Paula Rego
Paula Rego nasceu em Lisboa a 26 de janeiro de 1935, mas foi para Londres onde estudou na Slade School of Fine Art até 1956 e lá constituiu família. Por este motivo Paula destacou-se como uma artista plástica internacional. Ainda em Londres deu diversas aulas ligadas ao mundo das artes em diversas universidades. Regressada a Portugal em 1957, passou a residir na Ericeira com a sua família, durante esse período a criar efusivamente novas obras e a participar ocasionalmente em exposições colectivas em Inglaterra, recebendo ainda em sua casa vários amigos e artistas. Ao longo dos anos recebeu diversos prémios como por exemplo o Prémio Turner em 1989 e o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 2013. Foi destacada pela Rainha Isabel II, ao receber a Ordem do Império Britânico pela sua contribuição para as artes.
Esta pintora de movimento modernista teve uma grande importância, porque as suas obras caracterizam-se pela sua qualidade narrativa, imagens carregadas de emoção e rico simbolismo. As suas pinturas são tão apreciadas, porque conseguem representar temáticas controversas do seu tempo como a realidade da condição feminina, as injustiças sociais e pela recusa da opressão em todas as suas formas. Como já foi referido, esta artista procura justiça a partir da tela e as suas obras chegaram a influenciar decisões como a legalização do aborto em Portugal. Graças à fama dos seus quadros e à importância dos mesmos Paula Rego é a pintora portuguesa mais aclamada a nível internacional, estando colocada entre os quatro maiores pintores em Inglaterra.
Com este reconhecimento, Paula Rego foi considerada uma das 25 mulheres mais influentes do mundo pelo Financial Times, em 2021.
Inês Duarte e Salomé Lourenço 12º E
Página Editada por:
Simão Silva