O que é?
Como aplicar?
Se você não entendeu, veja este vídeo:
Diagrama de Afinidades é uma organização e agrupamento dos Cartões de Insights com base em afinidade, similaridade, dependência ou proximidade, gerando um diagrama que contém as macro áreas que delimitam o tema trabalhado, suas subdivisões e interdependências (VIANNA et al., 2012).
É a representação gráfica de grupos de dados afins, que são conjuntos de dados verbais que têm, entre si, alguma relação natural que os distinguem dos demais (GOMES, 2006).
Após a ida a campo e ao final das pesquisas por fontes como Web, livro, revistas etc., obtém-se uma massa de dados cujos achados mais relevantes são capturados em Cartões de Insights (VIANNA et al., 2012). Eles são organizados em uma mesa, no chão ou até mesmo afixados na parede por uma equipe multidisciplinar, de forma colaborativa, para não haver viés único na análise (VIANNA et al.,2012).
Nesse processo são identificados temas, subgrupos e muitas vezes critérios que auxiliam no entendimento dos dados (VIANNA et al., 2012). A organização pode ser reiniciada várias vezes e realizada por diferentes grupos de pessoas dependendo da complexidade do tema e da quantidade de dados (VIANNA et al., 2012). O importante é que cada etapa seja registrada e que o resultado final auxilie na compreensão dos dados de campo e contribua para a a criação das ferramentas que serão usadas em processos de ideação (VIANNA et al., 2012).
Confira este site que apresenta seis passos para que você possa fazer um Diagrama de Afinidades:
Reunir pessoas que possam contribuir
Elaborar uma declaração sobre a questão a ser considerada
Registrar os dados em notas adesivas ou cartões de insight (ex.: post-it)
Organizar as notas adesivas em subgrupos relacionados
Criar os principais temas de subgrupo
Completar o diagrama de afinidades
Exemplo
Confira alguns exemplos a seguir de Diagramas de Afinidades:
Quando usar?
Este diagrama é muito usado para reunir grupos de dados dispersos ou para organizar grupos confusos de dados (GOMES, 2006). O Diagrama de Afinidades tem se mostrado muito eficiente para (GOMES, 2006):
Direcionar a solução do problema;
Organizar as informações necessárias à solução de problemas;
Organizar as causas de um problema.
É recomendável usar o Diagrama de Afinidades quando há uma grande quantidade de dados provenientes da pesquisa de campo, por exemplo, para identificar conexões entre os temas e de áreas de oportunidade para o projeto (VIANNA et al., 2012).
Prós
- Permite reunir grupos de vários dados
- Estimula a associação e criação de ideias
Contras
- Necessita de dados já coletados de outras para serem agrupados e organizados no diagrama de afinidades
Categorias
- Visualização de insights
- Organização de dados coletados
Exemplo do site Six Sigma Academy
No exemplo acima, observe que há um único tema chamado "O que se deve levar em consideração no planejamento de uma viagem em família?". Logo em abaixo, estão os dados relacionados ao tema como, por exemplo, "Definir viagem através do consenso da família" e "Determine os recursos disponíveis". Esses dados poderiam ser representado tanto por notas adesivas ou cartões de insight, caso o diagrama de afinidades fosse elaborado manualmente. Vale ressaltar que o diagrama de afinidades pode conter vários temas com os respectivos dados relacionados. Veja os exemplos abaixo:
Exemplo do site EUAX mostrando um diagrama de afinidades com vários temas e seus respectivos dados relacionados
Exemplo do site Projetos e TI mostrando um diagrama de afinidades elaborado manualmente com notas adesivas
Referências
- Vianna, Mauricio; Vianna, Ysmar; Adler, Isabel; Lucena, Brenda; Russo, Beatriz. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012
- Gomes, L. G. S. (2006). Reavaliação e melhoria dos processos de beneficiamento de não tecidos com base em reclamações de clientes. Revista Produção Online, 6(2). Disponível em: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/viewFile/290/366
- Escola EDTI. Como fazer um diagrama de afinidades. Disponível em: http://www.escolaedti.com.br/diagrama-de-afinidades/