Agustina Capdeville Moreno nasceu em Barcelona, no ano de 1937. Tendo em conta o clima de guerra civil vivido no país e a instabilidade político-social, muda-se juntamente com a sua família para Lisboa, em 1951.
De nome artístico Constança Capdeville, ficou conhecida no mundo da música através das suas composições, ensino e interpretação de música.
Tendo iniciado o seu percurso musical na Escuela Normale del Ensino Particular, onde adquiriu os primeiros conhecimentos musicais. Já em Portugal, entra no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde se formou em Interpretação de Música Antiga e em Técnica de Acompanhamento, sob orientação de figuras de renome como Lourenço Varela Cid, Jorge Croner Vasconcelos e Santiago Kastner.
Constança Capdeville adquiriu uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo participado em diversos projetos de investigação musicológica na Biblioteca da Ajuda e na Biblioteca Nacional.
Membro dos Menestréis de Lisboa, do grupo de câmara Convivium Musicum e do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Capdeville estreou-se em 1969, no Festival de Música Gulbenkian.
Na década de 80, dedicou-se sobretudo à música cénica e foi precursora na composição de obras de musicais portugueses, tendo se tornado professora na Academia de Música de Santa Cecília, no Conservatório Nacional de Lisboa, na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa.
Em outubro de 1990, Constança recebeu uma medalha de mérito cultural e dois depois, é-lhe atribuído o grau de comendadora da Ordem Militar de Santiago de Espada, este que foi também o ano da sua morte.
Em suma, Constança Capdeville foi uma figura de destaque no panorama musical português em função do seu espírito inovador quanto à conceção, forma e materiais utilizados para a criação das suas obras, conferindo ao próprio concerto uma nova função, enquanto espetáculo participado.
Texto escrito por Afonso Baptista e João Jacinto, 12ºE
Página criada por Beatriz Ferreira, 12ºA