O que é?
Como aplicar?
Quando usar?
Business Model Canvas (ou Quadro de Modelo de Negócios) é uma técnica de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos e existentes (OSTEWALDER e PIGNEUR, 2010). É uma mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios e foi proposto, inicialmente, por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Antology (OSTEWALDER e PIGNEUR, 2010).
Quatro etapas básicas compõem o Business Model Canvas: o que, quem, como e quanto. Essas etapas podem ser preenchidas com adesivos autocolantes, que facilitam o acréscimo, remoção e alocação de ideias, ou simplesmente com lápis ou caneta. A figura a seguir mostra a disposição dessas etapas.
Para planejar e identificar as fontes de criação de valor e ligações com a estratégia de negócios (TRIMI e BERBEGAL-MIRABENT, 2012). Pode ser usado para gerar novos modelos de negócios de gerar ideias e novas formas de fazer negócio (VAN DEN BERG e PIETERSMA, 2015). É também perfeito para analisar o modelo de negócios da sua organização e encontrar ideias para melhoria (VAN DEN BERG e PIETERSMA, 2015).
Prós
- Possibilita a visão completa do negócio
- Linguagem clara para todos os objetivos
- Estratégias voltadas para o cliente
Categoria
- Negócios
- Estímulo de ideias
Contras
- A elaboração do Business Model Canvas em papel pode ser tornar muito demorado, sendo a melhor maneira procurar ferramentas online para tal propósito
Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios)
Para saber mais sobre cada bloco do Business Model Canvas acesse este site e faça o download do arquivo em .pdf. Nele você encontrará o significado de cada bloco, além das perguntas a serem feitas para encontrar as respostas mais adequadas.
Para ratificar o que explicado até e saber mais sobre o Business Model Canvas, veja este vídeo:
Exemplo
Veja este Canvas do ipod/itunes:
Veja que em cada bloco existem as perguntas e as respectivas respostas. Por exemplo, para o bloco atividades-chave, "Design de Hardware" e "Marketing" são respostas.
No exemplo acima, podemos observar o Business Model Canvas para uma Clínica de Fisioterapia com Academia.
Existem vários sites na Web que oferecem a possibilidade de você fazer seu próprio Canvas, como é caso do Web2Canvas. Você apenas precisa se registrar para depois poder exercitar seus conhecimentos em Business Model Canvas.
Referências
- Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model canvas. Self published. Last.
- Trimi, S., & Berbegal-Mirabent, J. (2012). Business model innovation in entrepreneurship. International Entrepreneurship and Management Journal, 8(4), 449-465.
- Van den Berg, G., & Pietersma, P. (2015). 25 Need-to-know Management Models. Pearson UK.
Sebrae. Quadro de modelo de negócio: para criar, recriar e inovar. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/quadro-de-modelo-de-negocios-para-criar-recriar-e-inovar,a6df0cc7f4217410VgnVCM2000003c74010aRCRD