O que é?
Como aplicar?
Quando usar?
Storytelling, ou narrativa, é um método de compartilhamento de insights e novos conceitos de serviços (STICKDORN e SCHNEIDER, 2014). É possível construir narrativas envolventes para todos os aspectos do serviço de uma empresa, desde a vida dos usuários até as experiências dos funcionários e a experiência do serviço que a empresa oferece (STICKDORN e SCHNEIDER, 2014).
O Storytelling situa serviços novos ou reformulados dentro de um contexto narrativo, usando insights e ideias-chave para contar história envolventes a partir de uma variedade de perspectivas (STICKDORN e SCHNEIDER, 2014). É comum usar a combinação de Storytelling e Personas para expressar insights profundamente relevantes sobre as experiências dos usuários (STICKDORN e SCHNEIDER, 2014).
Exemplo
Na figura a seguir, você pode observar o Storytelling ilustrado de um produto.
Storytelling é usado quando insights e ideias estão isolados do contexto narrativo em que foram gerados, pois, com o Storytelling, o projeto é apresentado em um contexto narrativo que permite que as pessoas acompanhem os processos mais de perto, o que pode ajudar as empresas a reorientarem seus negócios e a organização em torno dos princípios do design de serviços (STICKDORN e SCHNEIDER, 2014). Também é usado para comunicar uma solução a um conjunto diverso de stakeholders dentro e fora da organização (BROWN e WYATT, 2010).
Prós
- Facilita o entendimento de ideias soltas quando organizadas em um Storytelling
- É um diferencial quando bem feito na hora de divulgar um produto ou serviço
Contra
- O Storytelling precisa ser criativo, chamar atenção, ser diferente.
Categoria
- Comunicação de ideia
Exemplo de Storytelling de um produto (FRANDOLOSO et al., 2017)
Já nesta na figura a seguir, observe um Storytelling sobre os serviços oferecidos por uma loja virtual.
Confira este vídeo em que Volksvagen, fabricante mundialmente conhecida de automóveis, apresenta em 2014, como Storytelling, o último desejo da Kombi em 2014, que foi um famoso veículo produzido à décadas pela fabricante. Na época, a produção da Kombi estava sendo encerrada.
Referências
- Brown, T., & Wyatt, J. (2010). Design thinking for social innovation. Development Outreach, 12(1), 29-43.
- Stickdorn, M., & Schneider, J. (2014). Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos. Bookman Editora.
- Frandoloso, P. E., Gonçalves, M. M., & Fialho, F. A. P. (2017). Projetando histórias: um levantamento das definições e aplicações do storytelling nos processos de design. Temática, 13(4).