Guia de Status

Data de postagem: Jul 14, 2014 6:33:2 PM

A Camarilla é uma sociedade de predadores ao passo que a Torre de Marfim adere a certos códigos de conduta e garante certas regras sociais, os Membros da Camarilla são criaturas de intrigas e de manobras sociais maquiavélicas. O sorriso mais doce e a palavra mais suave pode esconder um motivo obscuro, e novatos à sociedade podem ser especialmente sábios em se manter vigilantes, e não apenas para ameaças físicas. Alguns Membros têm enorme prazer em arruinar a reputação de outros, tomando parte em cruéis jogos sociais como uma forma de passar os anos sem fim. Em outras palavras, Vampiros são sorrateiros.

        A interação social entre Membros da Camarilla, tanto local como internacionalmente, forma a maior parte da história em uma crônica OWBN. O OWBN Status Packet (anexado nesta página) é projetado para ajudar os jogadores e narradores que participam do universo OWBN a entender este complicado aspecto do jogo.

        O Status define o nível de respeito social ou renome dentro da sociedade da Camarilla. Ele determina o peso que a as palavras de um Membro devem receber, e é a base para a ordem social. A Camarilla foi criada em um tempo em que a hierarquia social era muito importante, e o fluir de sua reputação tem efeitos sérios na vida de uma personahem mesmo nas noites modernas. Dentro do jogo, Status toma a forma de um “curriculum” de adjetivos que definem o personagem, nível e posição na Camarilla

        Funcionalmente, aqueles com mais Status são considerados de nível maior. Eles podem exigir respeito ou mesmo ignorar abertamente aqueles com menos Status que eles. Se há uma disputa entre Membros e não há provas específicas, o Status é normalmente o fator decisivo para determinar quem está certo e quem está errado – ou pelo menos quem tem a última palavra.

Dica: Status é tudo na Camarilla. Quem tem manda, quem não tem obedece (se tem juízo). Contudo, quanto mais status você tem, mais será esperado de você. Pequenos deslizes que são perdoados em neófitos apenas reconhecidos não são relevados para alguém com 5 de status. Pense nisso antes de vender a sua alma por aquele tão almejado traço de status.

Traços comuns de Status na Camarilla: Reconhecido, Admirado, Adorado, Querido, Estimado, Exaltado, Famoso, Irrepreensível, Temido, Honrado, Influente, Justo, Glorificado, Respeitado, Reverenciado, Confiável, Bem-Conetado e Bem-Conhecido.

Outros adjetivos podem ser usados, mas os jogadores devem evitar ser muito engraçadinhos: “Estúpido” não é um traço de Status apropriado. Palavrões e gíria comum nunca são traços de Status apropriados.

        Favor notar: Pelas regras (bylaws) do OWBN, um personagem pode ter apenas 6 traços de Status pessoal, além do Status posicional que detenha em função de um cargo na Camarilla. Personagens só podem ganhar o sétimo traço (ou acima) de Status Pessoal através de uma votação no OWBN Council. Se o sétimo traço for permitido, ele funciona exatamente igual a qualquer outro, e pode ser tirado segundo a vontade das Harpias. Se qualquer Status é perdido, outra votação será necessária para elevar novamente o Personagem acima do limite de 6 traços.

Sendo Reconhecido

        Reconhecido é sempre o primeiro traço de Status dado a um membro da Camarilla, e é sempre o último a ser removido em casos de Escândalo ou crime. Um Membro é, normalmente, reconhecido apenas uma vez, a menos que sofram a extrema humilhação de terem esse Status retirado por engano. O Reconhecimento não deve ser confundido com a Tradição da Hospitalidade, que um Membro deve receber do Príncipe de qualquer Domínio em que queira entrar. Sem Hospitalidade, um Membro não pode reclamar qualquer de seus Status enquanto estiver naquele domínio, e poucos Príncipes darão Hospitalidade a algém que tenha de alguma forma perdido seu Reconhecimento. Um Membro que perca seu reconhecimento está à mercê do Algoz.

        Até que um vampiro receba o Reconhecimento, ele não tem Status. Um Príncipe pode decidir como conceder o Reconhecimento em seu próprio Domínio como achar melhor, dentro do formato geral.

