Com este site, lançamos o projeto “Vocabulário de Pesquisa em Música", que visa servir de suporte à pesquisa para estudantes, músicos, professores e demais pessoas buscando informação sobre debates e tópicos contemporâneos no universo da música. O site oferece um conjunto de verbetes escritos por pesquisadores e pesquisadoras sediados/as em universidades brasileiras. Cada verbete se volta para uma temática da música, apresentando perspectivas e referências atuais sobre todas as áreas das ciências musicais: musicologia, etnomusicologia, estudos da música popular, educação musical, teoria musical, estudos dos processos criativos e estudos da performance. Esperamos que estes verbetes possam servir como pontos de partida para trabalhos acadêmicos diversos, e como material didático para cursos de graduação e pós-graduação.
Este projeto, contudo, não se resume a este conjunto de verbetes. Nosso plano é que, a cada ano, seja produzido um novo volume com uma nova série de verbetes, complementando esta primeira edição. Assim, desde já convidamos aos leitores que fiquem atentos, pois logo mais faremos uma chamada para novas sugestões de verbetes que a comunidade acadêmica considere úteis para a pesquisa em música no Brasil e mesmo em outros países lusófonos.
Sendo este nosso primeiro volume, gostaríamos de compartilhar com os leitores um pouco sobre como se concretizou. Por ter sido o principal agente neste processo, José Alberto Salgado nos conta um pouco sobre como foi, para ele, a produção do volume:
Em março de 2024, enviei convites (por e-mail) a uma lista de colegas docentes em cursos de música de universidades brasileiras. Os convites eram personalizados, tendo em comum o seguinte parágrafo:
"Escrevo com um convite para participarmos numa coletânea didática, de apoio a estudos e pesquisas em música na formação universitária. É um projeto que visa à preparação de verbetes, a partir de palavras-chave sugeridas por colegas autoras/es."
Depois de receber os aceites, um formulário foi enviado para levantamento de termos-chave — cuja análise das respostas serviria para organizar um sumário dos verbetes. A partir de abril, indicamos e distribuímos os títulos do sumário entre autoras e autores, e começamos uma fase de escrita.
Desde o início do projeto, mantivemos correspondência por e-mail, com mensagens coletivas e individuais, gerando uma série de diálogos importantes — com sugestões e debates que ajudavam a reforçar laços de cooperação numa comunidade profissional. Além do e-mail, uma pasta virtual foi criada para comunicar e organizar arquivos, com cronograma por etapas, normas de composição dos verbetes, referências de publicações no gênero, e os próprios textos que chegavam.
Em julho de 2024, realizamos três encontros virtuais com a equipe, “para compartilhar ideias e notícias do projeto, tirar dúvidas, etc.”. E começamos ali a organizar o simpósio “Vocabulário de Pesquisa em Música”, que, sediado no Instituto de Artes da UNICAMP, iria nos reunir em outubro para a exposição e discussão do conjunto de verbetes, em sua primeira versão. O Simpósio também marcou o início da participação direta de estudantes de graduação e pós-graduação — público-alvo para a leitura e aproveitamento deste projeto.
Ao fim do ano de 2024, convidamos um pequeno grupo de colegas a formar a comissão editorial que nos ajudaria com a leitura e sugestões para a revisão dos verbetes. Uma nova etapa de comunicação e escrita teve lugar então, no primeiro semestre de 2025, enquanto gradualmente se construía o site para o acesso livre ao primeiro volume do “Vocabulário...”.
Agora pronto e disponibilizado, esperamos que os textos venham a ser usados nos programas de Música no país, mas que também possam servir a um público amplo que se interesse por temáticas musicais.
Suzel Ana Reily