Joana Maria Amaro da Costa Luz Carneiro, nasceu a 30 de setembro de 1976, em Lisboa, filha de Roberto Carneiro(ex-ministro da educação) e da sua mulher Maria do Rosário Carneiro(política portuguesa), sobrinha de Adelino Amaro da Costa (engenheiro civil e político português).
Formou-se em Direção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra. Concluiu o seu Mestrado em Direção de Orquestra pela Universidade de Northwestern e prosseguiu estudos de Doutoramento na Universidade de Michigan.
Desde que Joana Carneiro se tornou Diretora Musical da Berkeley Symphony, a orquestra recebeu dois prémios da American Society of Composers, Authors and Publishers (ASCAP) de programação.
Joana Carneiro recebeu o Prémio Helen M. Thompson 2010, da League of American Symphony Orchestras, destinado a reconhecer diretores musicais com potencial extraordinário.
Recebeu em julho de 2010, o Prémio D. Antónia Adelaide Ferreira e, em novembro de 2010, o Prémio Amália de Música Erudita. Em março de 2004, Joana Carneiro foi agraciada com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
Joana Carneiro é a atual Maestra Convidada Principal da Real Filharmonia de Galicia. É também Diretora Artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra. Foi Maestra Convidada da Orquestra Gulbenkian (2006-2018), Maestra Titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa (2014-2022) e Diretora Musical da Sinfónica de Berkeley (2009-2018), tendo sucedido a Kent Nagano como terceira figura a ocupar este lugar nos 40 anos de atividade da orquestra.
Texto escrito por Beatriz Santos e Sara Ribeiro, 12ºD
Página criada por Manuel Gallo 12ºA