FORMAÇÕES

Aqui você encontra o material postado pelo 

Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil - NUFPAEI no seu Canal no YouTube 

2022

Seminário:

INFÂNCIAS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO INFANTIL:

MEDIAÇÕES E APROXIMAÇÕES

Realizado pela Diretoria de Educação Infantil (DEI) por meio do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI), nos dias 22 e 23 de setembro de 2022, este seminário se justificou por problematizar as temáticas que envolvem infâncias e mídias na contemporaneidade, que versam sobre o consumo dos produtos culturais, o tempo de exposição das crianças às telas, e suas influências sobre a constituição da cultura lúdica, propondo a qualificação das práticas pedagógicas, oportunizando elementos para as mediações junto às famílias e servindo como base para a construção de documentação pedagógica específica acerca de tais temáticas a compor os acervos das Unidades Educativas da RMEF e subsidiarem os debates nesses contextos pedagógicos específicos.

CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Experiências infantis na contemporaneidade: 

por uma ética nas produções audiovisuais

Rita Ribes Pereira (UERJ)

MESA 1

Mídia-educação, educação infantil e formação de professoras/es

Juliana Costa Muller (RMEF)

Mônica Fantin (UFSC)

MESA 2

A criança, o brincar e a cultura digital: um olhar para a contemporaneidade 

Simone Soler (RMEF)

Gilka Girardello (UFSC)

Seminário:

II SEMINÁRIO INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO

NA OBRA DE PORTINARI


Realizado pela Diretoria de Educação Infantil (DEI) por meio do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI), no dia 8 de setembro de 2022, este seminário que se justificou pela primordialidade em promover discussões sobre a temática da arte, educação e infância e também por se tratar da socialização de uma versão impressa de um Ebook que trata de experiências educativas realizadas em ambas etapas da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis no projeto de extensão Experiências Educativas, Infância e Educação do corpo na obra de Portinari. A justificativa também é válida pela proposição de formação para subsidiar os/as profissionais de Educação Infantil a dialogar criticamente com a realidade da prática pedagógica.

Seminário:

EDUCAR-CUIDAR E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS POSSÍVEIS


Realizado pela Diretoria de Educação Infantil (DEI) por meio do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI), no dia 18 de agosto de 2022. Este seminário tem o objetivo de debater o educar-cuidar na perspectiva da sua indissociabilidade e da compreensão do cuidado como  uma dimensão que atravessa e alicerça o educar. Assim como apresentar e refletir acerca da documentação pedagógica, compreendendo-a como parte da ação educativo-pedagógica e em diálogo com as relações de educar-cuidar e adensar a discussão em torno das relações de educar-cuidar considerando a Educação Infantil, em sua função de ampliar as experiências, conhecimentos e aprendizagens das crianças, na complementaridade da ação da família.

Seminário:

A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC


Realizado pela Diretoria de Educação Infantil (DEI) por meio do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI), no dia 23 de maio de 2022. Este seminário teve o objetivo de intensificar a discussão sobre a BNCC na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Retomar, debater e socializar indicativos sobre o processo formativo estabelecido a respeito da BNCC na Educação Infantil, para ampliar tal debate entre as/os profissionais da RMEF das unidades educativas. Socializar o documento Base Nacional Comum Curricular e os Documentos Curriculares Municipais da Educação Infantil de Florianópolis: Recontextualização Curricular em formato de ebook e em livro de bolso.

MESA DE ABERTURA:


Prefeito Municipal de Florianópolis: Topázio Silveira Neto

Secretário Municipal de Educação: Maurício Fernandes Pereira

Diretora de Educação Infantil: Débora Raquel Schutz


MESA 1:


BNCC e Educação Infantil: contextos Nacional e Municipal


Professora Dra. Márcia Buss-Simão (UFSC).

MESA 2:


Infância, Experiência e Educação: indicações para pensar o currículo na Educação Infantil 


Professora Dra. Caroline Machado (NDI/UFSC).

MESA 3:


BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RMEF)


Representantes da RMEF: Carmen Nunes, Fabricio Zimmerman, Fernanda Cargnin, Heloisa Simon, Karine Zimmer, Leila Echer, Letícia Bento Ferreira, Maria de Nazaré Feijó e Rejane Bodnar.

MESA 4


Recontextualização e Consolidação da Organização Curricular da Educação Infantil da RMEF


Professora Dra. Eloisa Acires Candal Rocha (UFSC).

