Insanidade no BNS

        Perturbações são representações de doenças mentais, e essas condições não são engraçadas. Elas são debilitantes, são problemas, e algumas são até mesmo assustadoras. Tais transtornos devem ser interpretados com uma grande seriedade, e não um comportamento bobo e caricatural.

        Um personagem que possui a habilidade de Ciência: Psicologia pode passar 10 minutos conversando com uma pessoa que sofre de um transtorno e fazer um teste usando seu Atributo Mental + Ciência: Psicologia com dificuldade 10. Se for bem-sucedido, ele pode diminuir os Traits de Perturbação atuais do alvo em um. Nenhum personagem pode ser alvo de mais de uma aplicação bem-sucedida da Ciência: Psicologia por jogo. Seu personagem não pode usar esta habilidade em si mesmo para remover seus próprios Traits de Perturbação. Malkavianos nunca podem ter sua Perturbação reduzida abaixo de 1 Trait. Todos as Perturbações são consideradas 2 pontos de defeito. As informações a seguir permitem que você construa uma Perturbação que encaixe a exata psicose de seu personagem.

Criando uma Perturbação

        Cada Perturbação tem um gatilho: uma Situação, Objeto ou Condição que desencadeia esse Transtorno. Narradores não devem permitir que os jogadores criem gatilhos extremamente raros e que não afetem significativamente o personagem.

        Você pode escolher os mesmos transtornos várias vezes, desde que você escolha diferentes gatilhos para cada Perturbação. Se você, voluntariamente, desejar que um gatilho para sua perturbação seja muito corriqueiro, ou se você optar por estender ou aumentar as penalidades da sua perturbação, o Narrador pode optar por dar-lhe XP extra (fazer a sua Perturbação ser uma falha de 3 pontos).

Conceitos de Transtornos

        A maioria dos conceitos de Perturbações podem ser representados com mais de uma mecânica. Por exemplo, a Piromania poderia torná-lo extasiado pelo fogo, ou pode obrigá-lo a iniciar incêndios. Ambas são opções de Perturbações válidas. Pense no sistema para a criação de uma Perturbação desta forma. Exemplo: Se gatilho da Perturbação de um personagem é a água, o resultado e reação específica será diferente de acordo com o tipo de perturbação do personagem:

Incapacitado: Quando você vê uma fonte significativa de água (um lago, córrego, ou um hidrante esguichando), você entra em um estado de transe (como aterrorizado de medo)

Compulsão: Quando alguém lhe insulta, você quer afogar outros a sua volta, de preferência o infrator. Você vai se contentar em afundar seus pertences em uma sepultura aquática.

Fobia: Quando você vê a água, torna-se aterrorizado e começa a tentar ficar longe da fonte - desesperadamente.

Destruição: Quando sob pressão, você tenta afogar pessoas ou outros seres vivos, utilizando água para satisfazer os seus desejos escuros.

Obsessão: Você vai fazer de tudo para possuir objetos que se assemelham ou glorificam a água. Ela é sagrada para você.

Crença: Você acredita que o oceano contém espíritos malignos que devem ser pacificados com sacrifícios de sangue na lua cheia.

Traits de Perturbação

        Durante o jogo, quando se deparar com uma situação que desencadeia a sua perturbação, você tem três opções.

        Se um personagem atinge 3 Traits de Perturbação (geralmente resistindo sua Perturbação durante muito tempo), ele está à beira de um surto psicótico. Quando sua Perturbação estiver próxima de ser acionada, você deve interpretar uma resposta severa. Esta resposta elimina todos os Traits de Perturbação do seu personagem, caindo para 0 Traits de Perturbação.

        Se você tiver mais de uma Perturbação, qualquer gatilho que lhe de Traits de Perturbação, são contados no total. Quando você chegar a 3 Traits de Perturbação, independentemente de qual Perturbação está próximo a surtar, esse gatilho provocará uma resposta severa e, posteriormente, apaga todos os Traits de Perturbação acumulados.

        Malkavianos sempre têm 1 Trait de Perturbação. Mesmo após um surto psicótico, os Malkavianos caem para 1 Trait de Perturbação, ao invés de 0.

Exemplos de Perturbações

Descrições de Perturbações