Ao longo de vários anos, tive a oportunidade de coordenar equipas de trabalho que tiveram a responsabilidade de avaliar projetos de formação e de intervenção, nacionais e regionais, com dimensões e áreas de intervenção distintas. Eis alguns exemplos:
1. A avaliação da formação profissional – um estudo desenvolvido na região Norte (1997/9) – Universidade de Aveiro (
2. Projecto IMPULSO – avaliação do impacte da formação (2004/5)
Coordenador da equipa de avaliação e relator do documento final. IMPULSO - programa integrado de formação destinado a cerca de 180 quadros superiores e dirigentes de empresas da Região Norte de Portugal, assegurado pelo CCT - Conservatório de Ciências e Tecnologia, em parceria com Formação e Gestão, SA.
3. Projecto Insistir na Mudança – avaliação do impacte da formação (2005/6)
Coordenador da equipa de avaliação e relator do documento final. INSISTIR NA MUDANÇA - programa integrado de formação destinado a cerca de 120 quadros superiores, dirigentes e coaboradores de empresas da Região Norte de Portugal, assegurado pelo CCT - Conservatório de Ciências e Tecnologia, em parceria com Formação e Gestão, SA.
4. Avaliação do Programa CLÍNICA PME – AIMINHO (2005/6)
Coordenador da equipa de investigação e relator do documento final. CLÍNICA PME foi um projecto de consultoria e formação/acção destinado ao tecido empresarial da região Norte de Portugal, assegurado pela AIMINHO, em conjunto com vários outros parceiros.
5. Avaliação do programa MODELAR – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (2006)
Coordenador da equipa de avaliação e relator do documento final. MODELAR foi um projecto de qualificação de dezenas de empresas do sector da cerâmica e do vidro, que envolveu formação/acção e quadros superiores, dirigentes de empresas e designers, assim como a concepção de recursos inovadores para efeitos de mudança organizacional.
6. Avaliação do programa “QI-PME NORTE” – EXPOENTE, Serviços de Economia e Gestão (2010)
Coordenador da equipa de investigação, responsável pelo desenho do projecto de investigação e pela concepção dos instrumentos de recolha de dados Foi também o relator do documento final de avaliação.
7. Avaliação do programa “INICIATIVA PARA EMPRESÁRIOS” – INTUITO, Consultoria de Gestão (2011)
Coordenador da equipa de investigação, responsável pelo desenho do projecto de investigação e pela concepção dos instrumentos de recolha de dados, com base nos quais se procedeu à avaliação externa do projecto. Foi também o relator do documento final de avaliação.
8. Avaliação do programa “Valorização do Norte Rural” – Associação de Turismo de Aldeia (2007/8)
Coordenador da equipa de investigação, responsável pelo desenho do projecto de investigação e um co-relator do relatório final de avaliação externa. Este projecto, coordenado pela ATA, teve como parceiro a Universidade Católica (Porto e Braga).
9. Avaliação do programa VALORIZAÇÃO CULTURAL, PATRIMÓNIO E TURISMO – projecto de formação para a região norte – TECMINHO (2007-2008)
Coordenador da equipa de avaliação externa, responsável pelo desenho do projecto de investigação e pela concepção dos instrumentos de recolha e análise de dados. Tratou-se de um projecto concebido na sequência de um diagnóstico efectuado, pela CCDR-N, à Região Norte, e que tinha como finalidade criar, na área de influência da Universidade do Minho, uma dinâmica de mudança e desenvolvimento, no sentido da promoção e internacionalização da região.
10. Avaliação do programa “FORBEN – Benchmarking para o sucesso” – RECET – Rede de Centros Tecnológicos (2008)
Coordenador da equipa de investigação, responsável pelo desenho do projecto de investigação, pela concepção dos instrumentos de recolha e análise de dados e co-relator do documento final de avaliação. Tratou-se de um projecto que visou contribuir para o reforço da competitividade da indústria, através da utilização do benchmarking e de boas práticas, em sectores tão diversos como calçado, cerâmica e vidro, cortiça, couro, metalurgia e metalomecânica, moldes, ferramentas especiais e plástico. Sendo coordenado pela RECET, a sua execução pertenceu aos centros tecnológicos ligados a esta rede.
11. Avaliação do programa “VALOR HUMANO” – AIMINHO (2008)
Coordenador da equipa de investigação, responsável pelo desenho do projecto de investigação e pela concepção dos instrumentos de recolha de dados, com base nos quais se procedeu à avaliação externa do projecto Valor Humano, com um valor de execução de, aproximadamente, 5 milhões de euros. Foi também o relator do documento final de avaliação.