SUGESTÕES DE ATIVIDADES
ESPANHOL
ESPANHOL
1.Quem é Iker e quem é Yaiza, de acordo com o texto?
2.Qual foi o pedido da amiga da mãe da Yaiza?
3.O que a mãe de Yaiza esqueceu de fazer à noite?
4.Qual façanha o gato praticou?
5.O que aconteceu quando a mãe de Yaiza acordou na manhã seguinte?
6.Qual solução a mãe de Yaiza encontrou para o ocorrido?
7.Ahora, busca en el texto los sinónimos para estas palabras.
a.establecimiento:
b.superficie:
c.felino:
d.vasija:
e.vivienda:
f.compañera:
8.Completa esta estructura con las informaciones de la anécdota:
Incidente relatado
Información curiosa o divertida
Personajes
Personaje central
Por Rosiane Fernandes Silva– Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial
La historia siguiente se pasó con Yaiza.
Una amiga de mi madre tiene un hijo de 7 años que se llama Iker. Él tenía un pez que se llamaba “Nemo” y como se tenían que ir a Zaragoza ese fin de semana nos preguntaron a ver si podíamos cuidarlo.
Mi madre aceptó, pero no se dio cuenta de “Félix” mi gato. El pez llegó a casa sobre las diez da la mañana y el gato no le hacía nada, así que no nos preocupamos. Pero, al irnos a la cama, mi madre olvidó poner una tapa a la pecera. Mi gato aprovechó, metió la pata y sacó el pez de la pecera para jugar con él.
A la mañana siguiente, cuando mi madre encontró el pez en el suelo pegó tal grito que mi gato se escondió en el baño y no apareció hasta que le entró el hambre (unos 10 minutos después). Esa misma tarde, fuimos a comprar otro “Nemo” y era el único que quedaba en la tienda. El domingo a la mañana vinieron a buscarlo y se lo llevaron.
Disponible en:http://ayaldetercerob.wordpress.com/category/anedoctas-divertidas/.Acceso en:10.jan.2018
SAÍDAS PEDAGÓGICAS - SERÁ?
Fonte: Os passeios instrutivos, de Francesco Tonucci (1979).
ATIVIDADE FUNDAMENTAL II
Meu Lugar de Fala
Há tempos buscasse estratégias, formas e mecanismos de resolver as questões e os entraves relacionados ao fazer escolar, principalmente no que se refere a lidar com os jovens, crianças e adolescentes. Discute-se o comportamento, o interesse, ou a falta de interesse nos assuntos escolares, as distrações, o conflito de gerações, o desânimo, a rebeldia, a violência...Mas, afinal, quais são as aflições e desejos dos jovens?
Seminários, congressos, livros e mais livros são escritos sobre o tema, gerando-se intensos debates e propostas para resolver tais questões. Porém, muitas vezes esses debates se realizam de forma adultocêntrica, ou seja, apenas entre os adultos, destacando-se os especialistas, pais e educadores, sem levar em conta os conhecimentos de quem está inserido nessa realidade, como por exemplo, os próprios alunos.
Eles, os jovens, não encontram um Lugar de Fala nesse cenário; os grêmios estudantis, os conselhos mirins, ou mesmo os conselhos de classe participativos, praticamente não existem mais e, quando existem, seus debates são direcionados, "organizados", para que discutam algo que os adultos precisam, desejam ou que imaginam ser o melhor para esses jovens.
Essa tendência vai na contramão do que deveria ser um lugar de dialogo, um lugar aonde a criança e o adolescente tem voz e vez. Dessa forma, deixamos de refletir sobre a importância de se levar em conta o que dizem eles sobre a vida escolar, sobre sua própria vida, sobre seus desejos, gostos, sabores e amores. E se não os ouvimos, não os entendemos!
Para compreender e repensar a escola hoje, é mais que premente que entendamos que as crianças e os adolescentes são sujeitos, capazes de falar e expor sua posição no mundo. Para tanto, precisamos abrir os canais de comunicação, precisamos buscar entender do que os jovens gostam de falar, entender as músicas que ouvem, as roupas que usam, os filmes e séries que assistem, os games, jogos e brincadeiras que fazem, os "influencers" que seguem, e por que seguem.
Ou seja, é preciso romper com à visão mais tradicional, mudar de paradigma, sem medo de perder o controle, a autoridade. Precisamos saber lidar com essa tensão entre o novo e o conservador e experimentar, ousar, provocar um processo inovador - disruptivo -.
OS ÓCULOS DA VOVÓ
ATIVIDADES CADERNOS - SUGESTÕES
1. SELECIONE TODOS OS VEGETAIS NA IMAGEM ABAIXO
2. EMBU DAS ARTES UMA BREVE HISTÓRIA
4. Pra testar seus conhecimentos basta completar a Cruzadinha
MEU TERRITÓRIO - QUE TAL AVALIARMOS NOSSO CONHECIMENTO EM GEOPOLÍTICA³
³ Área da geografia que estuda as relações de poder entre os países
A Geopolítica pode ser definida como o ramo da geografia que interpreta os fenômenos históricos, econômicos e políticos dos países e seus reflexos no cenário mundial.
7. JÁ QUE CONHECEMOS OS BAIRROS DE EMBU DAS ARTES, QUE TAL VIAJARMOS UM POUCO MAIS LONGE E CONHECERMOS OS 13 PAÍSES QUEM COMPÕEM A AMERICA DO SUL?
PARA ISSO, TE DESAFIO A FINALIZAR ESSA PALAVRA CRUZADA E NA SEQUÊNCIA, MAIS ABAIXO, DECODIFICAR CADA UMA DAS PALAVRAS PARA CONCLUIR O JOGO! 😃
Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Colômbia
Equador
Guiana
Guiana Francesa
Paraguai
Peru
Suriname
Uruguai
Venezuela
12. MÃO NA MASSA - UMA VARIAÇÃO DA ATIVIDADE DO JOGO DAS EMOÇÕES ESTE É O CUBO DAS EMOÇÕES. MONTE O CUBO E BORA BRINCAR!
Atividade em construção...
22. ADEMÁS DE ESPAÑA, ¿PUEDE SABER QUÉ OTROS PAÍSES HABLAN ESPAÑOL?
¡CONSTRUYE EL ROMPECABEZAS PARA DESCUBRIR!