Olga Roriz
Olga Roriz, nascida em 1955 em Viana do Castelo e apaixonada pelas artes, ingressou na Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos, onde prosseguiu os seus estudos na área da dança, tendo posteriormente incorporado na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.
Devido à sua excelente técnica e talento, as suas coreografias, direção artística e até as suas peças de teatro e ópera foram alvo de reconhecimento internacional.
Roriz ao integrar o grupo de Ballet Gulbenkian, não só trabalhou com coreógrafos de renome tais como Alvo Nokolais, Peter Sparling e muitos outros, como também se tornou a primeira bailarina e coreógrafa principal deste prestigiado grupo.
Em 1992 ficou encarregue da direção artística da Companhia de Dança de Lisboa, tendo também em 1995, inaugurado a sua própria companhia, a Companhia Olga Roriz, onde exerce a pasta de diretora e coreógrafa.
O seu repertório é constituído por mais de 90 obras, destacando trabalhos como Propriedade Privada e Anjos, Arcanjos, Serafins, Querubins… e Potestades, obras estas que foram destinadas a várias companhias nacionais e internacionais como é o caso da Companhia Nacional de Bailado e Maggio Danza e Alla Scala, em Itália. Para além disso, as suas representações marcaram presença em diversas capitais no mundo inteiro como no Brasil, Inglaterra e Estados Unidos da América.
Todo o seu trabalho foi refletido na atribuição de prémios nacionais e estrangeiros (1º Prémio do Concurso de Dança de Osaka, Japão em 1988) e na sua condecoração com a Insígnia do Infante D. Henrique oficializado pelo Presidente da República em 2004.