A Tradição da Responsabilidade

        Durante a Responsabilidade, qualquer crime cometido pela Criança recai sobre seu Senhor, que deve responder pelos malfeitos de sua progênie. A Criança não tem direitos enquanto sob a Responsabilidade – um Senhor pode matar sua criança à vontade, sem sofrer qualquer pena, a menos que o Príncipe tenha feito regras específicas em contrário. Até que uma Criança seja Reconhecida, ela não é considerada uma pessoa para a Camarilla. Uma Criança fica sob a Responsabilidade até que seu Senhor entenda que ela está pronta a ser apresentada. Nesse ponto, é arranjado um encontro com o Primogênito do clã, de forma a avaliar e testar o neófito. Se aceitar que a Criança está pronta, o Primogênito organiza então um encontro com o Príncipe para a apresentação final. O Príncipe pode decidir fazer seus próprios testes, ou aceitar a avaliação do Primogênito. Se não há um Primogênito daquele clã, o Senhor pode levar a Criança ao Senescal, que irá então organizar a reunião com o Príncipe. As especificidades da Apresentação variam de Domínio a Domínio.

        Quando um vampiro é Reconhecido, ele tem seu primeiro traço de Status e passa a ser responsável pelas próprias ações, além de se esperar que ele mantenha as Tradições da Camarilla. Jogadores devem considerar como foi o período que seu personagem passou quando sob a Responsabilidade, e como é a relação do personagem com seu Senhor.

        Alguns jogadores podem escolher por começar sob Responsabilidade, e Abraços dentro do jogo devem sempre incluir um período de Responsabilidade. O período de Responsabilidade deve ser interpretado entre o Senhor e sua Criança por um período substancial de tempo – pelo menos 6 meses de tempo-real de jogo.

Começando com o Reconhecido

        O Reconhecimento é gratuito na criação de personagens. Status adicionais podem ser adquiridos de acordo com as House-rules do jogo, até um máximo de três. (Reconhecimento gratuito, mais no máximo dois traços adicionais, comprados por no mínimo 1 ponto de experiência cada. Narradores são livres para colocar custos adicionais). Modificadores de Status, como Reputação ou Senhor de Prestígio não afetam esse limite, mas devem ser registrados e/ou aprovados pelo Coordenador Camarilla antes de entrarem em jogo (Veja a seção apropriada).

        É fortemente aconselhado a Narradores e Jogadores que os personagens façam por merecer cada um de seus Status através do curso do jogo. As restrições delineadas acima são feitas para prevenir abusos, não para recomendar a compra de Status na criação do personagem.

Retirando o Reconhecimento

        O Reconhecimento pode ser retirado da mesma forma que qualquer outro traço de Status pessoal, embora as repercussões sejam mais graves. Usualmente, apenas Príncipes retiram o Reconhecimento, e tão logo esse Status é perdido, o Membro desafortunado está à mercê do Algoz até que encontre outro Príncipe para reconhecê-lo novamente. Muitos Príncipes vão considerar a retirada do Reconhecimento de alguém de seus domínios por alguém de fora como uma quebra da Tradição do Domínio e reagir de acordo. Reconhecimento deve ser sempre o último traço de Status a ser removido. Se o Membro em questão detiver algum cargo com Status, os traços posicionais devem ser removidos temporariamente, antes de ser possível a remoção permanente do Reconhecimento. Uma vez sem o Reconhecimento, nenhum cargo da Camarilla pode ser ocupado, até que se reganhe o Reconhecimento.

Novos Períodos de Responsabilidade

        Colocar um Membro que já foi Reconhecido novamente sob a Responsabilidade é uma desgraça séria tanto para a Criança quanto para seu Senhor. Isso não deve ser uma prática usual, e pode resultar na desvantagem Notoriedade para um ou ambos os personagens, e a vergonha disso deve ser quase insuportável. A Responsabilidade é uma das Tradições, no fim das contas. A Camarilla não é conhecida por ser generosa com segundas chances.

A Natureza Pública do Status

        Jogadores devem manter registro de seu Status permanente em suas fichas de personagem. Informação a respeito de quem concedeu o Traço, por que foi concedido e qual foi o adjetivo são comumente requisitadas através do uso da habilidade Política. Alguém interpretando uma Harpia provavelmente manterá algum tipo de registro (em qualquer meio que o personagem usaria) ou investirá em um alto nível nessa habilidade, de forma a produzir a informação sobre os membros de seu domínio quando necessário.

Concessão e remoção de Traços de Status

        Anúncios de concessão ou perda de Status devem ser feitos publicamente, seja numa assembléia reunida (usualmente um live) ou por e-mail anunciando numa lista pública (nacional ou local). Isso deve ser sempre registrado com a Harpia do domínio de residência do indivíduo que está ganhando ou perdendo esse Status.

