Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos
Como assim???... essa é uma afirmação completamente contrária aos princípios Espíritas de que Deus concederia privilégios a alguém escolhendo-o sem estar capacitado e capacitando-o sem que tenha algum merecimento. Jesus foi escolhido porque estaria capacitado. Todos espíritos missionários são escolhidos por estarem capacitados. Qual o critério para que tal pessoa seja escolhida???... e Deus o capacitaria sem ele merecer???
A Caridade é o amor em ação
A caridade é a maior virtude do ser humano. Segundo o espiritismo Fora da Caridade não há salvação. A prática da caridade deve existir independente do amor. Por exemplo, perdoar os inimigos que não amamos é uma das caridades mais difíceis de praticarmos e por isso de muito valor . Portanto, se existe caridade sem amor, não está correto dizermos que a caridade seja o amor em ação.
O ódio é o amor que adoeceu
Se é amor, não adoece, pois o amor é um dos sentimentos mais sublimes do ser humano, sendo o ódio um dos mais inferiores. Aquele que odeia não aprendeu a perdoar, e aquele que ama já atingiu um grau de adiantamento para entender que quem ama nunca deixará de amar. O verbo amar não poderia ser conjugado no passado, pois se alguém amou e não ama mais nunca amou de verdade.