O espírito conhecido por André Luiz afirma, pela orientação de Alexandre em “Missionários da Luz”, que a encarnação só se completa por volta dos sete anos de idade, contrariando claramente as questões citadas abaixo do Livro dos Espíritos, onde podemos observar que, tanto André Luiz como o próprio Alexandre são espíritos com conhecimentos restritos sobre alguns assuntos, e que, como explicado na resposta à questão 142, abaixo, tomam o efeito pela causa, ou seja, ao observarem que a criança não possui o mesmo aproveitamento intelectual do adulto concluem, erradamente, que a causa estaria na parcial ligação do espírito com o corpo. Mas pelos esclarecimentos dos espíritos SUPERIORES são apenas os órgãos da criança, especialmente o cérebro, que não se encontram totalmente desenvolvidos e capazes de exercer suas funções como na fase adulta.
142 O que dizer desta outra teoria segundo a qual a alma, numa criança, se completa a cada período de vida?
– O Espírito é um só, está completo na criança como no adulto. Os órgãos ou instrumentos das manifestações da alma é que se desenvolvem e se completam. Nesse caso é ainda tomar o efeito pela causa.
344. Em que momento a alma se une ao corpo?
“A união começa na concepção, mas só é completa por ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o Espírito designado para habitar certo corpo a este se liga por um laço fluídico, que cada vez mais se vai apertando até ao instante em que a criança vê a luz. O grito, que o recém-nascido solta, anuncia que ela se conta no número dos vivos e dos servos de Deus.”
353- A união do espírito e do corpo não estando completa e definitivamente consumada senão depois do nascimento, pode considerar-se o feto como tendo alma?
R – O espírito que o deve animar existe de alguma forma, fora dele. Ele não tem, propriamente falando, uma alma, pois a encarnação está somente em vias de se operar; mas está ligado à alma que o deve possuir.