Seminário:

ESCOLHER BONS LIVROS PARA AS CRIANÇAS:

POSSIBILIDADES E DESAFIOS


Realizado pela Diretoria de Educação Infantil (DEI) por meio do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI), nos dias 7 e 8 de abril de 2022, este seminário teve o objetivo de socializar o roteiro com as orientações de práticas de mediação literária e critérios de escolha de obras literárias e livro infantil, considerando o edital para PNLD 2021 e os documentos curriculares da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

CIA MAFAGAFOS

Cia Mafagafos é uma companhia de criação e pesquisa com foco na cultura da infância. Aline Maciel e Sig Schaitel são integrantes da Cia Mafagafos. Aline Maciel, mestra em Letras (UFSC), é contadora de histórias, atriz e musicista. Sig Schaitel, bacharel em Letras (UFSC), é contador de histórias, produtor, compositor e formador.

GILKA GIRARDELLO

Doutora em Ciências da Comunicação, professora titular da UFSC, vinculada ao Programa de Pós-graduação Graduação em Educação. Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CED/ UFSC).

MARIA LAURA POZZOBON SPENGLER

Doutora em Ciências da Comunicação, professora titular da UFSC, vinculada ao Programa de Pós-graduação Graduação em Educação. Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CED/ UFSC).

Seminário:

INFÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI


Realizado pela Diretoria de Educação Infantil (DEI) por meio do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI) em parceria com a Diretoria de Educação Fundamental, nos dias 21 e 22 de março de 2022, este seminário se justifica pela primordialidade em promover discussões sobre a temática da arte, educação e infância e também por se tratar de uma socialização de experiências educativas realizadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, por meio do programa PIBID e do projeto de extensão Experiências Educativas, Infância e educação do corpo na obra de Portinari

MESA DE ABERTURA:


Secretário Municipal de Educação: Maurício Fernandes Pereira

Diretora de Educação Infantil: Débora Raquel Schutz

Diretora de Ensino Fundamental: Raquel Valduga Schöninger

Supervisor do Projeto de Extensão: Portinari: Prof. Fábio Machado Pinto (CED/UFSC)

Projeto Portinari: João Cândido Portinari


MESAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS - ENSINO FUNDAMENTAL


EBM Beatriz de Souza Brito

Movimento em tela: Beatriz no balanço de Portinari - Débora Vanusa Brandalise


A Obra de Portinari movimentando a educação estética nas aulas de artes visuais  - Ana Maria Alves de Souza


Capoeira e Portinari: a experiência estética e o ensino das práticas corporais nos anos iniciais do ensino fundamental - Anderson José Libâneo e Fábio Machado Pinto


EBM Brigadeiro Eduardo Gomes

Brincando e Aprendendo com Portinari: um projeto interdisciplinar do PIBID Educação Física no Ensino Fundamental - Mariana Lisbôa, Roberta Torres e Olga Cavalcanti


A Ponte Brodowski-Campeche: uma ressignificação das brincadeiras por meio das obras de Cândido Portinari - Lauryn Quadros, Mariana Lisbôa, Fábio Pinto e Loélia Maia dos Santos


Aprendendo com Portinari: o brincar como linguagem na Educação Física Escolar - Matheus Jesus e André Wolkmer

MESAS: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS 

INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL


Machado de Assis, Cândido Portinari, Walter Benjamin: um pouco de loucura, outro tanto de infância em o alienista - Alexandre Fernandez Vaz


Corpo, Brincadeira, Arte e Experiência na Infância - Carmen Lúcia Nunes Vieira e Simone Cristiane Silveira Cintra 


NEIM Campeche 


De Brodowski ao Campeche: crianças e suas brincadeiras dois tempos, dois lugares - Cláudia Cristina Carvalho, Melissa Weber e Edimara Castilho Cancian

2021

Seminário:

CULTURAS POPULARES, EDUCAÇÃO INFANTIL E AS INFÂNCIAS


Realizado pela Diretoria de Educação Infantil (DEI) por meio do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI), nos dias 9 e 10 de novembro de 2021, com os objetivos de ampliar os repertórios das/os profissionais da educação no que diz respeito às manifestações das culturas populares. Assim como, apresentar os princípios da cultura e educação popular no diálogo com a educação básica, no sentido de refletir sobre as relações educativo-pedagógicas no interior das culturas populares e sobre os direitos das crianças a conhecer, valorizar, pertencer e produzir manifestações das culturas populares mediadas pelas/os profissionais da educação. 

LIZYANE SANTOS (Coordenadora)

Mestra em Educação, com ênfase na contribuição das TICs na educação e no uso das múltiplas linguagens para ampliação dos repertórios culturais das crianças. Professora auxiliar de Educação Infantil da RMEF.

