Campinas - Região Central

Data de postagem: Jan 25, 2015 11:27:22 PM

A Região Central de Campinas é a que está mais densamente urbanizada, sendo altamente verticalizada, possuindo a maior concentração de estabelecimentos comerciais, médicos e de serviços de toda a cidade. 

Nela há tanto regiões residenciais e mistas de alto poder aquisitivo (Cambuí e Vila Itapura), assim como regiões degradadas e com muitos imóveis abandonados (parte alta do Centro, a região próxima à antiga rodoviária e a região próxima à antiga estação Guanabara).

Alguns Locais da Região Central

Galeria de Arte Sant Tropez

No limite da área comercial mais elegante da cidade, entre um café e uma loja de alta costura , esta pequena loja oferece uma visão fragmentada de uma linda galeria, iluminado dramaticamente através da placa fosca personalizada e vidro temperado. O tratamento invulgar sobre o vidro torna opaco quando visto em qualquer ângulo, excepto pela frente - quando aparece completamente transparente. No interior, a Galeria é única, uma longa sala pintada de uma cor sutil - gelo - e manchado com poderosas luzes incandescentes. Obras de arte são montados nas paredes ou em vidros, com pequenos cartões elegantes lhe dando nome e creditando o artista - além de um simbólico preço de compra. A exibição quase sempre apresenta um talento quente, e cada peça é invariavelmente (alguns diriam escandalosamente) caro. O tema da Galeria Saint Tropez é fama privilegiada. Somente a poucos afortunados que se destacaram em suas apresentações, qualquer artista que consiga fazer uma apresentação neste local é lhe garantido uma série de entrevistas, recomendações, etc.

Cito Bar

O Cito Bar, famoso pelo seu bolinho de bacalhau e suas tornas que , ambos, são servidos desde a década de 50. O local é pequeno, e fica numa esquina bem em frente ao Centro de Convivência. Porém, o que torna o ambiente tão agradável, segundo seus frequentadores, são as mesas dispostas em uma calçada bem larga, ao lado do bar. A maioria dos profissionais que movimentam o City Bar são jornalistas, mas passam por lá , também, artistas, estudantes músicos, produtores culturais e boêmios em geral

Estação Cultura

A antiga estação ferroviária de Campinas é atualmente um belo centro cultural situado no centro da cidade. Diariamente varias pessoas o visitam e se lembram da antiga gloria do passado da estação. Shows de rock são realizados nos finais de tarde, para a garota jovem da cidade, e o lugar é muito bem visto... Menos a noite. A noite com as portas fechadas e grades lacrando, o local é frio e sombrio. A única luz vem da guarita do segurança e da cidade em volta, mas no interior da estação, o silencio sepulcral predomina. Mendigos da região alegam verem vultos estranhos entrando em saindo do local através de fissuras e rasgos nas grades que isolam o local. Além de uma alta concentração de ratos e morcegos que infestam a região a noite, mas desaparecem durante o dia. Os corajosos o suficiente para procurar um meio de entrar no local, vão encontrar aberturas nas grades, pouco visíveis durante o dia, mas abertas durante a noite, como se fossem um convite...

Rodoviária Abandonada

Um edifício enorme, abandonado, quase que entrando em colapso - outrora uma luxuosa rodoviária que alavancava a economia local. Hoje é morada de loucos, andarilhos e drogados, a escuridão e os gritos noturnos trazem medo a essa área decadente.

Catedral

Um belo exemplo da arquitetura gótica francesa, a catedral no meio do distrito está no local mais elevado da área. Dentro, vitrais retratam imagens de santos e anjos. Dezenas de pequenas chamas de velas nas prateleiras se mostram inquietantes devido ao vento que corre por volta das salas. Um zelador jovem retira a poeira ao redor do altar.

