O que é?
Como aplicar?
Quando usar?
São instrumentos de pesquisa desenvolvidos para coletar informações de auto-relato das pessoas sobre suas características, pensamentos, sentimentos, percepções, comportamentos ou atitudes (HANINGTON e MARTIN, 2012).
A forma como as questões serão elaboradas desempenhará um papel fundamental no tipo de resposta e análise (HANINGTON e MARTIN, 2012). Por exemplo, as perguntas abertas oferecem oportunidade para uma resposta mais profunda e subjetiva, enquanto as perguntas fechadas são mais fáceis de analisar e comunicar numericamente.
Para manter a neutralidade das questões e ao mesmo que se obtém uma indicação da força das respostas as questões da escala de Likert são recomendadas (HANINGTON e MARTIN, 2012).
Exemplo
No exemplo a seguir, observamos uma questão de um questionário de escala de Likert, em que o respondente indicará sua opinião que pode ser desde "concordo planamente" até "discordo totalmente". Vale ressaltar que pode-se optar por não considerar a neutralidade, no caso "não concordo nem discordo".
Categoria
- Coleta de dados
Contras
- Perguntas mal formuladas fazem do questionário uma ferramenta inútil ou pouco colaborativa
- As expressões dos respondentes não são as mesmas em relação à entrevista e inexistente se os questionários forem respondidos online.
Prós
- Tem um alcance bem maior se comparado com a entrevista.
- Economia de tempo
- Técnica complementar para todas as técnicas
- Existem boas opções online para elaboração de questionários como o Google Formulários e o Survey Monkey
Os questionários podem ser usados de forma isolada, mas são mais comumente triangulados com outros métodos, como observação que complementam os dados com informações pessoais que podem não ser evidentes em respostas escritas e podem verificar ou confrontar os comportamentos auto-relatados (HANINGTON e MARTIN, 2012). Também podem ser usados como componente integral em várias fases e para vários fins como, por exemplo, parte de um estudo diário ou como um elemento de feedback na avaliação de um produto (HANINGTON e MARTIN, 2012).
Exemplo de pergunta fechada e aberta
O tipo de pergunta que você fazer, vai depender muito do seu projeto, produto ou serviço a ser projetado e desenvolvido. Você optar por questionário com perguntas abertas simplesmente para saber o perfil dos usuários ou o optar por questionário com perguntas fechadas para saber a satisfação dos usuários em termos de escala na avaliação de um produto.
Exemplo de uso de diferencial semântico (BARBOSA e SILVA, 2010)
Por fim, observamos os tipos de perguntas mais frequentes em questionários:
Exemplo de uso da escala de Likert (BARBOSA e SILVA, 2010)
Neste próximo exemplo, observamos uma questão que utiliza diferencial semântico.
Referências
- Hanington, B., & Martin, B. (2012). Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Rockport Publishers
- Barbosa, S., & Silva, B. (2010). Interação humano-computador. Elsevier Brasil.