A Arte da Etiqueta

Data de postagem: Jul 14, 2014 2:42:29 PM

        Etiqueta é o óleo que lubrifica as interações entre indivíduos, grupos e instituições. Só conhecendo as regras você pode jogar o jogo. E se as regras parecem extensas é por que são inclusivas - a etiqueta adequada deve cobrir todos os aspectos de sua existência.

        Com o tempo, você pode adquirir maestria a ponto de não precisar pensar sobre 'qual é o protocolo correto para amarrar meus sapatos'. Para a maioria dos meus leitores, esse estado de graça é algo a ser almejado. Portanto, caro leitor, é minha grata tarefa guiá-lo através dos intricados meandros do Grande Jogo. Boa sorte e que bons ventos o acompanhem!

A Etiqueta do Status

        Os protocolos para falar com outros cainitas formarão uma parte vital do restante de sua existência, caro leitor, e é importante lembrar que o principal uso de etiqueta é suavizar as interações sociais e remover antagonismos desnecessários, mesmo quando uma confrontação total e franca está para acontecer. Outro lado da moeda: Se você quiser uma confrontação, a forma mais certa de provocar uma é através de uma quebra grave de etiqueta. Se você conseguir fazer com que dois inimigos seus se agridam dessa forma, ponto para você.

Não deve surpreendê-lo que os protocolos corretos variam muito em função do nível relativo de Status das partes envolvidas. Isso torna vital que você tenha a noção exata da estatura de outro cainita tão logo você comece a interagir com ele.

Dica: A forma mais simples de conseguir isso é rasgando Política. Nem sempre é viável, uma vez que você tem um número limitado de pontos para usar por live e algumas vezes há uma super-população de visitantes. A segunda forma mais simples é perguntar para uma Harpia.

        Um primeiro passo, muito importante, é o clã. Na maioria das interações sociais, é considerado polido declarar durante as apresentações a que clã você pertence. Isso deve encorajar o outro cainita a responder apropriadamente. Embora seja importante observar certas amenidades com membros de clãs que apreciam tais coisas, alguns membros dos Brujah e dos Gangrel parecem não requerer tal delicadeza.

Dica: Você não é obrigado a declarar seu clã a ninguém que não seja o Príncipe. No entanto, muita gente vai ficar seriamente chateada por ser esnobada por você. Escolha os calos em que vai pisar.

        Uma atenção especial a detalhes, tais como a maneira com que um cainita anda, como ele se veste, se ele presta ou não deferência aos mais velhos, sua forma de falar, podem dar sinais de como ele espera ser tratado. Até que você esteja certo do status relativo entre vocês, é geralmente seguro ter isso em conta. Outro lado da moeda: Vista-se, ande, fale e aja como alguém de uma idade e posição social difente da sua e você pode conseguir realmente essa posição. Ou pode ter pessoas realmente emputecidas por você ousar se passar por uma delas.

        O uso de comentários espirituosos numa conversação polida é normalmente mal-visto, a menos que você seja um mestre nessa arte, ou tenha certeza que seu parceiro de conversação tenha um sólido senso de humor. Nesse caso, porém, é uma boa maneira de relaxar o tom de uma altercação. Particularmente, o uso de ironia para suavizar o golpe de uma reprimenda necessária pode ser uma benção, se o outro cainita tiver capacidade suficiente para capturar o significado pretendido, claro.

        Deve ser sempre possível discutir assuntos de negócio com outros cainitas civilizados sem aumentar a temperatura da conversa. Outro lado da moeda: Ninguém disse que você tem que ser um cainita civilizado durante todo o tempo...

Lidando com seus superiores

Dica: Idade avançada e capacidade de traição sempre vencem juventude e perícia...

Mais uma Dica: A percepção dos outros quanto à sua idade, em empreendimentos sociais, é mais importante do que sua idade real - principalmente se você é novo.

        Nunca duvide da sabedoria de se curvar aos mais importantes. Simplesmente por terem o status que têm eles merecem sua consideração. Além disso, se você usar os protocolos corretos, o ancião prestará mais atenção às suas opiniões, pelo menos de início.

        Se alguém de mais status entrar em uma sala, é correto levantar-se em sinal de consideração, a menos que hajam mortais presentes. Nesse caso, um abaixar de cabeça é suficiente.

        A não ser para cumprimentá-lo, não se dirija a alguém de maior status a menos que ele fale com você primeiro ou lhe dê permissão para falar. Daria para escrever um livro sobre as formas corretas de tratamento. Se você não sabe qual a forma para alguém em específico, espere até que alguém fale com ele ou simplesmente pergunte, se desculpando por sua ignorância.

        Perante os de maior status, é sempre apropriado se desculpar por qualquer falha, real, presumível ou mesmo imaginária, em sua etiqueta. Isso demonstra que você está disposto a aceitar seu julgamento e sabedoria, além de criar uma boa impressão.

