Group Sketching
O que é?
Como aplicar?
Quando usar?
Encontramos algo semelhante ao observar o conjunto de ferramentas oferecido pelo Google Drive. Com o Google Drive podemos criar documentos, apresentações, planilhas eletrônicas etc. podendo habilitar a função de edição compartilhada, em que vários usuários autorizados podem editar um documento no Google Drive ao mesmo tempo que os outros.
O Group Sketching é uma forma de estimular a integração de ideias individuais e iniciais em mais interpretações refinadas resultantes da interação coletiva (STIGLIANI e RAVASI, 2012). Um grupo de pessoas desenvolve ideias e serviços de produtos esboçando juntos em um pedaço de papel ou equivalente (HRIBERNIK et al., 2011).
Originalmente é uma ferramenta de esboço em grupo que permite que até quatro pessoas desenhem em um pedaço de papel virtual (uma tela) usando um mouse (GREEBERG e BOHNET, 1990). As bordas delimitam uma superfície de trabalho compartilhada onde as pessoas podem desenhar, inserir texto ou gesto. Elas possuem um cursor rotulado com seu nome e vêem a mesma superfície de trabalho em seu visor. Cada movimento de cursor e mudança no desenho é imediatamente visível nos visores das outras pessoas. Cada pessoa é representada por um avatar único imediatamente localizado fora da superfície de trabalho representando posições em torno de uma mesa virtual. É claro que aqui observamos que se trata de um software, mas a ideia do Group Sketching é desenvolver e explicar ideias simultaneamente.
Reúna a equipe de projeto para discussão de ideias a partir dos requisitos iniciais levantados ou insights. Cada membro deve ter algo para desenhar, como uma folha de papel ofício. Caso seja possível, obtenha uma folha de proporções maiores e coloque em uma mesa de tal modo que todos os membros estejam confortáveis para desenhar e exporem suas ideias. Caso seja possível, chame alguns usuários para esta reunião.
Exemplo
No exemplo a seguir, observamos uma tela da ferramenta GroupSketch, onde cada participante é representando ao lado direto pelo seu respectivo avatar. Cada participante tem seu próprio cursor, podendo desenhar, inserir texto ou ainda expressar um gesto.
- Estímulo de ideias
- Representação de solução
- Reunião de grupo
Categoria
Contras
- Algumas pessoas podem não se sentir à vontade quando solicitadas a exporem suas ideias
Prós
- Permite que todos os participantes exponham suas ideias desenvolvidas por meio de desenhos ou esboços, semelhante ao Brainstorming
- Se for realizado com stakeholders, como os usuários da aplicação, pode facilitar a comunicação do que eles querem que seja desenvolvido
O Group Sketching pode ser usado quando se quer envolver vários stakeholders inicialmente ao mesmo tempo (VAN DER VER et al., 2012) para, por exemplo, discutir as ideias e requisitos iniciais levantados com os esboços. Também é usado durante as sessões de co-design para compartilhar ideias dentro da equipe de projeto, oferecendo uma área tangível para todos os participantes (como uma folha de papel maior) e baseia-se em desenhos básicos e simples a fim de incentivar a participação de todos.
Imagem do site Service Design Tools
Desenhando uma ratoeira melhor (GREENBERG et al., 1992)
Neste próximo exemplo, observamos um GroupSketching de jovens compartilhando ideias e representando soluções em papel.
Referências
- Greenberg, S., & Bohnet, R. (1990). Group sketch: a multi-user sketchpad for geographically-distributed small groups.
- Stigliani, I., & Ravasi, D. (2012). Organizing thoughts and connecting brains: Material practices and the transition from individual to group-level prospective sensemaking. Academy of Management Journal, 55(5), 1232-1259.
- Hribernik, K. A., Ghrairi, Z., Hans, C., & Thoben, K. D. (2011, June). Co-creating the Internet of Things—First experiences in the participatory design of Intelligent Products with Arduino. In Concurrent Enterprising (ICE), 2011 17th International Conference on (pp. 1-9). IEEE.
- van der Veer, G. C., Consiglio, T., & Benvenuti, L. (2012). Service Design-a Structure for Learning before Teaching. IxD&A, 13, 27-46.
- Greenberg, S., Bohnet, R., Roseman, M., & Webster, D. (1992). GroupSketch. SIGGRAPH Video Review (supplement of the ACM Transactions on Graphical Systems), 87.
- Service Design Tools. Group Sketching. Disponível em: http://www.servicedesigntools.org/tools/34