Centro de Convivência [Ex-Elísio]

O Centro de Convivência possui quatro edifícios em cruz, dos quais as partes superiores são arquibancadas para o Teatro de Arena, com capacidade para aproximadamente cinco mil pessoas. Seu espaço multiuso possibilita a realização de espetáculos de teatro, de dança, palestras, simpósios, conferências, exposições artísticas e das demais áreas do conhecimento. Para isso, ele conta com o Teatro de Arena “Teotônio Vilela”, a Sala de Espetáculos “Luís Otávio Burnier”, a Sala “Carlos Gomes” e as Galerias “Aldo Cardarelli”, “Bernardo Caro” e “C”. Aos sábados e domingos, ocorre a feira de artesanato e de quitutes. Além dos espaços mais reservados próprios para exposições de arte e teatro, toda a praça a sua volta é um conhecido Elísio da cidade

Mercado Municipal

De dia, o Mercadão - como é conhecido - traz todo tipo de pessoa e comerciante, tudo alí tem uma história seja local, dos produtos oferecidos ou seus vendores. Se vende de comida a roupas, de especiarias e poções do amor. A noite, o local fede a peixe, é sombrio e abandonado - e algumas vezes lampejos de luz podem ser vistos de dentro do antigo edifício

Ordem Ancestral

Uma arquitetura singular no coração da Cidade chama a atenção do simplório rebanho que carece de iluminação para participar de tão alto grupo. Dotado de finos detalhes - tanto em sua estrutura quanto nas escrições e runas antigas em suas portas, a loja Ordem Ancestral agrega olhares curiosos as suas reuniões todas as Quarta-Feira a noite - e não criança, não se vende nada aqui, o termo vem do egípcio "lojta", que evoluiu e acabou ficando loja, e sua aparência relembra um templo que discute assuntos ligados a filosofia, religião, ética, sociedade, etc.

Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibas é uma densa area verde em meio a selva de pedra, um dos mais antigos espaços públicos da cidade. no mesmo bairro, localizam-se os mais antigos e tradicionais de Campinas. 

Locais: Aquário Municipal, Casa do Caboclo, Museu de História Natural de Campinas, Teatro infantil, e Minizoológico

Extras: A noite, é uma conhecida área de prostituição - quase que unicamente de travestis.

Terminal Central

O cheiro de fumaça de óleo diesel é onipresente, juntamente com o odor das latas de lixo transbordando. Existe uma corrente distinta com cheiro pungente do suor e urina. O chão está cheio de cacos de vidro, pontas de cigarro, seringas e outros detritos. Há muito concreto, quase completamente cobertos de graffiti, proporcionam sombras profundas para os sem-teto, enquanto o viciado ocasional utiliza sua droga, ou uma prostituta presta seus serviços. Ônibus nem ao menos aparecem por ali na calada da noite.

Centro Médico Vera

Esta estrutura parece ser bastante moderna: um edifício alto e estreito diante de mármore branco reflexivo. O nome do centro é descrito com grande rotulação dourada ao longo dos automatizadas portas duplas. Na área de espera, couro estofados cadeiras e sofás são organizados em torno de estantes e mesas com tampo de vidro, quatro secretárias se senta atrás de um balcão longo preto, batendo em um teclado, ao menos ele oferece uma saudação amigável.

Paço Municipal [Ex-Elísio]

Uma longa escadaria cinza construída sobre uma elevação leva até este edifício da câmara parece ter sido construído em algum momento nos últimos 20 anos ou mais. A pista, de largura de calçada, delimitado por canteiros, sobe um caminho através da grama na frente do salão, que leva diretamente para a portaria de vidro a sua frente. O que pode ser vislumbrado através das portas duplas trancadas é uma decoração moderna e de bom gosto. Inacessível para a população, ou manifestantes

Biblioteca Municipal

Criada em 1946 a Biblioteca Municipal de Campinas conta hoje com um grande acervo de livros para a população (quase 10.000 volumes permanentes e quase 30.0000 circulantes). Internamente conta com diversas esculturas que relembram livros afim de tornar o ambiente mais atrativo para as crianças de hoje, seu acervo infantil conta com mais de 2.000 volumes incluindo as raras coleções completas das mais variadas fabulas ao redor do mundo. Raridades é o que mais pode-se falar do local, pois a Biblioteca Municipal de Campinas conta com quase 3.000 volumes de obras raras, algumas únicas em todo o mundo variando de história antiga da cidade há manuscritos de antigos rituais sagrados de lideres de seitas africanas, etc.

