você também percebe que é preciso recomeçar e apreender algo novo nesse período de isolamento? Por que? Escreva 8 linhas contando um exemplo de alguém que conseguiu recomeçar na vida, nesse período de pandemia.
6. Escolha um poema de INCENTIVO e grave um vídeo OU faça um lindo desenho e envie para a professora! Vamos nos unir e encher o mundo com mensagens positivas nesse novo ano que inicia!
Após concluir a atividade, envie uma FOTO do seu caderno para mim!
Siga as instruções para construir um cordel sobre você;
Copie o cordel em seu caderno de Português;
Tire foto e envie no grupo;
Grave um vídeo declamando seu cordel.
CAPRICHE NA CRIATIVIDADE
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD.
Seu objetivo ao escrever esse texto é possibilitar aos seus destinatários que o conheçam melhor. Para ajudá-lo nessa atividade, são apresentadas algumas dicas importantes.
Liste algumas informações a seu respeito, como sua idade e as coisas de que gosta.
Se desejar, inclua nessa lista suas qualidades e, por que não, seus defeitos também.
Faça um rascunho de suas ideias e de seu texto.
Capriche nas rimas para deixar seu texto gracioso e proporcionar uma leitura cadenciada, melodiosa.
Depois de produzir as rimas, é só produzir o seu cordel. Crie um título bem interessante para ele.
Se quiser, você também pode ilustrar o seu texto.
Após concluir a atividade, envie uma FOTO do seu caderno para mim.... Você também pode gravar um vídeo para mostrar o seu cordel. Use sua criatividade!!
ANALISE OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER AS QUESTÕES;
NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO;
COPIE E RESPONDA APENAS AS QUESTÕES NO CADERNO;
TIRE FOTO DA ATIVIDADE RESPONDIDA E POSTE NO GRUPO.
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD.
TEXTO 1
Pernambucanos têm menor intenção de comemorar a Páscoa
Com as novas medidas restritivas impostas em Pernambuco para conter a disseminação do coronavírus, além da restrição orçamentária, os pernambucanos não estão com tanta expectativa de comemorar a Páscoa neste ano. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae-PE, de 1.132 consumidores entrevistados no estado, apenas 46,9% pretendem comemorar a festividade. O percentual é menor do que o registrado em outras datas, como fim de ano, Black Friday e Dias das Crianças, que a intenção foi acima dos 50%. O movimento de retração promete impactar negativamente o desempenho do comércio pernambucano no primeiro trimestre do ano.
Além das medidas restritivas neste período da Páscoa, também reflete na intenção de comemorar a data as restrições no orçamento dos pernambucanos. “A baixa intenção é puxada pelo fim do auxílio emergencial, que injetou mais de R$ 16 bilhões de reais na economia pernambucana no ano passado, com a piora no desemprego, a escalada inflacionária, a lentidão do retorno do projeto de proteção de emprego e renda e com o retorno das restrições mais duras para a contenção do número de infecção da atual pandemia”, ressalta Rafael Ramos, economista da Fecomércio-PE.
Publicado: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/economia/2021/03/pernambucanos-tem-menor-intencao-de-comemorar-a-pascoa.html, 24/03/2021 19:06
TEXTO 2
Mais uma Páscoa “diferentona”, devido às longas e necessárias semanas de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus. Que seja um feliz domingo de Páscoa e que os verdadeiros sentimentos cristãos de solidariedade, fé e esperança sejam renovados.
A vida vencerá.
A charge acima é do cartunista Nando Motta,
#FicaEmCasa.
RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR
1) O texto 1 é:
a) uma charge b) uma notícia c) uma piada d) um conto
2) O texto 2 é:
a) uma charge b) uma notícia c) uma piada d) um conto
3) Onde encontramos esses dois gêneros textuais acima apresentados?
a) em jornais, revistas e sites b) em revistas de divulgação científica c) em dicionários e enciclopédias
4) Com relação ao tema abordado, o texto 1 e o texto 2 são:
a) divergentes b) diferentes c) complementares d) semelhantes
5) Analisando o texto 1:
a) Qual a porcentagem de consumidores entrevistados pretende comemorar a Páscoa esse ano?
b) Além das medidas restritivas neste período, o que também tirou a intenção do povo de comemorar a Páscoa?
c) Que profissional foi consultado para trazer maior credibilidade ao texto?
6) Analisando o texto 2:
a) Qual palavra foi utilizada na linguagem popular, coloquial, ou seja, informal?
b) “Fica na toca!” faz referência a qual expressão cotidiana que ouvimos muito durante essa quarentena? Justifique.
Muitos são os lugares em que vemos cartazes...