        É interessante chegar a qualquer compromisso aproximadamente 5 minutos após o horário acordado. Isso lhe dará algo pelo que se desculpar e fará com que a reunião tome o clima adequado.

        Nunca critique seus superiores em público, a menos que esteja se sacrificando para atrair outros à mesma armadilha. Isso pode se refletir de forma ruim em seu próprio status ou de alguma outra maneira mais concreta...

        Quando alguém de maior status fizer uma sugestão, é apropriado concordar em princípio, embora seja desnecessário discorrer longamente sobre os méritos do plano proposto. Mesmo assim, não é gentil deixar de falar sobre suas reservas, se houverem, a respeito de qualquer curso de ação. Peça muitas desculpas por sua falta de visão e incapacidade de compreensão e peça autorização para explicar seu ponto de vista.

Dica: Se alguém tem mais status que você, ele está sempre certo - mesmo que esteja errado... Mas lembre-se que isso valerá para ele também...

Mais uma dica acerca de planos: Se alguém muito mais importante fizer um plano completamente idiota, não hesite em conversar com ele, discretamente (mas tendo certeza que outras pessoas vejam que foi falar com ele - isso é importante) e exponha a sua ideia de como os planos deveriam ser. Com um pouco de prática você conseguirá fazer isso em público, de uma forma que pareça que a tua idéia era na verdade o plano original dele, e todos simplesmente entenderam errado o que ele disse. Não tente fazer isso sem ter prática suficiente.

Uma terceira Dica: Caso você não ache que tem prática suficiente para se intrometer desta maneira adote a saída simples: dê uma desculpa qualquer para não participar do plano e espere ele dar errado. Com você bem longe.

Lidando com seus inferiores

        Quando falar com alguém abaixo de sua estatura, seja por ser mais novo ou ter um nascimento menos afortunado que o seu, lembre-se sempre que apenas por ouvi-lo você o está marcando como favorecido e dando a ele um pouco de status. Você pode esperar que ele tenha gratidão por sua gentileza e a expresse na forma de respeito por suas opiniões e deferência pelo seu julgamento superior e experiência.

        Mesmo que suas opiniões sejam rasas, estreitas ou simplesmente tolas, encorajar os membros de menor status a oferecer suas idéias permite a você preparar terreno para quando uma dessas idéias realmente tiver algum valor. Assim, é conveniente cultivar um ar de atenção, acenando com a cabeça de vez em quando, fazer perguntas polidas parafraseando a última sentença deles enquanto você ocupa sua mente com pensamentos mais importantes.

        Se há algo a que de fato você precise devotar sua atenção, pode ser adequado que você peça ao cainita que ofereça suas opiniões por escrito, para que você possa dar a elas a consideração merecida. Se, por qualquer razão, precisar repreender um seu inferior, considere se a infração foi proposital ou apenas devida à ignorância. Nem todos são afortunados o suficiente para ter o treinamento adequado, caro leitor.

Dica: Sempre tenha em mente que a ignorância não exime alguém cumprir as regras.

Mais uma dica: E nunca esqueça de avisar as pessoas que elas erraram, mas que por ser bondoso e crente nas boas intenções de todos você estará perdoando-o por esse erro. É claro que não é verdade, mas ninguém precisa saber que a casa dele pegou fogo porque você disse para os locais que ele gostava de maneira "especial" de menininhas de 8 anos...

Mais uma...: Perdão é para os tolos. Lembre-se sempre do que foi feito com você. Mais cedo ou mais tarde, esta pessoa lhe procurará e voce poderá dar um delicioso "não" como resposta e lembra-lo do porquê. Repito, se você é escoteiro vá acampar, este jogo não é pra você.

        Embora uma lição de etiqueta da parte de um superior seja algo a ser visto como uma dádiva, nem todos o considerarão assim. Nesses casos, um pouco mais de veemência pode ser necessário. No entanto, evite ao máximo recorrer a demonstrações de força. Na verdade, demonstrações desnecessárias de força são geralmente consideradas quebra de etiqueta.

Lidando com seus iguais

        Trate seus pares com cortesia e toda a devida educação, caro leitor, e você criará neles um respeito por sua capacidade de julgamento que pode ser bastante maior que o que de fato você está comunicando.

        Confiança é uma mercadoria rara e valiosa e não pode ser adquirida através de mera polidez e cortesia. Cultivar uma reputação como alguém que pode discutir as matérias mais ásperas, mesmo que contrárias a seus interesses, de forma cortês e atenciosa fará com que você pareça um cainita honrado.  As impressões que outros têm de você são de importância inestimável.

Dica: Novamente, lembre-se disso: Não importa quem você É, mas sim o que os outros acreditam que você SEJA.