O que é?
Como aplicar?
É uma representação visual de uma história através de quadros estáticos, compostos por desenhos, colagens, fotografias ou qualquer outra técnica disponível (VIANNA et al., 2012).
Quando usar?
Um Storyboard é um formato de escrita. Geralmente é um conjunto de caixas (ou retângulos) colocados em ordem logicamente sequenciada. Cada caixa ou quadro é um lugar para o escritor colocar informações, imagens, símbolos ou textos.
Storyboard, ou imagem escrita, é a origem de todas as linguagens escritas, usadas pelas culturas ancestrais antes do texto evoluir e como uma ponte natural para o texto que conhecemos e escrevemos hoje.
Primeiro é preciso ter uma ideia bem definida do que comunicar e testar, devendo-se elaborar um roteiro por escrito e, em seguida, separar a história em seções levando em conta os cenários, atores e enquadramento que serão usados para representar o que se deseja (VIANNA et al., 2012). Finalmente, escolhe-se a técnica de representação gráfica disponível ou mais adequada para o objetivo, podendo o resultado final ser impresso ou digital.
Na Web, podemos encontrar algumas ferramentas de software que auxiliam no desenvolvimento de Storyboards. Por exemplo, o Storyboard That é um ferramenta online de criação de storyboards.
Para ilustrar melhor a criação de um Storyboard, veja este vídeo:
É recomendável usar Storyboard quando ser quer comunicar uma ideia a terceiros ou para visualizar o encadeamento de uma solução, com o objetivo de se detectar aspectos em aberto no produto ou refinar um serviço final (VIANNA et al., 2012).
Exemplo
Categoria
- Visualização de ideia
- Representação de soluções
Contras
- Precisa de uma ideia ou solução definida
Prós
- Comunicar uma ideia
- Representar o funcionamento de uma resolução
Exemplo de uso de Storyboards na interface de um jogo de história (GONÇALVES et al., 2005)
No exemplo acima, observamos Storyboards para representar telas de um jogo de história.
Exemplo de Storyboards That
A quantidade de quadros (ou retângulos) de um Storyboard vai depender do que se quer representar. Com base nisso, é muito importante que se tenha bem definido em mente o que se deseja mostrar. Você pode fazer o download de um modelo de Storyboard que está ao final desta página para exercitar. Você também pode exercitar em alguma ferramenta online de software como o Storyboard That. Bons estudos!
Referências
- Vianna, Mauricio; Vianna, Ysmar; Adler, Isabel; Lucena, Brenda; Russo, Beatriz. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012
- Scholastic. What are storyboards? Disponível em: https://www.scholastic.com/teachers/articles/teaching-content/what-are-storyboards/
- Gonçalves, R. F., Gava, V. L., Pessôa, M. S. D. P., & Spinola, M. D. M. (2005). Uma proposta de processo de produção de aplicações Web. Production, 15(3), 376-389.
- Storyboard That. Disponível em: http://www.storyboardthat.com/pt