...Nas escolas, nos postos de saúde, no cinema, nos postes, em super mercados...
O CARTAZ é um gênero textual que precisa ser escrito de forma clara e objetiva. Entre seus propósitos estão: divulgar alguém, algum evento, alguma mensagem, algum produto, etc.
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo.
Eles também objetivam instruir, persuadir e informar e/ou sensibilizar o leitor. Cartazes geralmente são produzidos cm linguagem verbal e não verbal.
O conteúdo, o assunto dos cartazes é tratado de maneira atraente, para chamar a atenção das pessoas. Há o predomínio de letras maiores, para leitura a distância, cores variadas, distribuição equilibrada de informações no papel em um trabalho integrador de conteúdos de Língua Portuguesa e Arte.
VOCÊ DEVE ESCOLHER UM DOS TEMAS ABAIXO:
1-Higiene;
2-Uso de uniforme;
3-Violência na escola;
4-Incentivo à leitura;
5-Preservação do meio ambiente;
6-A importância de sonhar.
PRODUZA UM CARTAZ INFORMATIVO SEGUINDO AS CARACTERÍSTICAS QUE ESTUDAMOS. CAPRICHEM NA LETRA, FAÇA DESENHOS, USE BASTANTE CORES PARA DESTACAR AS INFORMAÇÕES.
E NÃO ESQUEÇA DE TIRAR UMA LINDA FOTO COM SEU CARTAZ E POSTAR NO GRUPO.
LEIAM AS PÁGINAS: 18, 19, 20, 21, 22 E 23 PARA RESPONDER A PÁGINA 25, DO 1º AO 5º QUESITO.
ATENÇÃO: COPIEM APENAS AS RESPOSTAS NO CADERNO
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD FERNANDA
LEIA OS TEXTOS A SEGUIR;
RESPONDA O QUE SE PEDE;
TIRE FOTO DA ATIVIDADE RESPONDIDA E POSTE NO GRUPO.
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD
PRODUÇÃO DE TEXTO
Após ler os dois textos acima, produza um resumo sobre a história das crônicas, e o que é uma crônica e o que esse gênero textual se propõe a passar para os leitores.
LEIA O TEXTO A SEGUIR;
COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO;
TIRE FOTO DA ATIVIDADE RESPONDIDA E POSTE NO GRUPO.
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD.
Fernando Sabino
A moça ia no ônibus muito contente desta vida, mas, ao saltar, a contrariedade se anunciou:
- A sua passagem já está paga, disse o motorista.
- Paga por quem?
- Esse cavalheiro aí:
E apontou um mulato bem vestido que acabara de deixar o ônibus, e aguardava com um sorriso junto à calçada.
- É algum engano, não conheço esse homem. Faça o favor de receber.
- Mas já está paga...
Faça o favor de receber! – insistiu ela, estendendo o dinheiro e falando bem alto
para que o homem ouvisse: - Já disse que não conheço! Sujeito atrevido, ainda fica ali me esperando, o senhor não está vendo? Por favor, faço questão que o senhor receba minha passagem.
O motorista ergueu os ombros e acabou recebendo: melhor para ele, ganhava duas vezes.
A moça saltou do ônibus e passou fuzilada de indignação pelo homem.
Foi seguindo pela rua sem olhar para ele.
Se olhasse, veria que ele a seguia, meio ressabiado, a alguns passos.
Somente quando dobrou à direita para entrar no edifício onde morava, arriscou uma espiada: lá vinha ele! Correu para o apartamento, que era no térreo, pôs-se a bater aflita:
- Abre! Abre aí!
A empregada veio abrir e ela irrompeu pela sala, contando aos pais atônitos, em termos confusos, a sua aventura.
- Descarado, como é que tem coragem? Me seguiu até aqui!
De súbito, ao voltar-se, viu pela porta aberta que o homem ainda estava lá fora, no saguão. Protegida pela presença dos pais, ousou enfrentá-lo
- Olha ele ali! É ele, venha ver! Ainda está ali, o sem-vergonha. Mas que ousadia!
Todos se precipitaram para a porta. A empregada levou as mãos à cabeça.
- Mas a senhora, como é que pode! É o Marcelo.
- Marcelo? Que Marcelo? – a moça se voltou surpreendida.
- Marcelo, o meu noivo. A senhora conhece ele, foi quem pintou o apartamento.
A moça só faltou morrer de vergonha:
- É mesmo, é o Marcelo! Como é que não reconheci! Você me desculpe, Marcelo, por favor.
No saguão, Marcelo torcia as mãos encabulado:
- A senhora é que me desculpe, foi muita ousadia.
