Romancista e jornalista portuguesa
Dulce Maria Cardoso é uma romancista e jornalista portuguesa nascida em Fonte Longa, Trás-os-Montes em 1964. Conhecida pelos seus romances que discutem temas como política, emigração, religião e classe social.
Formou-se na faculdade de Direito em Lisboa e exerceu advocacia.
Dulce Maria Cardoso publicou os romances Eliete (2018, livro do ano, entre outros, no Público, Expresso e no JL, Prémio Oceanos e finalista do Prémio Femina), O Retorno (2011, Prémio Especial da Crítica e livro do ano dos jornais Público e Expresso), O Chão dos Pardais (2009, Prémio PEN Clube Português e Prémio Ciranda), Os Meus Sentimentos (2005, Prémio da União Europeia para a Literatura) e Campo de Sangue (2001, Prémio Acontece, escrito na sequência de uma Bolsa de Criação Literária atribuída pelo Ministério da Cultura).
Os seus romances estão traduzidos em várias línguas e publicados em mais de duas dezenas de países. A tradução inglesa de O Retorno recebeu, em 2016, o PEN Translates Award.
Publicou contos em revistas e jornais, a maioria dos quais reunida nas antologias Até Nós (2008) e Tudo São Histórias de Amor (2014). Alguns deles fazem parte de várias antologias estrangeiras, e «Anjos por dentro» foi incluído na antologia Best European Fiction 2012, da Dalkey Archive.
As suas obras estão publicadas em 15 países e são estudadas em várias universidades .Alguns dos seu livros foram adaptados ou então encontram-se em fase de adaptação para o cinema e também para o teatro .
Mariana Faria e Alice Amorim 12º E
Página editada por Daniel Guerra Simões