        Se os motivos para a concessão ou remoção dos Traços de Status forem questionados, a Harpia pode iniciar uma investigação. A Harpia tem o poder de retirar o Status concedido, bem como um Traço de Status de quem fez a concessão, se o intercâmbio for visto como Escandaloso. Tal ação provavelmente deixará ambas as partes gravemente ofendidas, mas se a Harpia entender que o Status não é merecido, ela pode interromper o processo e punir todos os envolvidos.

Postando Status

    Postar Status em um email ou carta deve seguir um dos seguintes formatos:

    Zé da Silva, Xerife de Cabrobró Status: Reconhecido, Admirado, Temido

    OU Zé da Silva, Xerife de Cabrobró Reconhecido pelo Príncipe Blah Admirado pelo Primogen Fulano Temido por sua Posição

Habilidade Política em Listas

        Um Membro não é obrigado a postar seu status publicamente. De fato, fazer isso é o equivalente social a bater os pés – atrai atenção para seu nome e posição, demandando reconhecimento. Se um Membro não incluir seus Status, qualquer um que veja a carta e tenha a habilidade Política pode gastar um traço, conforme o LotNR, para determinar esses Status. Funcionalmente, qualquer um gastando a habilidade Política para obter os Status de outro personagem deve fazê-lo por e-mail privativo.

        Em termos de mecânica IC, usar a habilidade Política representa uma verificação com seus contatos ou a lembrança de algo que você ouviu anos antes, não é uma enciclopédia mágica em sua cabeça. Ela representa o conhecimento que alguns personagens possuem por se esforçar para “ficar sabendo” os termos do redemoinho social.

        A habilidade Política no OWBN lhe dá as seguintes informações:

Numero de Traços de Status (“Zé Brujah tem 4 Status”)

Nomes (Adjetivos) dos Traços de Status (“Zé Brujah é Reconhecido, Respeitado, Temido e Leal)

Membro que concedeu os Traços (“Zé Brujah foi reconhecido por João Ventrue, etc)

Razão pela qual os status foram dados (“Zé Brujah é Respeitado por defender os Domínios contra caçadores”)

        O nível de Política necessário para conseguir essa informação pode variar de crônica para crônica, verifique com os ST’s do personagem sobre quem você está querendo obter informações. Qualquer diferença nas regras ou disputas devem ser tratadas conjuntamente pelas equipes de ST’s envolvidas.

Personagens Mortos

        Usar a habilidade Política em personagens mortos pode ser mais difícil, especialmente se tal personagem já estiver morto por um período longo de tempo. Consulte seu ST, e o ST do personagem morto, se você estiver tentando obter essas informações, Eles vão determinar juntos quais são as habilidades apropriadas.

Empréstimos de Status

        Há duas formas de emprestar Status para outro Membro:

Para todos os casos de empréstimo de Status:

        O Status é retornado a seu dono imediatamente, caso ele o requisite;

        O Status só pode ser usado até a data especificada ou até que se complete seu o fim específico;

        Se invocado (“Eu sou Fulana de Tal, falando com o Respeito do nome do Ancião Blá”), o Status não pode ser usado novamente para disputas na mesma noite;

        Apenas 1 traço de Status pode ser emprestado de cada vez para cada Membro, embora não haja limites para quanto de Status um Membro pode carregar, caso escolha descontar seus favores de muitos Membros para aumentar sua reputação. (Zé Brujah não pode emprestar Querido e Respeitado para Maria Gangrel, mas Maria pode tomar emprestado o Querido de Zé e o Respeitado de Ana Ventrue);

        Você não pode emprestar Status emprestado, você só pode emprestar os seus próprios. Você PODE descontar Favores para convencer alguém a emprestar Status para um terceiro que você suporte, mas esse intercâmbio deve ser role-played;

        Status não pode ser emprestado permanentemente. Você não pode obrigar outro Membro a prender sua reputação a você indefinidamente;

        Emprestar Status não acontece sem riscos. No caso de você emprestar Status para outro Membro e esse membro se envolver em um Escândalo, você pode acabar perdendo permanentemente o traço que você havia emprestado, como punição pelo seu mau julgamento. Isso é especialmente verdadeiro nos casos em de empréstimo de Status para alguém que tenha perdido o Reconhecimento, uma vez que tal Membro já está sob severo escrutínio.