REONALDO MANOEL GONÇALVES (Coordenador)

Doutor em Educação, com ênfase em dança popular, arte-educação, Boi de Mamão, educação popular, cultura popular e educação e cultura. Professor de Educação Física da RMEF.

Os princípios da Educação Popular no diálogo com a Educação Básica nos tempos atuais

CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

Doutor em Ciências Sociais. Possui experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação, com foco na educação popular.

A importância dos repertórios culturais para a infância e a contribuição de produções culturais brasileiras

Gilka Girardello

O reconhecimento e a valorização dos saberes dos mestres populares no interior da Educação Infantil

Tião Carvalho

GILKA GIRARDELLO

Doutora em Ciências da Comunicação, professora titular da UFSC, vinculada ao Programa de Pós-graduação Graduação em Educação. Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CED/ UFSC).

TIÃO CARVALHO

É cantor, compositor, dançarino, ator e pesquisador brasileiro. Educador e líder comunitário, representante de brincadeiras e tradições do Brasil.

As conexões da cultura popular, infâncias e naturezas

LYDIA HORTÉLIO

É uma educadora e musicóloga brasileira, com ênfase em registrar e catalogar as manifestações de cultura brasileira, reunindo uma coleção de mais de 3.000 brinquedos musicais.

Seminário:

OBRAS LITERÁRIAS E LIVRO INFANTIL: DIFERENÇAS E CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DE ACERVO


Realizado pela Diretoria de Educação Infantil (DEI) por meio do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI), nos dias 5 e 6 de outubro de 2021, abordou questões acerca do PNLD (2022) em diálogo com os documentos curriculares da Educação Infantil da RMEF; das especificidades dos livros infantis e literários para bebês; linguagem visual, verbal e material do livro para infância; literatura de temática africana, afro-brasileira e indígena para a infância; critérios de escolha de obras para compor acervo de unidades de educação infantil.

CIA MAFAGAFOS

Cia Mafagafos é uma companhia de criação e pesquisa com foco na cultura da infância. Aline Maciel e Sig Schaitel são integrantes da Cia Mafagafos. Aline Maciel, mestra em Letras (UFSC), é contadora de histórias, atriz e musicista. Sig Schaitel, bacharel em Letras (UFSC), é contador de histórias, produtor, compositor e formador.

ELIANE DEBUS

Doutora em Linguística e Letras, professora titular da UFSC, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução e líder do Grupo de Pesquisa LITERALISE (CED/UFSC).

DJALMA BARBOZA ENES FILHO

Doutorando em Educação (UFSC), com ênfase na formação de leitores/as, leitura literária, literatura indígena e formação de professores/as. Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC) e integrante  do Grupo de Pesquisa LITERALISE (CED/UFSC).

GILKA GIRARDELLO

Doutora em Ciências da Comunicação, professora titular da UFSC, vinculada ao Programa de Pós-graduação Graduação em Educação. Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CED/ UFSC).

FERNANDA GONÇALVES

Doutora em Educação, com ênfase em literatura infantil, livro-brinquedo, literatura infantil para bebês e crianças pequenas. Professora auxiliar de Educação Infantil da RMEF e integrante do Grupo de Pesquisa LITERALISE (CED/UFSC).

2020

Curso:

Ampliação de repertórios para a criação de ações comunicativas não presenciais na educação infantil


O objetivo central do curso consiste em discutir conceitos e práticas acerca da criação de ações comunicativas não presenciais na educação infantil, considerando os eixos: interação, brincadeira e ampliação das linguagens. Este curso está dividido em seis lives.

Live 1: 


Intitulada “Ações comunicativas com famílias e crianças da educação infantil, em tempos de pandemia: o Portal Educacional como caminho possível”, a live ministrada pelo Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI/DEI), foi realizada no dia 17/07/2020, e teve por objetivo apresentar e discutir princípios fundamentais da Educação Infantil; circunstâncias do processo de distanciamento social em razão da Covid-19; elaboração, concepção, diretrizes, desafios e possibilidades da página da Educação Infantil no Portal Educacional da SME.

ANA REGINA FERREIRA DE BARCELOS

Supervisora Escolar da RMEF, atuando como assessora pedagógica, formadora e pesquisadora do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI/DEI/SME).

CARMEN LÚCIA NUNES VIEIRA

Professora de Educação Física da RMEF, atuando como assessora pedagógica, formadora e pesquisadora do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI/DEI/SME).

ROSINETE VALDECI SCHMITT

Professora de Educação Infantil da RMEF, atuando como assessora pedagógica, formadora e pesquisadora do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil (NUFPAEI/DEI/SME).