Barzinhos do Cambuí

Este bairro inteiro possuí grande variedade de casas noturnas e, no outro extremo, um clube de strip – mas as autoridades "não sabem" desse clube. Todo o lugar tem uma sensação vagamente decadente, apressadamente escondida sob uma atmosfera de celebração. Há muitos respingo de vômito na calçada, uma jovem mulher se senta no chão, com as costas contra a parede, e seus amigos tentam mantê-la consciente.

Locais Comuns: Tarantino, Willi, Rey Charles, Garem, etc.

Atividades: Noites de quinta são a pegada, sempre. Finais de Semana sempre contam com shows, e é tudo movimentado, gente bonita ostenta tudo que tem ou finge que tem, muitas fotos para mostrar que o fim de semana foi fantástico. 

Extras: Cocaína, balas, e gente sem idade para estar aí.

 

Jockey Club

O Jockey Clube Campineiro é uma instituição centenária que remota ao período áureo do café. Sua sede foi inaugurada em 1925. O Jockey já foi palco de festas, recitais de piano, violino e canto das famílias mais ricas da cidade. Sua arquitetura com fachadas e decoração interior inspirados nos palacetes parisienses datam do final do século 18. Suas festas são regadas a diferentes bebidas e um publico muito bonito e bem arrumado. Há também um elevador antigo aos moldes vitorianos.

13 de Maio

Uma grande variedade de lojas estão localizadas aqui, com alguma ênfase em lojas de roupas, óticas e outras empresas povão. A noite, a maioria das lojas estão fechadas, as suas fachadas escondidas por grades de aço. Uma ou duas lojas parecem ficar abertas após as 20:00. Vestido com esmero, as pessoas ainda estão andando pelas ruas, a maioria deles em seu caminho para restaurantes ou clubes.

Instituto Nipo Brasileiro

Decorações vermelhas, amarelas e douradas abundam nas principais ruas daqui, reforçando ainda mais a arquitetura de inspiração asiática. Nas ruas a sua volta, porém, os edifícios se voltam para dentro do bairro, criando uma sensação de hostilidade para os forasteiros. Alguns homens sentados em uma mesa jogando baisho, enquanto uma mulher idosa está em sua escada de incêndio. Aqueles que não pertencem ao Bairro acham que o conhecimento é retido, e portas e janelas próximas fazem vista grossa.

Características Distritais

Acesso&Segurança: Todos os Caminhos levam ao Centro de Campinas, porém ha um trânsito caótico e massivo. A área povoada à noite em grande parte por jovens querendo uma noite regada a bebidas e drogas mas fica tudo nos conformes.

Informação&Consciência: Internet sem fio - mesmo que de baixa qualidade - está disponível, de graça, por toda a area e as pessoas - geralmente embriagadas - estão mais do que dispostas a conversar. A quantidade de casas e locai nobres mantem tudo bonitinho (lampadas,coleta de lixo, etc) Porém sempre haverá pichações

Prestígio&Estabilidade: A área é altamente considerada e influente, além de possuir alguns eventos locais. Mas o comportamento esnobe, a cultura de ignorar o uso de drogas, e a baixa densidade de pessoas morando no local faz com que não haja um sentimento de comunidade por aqui.

Primazia: A Região Central é CARA, não é necessariamente o lar das pessoas mais importantes e influente$ da cidade mas claramente seus negócios estão aqui, claro que caso alguém tente afetar negativamente esta área entenderá que todos são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros, contato que pague por isso. 

Todos os personagens que possuem Refúgios nessa região ganham gratuitamente a qualidade Localização (Quem quiser utilizar Ações Downtimes para afetar negativamente você terá que gastar o dobro de ações enquanto permanecer regularmente neste refúgio, além disso, você recebe uma série de benefícios (polícia responde rapidamente ao seu chamado, você chega mais rápido em casa devido ao investimento em transportes, etc). Em contrapartida, viver aqui custa caro, por isso para obter os Benefícios da Primazia, é necessário gastar um Ponto Temporário de Recursos todo o mês.