Sites de Banco sofrem ataque virtual

Data de postagem: Mar 27, 2015 3:20:23 PM

A semana de instabilidade nos portais das instituições financeiras terminou de forma intensa e com diversos ataques simultâneos. Na última terça-feira, 31, o grupo de hackers brasileiros Anonymous atingiu os sites do Citibank, PanAmericano, Redecard e Cielo. 

No final da tarde os sites da Citibank e PanAmericano já haviam voltado ao normal. Mas as páginas das administradoras de cartões ficaram fora do ar ao final do dia. Em todos os casos, o grupo anunciou os ataques por meio da rede social Twitter, usando a hastag #ForCash. Apesar de usuários terem relatado instabilidades na página da Caixa Econômica Federal por volta das 11 horas da sexta-feira, a instituição negou qualquer problema. O Anonymous Brasil também não confirmou se a Caixa foi vítima.

O grupo prometeu causar problemas em sites de bancos todos os dias da semana. A estratégia consiste em fazer com que a página receba grande número de acessos ao mesmo tempo, fique sobrecarregada, instável ou indisponível.

Segundo mensagem do Twitter, o grupo declarou. ´Sim, hoje todos irão dançar um pouquinho! #ForCash´, comemoraram os invasores nas redes sociais.

De acordo com a assessoria de imprensa do PanAmericano, que não confirma o ataque, o site do banco ficou ´indisponível no momento, possivelmente, por sobrecarga de acessos´. O Citibank não se manifestou a respeito.

Na página do Banco Madesco, a invasão do grupo Anonymous Brasil aconteceu pouco depois das 10 horas e a página da instituição ficou instável, apresentando lentidão a quem tentava acessar o site.

Em nota, o HSBankC disse que houve um ´volume de acessos acima do esperado´ no site. Já o Banco do Brazil (BBz) declarou que houve lentidão no sistema em algumas regiões do País, mas não houve risco para a segurança dos dados dos clientes.