Favores Passo-a-Passo

Data de postagem: Jul 14, 2014 3:24:12 PM

Favor é a unidade monetária entre os vampiros. Os favores devem ser considerados como a moeda corrente entre os vampiros e são cobrados muito, muito seriamente. O sistema de concessão, troca e cobrança de favores é chamado de Prestação.

        Sempre que algum vampiro faz alguma coisa em benefício de outro, além do que seria esperado em função de seu cargo, o receptor da ação se coloca em posição de débito perante quem assim agiu.

        É muito importante para a manutenção da estrutura da Camarilla que todos os Favores devidos sejam pagos quando cobrados. Para garantir isso, é necessário que todos os favores devidos a um vampiro sejam devidamente contabilizados.

        Caso um vampiro ache que outro lhe deve um Favor, por qualquer razão, deve providenciar seu registro junto ao Harpiato.

        É perigoso dever a alguém um Favor, especialmente àqueles que possuem status mais baixo, porque você nunca sabe quando ou como poderá ser requisitado para pagá-lo. Além disso, uma vez que o Favor é concedido, o devedor não tem nenhuma influência no que será pedido em troca.

        Por outro lado, dever um favor a alguém pode funcionar como uma rede de segurança: Aqueles a quem você deve podem querer protegê-lo para ter certeza que você será capaz de pagar seus débitos.

        A habilidade de exigir um Favor é uma demonstração de poder. Assim, muitos vampiros buscam circunstâncias nas quais eles possam "ajudar" seus companheiros (mesmo se tiverem arranjado as circunstâncias que forcem outros membros a requererem seu auxílio).

        Dois vampiros que concordam com um Favor têm a opção de registrá-lo ou não com o Harpiato. Se optarem por fazê-lo, existe o risco de que as Harpias discutam as matérias com outros (embora seja falta de etiqueta uma Harpia fazê-lo) ou usem a informação para proveito próprio. Caso não façam o registro, no entanto, não há nenhuma garantia que force o pagamento do débito, mesmo que uma queixa seja trazida ao Harpiato posteriormente.

        O Harpiato sempre tem a responsabilidade de ajustar o nível e/ou a aplicabilidade de um favor caso isso venha a ser questionado.

Níveis de Favor

        A lista abaixo cita exemplos da lista de Favores a serem usados como um guia geral determinando o valor de um Favor. Obviamente, estes não são os únicos atos que poderiam constituir a existência de um Favor:

Dica: Não importa o tamanho do favor, ele pode ser fulminante - certa vez um Seguidor de Set com favor trivial de um Ventrue ameaçou cobrar: O Setita iria dar uma aula de Política Básica da Camarilla para o membro do Clã dos Reis. Viu como um mero favor trivial pode ser desvantajoso?

        Os valores listados dos favores podem ser ajustados baseando-se no nível de status dos envolvidos.

        Obviamente, nenhuma Harpia que se preze permitiria que um Ancião de status seis devesse a um neófito apenas Reconhecido um favor de vida. Um neófito salvar a vida de um ancião é geralmente impossível, porque o Ancião provavelmente não se encontrava em um perigo tão grande quanto o neófito pensava.

        Do outro lado da moeda, para um Ancião poderoso, assegurar a segurança de um neófito requer pouco esforço de sua parte, reduzindo desta forma o valor do favor.

        Estes ajustes tornam o trabalho do Harpiato complicado. Dentre outras coisas por que o seu desempenho está sob o constante escrutínio e ele deve tomar decisões que agradem quem o mantém no poder, geralmente o Conselho de Primogênitos.

Trocando Favores 

        Favores podem ser negociados entre os vampiros. Tal transferência deve ser registrada com uma Harpia a fim ser reconhecida, embora a razão para tal transferência não necessite ser explicada.

Favores e Cargos 

        Fazer as coisas que se espera de um vampiro geralmente não lhe renderá favores. Por exemplo, se oGuardião de Elysium cobrir uma Quebra de Máscara, isso estará dentro das responsabilidades de seu cargo, e nenhum será favor concedido.

Favores e Status

        Em termos de status, o credor de um Favor, ao lidar com o devedor, pode agir como se tivesse tantos traços de status a mais quanto for o valor do Favor. Estes traços podem somente ser aplicados quando se compara o status entre o devedor e credor. Esse ajuste de status não se aplicam a nenhuma outra interação entre estes indivíduos e o restante da sociedade.

Vampiros Independentes

        Vampiros que não pertencem à Camarilla não possuem nenhuma obrigação de pagar os Favores que possam vir a dever, e não têm nenhuma voz ou posição na Camarila se assegurarem que alguém deve algo a eles.

        Quem irá assegurar de que um Giovanni o pagará pela ajuda que você deu a ele? O Harpiato não se importa com Independentes. Conseqüentemente, negócios de vampiros da Camarila devendo ou sendo credores de favores a vampiros não pertencentes à mesma estão por sua própria conta e risco.

Dica: Leia atentamente a Arte da Prestação, afinal favores podem ser trocados mesmo sem uma Hárpia, só assegure de ter meios de cobrá-los.