Live 2


Com o tema "Voz, “Presença” e Imaginação: contar histórias em áudio para crianças e seus familiares", foi realizada no dia 21/07/2020, e teve por objetivo ampliar as possibilidades de encontros e ações comunicativas entre professoras/es, familiares e crianças por meio da narrativa, utilizando recursos simples de áudio.

GILKA GIRARDELLO

Doutora em Ciências da Comunicação, professora titular da UFSC, vinculada ao Programa de Pós-graduação Graduação em Educação. Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CED/ UFSC).

Lives 3 e 4: 

Partes 1 e 2:


O tema "O uso de ferramentas e técnicas para produção de imagens, áudios e vídeos voltados à comunicação entre profissionais, famílias e crianças da educação infantil" foi dividido em duas partes, sendo a primeira realizada no dia 24/07/2020 com o foco nas possibilidades de planejamento e produção das ações comunicativas por meio do audiovisual. E a segunda realizada no dia 04/08/2020 com o foco nas possibilidades de edição com aplicativos para celular. 

As lives ministradas por Karine Joulie e Lídia Coutinho tem como objetivo apresentar recursos e técnicas acessíveis visando à diversificação na produção de conteúdos para comunicação entre professoras, professores e famílias.

KARINE JOULIE

Produtora cultural, educadora audiovisual e mestra em educação - Móbile Educacional. Pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CED/ UFSC). Coletivo Móbile Educacional.

LÍDIA COUTINHO

Jornalista, produtora cultural, educadora audiovisual, pesquisadora do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (CED/ UFSC). Coletivo Móbile Educacional.

Live 5:


Intitulada “Criação de ações comunicativas empregando diferentes linguagens: desenho, pintura, escultura e literatura”, a live foi ministrada pela professora Alessandra Mara Rotta de Oliveira (MEN/CED/UFSC), realizada no dia 07/08/2020, e teve por objetivos contribuir para com a ampliação de referenciais artístico-culturais dos(as) participantes no que tange às linguagens do desenho, da escultura, da pintura e da literatura como formas-conteúdos na criação de ações comunicativas para famílias e crianças. Bem como, fomentar possibilidades de reconhecimento, expansão e valorização da produção poética, da imaginação, do lúdico e dos saberes das próprias crianças.

ALESSANDRA MARA ROTTA DE OLIVEIRA

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando junto ao Centro de Educação (CED). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas da Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC.

Live 6:

Diálogo entre experiências: as ações comunicativas entre profissionais, crianças e famílias da educação infantil


Intitulada “Diálogo entre experiências: as ações comunicativas entre profissionais, crianças e famílias da educação infantil”, a live foi realizada no dia 11/08/2020 e ministrada pelas profissionais da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: Valéria Mercedes dos Santos Pereira e Patrícia Marília da Silva (NEIM Francisca Idalina Lopes); Cláudia de Almeida Ten Caten e Patrícia Lúcia Barbosa da Silva (NEIM Doralice Teodora Bastos); Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira e Paula Regina Barbosa (NEIM Anjo da Guarda). 

Esta live teve por objetivo socializar experiências de ações comunicativas não presencias a partir dos temas: “Ações Comunicativas com Famílias e Crianças: uma alternativa para os bebês”; “A casa enquanto território do nosso brincar”; “A Construção da identidade das crianças do G5/6 e G6 a partir das propostas da ERER”.

“A Construção da identidade das crianças do G5/6 e G6 a partir das propostas da ERER”

NEIM Anjo da Guarda

IVANILDE DE JESUS DOS SANTOS FERREIRA

Auxiliar de sala do Grupo 6 do NEIM Anjo da Guarda da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

PAULA REGINA BARBOSA

Professora do Grupo 6 do NEIM Anjo da Guarda da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

“A casa enquanto território do nosso brincar”

NEIM Doralice Teodora Bastos

PATRÍCIA LÚCIA BARBOSA DA SILVA

Coordenadora dos Territórios Brincantes do NEIM Doralice Teodora Bastos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

CLAÚDIA DE ALMEIDA TEN CATEN

Diretora do NEIM Doralice Teodora Bastos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Ações Comunicativas com Famílias e Crianças: uma alternativa para os bebês

NEIM Francisca Idalina Lopes

VALÉRIA MERCEDES DOS SANTOS PEREIRA

Professora do Grupo 2 do NEIM Francisca Idalina Lopes da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

PATRÍCIA MAURÍLIA DA SILVA

Supervisora Escolar do NEIM Francisca Idalina Lopes da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.