Após ler o texto com atenção, responda:
1.Qual é o tema desta crônica?
2. Quem são as personagens principais da crônica?
3. A linguagem empregada no texto é:
( ) formal ( ) informal
4.A descrição física do moço é importante para a construção do mal-entendido na história? Por quê?
5.As personagens transitam por vários lugares ao longo da história. Quais?
6.
a)Justifique o título da crônica:
b)Em sua opinião, a crônica “Ousadia” faz alguma crítica a algum comportamento humano muito presente em nossa sociedade?
LEIA E COPIE A ANOTAÇÃO COM BASTANTE ATENÇÃO;
ASSISTA AO VÍDEO QUE EXPLICA O CONTEÚDO;
COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO;
TIRE FOTO DA ATIVIDADE RESPONDIDA E POSTE NO GRUPO.
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD.
A) Quando tem a função de adjetivo, a palavra "bastante" deve concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplo:
Recebemos bastantes telefonemas.
B) Quando tem a função de advérbio, a palavra "bastante" não varia.
Exemplo:
Eles cantam bastante bem.
A) Quando tem a função de adjetivo, a palavra "meio" deve concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplos:
Atrasado, tomou meio copo de leite e saiu correndo.
Atrasado, tomou meia xícara de leite e saiu correndo.
B) Quando tem a função de advérbio, a palavra "meio" não varia.
Exemplo:
Ele é meio maluco.
Ela é meio maluca.
A palavra "menos" não varia.
Exemplos:
Hoje, tenho menos alunos.
Hoje, tenho menos alunas.
1) Marque a alternativa que tem um erro de concordância nominal:
a) Hoje tem menas gente na escola.
b) Alice estava meio estressada ontem.
c) Já era meio-dia e meia.
d) Comi bastantes pêssegos.
e) Meia xícara já é suficiente.
2) Complete com MEIO ou MEIA:
a) Desculpe-me, hoje estou..................nervosa.
b) A flor parece.....................amarela.
c) Descobriu um tesouro ................. enterrado.
d) A mim, basta.....................porção de arroz.
e) Mamãe, quero......................maçã.
f) Já li cinqüenta páginas, exatamente ........... livro.
g) Só paguei .....................entrada.
h) Estou ..................... assustada.
3) Utilize BASTANTE ou BASTANTES:
a) Todos comeram ____________ no jantar.
b) Essas pessoas são _____________ queridas pela população.
c) Já há ____________ doações para o natal.
d) Vimos ____________ filmes esse mês.
e) Estudamos ______________ para as avaliações.
Vamos produzir uma SINOPSE DE UM DESENHO ANIMADO? Para tanto, você precisa assistir ao seu desenho animado favorito e responder as seguintes questões:
1. Qual é o nome do desenho animado?
2. Quais são os personagens?
3. Em que lugar se passa a história? Em qual tempo se passa a história?
4. O que você mais gosta nesse desenho animado?
5. O que você não gosta nele?
6. Escreva um pouco sobre a história desse desenho animado:
Boa produção!
LEIA E COPIE A ANOTAÇÃO COM BASTANTE ATENÇÃO;
ASSISTA AO VÍDEO QUE EXPLICA O CONTEÚDO;
COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO;
TIRE FOTO DA ATIVIDADE RESPONDIDA E POSTE NO GRUPO.
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD.
1. Adjetivo e um substantivo
O adjetivo deve concordar em gênero e número com o substantivo.
Exemplo:
· Que pintura bonita!
1.1. Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo.
Exemplo:
·
Que bonita pintura e poema!
Mas, se os substantivos forem nomes próprios, o adjetivo deve ficar no plural.
Exemplo:
· Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos é uma composição dos grandes Roberto Carlos e Erasmo Carlos em homenagem à Caetano Veloso.
1.2. Quando há mais do que um substantivo, e o adjetivo vem depois dos substantivos, deve concordar com aquele que está mais próximo ou com todos eles.
Exemplos:
· Que pintura e poema bonito!
· Que poema e pintura bonita!
· Que pintura e poema bonitos!
· Que poema e pintura bonitos!
2. Substantivo e mais do que um adjetivo
Quando um substantivo é caracterizado por mais do que um adjetivo, a concordância pode ser feita das seguintes formas:
2.1. Colocando o artigo antes do último adjetivo.
Exemplo:
· Adoro a comida italiana e a chinesa.
2.2. Colocando o substantivo e o artigo que o antecede no plural.
Exemplo:
· Adoro as comidas italiana e chinesa.
