O que é?
Como aplicar?
A Matriz de Motivação visa identificar as motivações dos stakeholders envolvidos no sistema (VEZZOLI et al., 2014). Ela representa a solução do serviço do ponto de vista da motivação individual relacionada aos atores que participam do sistema (MARANO e DI NICOLANTONIO, 2015). Em outras palavras a matriz é uma mesa de entrada dupla e os stakeholders estão posicionados em ambos os lados. Ao cruzar as várias motivações dos atores é possível entender os motivos, as contribuições potenciais e os benefícios esperados do sistema (MARANO e DI NICOLANTONIO, 2015).
Quando usar?
A matriz mostra a série das principais motivações dos atores que participam do serviço ao longo das células colocadas em diagonal. Desse modo, a dimensão da Matriz de Motivação vai depender da quantidade de atores (stakeholders) envolvidos no sistema. Para fazer uma Matriz de Motivação siga estes passos:
Identifique a quantidade de stakeholders do sistema ou serviço.
Disponha cada stakeholder em linhas e colunas (você pode representar cada ator simplesmente pelo seu nome, avatar, persona ou imagem).
Em seguida, liste brevemente as motivações da cada ator em relação aos outros autores e em relação a si mesmo (diagonal).
Exemplo
Veja este exemplo que mostra alguns stakeholders para um sistema de restaurante:
A Matriz de Motivação é útil para definir qual é o papel e quais são as contribuições que cada ator pode trazer de forma geral para a parceria e em particular para cada ator (MARANO e DI NICOLANTONIO, 2015).
Prós
- Mostra uma visão geral de todos os stakeholders e suas motivações
- Ajuda na elicitação de requisitos de forma que as motivações dos stakeholders não sejam esquecidas
Contras
- Necessário conhecer e saber quem são seus stakeholders. Pode ser que você precise utilizar técnicas de coleta de dados para descrever precisamente as motivações de cada um.
Categoria
- Visualização de Stakeholders
Imagem adaptada de Service Design Tools
Observe que o Produtor de refeições espera que o Gerente de alimentos orgânicos tenha "experiência em processamento de alimentos" e "especialização em gestão de restaurante". Por sua vez, o Gerente de alimentos orgânicos espera de si "procurar e avançar em novas perspectivas para desenvolver atividades e serviços no campo de alimentos orgânicos". Todos esses dizeres são motivações de alguns atores envolvidos em um sistema de restaurante.
Referências
- Vezzoli, C., Delfino, E., & Ambole, L. A. (2014). System Design for Sustainable Energy for all. A new challenging role for design to foster sustainable development. Form Akademisk-forskningstidsskrift for design og designdidaktikk, 7(3).
- Marano, A., & Di Nicolantonio, M. (2015). Ergonomic design in eHealthcare: a study case of eHealth technology system. Procedia Manufacturing, 3, 272-279.
- Service Design Tools. Motivation Matrix. Disponível em: http://www.servicedesigntools.org/tools/20