O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações.
Pode-se defini-lo assim:
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal. (Allan Kardec)
A Doutrina Espírita na verdade encontra-se completa no Livro dos Espíritos, sendo os demais livros, desmembramentos dele (No Livro dos Médiuns, Cap. III, 35 - 2º encontramos o seguinte esclarecimento de Allan Kardec: "O Livro dos Espíritos contém a doutrina completa, como a ditaram os próprios Espíritos, com toda a sua filosofia e todas as suas conseqüências morais..."
E na Revista Espírita 1865 pág. 41: Kardec esclarece o seguinte: "...O Espiritismo está longe de haver dito sua última palavra, quanto às suas conseqüências, mas está inabalável nesta base, porque esta base se assenta sobre os fatos.");