Chico anti-Doutrinário

Em primeiro lugar transcreveremos, no início desse artigo, o que respondeu o espírito São Luís à pergunta de Allan Kardec, no Livro do Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. X, 21, se seria falta de caridade revelar o mal de outrem. Resposta:

É muito delicada esta questão e, para resolvê-la, necessário se toma apelar para a caridade bem compreendida. Se as imperfeições de uma pessoa só a ela prejudicam, nenhuma utilidade haverá nunca em divulgá-la. Se, porém, podem acarretar prejuízo a terceiros, deve-se atender de preferência ao interesse do maior número. Segundo as circunstâncias, desmascarar a hipocrisia e a mentira pode constituir um dever, pois mais vale caia um homem, do que virem muitos a ser suas vítimas. Em tal caso, deve-se pesar a soma das vantagens e dos inconvenientes. - São Luís.(Paris, 1860.) .

Seguindo esse sábio conselho e com o único objetivo de auxiliar a marcha do progresso da humanidade, passaremos a expor abaixo os temas anti-doutrinários psicografados ou atribuídos ao médium Francisco Cândido Xavier, com suas respectivas obras e para refutar doutrinariamente citamos o que traz a Doutrina Espirita à respeito.

    1. "O telefone só toca de lá pra cá" ==> Livro O consolador (Emmanuel) 369 e 380 / Livro Conduta Espírita (André Luiz) Cap. 11 e 25 / Livro Desobsessão (André Luiz) Cap. 34. <===> O Livro dos Médiuns, Cap. XXV. 269

    2. Animais na Erraticidade ==> Nosso Lar (André Luiz) Cap. 7 e 33 / Livro Libertação (André Luiz) Cap. 3 e 20 / Livro Ação e Reação <===> O Livro dos Espíritos, Q.600 e Livro dos Médiuns, 283, 36ª, "a"

    3. ...(em construção)