Filomena José Dias Fernandes Cautela (Lisboa, 16 de dezembro de 1984) é uma atriz e apresentadora portuguesa. Tem no currículo a participação em diversas telenovelas portuguesas e ainda a apresentação de programas de relevo na MTV Portugal e nos canais da RTP.
Iniciou a sua carreira em 2001 com a peça Antígona, com encenação do professor Paulo Vaz (Externato Marista de Lisboa), encenador que em 2002 voltou a dirigi-la em Se o Amor For Outra Coisa, de Pedro Paixão. Integrou de seguida A Noite dos Assassinos, encenada por António Pires, Agosto em Osage, encenada por Fernanda Lapa, Janis e a Tartaruga e Mil Olhos de Vidro, de Luísa Pinto, entre outras.Em 2003, participou na primeira temporada da telenovela juvenil Morangos com Açúcar (TVI).
No cinema, participou em Viúva Rica Solteira Não Fica, uma longa-metragem de José Fonseca e Costa e em curtas-metragens como Night Shop e O Destino do Sr. Sousa, de João Constâncio, entre outras.
Em televisão, participou em Bocage, Mundo Meu, Vingança, Conta-me Como Foi ou Cidade Despida, entre muitas outras .Em 2005, vence o concurso MTV "VJ Casting". A "estadia" de Cautela no canal incluiu uma pequena participação nos MTV Europe Music Awards de 2005, para revelarem o projeto vencedor do prémio Best Portuguese Act.
Em 2010, participou na peça O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge .
Em 2011, apresentou, para a RTP2, o programa Fá-las Curtas. Também em 2011 foi anunciado que terminaria a sua participação como apresentadora do 5 Para a Meia-Noite, iniciada dois anos antes. Apresentou, novamente, o talk-show da RTP 1, 5 Para a Meia-Noite de 2016 a 2020, passando a ser a primeira cara do programa desde que o mesmo passou a semanal.
Em 2021, na RTP1 estreia um novo talk-show semanal "com a cara" de Cautela, que a mesma apresenta: Programa Cautelar.
Página Editada Por:
Gustavo Salgueiro