1. Assinale com “C ” as alternativas corretas e com “I ” as incorretas:
a) ( ) Percorria bosques e montanhas nevados.
b) ( ) Nas noites frias, usávamos meias e casacos grossos.
c) ( ) Víamos, ao longe, os carneiros e o roseiral floridos.
d) ( ) O juiz declarou inocente o réu e a sua cúmplice.
e) ( ) Que assim mereça eterno nome e glória.
f) ( ) Ofereci-lhe perfumados rosas e lírios.
g) ( ) Foi necessário termos bastante cuidados na viagem.
2. Assinale a alternativa correta:
“Faz muitos anos que compramos uma caneta e uma gramática_____________ para estudar a língua e a literatura __________.
a) volumosa, lusas- brasileiras
b) volumosas, portuguesa
c) volumosos, portuguesas
d) volumosa, portuguesa
3. A frase em que a concordância nominal contraria a norma culta é:
a) O poeta considera ingrata a terra e o filho.
b) O poeta considera ingrato o filho e a terra.
c) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas.
d) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos.
4. Há erro na utilização da palavra destacada.
a) Estavam meio atônito com a nota.
b) Faltava meio capítulo para o fim.
c) Ela ficou meia aborrecida contigo.
d) Já passava de meio-dia e meia.
5. “Ainda __________ furiosa, mas com __________ violência, proferia__________ injúrias para escandalizar todos. ”
a) meia, menos, bastante
b) meio, menos, bastante
c) meio, menos, bastantes
d) meia, menas, bastantes
LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ABAIXO;
NOS ENCONTRAREMOS NO MEET LOGO MAIS AS 09:00H.
UM BEIJO,
PROFESSORA INGRYD FERNANDA.
Será que você sabe o que é crônica mesmo ou confunde o gênero com outros tipos de texto?
Neste artigo, você vai tirar a prova.
Acompanhe até o final e descubra tudo sobre o assunto!
O que é crônica?
A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs.
Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano.
Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.
Quais as características da crônica?
A crônica se situa entre o jornalismo e a literatura.
Além da narração de situações banais, ela é caracterizada por:
- Textos curtos e de fácil compreensão
- Linguagem simples e descontraída
- Poucos (ou nenhum) personagens nas histórias
- Análise crítica sobre contextos e circunstâncias
- Humor crítico, irônico e sarcástico
- Linha cronológica estabelecida.
Para que serve uma crônica?
Embora as crônicas retratem acontecimentos do dia a dia, elas não têm a finalidade exclusiva de informar.
O objetivo da narrativa é, na verdade, provocar uma reflexão sobre o assunto abordado.
Os cronistas costumam identificar aspectos que, muitas vezes, passam despercebidos pelo restante da sociedade, mas que merecem observação e análise.
Quais são os tipos de crônicas?
A crônica é um gênero textual que pode ser dividido em diferentes tipos.
Conheça as características de cada um deles:
Crônica descritiva
A crônica descritiva é tipificada pela descrição dos elementos na narrativa.
Ou seja, é um texto que expõe os detalhes de objetos, lugares, personagens e demais partes.
Crônica narrativa
Esse tipo de crônica é marcado pela narração em primeira ou terceira pessoa do singular.
Ele costuma conter humor, ação e crítica.
Crônica dissertativa
A crônica dissertativa pode ser escrita em primeira ou terceira pessoa do plural.
Ela traz à tona o ponto de vista do autor sobre o assunto em foco.
Crônica humorística
Humor, ironia e sarcasmo são os componentes da crônica humorística.
Diferentes abordagens e estratégias podem ser adotadas nesse tipo de texto para tratar dos temas que impactam a sociedade de forma cômica.
Crônica lírica
No gênero lírico, a expressão de emoções é predominante.
A crônica lírica, portanto, evidencia o sentimentalismo.
Crônica poética
A crônica poética utiliza versos poéticos em sua composição.
Dessa forma, além de traços de poesia, também contém sentimentos e emoções.
Crônica narrativo-descritiva
Esse tipo de crônica combina a narrativa e a descritiva.
Crônica jornalística
A crônica jornalística tem um viés do texto jornalístico no que diz respeito à veiculação de notícias e fatos.
Dessa forma, busca abordar acontecimentos atuais, do mesmo dia ou semana, por exemplo.
Crônica histórica
Ao contrário da crônica jornalística, que destaca eventos recentes, a crônica histórica relembra episódios passados.
Crônica-ensaio
Diferente das demais crônicas, esta é difícil de prever pelo nome.
A crônica-ensaio tece críticas ao que acontece nas relações sociais e de poder.
Crônica filosófica
Por fim, a crônica filosófica que carrega uma reflexão sobre determinado assunto.
Como fazer uma crônica?
Para fazer uma crônica, você deve, primeiramente, definir o tipo que será usado.
