Maria João Alexandre Barbosa Pires é uma aclamada pianista com nacionalidade portuguesa e suíça. Nasceu em 1944, em Lisboa, e desde muitíssimo cedo aprendeu piano e música, começando com os professores Campos Coelho e Francine Benoît. Com apenas quatro anos, atua pela primeira vez em público.
Continua os seus estudos na Alemanha com o pianista suíço Karl Engel. Frequenta a Universidade de Hanôver de Música, Drama e Mídia. Dedica-se mais tarde aos concertos, tendo também trabalhado com as importantes gravadoras de música clássica Erato e Deutsche Grammophon.
Desde a década de setenta, Maria João Pires foca-se em encontrar maneiras de realçar a importância das artes na vida e na sociedade. Deseja encorajar a partilha de ideias artísticas.
No ano de 1999, com a intenção de impulsionar o estudo das artes em Portugal, criou o Centro de Artes Belgais, em Granja de Belgais, na região de Castelo Branco. Neste, organizou, à exceção das gravações e concertos, workshops para músicos profissionais e amadores.
Foi na Bélgica em 2012 que iniciou dois projetos complementares: os "Partitura Choirs", um projeto de coros infantis destinado a crianças provenientes de ambientes socialmente desfavorecidos, como os "Hesperos Choir" e os "Partitura Workshops". No seu todo os projetos Partitura têm como principal objetivo a criação de uma dinâmica altruísta entre artistas de diferentes gerações, lutando assim contra a natureza de extrema competitividade presente no mundo das artes, uma filosofia que tem vindo a ser impulsionada internacionalmente.
Autores: Beatriz Simões Grácio e Mariana Grácio, 12ºE
Pagina editada por Rodrigo Dias 12ºB