Isso porque o texto deve acompanhar as características do formato.
Mas, no geral, as crônicas seguem um roteiro básico, que contém:
- Introdução rápida
- Descrição do fato/tema abordado
- A grande sacada do cronista.
Você precisa, portanto, seguir essa estrutura usando o tema da sua escolha.
Dicas de como fazer uma boa crônica
Algumas dicas podem ser muito úteis para ajudar a construir uma boa crônica.
Anote aí:
-Procure escolher temas contemporâneos, a não ser que sua crônica - seja histórica
- Pesquise sobre o assunto antes de escrever para formar a sua opinião
- Expresse e defenda o seu ponto de vista
- Evite incluir personagens na narrativa
- Mantenha o pé no chão e não fantasie demais. A crônica não é um conto!
- Respeite o tamanho da crônica
- Seja claro e objetivo
- Tenha atenção com a gramática
- Revise a sua crônica.
Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida
Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la no jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me.
Acordei de madrugada desejando ter um vestido branco. E seria de gaze. Era um desejo intenso e lúcido. Acho que era a minha inocência que nunca parou. Alguns, bem sei, já até me disseram, me acham perigosa. Mas também sou inocente.
A vontade de me vestir de branco foi o que sempre me salvou. Sei, e talvez só eu e alguns saibam, que se tenho perigo tenho também uma pureza. E ela só é perigosa para quem tem perigo dentro de si.
A pureza de quem falo é límpida: até as coisas ruins a gente aceita. E têm um gosto de vestido branco de gaze. Talvez eu nunca venha a tê-lo, mas é como se tivesse, de tal modo se aprende a viver com o que tanto falta.
Também quero um vestido preto porque me deixa mais clara e faz a minha pureza sobressair. É mesmo pureza? O que é primitivo é pureza. O que é espontâneo é pureza. O que é ruim é pureza? Não sei, sei que às vezes a raiz do que é ruim é uma pureza que não pôde ser.
Acordei de madrugada com tanta intensidade por um vestido branco de gaze, que abri meu guarda-roupa. Tinha um branco, de pano grosso e decote arredondado. Grossura é pureza? Uma coisa sei: amor, por mais violento, é.
Gente olhando para o céu: não é mais disco voador. Disco voador perdeu o cartaz com tanto satélite beirando o sol e a lua. Olhamos todos para o céu em busca de algo mais sensacional e comovente – o gavião malvado, que mata pombas.
O centro da cidade do Rio de Janeiro retorna assim à contemplação de um drama bem antigo, e há o partido das pombas e o partido do gavião. Os pombistas ou pombeiros (qualquer palavra é melhor que “columbófilo”) querem matar o gavião. Os amigos deste dizem que ele não é malvado tal; na verdade come a sua pombinha com a mesma inocência com que a pomba come seu grão de milho.
Não tomarei partido; admiro a túrgida inocência das pombas e também o lance magnífico em que o gavião se despenca sobre uma delas. Comer pombas é, como diria Saint-Exupéry, “a verdade do gavião”, mas matar um gavião no ar com um belo tiro pode também ser a verdade do caçador.
Que o gavião mate a pomba e o homem mate alegremente o gavião; ao homem, se não houver outro bicho que o mate, pode lhe suceder que ele encontre seu gavião em outro homem.
Pensem: em suas vivências, nos lugares que frequentam; nas pessoas com as quais convivem; nos assuntos que estão circulando na cidade, na comunidade; em algo que tenha ocorrido no dia a dia deles e chamado a atenção. É dessa simples observação que você escreverá uma crônica.
OBSERVE O CARTAZ ABAIXO;
COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO;
RESPONDA E POSTE A ATIVIDADE RESPONDIDA NO GRUPO.
BEIJOS,
PROFESSORA INGRYD.
1- Qual o objetivo desse cartaz? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- A quem ele se destina?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Quais são as duas razões pelas quais é importante vacinar os animais de estimação? _______________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Observe bem o cartaz. Quais são as principais cores utilizadas nele? Você acredita que se ele fosse preto e branco chamaria mais atenção? Justifique.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Qual tema abordado pelo cartaz?
a) cuidado com os animais
b) a prefeitura de São Paulo
c) prevenção de doença
d) vacinação
6- O cartaz em análise foi divulgado com o objetivo de fazer:
a) uma conscientização.
b) um alerta.
c) um convite.
d) uma advertência.
LEIA O TEXTO;
COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE NO CADERNO;
TIRE FOTO DA ATIVIDADE RESPONDIDA E POSTE NO GRUPO.
BEIJOS
PROFESSORA INGRYD.